Caças F-5 chilenos estarão nos 100 anos da aviação militar no Uruguai
Na quinta-feira, 7 de março, comemorou-se 100 anos da “Aviación Militar” e da “Escuela de Aviación” no Chile e, coincidentemente, neste ano também serão comemorados os 100 anos da Aviação Militar no Uruguai. Por esse motivo, a Força Aérea Uruguaia convidou a Força Aérea do Chile (FACh) para uma comemoração a se realizar em Mondevidéu.
A Força Aérea do Chile será representada na ocasião pela IVª Brigada Aérea, com quatro aeronaves F 5 Tigre III que se deslocarão de Punta Arenas a Montevidéu num voo direto, com reabastecimento aéreo. Segundo o site da Força Aérea Uruguaia, foi em 17 de março de 1913 que nasceu a Aviação Militar no país.
FONTE / FOTOS: Força Aérea do Chile (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
NOTA DO EDITOR: uma questão de proximidade não explicaria o deslocamento de caças de Punta Arenas a Montevidéu quando comparamos com a localização de outras unidades de caça chilenas, dado que a base de Antofagasta, por exemplo, está um pouco mais próxima. Evidentemente, muitos motivos podem ter influído na escolha dos F-5 Tiger III para esta visita de representação, mas não custa elocubrar. Poderia ser esta uma oportunidade de demonstrar, a um eventual comprador interessado, aeronaves que em breve poderão ser desativadas da FACh? Apesar das restrições orçamentárias que afetam há longos anos a Força Aérea Uruguaia (cuja Aviação de Caça opera jatos A-37 e turboélices Pucará), nunca se sabe…
VEJA TAMBÉM:
- Ministro da Defesa do Chile voa no F-16. Não dá uma pontinha de inveja?
- Concorrência para substituir F-5 chilenos ainda é especulação
- De Norte a Sul: mudança de ares para os F-5 chilenos
- Pilotos da FAB voam F-5 da FACh, em intercâmbio
- Ministro da Defesa do Chile fala sobre novas aquisições da FACH
- Saldão holandês
- FACH: jatos de treinamento só se forem usados
- Entregue o terceiro e último KC-135E para a Força Aérea do Chile
- F-5EM x F-5E Tiger III: brincando de ‘jogo dos sete erros’
- Canhões do F-5: efetividade comprovada contra… F-5!
- Chile vai comprar mais 18 caças F-16 MLU para substituir seus F-5E Tiger III
- Debriefing da Cruzex V, pela Força Aérea do Chile
- Caças à venda na Internet
- URUBRA I
- Chegada dos caças A-37 do Uruguai na CRUZEX V
- Pucará na CRUZEX
- Segundo Garré, Uruguai compará AT-63
- Força Aérea Uruguaia leva suprimentos médicos para as vítimas da tragédia de Santa Maria, em tempo recorde
- Tucanos da FAB para o Uruguai (‘de graça’)?
- Governo Uruguaio receberá jato ERJ-135 para uso presidencial
Nunão,
Muito interessante a sua nota. Deve ser isso mesmo.
Abraço e bom domingo,
Justin
Uia!
Uma passada por aqui e já podemos começar a negociar.
A gente arremata os lotes de F-5 chilenos e em contra-partida,
ao invés de efetuarmos um pagamento, o BNDES faz um
empréstimo para eles adquirirem um lote de F-16 novos de
fábrica.
Justin, pura intuição com o achômetro ligado numa tarde de sábado.
Mas vai que cola, ou melhor, vai que rola…
Acho um absurdo eles gastarem preciosas horas de voo de nossos (futuros) caças….
Do jeito que vai a coisa. Estarão presentes também nas nossas comemorações de 100 anos. Só que as nossas serão comemorações de 100 anos de serviço do F5 na FAB…
Interessante…e a FAB não foi convidada? Canoas e Santa Maria estão a 15 min de Montevideo…
Uruguay + governo esquerdoPaTa local + mujica e seu fusca = SEM TIGER III pra eles!
