Saab recebe segundo pedido para desenvolvimento do Gripen E
–
Com a nova encomenda de desenvolvimento, este se torna mais custo-efetivo, segundo a empresa
–
A Saab divulgou nota nesta sexta-feira, 22 de março, sobre nova encomenda feita pela FMV (Administração Sueca de Defesa) relacionada ao desenvolvimento do Gripen E, que é o nome da versão operacional da nova geração do Gripen.
Esta encomenda segue-se à que foi anunciada em 15 de fevereiro de 2003 com o valor de 10,7 bilhões de coroas suecas (1,65 bilhão de dólares) incluindo desenvolvimento e modificações do Gripen E para a Suécia e a possível encomenda de exemplares novos do Gripen E para a Suíça no período 2013-2026.
A encomenda anunciada nesta sexta-feira, no contexto do acordo com a FMV t0rnado público em 15 de fevereiro, também tem valor de 10,7 bilhões de coroas suecas / 1,65 bilhão de dólares, e engloga operações no período 2015-2023. As atividades incluem trabalhos de definição e desenvolvimento assim como adaptação de equipamentos de teste e avaliação, simuladores e “rigs”.
O valor total de possíveis encomendas, dentro do acordo, pode chegar a 47,2 bilhões de coroas suecas (cerca de 7,28 bilhões de dólares), dos quais 13,2 bilhões de coroas (aproximadamente 2 bilhões de dólares) foram agora recebidos. Novos pedidos dentro do acordo são esperados para 2013 e 2014.
Segundo o diretor executivo (CEO) da Saab, Håkan Buskhe, trata-se de “uma encomenda estrategicamente importante e de grande significado tanto para a Saab como empresa quanto para o Gripen como um sistema. O Gripen é um dos mais modernos sistemas de avião de caça e por meio desse pedido de desenvolvimento, além da esperada encomenda de modificação da Suécia, temos uma forte vantagem competitiva, neste momento em que ampliamos nossos esforços no mercado de exportação.”
O sistema Gripen é hoje utilizado como avião de caça por cinco países e também pela Força Aérea Real britânica (RAF), para treinamento de pilotos de provas.
Lennart Sindahl, chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab, acrescentou: “Agora temos encomendas da FMV para o desenvolvimento completo do Gripen E, o que torna possível para nós, além da FMV e nossos parceiros, trabalharmos de maneira bastante custo-efetiva. Nos nossos programas civis, no projeto Neuron e no programa do Gripen Demo, nós sitematicamente desenvolvemos e testamos uma metodologia para desenvolvimento de sistemas de aeronaves, passo a passo, o que nos torna particularmente efetivos na nossa indústria, num nível global.”
Como foi tornado público em 15 de fevereiro, outros itens do acordo com a FMV incluem: para a Suécia, possíveis encomendas de modificação de 60 jatos Gripen C para Gripen E, com as primeiras entregas à Suécia em 2018; equipamentos específicos de missão e apoio, além de manutenção, para o Gripen E à Suécia, com entregas iniciais em 2018, e; entrega de 22 aeronaves Gripen E totalmente novas, e equipamentos relacionados, à Suíça, caso este país adquira o Gripen E.
O acordo inclui o direito à FMV – condicional a certos pré-requisitos – de realizar cancelamentos no todo ou em parte. Nesse caso, a Saab tem o direito de compensações pelos custos em que tenha incorrido e pelos custos de descontinuação. O acordo também inclui seções regulando as condições no caso da Suíça decidir não adquirir o Gripen E.
