O caminhão leva o porcão
–
‘Porco’ era o apelido do F-111 quando em serviço na Austrália – exemplar da foto é um dos 13 exemplares a serem preservados
–
Na imagem acima, um F-111C retirado de serviço da Força Aérea Real da Austrália (RAAF), de matrícula A8-134, “aguarda pacientemente” em posição sobre um caminhão, antes de sua viagem de quatro dias da Base Aérea de Amberley, em Queensland, para Adelaide. Seu destino é o “South Australian Aviation Museum (SAAM)” no sul do país.
As asas e cauda foram retiradas para permitir um transporte mais seguro. O comboio partiu de Amberley em 15 de março e tinha previsão de chegar ao museu no dia 18, numa viagem de mais de 1.200km. Nas duas imagens maiores, pode-se ver os diversos preparativos para o transporte e, nas menores, a chegada e instalação no museu do sul da Austrália.
Clique nos links a seguir para saber mais sobre o F-111, que na Austrália ganhou o apelido de “porco” devido ao perfil de suas missões de ataque com penetração a baixa altitude, praticamente “fuçando” o terreno.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália e SAAM
VEJA TAMBÉM:
- Um ‘porco’ que deixou saudades na primeira divisão… australiana
- F-111: um ‘porco’ para poucos
- RAAF dá adeus a seus “porcos”
- RAAF: o ‘porco’ mostra sua força…
- Presente de despedida dos F-111 da RAAF
- Super Hornets chegam à Austrália
- F-111 e ‘Roulettes’ da Royal Australian Airforce no Nikon Super GP 2009
- F-111 – vídeo promocional australiano
Não existe nada mais americano que esse caminhão.
Já o F-111, é estranho, mas acho muito bonita essa aeronave.