Mais exposição
As ações de busca empregas pela FAB, com o propósito de localizar a aeronave desaparecida da Air France, merecem todos os elogios possíveis. Porém, é muito importante também demonstrar a execução deste trabalho para a população civil em geral.
No Brasil a FAB vem recebendo os devidos créditos por parte da imprensa nacional, não só pelo acesso aos seus militares como pela distribuição de “notas oficiais” bastante informativas e periódicas. Ou seja, o público interno está sendo informado da evolução das ações tomadas e das medidas que estão em andamento.
Porém, assistindo aos noticiários internacionais, percebe-se que o Brasil está perdendo espaço para a propaganda francesa. TVs do mundo todo estão recheadas de imagens de voos dos Breguet Atlantique 2 sobre o mar, movimentações do AWACS francês durante a noite e até mesmo de outras aeronaves que não possuem vínculo nenhum com as operações de busca e resgate.
Foi a FAB que iniciou as buscas. Foi um avião FAB que encontrou os primeiros indícios e foi a partir do território brasileiro que foram lançadas as missões de busca que obtiveram algum êxito. Já passou da hora da FAB ter mais exposição na mídia internacional. Não é só questão de propaganda, mas sim de justiça.
FOTO: FAB
Aliás as Forças Armadas Brasileiras são uma lástima em matéria de propaganda. Nem aqui dentro fazem propaganda bem feita. É o velho revanchismo dos vermelhuxos atuando.
Pra piorar, tudo nas FFAA é secreto, cercado de mistério, sobre tudo é “proibido” falar. Imaginem então se a FAB vai se preocupar em mostrar seu trabalho pras agências internacionais de notícia…
Pois é, o pessoal da França tem cinegrafista, fotografo e divulgam todo do trabalho. A FAB deveria fazer o mesmo, imaginem um cinegrafista a bordo do r99 no ato da identificação dos destroços pelos radares.
Felipe, Sou jornalista e visito sempre o blog. Concordo com a sua opinião e gostaria de contribuir com algumas observações que fiz sobre o lado de “preparação de mídia” neste caso. A FAB está empreendendo missões muito bem-sucedidas, mesmo com o parcos recursos. Mas nossa força precisa divulgar melhor seu trabalho. Dois pontos me chamaram a atenção: a capa do Globo do dia 02, com um militar francês olhando o mar, num avião que só entrou nos trabalhos quando a FAB já estava ralando. Ali deveria estar uma foto com os nossos aviadores trabalhando. Segundo ponto: frequentemente o porta-voz da… Read more »
Li uma cobertura da Reuters internacional a respeito da missão – a Força Aérea e a Marinha são retratadas como efetivamente profissionais e capazes. Ótima repercussão. No Brasil, no entanto, o crédito parece ser da França em tudo que acontece – a propósito, fica caro que algum especialista internacional deve sempre se pronunciar para conferir validade a qualquer nova descoberta.
a FAB aprendeu muito com essa tragedia…
a primeira entrevista coletiva do Jobim foi bisonha, microfona nao funcionava…
ja a entrevista que ele deu ontem foi digna de primeiro mundo, mostrou como esta sendo feita a cobertura na regiao, em cletivas els ja aprenderam…
agora falta a parte jornalistica da FAB entrar em acao…
Vamos mostrar ao mundo o que estamos fazendo, e que somos bons no que fazemos, nossa FAB e MB estão fantastico.
Não é só na mídia internacional que a propaganda francesa ocupou espaço, em grande parte dos jornais do Brasil foi estampada na primeira página a imagem de um militar francês olhando com um binóculo pela janela de um avião, até aqui no blog essa foto entrou, foto essa fornecida pelo Ministério de Defesa da França. Ponto para o marketing dos franceses. A questão é que não basta apenas fazer um excelente trabalho, como a FAB e a Marinha, mas mostrar que está fazendo também é muito importante. Me faz lembrar da estória do Deputado que gastou milhões na eletrificação rural… Read more »
Isso é bem o estilo frances! E o pessoal ainda acredita na tal tranferencia total de tecnologia para o Rafale. Que lorota. Dizem q ate agora os nossos Mirage 2000 nao sao capazes de lançar misseis.
