Amorim diz que venda de aviões Super Tucano aos EUA é vitória da indústria nacional
O secretário de Defesa interino dos Estados Unidos, Ashton Carter, ligou há pouco para o ministro da Defesa, Celso Amorim, para comunicar que o consórcio brasileiro formado pela Embraer/Sierra Nevada Corporation foi o vencedor da licitação realizada pela Força Aérea norte-americana (USAF, na sigla em inglês) para aquisição de 20 aeronaves de ataque leve que serão utilizadas em apoio às forças que se encontram no Afeganistão.
O grupo brasileiro concorreu com o avião A-29 Super Tucano, no âmbito do programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve.
No telefonema, o secretário de Defesa parabenizou o governo brasileiro pelo resultado, ressaltando as qualidades do projeto desenvolvido pela indústria brasileira de defesa.
Amorim comunicou o fato à presidenta Dilma Rousseff, que expressou contentamento com mais uma demonstração da capacidade da indústria aeronáutica nacional.
O ministro da Defesa brasileiro classificou o resultado da concorrência como “uma grande vitória” para a indústria nacional. “Isso certamente vai abrir muitas novas portas para um projeto bem-sucedido, que já demonstrou ser exitoso no país e em outras partes do mundo”.
FONTE: MinDef
Este é um caso de concorrência onde o produto “A” era muito superior ao produto “B”.
Se o resultado do LAS não fosse esse, seria marmelada.
Mas os derrotados podem ir à justiça por qualquer razão, como foi da primeira vez.
Excelentíssimo senhor ministro da defesa da república bolivariana do brazil: CALE-SE!
Parabéns a EMBRAER. Venceu o melhor produto.
Se alguém acha que vai gerar empregos em terras brazileiras, esqueçam. Mas ter o nome embraer associado ao nome USAF é um tremendo de um marketing!
E esqueçam essa coisa de ligar LAS ao F-X. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. No máximo a Boeing pode tirar uma casquinha. Tem “forças” muito ocultas por trás do Fantasia-X…
Giordani,
Essa venda com certeza ira gerar empregos em terras brazileira, afinal recebemos o aval da melhor força aérea do mundo e com isso haverá novas encomendas.
Agora pena que a Tia Dilma perdeu a oportunidade de informar ao Secretario de Defesa a vitoria da Boing. 🙁
Vitoria !!!! yeah somos os melhores !!!
agora – e quando vier o segundo lote (ja incluido nesta compra como opçao) e os EUA perguntarem sobre o FX2 ….
xiiiiii
Nada mesmo deste avião é feito no Brasil, nem vamos fornecer os pneus?
GC
a linha de producao na Florida vai montar e fabricar partes – alias, para a EMBRAER o que interessa é o programa nao a montagem.
O resultado mostra o profissionalismo do militar norte-americano que, apesar de poder preterir o A-29 para reerguer uma empresa mais do que tradicional no mundo da aviação preferiu a melhor serventia para a força.
Cumpriu a sua legislação e, mais do rapidamente finalizou a questão.
Nenhuma vinculação com o FX-x, com o bolivarianismo da Administração. Nestes momentos e sob esta ótica, admiro demais os gringos. Concordo com o Giordani, como não poderia deixar de ser, tudo será made in USA, pois manda quem pode e obedece quem precisa.
edurval disse: 28 de fevereiro de 2013 às 8:56 Correto. Concordo. Mesmo não tendo um único parafuso produzido em terras brazilis, as futuras vendas do modelo sim, irão gerar empregos para os paulistas. Vamos ser honestos. Se o governo do brazil pensasse a nível de Estado, era para à América do Sul e África estarem entupidas de produtos made in brazil, especialmente o A-29! O Uruguay quer comprar Pampa! Pô! Só falta usar o BNDES para isso! Cria uma versão “degrada”, retira os equipamentos “sensíveis” que USAmericanus não querem ver em mãos estranhas, coloca um genérico…e entope essa gente de… Read more »
Se esse ministro fosse algo mais que um cone, já teria aproveitado a deixa para pressionar a presidente sobre o FX-2.
[]’s
Eu já vi muita gente sem noção neste mundo mais este cidadão é o TOP. Agora a petralhada está livre para anunciar a escolha da jaca.
Nick,
Falou e disse.
E sim, foi uma vitória da indústria nacional, porque se dependesse do senhor “cone”, estaríamos fritos!
Senhores,
A Beechcraft realmente pode ir à Justiça para contestar a nova decisão, mas não terá moral alguma para modificá-la. Perante o Judiciário Americano, vai ficar parecendo chororô de perdedor.
Sobre o FX-2, vai ficar muito chato para o Brasil SE o FX chegar a algum resultado e SE o escolhido não for o F-18.
Se bem que o maior candidato da concorrência é o zero, ou seja não vai se comprar nada.
Em favor da Boeing, com esta compra e outras parcerias, o pessoal da EMBRAER vai virar lobista da empresa americana com toda a certeza.
Por um lado, a candidatura de Dona Dilma foi prematuramente lançada, ou seja, já estamos em “ano de eleição” e nada de FX de novo!
Por outro lado, significa muito o secretário interino do DoD ligar para seu par brasileiro pra informar da decisão de um programa ridiculamente pequeno para os padrões do Pentágono. Alguma coisa tem aí por trás.
ALMEIDA ;
Deve ser assim;
_ Colega se a coisa ae sair favoravel você me liga o mais rapido possivel pra mim passar a informaçao a dona chefa e ver se assim ela assinala o fim dessa fabula xxx e assina o contrato com a Boeing no mesmo evento da assinatura de voces com a Embraer e eu tiro o meu da reta de uma vez ( com a FAB , fica faltando só a MB e o EB )!!rs
Que o Brasil se inspire nos EUA e decida a concorrência FX de forma técnica. Simples assim!
“Soyuz disse:
1 de março de 2013 às 2:33
Que o Brasil se inspire nos EUA e decida a concorrência FX de forma técnica. Simples assim!”
Meu caro “União”, tá de sacanagem? Quer ferrar com o modo PeTralha de deci$ão??? 😉
“…coloca um genérico…e entope essa gente de A-29!”
Torça p/ que a situação na África engrosse, que os próprios americanos tratarão de faze-lo.