Torço para que o governo do Brasil doe os Mirage III para o governo do Uruguai, afinal é melhor os Dassault do que os A-37
Cara, nem o Uruguay vai querer aqueles MIRAGE III, só museu vai querer.
Hamadjr disse: 9 de março de 2013 às 19:24 Tá de sacanagem com os cisplatinos? Presente de grego! Quer doar pra eles um avião “cego”? Um verdadeiro Xavante Mach 2?!?! Se os caras mal tem pra manter A-37 e Pucará voando, imagina se vão ter dinheiro para a manutenção do motor Atar… Sabe o que tinha de fazer? O governo do brazil tinha de comprar todas as células de Forevis-5 disponíveis no Universo, retrofiar todas para o padrão “Mike” e vender para esses pobres, claro, tudo financiado via BNDE$! Uruguay, Paraguay, Honduras, El Salvador, Botswana, Zamunda…Essa gente ficaria atrelada e… Read more »
“A gente arremata os lotes de F-5 chilenos e em contra-partida, ao invés de efetuarmos um pagamento, o BNDES faz um empréstimo para eles adquirirem um lote de F-16 novos de fábrica.” Alguém acha que estou brincando? Neste governo cumpanhero vale tudo. Por exemplo: o governo brasileiro, via BNDES, estuda financiar a compra da TAP pela Avianca. Veja bem: o governo aqui do Brasil, com dinheiro tirado a força do nosso bolso, pretende financiar a compra de uma companhia aérea de Portugal por uma companhia da Colômbia, ou seja, não tem nada a ver com nós, entretanto recusou-se a pagar… Read more »
Ta bom, então vamos trocar os F-2000 por carne, para quem conhece os cortes uruguaios aqui na região sul sabe que preço justifica o escambo.
Hamadjr, poderia ser até acém, patinho e lagarto moídos que nós sairíamos no lucro!
A segunda foto está belíssima.
O F-5 pode ser antigo, mas… …êta aviunzim bunito, sô!
A Avianca da Colômbia é parte do Grupo Águia, ao qual tb pertence a Synergy dona da Avianca Brasil, ex-OceanAir. Qnto a Varig, estratégica ou não, as contas tinham que fechar no fim do mes e isto creio eu, nunca aconteceu. E não seria a grana devida pela União que resolveria a questão, mas a troca do modelo de governança corporativa e qnto a isto, os próprios funcionários eram contra. Deu no que deu. No mais e parecendo que pimenta nos olhos dos outros deixou de ser refresco, o que a Varig aprontou contra a Panair, voltou-se contra ela própria… Read more »
Caro Mauricio
Ainda assim a Avianca continua sendo uma empresa colombiana.
E a Varig, de mau a pior por conta dos sindicatos, falida dentro da Casa Civil com ou sem o efetivo dinheiro, tinha o direito, diga-se julgado em última instância, a receber a indenização.
Mas não é essa a questão central a que coloquei o assunto. É o fato de que não é impossível que o governo brasileiro, antes mesmo que compre seus próprios caças, venha a financiar a compra para outros países. É o Brasil cumpanhero em ação.
Em relação aos caças:
Há lago mais na compra dos caças que não sabemos. Dizer que não há dinheiro é bobagem, tal é a gastança que vemos. É mais de uma década sem que se tenha uma decisão. Vejam bem: decisão, não necessariamente a compra. Afinal, qual é o caça escolhido? Três presidentes e quatro administrações e … nada.
Amigos,
Conforme previa o Nunão na nota do editor:
http://www.generaccion.com/noticia/184840/chile-le-vendio-uruguay-doce-aviones-f-5-tiger-iii
(link postado por BrasilPotência no fórum Defesa Brasil)
Abraços,
Justin
Quem diria, Justin…
Obrigado pelo link!