Pois é… Más até nestes momentos, na minha opinião, o marketing é uma ferramenta bastante usada. Vocês acham que os R99-B da FAB iria aparecer na mídia internacional dando resultados efetivos da sua capacidade e operacionalidade? Vocês já pensaram na “baita” propaganda que essa aeronave teria mundo afora? Concordo Com o Luiz Antînio Cavalcante que diz que a FAB deveria ter como local de distribuição de informações junto à imprensa Brasileira e internacional. E neste local deveria ter a Bandeira do Brasil e os cocares da FAB e da MB e um TELÃO mostrando para a imprensa o trabalho dos… Read more »
Concordo com os colegas: “não basta ser bom, tem de parecer bom”
A FAB e as FFAA brasileiras em geral são uma lástima em “parecer bom”…
Mas o revanchismo e vermelhuxismo da grande mídia é patente. Eles NÃO DÃO CRÉDITO às Forças Armadas, não importa o que estas façam…
Abs.
O melhor foi o Misnistro criticar o Jobim, MB e FAB em fase final do FX-2.
Assim que nós vemos a “vontade e bondade” que os franceses tem conosco.
Galera temos que briga pelas nossas FFAA, concordo com todos vcs devemos cobra mais das autoridade desse PAIS por bons equipamentos para nossas FFAA, temos que deixa de lado a revanchismo isso ainda acaba com as FFAA aqui no BRASIL, os nossos militares cairam na bobeira de escuda os USAna epoca da ditadura, agora temos que corre atras para melhora as FFAA.
Uma rápida passeada pela internet, mostrando a cobertura da imprensa internacional especializada:
Flightglobal.com identifica corretamente o trabalho da FAB citando inclusive o emprego do R-99.
Defencenews.com cita as ações francesas em 1º plano deixando o trabalho da FAB infelizmente no fundo.
Defense-Aerospace.com cita reservadamente a possibilidade de atentado á bomba.
Defpro.com não cita nada a respeito do acidente hoje.
Aviation Week & Space Tech cita textualmente o trabalho da FAB e o uso do R-99.
Não acho que seja desprestígio para a FAB ou pro Brasil a mídia Européia dar mais crédito as ações da França. Acho que talvez seja uma maneira de tentar ocultar o que por traz das cameras, pode se chamar de grande erro de engenharia, por parte da AIRBUS. É evidente que a Europa fara de tudo para esconder o que esta na vitrini “FALHA DE ENGENHARIA” e dos testes de “FADIGA” das peças do avião. Vão colocar a culpa até no Lula…ehehe. Ja tem sitezinho de M… dizendo que pode ser ato terrorista. O fato de noticiarem mais o lado… Read more »
Isso tudo ainda é revanchismo da época da ditadura!! A imprensa nacional não dá os devidos créditos à FAB nem à Marinha Brasileira, que mesmo com deficiência de recuros materiais, ainda sim está fazendo um excelente trabalho. Pelo menos a FAB mandou o excelente R-99 e a Marinha está mandando seus navios. Cadê a US Navy com o seu famoso DSRV? Cadê o mini-sub que achou o Titanic? A propaganda é tudo no mundo de hoje e a FAB e a Marinha tem que aprender a usar isso a seu favor!!! Concordo com o Zero Uno……..vamos encher as coletivas de… Read more »
Já estou desconfiado, que eles nada vão transferir!..Mas, em sua opinião qual o pais que poderia transferir tecnologia?
Já que neste episódio do desastre com o avião da Airbus evidenciou novamente o problema de carência de equipamentos das forças armadas brasileiras. Descobri a recém a notícia de que foi liberado crédito especial para o KC 390 e a construção dos 50 helicopteros franceses super-couga. Abaixo coloco o endereço da fonte e por último a cópia da notícia. Fonte da notícia – site da Base Militar Web Magazine Acesso em 4-06-2009–11:16: http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/36-noticias/377-cmo-aprova-recursos-para-fabricacao-de-aviao-cargueiro-kc-x-390-e-super-couga Notícia: Comissões – CMO CMO aprova recursos para fabricação de avião cargueiro A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou o projeto de lei do Congresso Nacional que… Read more »
O autor da matéria acima é:Escrito por Edson Chen
Para os que entendem do assunto no mundo das aquisições de defesa, o R-99 e a EMBRAER emplacaram….. A maior propaganda são os resultados, a competencia da FAB está acima de comentariosinhos desqualificados… O BRASIL já fixou sua imagem de competência… após passado o episódio trágico…ainda,os ecos de nossa atuação e do R-99 baterão em muitos ouvidos importantes de outros países…e negócios virão!!! Infelizmente, o que não vai ser possível, ainda, é que a verdade sobre a icompetência da AIRBUS apareça….mas algum dia eles serão pegos e aí todos os acidentes com indícios de “apagão de software” (QANTAS,TAM e outros)… Read more »
Olá senhores! Realmente o presidente francês está morrendo de medo de seu “avião” Carla, também desaparecer e somente o Brasileirinho R-99 localizá-la! Risos a parte essa tragédia, infelizmente está cominando em vários interesses comerciais… Nesse momento a propaganda é a arma mais mortal! Espero sinceramente que esse acidente seja elucidado, pois a pior das hipóteses seria um atentado! Porém particularmente acho que isso é uma forma suja que a Airbus encontrou para esconder um erro no projeto!