FONTE / IMAGENS: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Saab assina contrato que pode chegar a U$ 7,5 bi para o desenvolvimento e produção do Gripen E/F
- Um Gripen conjunto para Suécia e Suíça
- Seminário na Suécia vai responder a questões sobre o Gripen E para a mídia
- Governo Sueco aprova compra de 60 Gripens NG
- Novidades do Gripen: protótipo 39-8 da versão E/F deverá voar em 2013
- Forças Armadas da Suécia querem Gripen modernizado
- Gripen na Suíça: ratificação da compra poderá ocorrer em junho deste ano
- Perguntas e respostas sobre o Programa Gripen NG
- Comparando o Gripen C com o NG
- Tudo o que você gostaria de saber (ou não) sobre o Gripen NG
- Gripen na Suécia: parlamento aprova novos caças por ampla maioria
- CEO da Saab diz que Gripen E/F será pelo menos 10% mais barato que o C/D
- Reportagem da TV Suíça mostra fábrica do Gripen em Linköping, na Suécia
- Ministra da Defesa sueca encontra-se com Amorim e defende compra do Gripen
- ‘Mesmo que tivesse mais dinheiro, eu ainda compraria o Gripen’
- Voando no simulador do Gripen: da diversão do voo à tensão do pouso
- ‘Piloto’ do Poder Aéreo voa no simulador do Gripen em São Paulo
- Viggen, I’m your son!
- Viggen, I’m your son! – parte 2
off topic
Voa terceiro protótipo do Embraer Legacy 500, porém sem fotinho, sem videozinho, sem nadica de nada.
Não sei qual o “brema” com o pessoal de marketing da Embraer.
Marcos.
Fui lá conferir e tem foto sim. Talvez você tenha visto o release antes de colocarem a foto.
Acabei de publicar em um novo “post”.
Oh os colegas vão me perdoa mas vou continuar fazendo meu lóbi individual pelo Gripen..
E que venha o Gripen.
Sou eu que sou BURRO ou este é mais um release MANDRAKE da área de marketing da SAAB ??? Se o primeiro acordo valia 10,7 bilhões de coroas suecas, cobria de 2013 a 2026 e incluía a reforma de 60 Gripens suecos e a fabricação de 22 para a Suíça… O que será pago com o MESMO VALOR de 10,7 bilhões de coroas suecas, num sub-período de 2015 a 2023 e não está ligado a NADA substancial no texto ??? Só “As atividades incluem trabalhos de definição e desenvolvimento assim como adaptação de equipamentos de teste e avaliação, simuladores e… Read more »
Gilberto, Apesar da nota original trazer muitos dados e valores que podem confundir (sugiro a leitura do original em inglês, disponível no link ao final da matéria), creio que ela deixa claro o seguinte: O valor total informado é de 47,2 bilhões de coroas suecas (cerca de 7,28 bilhões de dólares), dos quais já se fez um pedido de desenvolvimento orçado em 10,7 bilhões de coroas em 15 de fevereiro e, agora, foi feito um novo pedido de igual valor. Assim, trata-se de de parcelas desse valor total de 47,2 bilhões de coroas, do qual se espera a autorização de… Read more »
Ou seja eu entendi DIREITO este valor já está incluído no total anunciado não são recursos extras como a notícia dá a entender… Já existe um valor aprovado e este “novo contrato” é um contrato de formalização e liberação de uma PARCELA dos recursos do contrato de fornecimento original. Só que o texto traduzido ou na versão em inglês induz o leitor desatento ou entusiasta do Gripen a sensação de um NOVO CONTRATO que não existe… Ou como o vosso título induz o pensar de um SEGUNDO contrato de desenvolvimento que na verdade é a segunda parcela de liberação do… Read more »
Gilberto, de fato o texto original em inglês não está bem escrito, e a tradução procurou torná-lo um pouco mais fácil para entender, colocando as coisas mais em ordem. Mas desde o primeiro anúncio (ao qual o texto faz referência) foi dito que se trata de um valor total do qual seriam liberadas parcelas, em nenhum momento o original ou a tradução fala de contrato novo, e sim de encomenda / pedido novo (order) dentro de um contrato. Coisa que ocorre em um monte de lugares, só que com nomes diferentes, como modificação de contrato, complemento em relação a empenho… Read more »
Quantificando…
21,4 SEK de 47,2 SEK
IGUAL a pouco mais de 45% do total contratado já liberado.