Dez anos de Eurofighter
Dez anos atrás o primeiro caça Eurofighter de produção decolou para o seu primeiro voo a partir das instalações da Cassidian em Manching (Alemanha). A aeronave, com a matrícula GT001 (GT para treinador alemão) foi entregue à Escola de Engenharia n.1 da Força Aérea Alemã (Luftwaffe) em Kaufbeuren poucos dias depois, e desde então tem sido utilizada para treinar o pessoal de terra.
Um dia depois, em 14 fevereiro de 2003, o primeiro Eurofighter britânico e italiano de produção voaram a partir das instalações da BAE Systems em Warton e da Alenia Aermacchi em Turin respectivamente. O ST001 espanhol voo pela primeira vez a partir de Getafe no dia 17.
FONTE/FOTO: Eurofighter
Sei que gosto não se discute, mas esse biplace é feio demais!
Quando o EF tinha aquela asa retorcida, ao melhor estilo Concorde, o jacto era bem menos feio!
A entrada de ar é que parece estar em desarmonia com a aeronave, e também os canards, e a carlinga… Os alemães foram mestres na aerodinâmica de suas aeronaves sem prejudicar-lhes a plástica, que o diga, para mim, sua aeronave mais plástica de todos os tempos, o Fw 190A. Mas no EF, pelo menos a plástica ficou bem prejudicada.
De todo modo, parabéns pela data festiva.
… e, aliás, enquanto eles comemoram 10 anos de operação de um caça (feio) 4.5 geração… Nós comemoramos 10 anos desde o primeiro de muitos cancelamentos do FX…
Cada um tem a feiura que merece, e eu preferiria a deles…
Caro, Ozawa! Impossível ler o título e automaticamente não lembrar disso: 10 anos de F-X “ad eternum”… Será que teremos a mesma lembrança após 10 anos do primeiro F-35… Pak-Fa… X-47… Neuron…?!
P.S: Quanto ao quesito beleza, eu acho o Tufão bacana com aquela cara de tubarão dele 😉 rs
Meu caça “convencional” favorito. Por convencional entendam aeronave não furtiva de quinta geração.
Eu não entendo como uma short list que tem Rafale e SH não tem o EF-2000. Em outros termos quem se propõe a comprar e operar um caça do valor do Rafale e do Super Hornet, pode operar também um EF-2000.
Claro que na pratica a teoria é outra e a short list do FX desafia qualquer prognóstico, seja ele de natureza pratica ou teórica.
Meu caça predileto, uma aeronave de superioridade aérea por excelência!!!
Tem uns probleminhas recorrentes de harmonicos, mas perto dos problemas de Le Jaca ou daqueles do F-35, apesar deste último ser uma aeronave de 5ª gerção, até que nem é tão sério assim.
Só não está no “short list” do F-X 2, pq a petralhada embutiu Le Jaca.
Na boa, gosto não se discute, mas o Typhoon está longe de ser feio. Por outro lado, quase todo caça biplace é mais feio que o monoplace, exceção ao Super Hornet. “Le Jaquê” biplace também é bem feiosinho.
Me lembro da primeira vez que vi um documentário desse caça, há uns 10 anos. Achei maravilhoso na época, e continua sendo.
A espinha dorsal de quatro grandes nações européias e o caça mais poderoso da Arábia Saudita.
Gosto não se descute mesmo, rsss.
Acho o bi.. do Rafale mais bonito que o mono e o mono do SH mais que
o bi… heheheh
[]s
Vejam que interessante essa proposta para o Tufão…
http://imageshack.us/photo/my-images/820/408353artsamoletyistreb.jpg/
Fora do tópico: Mas que cara de pau desses iranianos! Photoshop descarado do Q-313 voando!!!! Piada pronta!
Um sítio bastante detalhado sobre o Eurofighter Typhoon:
http://www.airpower.at/flugzeuge/eurofighter/bewaffnung.htm
Pena que é em alemão e conheço apenas um ou dois palavrões.
Mas dá para entender as tabelas e infográficos.
Abç.,
Ivan.
Caro Vader
Boa Tarde
Sempre me desculpando pela pouca informação que tenho, quero te perguntar: Vc considera o Typhon da Arábia mais poderoso do que os F-15? – imagino que devido talvez a menor idade das aeronaves – se não me engano os mesmos F-15 estão sendo modernizados, estou certo?
Não escrevo para polemizar e sim para aprender.