Pô, eu não tinha visto os outros artigos do blog, ta demais, mais uma vez o Poder Naval On-line esta de parabens. Vou fazer aqui um pedido pra voces…POR FAVOR, ENTREM EM CONTATO COM O HÉLIO COSTA E PEÇAM UM CANAL DE TELEVISÃO….sei que é preciso muito dinheiro pra abrir e manter uma concessão televisiva, mas é que ninguem guenta mais esta M… da GLOBO…estes fascistas só pregam mentiras na tv, ta na hora de pessoas sérias e que fazem boas reportagens tomarem conta dos horários nobres da tv brasileira, existem milhares de noticias boas e instrutivas para as pessoas… Read more »
Falhas de projetos muitos aviões já tiveram. McDonnel Douglas MD 11 Tudo indica que o problema do Jumbo da Trans World Airlines, a TWA, em 1996. Retirado pedaço por pedaço do fundo do mar por mergulhadores, o avião foi inteiramente reconstruído, numa investigação que custou mais de 10 milhões de dólares. A causa do acidente não foi determinada, embora exista a suspeita de que tenha sido um curto-circuito na fiação elétrica dentro do tanque de combustível. O caso da TWA tem muitas semelhanças com o desastre da em 1998 da Swiss Air, e até algumas estranhas coincidências. O MD-11 da… Read more »
Os meios de comunicação divulgam o que o seu público quer. Em qualquer lugar do mundo. Salvo se estejam sendo “patrocinados”. Aqui no Brasil se tem a idéia de que o que é de fora é melhor. Porisso uma foto de um avião estrangeiro tem mais apelo. Nós estamos tão dominados pela cultura estrangeira que uma rápida passagem por uma rua comercial poderemos ver: delivery, jet oil, lava car, laundry, call center, 50% off, Webjet, self service, Brasil Foods (fusão da Sadia com a Perdigão), Petrobrax (quase vingou), midia (citado inclusive nos comentários acima), auto park, folder, check in, coffee… Read more »
On R99 foi lá, encontrou destroços metálicos e não-metálicos e não recebe o crédito. Os franceses mandam aviões depois disso, e ainda recebem os louros.
A FAB e a Marinha do Brasil, apesar de todos os problemas e limitações, é que merecem ser elogiadas, que pena isso…
João Curitiba em 04 jun, 2009 às 12:11
Concordo a respeito que você diz que muitos acham que tudo o que é de fora é melhor, que não temos capacidades etc… Infelizmente, muitos aqui no blog compartilham dessa opinião.
A dominação pela propaganda extrangeira, não menciono cultura pois acho o tema bastante complexo, se deve a nossa propria imprensa. Muitos meios de comunicação nossos mostram as coisas de impacto no publico como se isto fosse generalizado e não é ! São casos particulares que existem em qualquer lugar do mundo ! Um exemplo é a atual campanha querendo mostrar que o Brasil é um centro de perversão de menores. Não é ! São casos que existem, porém não são casos comuns ! Existem mais la fora, veja o caso do austriaco com a filha, o caso do canibal alemão,… Read more »
Ninguem la fora esta prestando atencao em quem esta realizando a coleta de corpos e destrocos – a imprensa em geral nem sabe distinguir entre um aviao e outro, e e’ apenas natural que se de mais relevancia aos Franceses nesta tragedia.
Somos apenas atores coadjuvantes.
