Fim da linha (de produção) do C212 na Espanha
A Airbus Military entregou o último C212-400 produzido na Espanha, encerrando assim uma história de mais de 40 anos de produção contínua. Desde o seu primeiro voo em 1971 já foram produzidos 477 C212 para 92 usuários diferentes.
Atualmente existem 290 C212 em atividade em 40 países. Os três países que mais empregam o C212 são Indonésia (70), EUA (37) e Espanha (26).
Este último exemplar produzido na Espanha representa a terceira aeronave de uma encomenda feita pela Polícia Marítima do Vietnã e foi entregue em 28 de dezembro.
FONTE/FOTO: Airbus Military (tradução e edição Poder Aéreo, a partir do original em inglês)
NOTA DO EDITOR: e ele quase foi o substituto do Bandeirante da FAB. Cogitou-se até mesmo uma linha de montagem em São Paulo.
Aquele avião tcheco que era seu concorrente para substituir o Bandeirante também vai mal das pernas, digo, asas.
Durou tempo demais!
Se a memória não me trai, os uruguaios fizeram várias travessias até a Antártida nesse “ultra leve bombado”…
Almeida,
Há um ano atrás fui à Santa Rosa/RS de LET-410…cara, na boa, se Eu estivesse com o meu paraquedas, eu tinha pulado…
Lembro do anuncio do acordo com a CASA numa revista especializada, acho que foi a RFA, e pensei: pq substituir os EMB110 por um projeto tão ou mais antigo que o nosso? É como substituir os Mirage III pelos Phantom…
Com a entrada do Caravan em servico, o interesse zerou, uma frota de Caravan e Bandeirante ja da conta da necessidade da FAB.
O que havia era um enorme interesse de lobistas no contrato.
O Let-410 ainda vai emplacar uma versão NG, na Rússia, p/ treinamento multí motor.