Abraço a todos
jairo boppre sobrinho disse: 14 de fevereiro de 2013 às 12:28 Caro Jairo, sem sombra de dúvida considero sim. O Eurofighter Typhoon é no geral uma aeronave muito mais moderna em projeto e concepção do que os F-15C que a RSAF tem por caça de superioridade aérea. Possui soluções no tocante a radar, motorização, aviônicos e, principalmente, tratamento RCS e IR muito mais avançadas, até por Por outro lado, os F-15S e os encomendados SA são “strike fighters” ou seja, embora modernos não são caças puro-sangue. Lógico que trata-se de comparar pit-bull com rotweiller, ou seja: são duas aeronaves de… Read more »
Vader disse: Por outro lado, os F-15S e os encomendados SA são “strike fighters” ou seja, embora modernos não são caças puro-sangue. Calma lá com o andor. O F-15E foi desenvolvido para a USAF com o seguinte propósito: “Not a pound for air-to-ground”. Em outras palavras, o F-15E, SA ou qualquer outro derivado é tão “caça” como a série A,B,C e D. De projeto mais moderno o Eurofighter incorporou soluções que não existiam na época do F-15. Mas o Eagle que sai das fábricas da Boeing hoje em dia não é aquele Eagle da época do Nixon. Quando surgiu o… Read more »
Ops, continuando o 2o parágrafo (maldito botão “tab”):
Até porque alguns dos problemas dos caças de hoje nem sequer eram imaginados quando o F-15 foi concebido.
Caro Vader
Muito bom seu esclarecimento, obrigado – talvez o Typhoon seja o melhor caça puro de 4, ou 4++ geração – sei que é uma questão extremamente polêmica, mas os outros concorrentes são muito versáteis – talvez esta versatilidade prejudique a performance pura – claro esta é apenas uma opinião.
Como disse o Osawa,queria ter uma feiura destas no Brasil! – acho que vamos ficar mesmo no forevis-five – for ever!
Abraço
Caro Ivan,
Muito bom aquele site em alemão. 🙂 Impressionante ter capacidade para 6 NSMs O.o Ou 18 Brimstones…. 😀
De qualquer forma uma excelente plataforma de 4.5ª geração. Com radar AESA e mais alguns melhoramentos continuará válido nos próximos 15 anos.
[]’s
Diâmetro de algumas antenas PESA que anotei ao longo do tempo por aqui, no AEREO: MIG-31, N007 ….. = 1.400 mm F-15 E, APG-70…, = 950 mm SU-30 MK, N011… = 924 mm EF Typhoon, ECR-90…… = 700 mm Hornet e SH, AN/APG-73. = 700 mm Rafale F1 / F2, RBE2……. = 580 mm F-16 Viper, APG-68……… = 660 mm MIG-29, N010………………. = 630 mm Gripen A/B/C/D, PS-05A… = 600 mm Mirage 2000, RDY………….= 550 mm Quando comparamos a quantidade de TRMs nas antenas AESA dos novos radares as diferenças permanecem, pois enquanto os americanos AN/APG-63(V)3 e AN/APG-82 estão com… Read more »
Nick, É uma plataforma impressionante. Assim como o velho e poderoso F-4 Phantom II, o Eurofighter Typhoon foi projetado para priorizar a superioridade aérea e possue uma grande reserva de potência. Mas também assim como o Rhino deverá ser usado com proficiência em outras missões, inclusive as configurações que vc observou, ar-mar com meia dúzia de NSMs e ar-terra com uma dúzia e meia de Brimstones, sem abrir mão de 4 (quatro) mísseis ar-ar BVR e mais 2 (dois) WVR. Um excelente caça, que pecou na idéia tosca e populista de ter 4 (quatro) linhas de montagem para cada país… Read more »
De fato prezados, não fosse a idéia besta de ter 4 linhas de montagem e o Typhoon provavelmente venderia tanto quanto a família Mirage.
Mas aí provavelmente não teria saído. Se assim mesmo, quase que não saiu…
De fato. Quem já viu o documentário no Discovery sobre o Tufão, entende bem porque o jacto custa mais que o Rafale. Eu acredito que o EJ foi mais uma vítima da queda do Muro de Berlim. O avião foi pensado desde o início como uma “parede” no ar. Nada deveria passar por ele. Nada! O jacto foi projetado para simplesmente não perder energia! John Boyd teria orgulho! Na arena ar-ar, olho-no-olho, MiG e Su nenhum gostariam de topar com um desses pela frente e só um piloto muito bom de F-16 conseguiria encaudar um Tufão! Mas o tempo passou,… Read more »