Amigos, Aqui vai uma pergunta de alguém que não entende nada do riscado, mas adora esse assunto de tecnologias militares e o jogo geo-político das relações internacionais: Se os franceses e os americanos estão escorregando no quiabo e vão acabar negando a transferência completa do conhecimento embarcado nos Raphale e nos SH, então a nossa melhor opção não seria participar ativamente no desenvolvimento do Gripen NB? Pelo que tenho lido, a Saab já assinalou isso em sua oferta ao FX-2. Se a transferência de tecnologia tem peso 10 na decisão, entendo que o Brasil iria absorver mais conhecimento com essa… Read more »
Repostado
Existe por parte da FAB uma preocupação qto. a aparecição até mesmo do pessoal do esquadrão Gavião, onde as imagens dos rostos são descaracterizadas qdo. aparecem na mídia, o q dirá dos equipamentos. Até hoje não vi nenhum console do Bandeirulha por exemplo, não se trata de exposição e nem de propaganda, mas de estratégia. Qual ???
Não importa se você sabe fazer,o importante é saber falar que vez !
Nisso os americanos são bons !
Corrigindo — Esquadrão Guardião.
Repostado No Perú, o Sandero Luminoso sequestrou um monte de gringos e os levaram para a selva, o governo peruano solicitou a ajuda do “sapo” e mandaram um destes. Na primeira noite, com um oficial peruano a bordo, conseguiram rastrear as ondas magnéticas das emissões -não recordo se rádio ou celular- e o oficial coordenou junto a força aérea e o exército, passando as coordenadas. Na manhã em missão, houve o resgate de todos e o Sandero desde então só deixou rastros luminosos. Esse epsódio, fez com que a repercursão dos “99″, desse respeito de todas as F.Aéreas da AL… Read more »
Essa foi clássica: “Não importa se você sabe fazer, o importante é falar que fez”. O que pensa um ser desses?
Luiz Antônio Cavalcanti: Sem dúvida alguma o Gripen NG é a melhor opção pra FAB, pelo motivo citado pelo amigo (transferência tecnológica). Na verdade, precisamente a relativa demora em operacionalizar o Gripen NG é que concorreria para o maior aproveitamento possível da transferência tecnológica, dado que a indústria nacional teria a oportunidade de desenvolver a aeronave em conjunto com a Saab. E é isso que concorrerá para o crescimento da indústria aeronáutica, de peças e de armamentos. Foi assim com o AMX (que foi o projeto que deu o verdadeiro salto de qualidade na Embraer). Será assim com o Gripen… Read more »
Caro Sopa
O erro das nossas FAs no quesito divulgação, é que esta tarefa deve estar a cargo de algum “amador” (sem conotação pejorativa). Isto é assunto para “profissionais” (sem conotação elogiosa). Qualquer político (do presidente a um vereador) é mestre nisso. Pensam em fazer uma obra no valor de 100 mil reais e já saem gastando na imprensa um milhão divulgando a “obra”.
Lastimável mas é a triste realidade.
Abraços
Após muito analisar e pesquisar, e sabendo das restrições, dificuldades pretéritas e falta de confiabilidade dos países dos demais concorrentes do FX2 (EUA e França), eu de minha parte ficarei extremamente surpreso se, de última hora, mudar a coisa e o Gripen NG perder a concorrência. Pelos motivos narrados e especialmente porque já tive até informes de “passarinhos” que me afirmaram que, no que depender unicamente da análise feita pela FAB, a parada já tá decidida.
Abs.
Felipe,
Obrigado pela correção quanto ao nome do Gripen NG.
E qto à oferta dos russos para que participássemos do desenvolvimento do caça 5G deles (em parceria tb com a Índia)?
Sei que não estamos nadando em dinheiro, mas não seria uma boa para o MD pensar em uma participação nesse projeto, ainda que pequena? Entendo que isso não atrapalharia em nada o processo do FX-2. Ambos os projetos poderiam correr em paralelo, e aí nossa indústria aeronáutica estaria diante de um universo de conhecimento pra fazer mestrado, doutorado e um superpós-doutorado.
o Pentagono tem um canal de YouTube…
o Ministerio da Defesa poderia ter o seu canal no YouTube…
a FAB tb poderia ter…
eh tao simples…
BASTA QUERER
Felipe Cps em 04 jun, 2009 às 13:23
É, meu caro. Saiba que no FX-1 a “pelada” iria ser decidida entre o Su-30 MK e o Gripen C/D. Más o “sociólogo” resolveu empurrar a “batata quente” para o governo eleito, tirando a responsabilidade das costas. Foi até bom, na minha opinião. Com o dólar chegando a R$ 4,68 e demorando para chegar a R$ 3,20 quando da estabilização da economia 1 ano depois.
Más seus comentários a respeito do Gripen NG são bastante pertinentes.
Falando em canal do Pentágono, em um vídeo lá no blog do Poder Naval falando exatamente do caso do Airbus.
http://www.naval.com.br/blog/?p=11281
Poggio,
exatamente, apos ver o video no Poder Naval, postei o comentario acima…
se nos temos a TV Senado e TC Camara, por que nao temos uma TV FFAA ??
se nao me falhe a memoria, antigamente eu assistia a videos do EB na TV, nao me lembro o canal, mas eu assistia… acho que falava dos treinamentos, equipamentos, video intitucional…
Realmente.
Acho que pelo menos em canais fechados deveria haver um canal para o Ministério da Defesa.
Como bem exemplificou o nosso amigo Gaspar temos TV Senado, TV Câmara… Poderíamos ter um canal dedicado ás nossas Forças Armadas. Acho a idéia excelente.
Aqui em Mato Grosso do Sul temos um programa chamado Exército em Revista. Passa na nossa TVE daqui. Más não acho muito bem produzido apesar da boa idéia…
# Zero Uno em 04 jun, 2009 às 12:24 João Curitiba em 04 jun, 2009 às 12:11 Concordo a respeito que você diz que muitos acham que tudo o que é de fora é melhor, que não temos capacidades etc… Infelizmente, muitos aqui no blog compartilham dessa opinião. —– Amigos Zero e João-Curitiba, assino embaixo no que vcs disseram. A questão não são os “vermelhuxos”, que devem ser amigos íntimos do Felipe Cps (pois ele só fala deles…hehehe)…e nem tão pouco as trapalhadas da imprensa leiga ou a falta de outros meios para se fazer a divulgação do trabalho das… Read more »
Caro Hornet
Quanto ao magnífico trabalho que a MB e a FAB estão realizando, vale citar aqui um ditado árabe: enquanto os cães ladram, a caravana passa.
Abraços
Amigo João-Curitiba,
exatamente!
abração
Pra mim pouco importa se o trabalho de busca e resgate estam sendo manipulados para parecer que são os franceses que estão resolvendo tudo. Simplesmente vão desmoralisar sua imagem, se eles não consequirem estabelecer uma sustentação para suas informações. A filosofia “não basta ser bom, tem de parecer bom” é coisa de empresa de Marketing, de industria que vende seus produtos, e banco que nos querem como clientes. Para uma força de defesa nacional, vale mais a filosofia dos filmes de faroeste” pistoleiro bom é aquele que fala pouco e atira muito. É que o diga a FAB.
Caros,
Falando dos Franceses e seus aviões …
Que eles são MUITO BONS em propaganda, disso não tenho dúvida … já com relação aos equipamentos … hhhuuummmmm … sei não !
abraços
Kaleu
Nos fóruns, tenho sido mais leitor do que comentarista, más acompanho a algum tempo as diatribes do Felipe Cps, tanto aqui como lá no “Defesa Brasil” e me parece que ele se encaixa bem num tipo que pode ser chamado de “anti-comunista folclórico”… E sendo folclórico, tem os seus “causos”. Me lembro de uma replica recebida de um comentarista, lá no Defesa Brasil,que me fez rir. Atualmente ele está mais calmo e me parece menos alinhado com os EUA, já tendo amadurecido uma opinião um pouco (só um pouco) mais crítica e independente. o que está “vermelhuxo”… Algum tempo atrás,… Read more »
Caro Hornet: O que quis dizer foi que o governeco PeTralha e sua caterva de asseclas não quer (aliás, como os anteriores tb, q fique claro) que as FFAA apareçam no âmbito interno. Por isso suas propagandas são… simplórias, para dizer o mínimo. Sem falar na quantidade (mínima). E no âmbito externo inexiste qualquer forma de auto-promoção. Mas é claro q vc iria pegar a parte mais polêmica do que falei pra bater em mim, abstraindo toda a importância do resto neh? Típico… Paciência… Eu de minha parte acho que as FFAA tem de se abrir a críticas sim. Só… Read more »
Não acho que seja desprestígio para a FAB ou pro Brasil a mídia Européia dar mais crédito as ações da França. Acho que talvez seja uma maneira de tentar ocultar o que por traz das cameras, pode se chamar de grande erro de engenharia, por parte da AIRBUS. É evidente que a Europa fara de tudo para esconder o que esta na vitrini “FALHA DE ENGENHARIA” e dos testes de “FADIGA” das peças do avião. Vão colocar a culpa até no Lula…ehehe. Ja tem sitezinho de M… dizendo que pode ser ato terrorista. O fato de noticiarem mais o lado… Read more »