Rafale no calendário 2013 da Força Aérea Francesa

24

Rafale no calendário 2013 - março - Força Aérea Francesa

No calendário 2013 disponibilizado no site da Força Aérea Francesa (clique aqui para acessar) o caça Rafale aparece em três meses.

No mês de março, a imagem refere-se ao batismo de fogo da aeronave no Afeganistão, em 2007. Em junho, foto de desfile de 14 de julho (Queda da Bastilha) apresenta a visão de um Rafale a partir de uma aeronave reabastecedora C135 em formação de coluna com um Mirage F1. A sombra dos três aviões, no solo, aparece invertida na janela do operador de reabastecimento.

Rafale no calendário 2013 - junho - Força Aérea Francesa

Por fim, o mês de dezembro mostra um Rafale B do Esquadrão “Gascogne” com um míssil ar-solo de ataque nuclear ASMP-A na posição ventral, além de mísseis ar-ar Mica e tanques externos. Uma carga de respeito.

Rafale no calendário 2013 - dezembro - Força Aérea Francesa

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani

O Rafale é com certeza um dos aviões mais belos da história e com certeza é o mais belo dos eurocanards!

Latino dark

Realmente muito bonito e caro como a maioria dos produtos franceses ….

jairo boppre sobrinho

Pode ser uma jaca, mas é o mais belo dos caças atuais.
Abs

Giordani

Se o Rafale é uma “jaca”, o que sobra para o Forevis-5M????

Nos folhetins dos Anos 80, vê bem, Anos 80, já alertavam para o alto custo do caça, assim como o Mirage 2000, que naquela época era o caça francês mais custoso em operação, desconsiderando, obviamente, o Mirage IVA…

Esse “F-15 europeu” é excelente, mas é inegável, seu custo é astronômico…preferível pagar caro por um F-15 verdadeiro!

joseboscojr

E esse ASMP tem também um design maravilhoso.

jairo boppre sobrinho

Caro Giordani
Hehehe, com certeza! – para o f-5m nada resta – o rafale é na vdd, um excelente caça, se não fossem os custos…
Sem criar polemicas, e apenas na minha opinião, para o Brasil seria melhor o gripen(pelos custos – não que seja o meu preferido), mas aí é outra historia…pelo jeito que as coisas vão, só teremos mesmos os forevis-5.
Abs

Vader

Pessoal, estou ficando maluco ou na 2a foto a sonda está do lado “errado” (bombordo)?

O Rafale é de fato em belo caça, mas sua sonda é um atentado a essa beleza.

Até os mísseis franceses são bonitos, como o Bosco destacou. O MICA também é belamente desenhado.

Uma pena que, como diriam os antigos, “beleza não põe mesa”.

rommelqe

Vader,
Repare que o operador da lança reabastecedora obteve a foto via espelho retrovisor (veja também, por exemplo, o sensor IRIS…).

Rafale: concordo que é um belo avião, mas seu custo – economico e politico – é totalmente inaceitável…
Abs

Marcos

Foto 2 aparece a sombra de três aeronaves: KC-135, Rafale e?

Guilherme Poggio

…e o F1. O Nunão deu a dica no texto e na foto dá bem para ver o F1 atrás do Rafale.

Marcos

Mirage F1?

Marcos

Vendo a foto 1, como na maioria dos caças, o piloto entra pelo lado esquerdo.
No caso do Gripen a entrada é pelo lado direito.
Existe algum motivo especifico para isso, ou foi mera opção?

Vader

Marcos disse:
13 de janeiro de 2013 às 19:54

Já ouvi falar que no caso do Gripen é uma opção da FlygvapNet, mas que o caça poderia ser configurado para embarque por qualquer dos lados.

Acho que para fins de resgate, evacuação rápida, incêndio, etc, o melhor canopy é aquele que abre para trás, como no caso do F-14, F-15, F-16, F/A-18, etc. O piloto pode saltar/ser evacuado pelos dois lados.

Mas também acho que isso não deve ser lá muito relevante.

Sds.

Justin Case

Amigos,

Os caças ingleses também tinham essa tradição, mas acho que a partir do Hawk e Harrier já abandonaram o acesso pela direita.
Abraços,

Justin

Giordani

Concordo. Essa sonda para REVO tira o encanto do jacto…faz a sonda do A-6 parecer um encanto de beleza! Hehe…

ernaniborges

Já estou cansado desse FX2 que terminou, mas, ocorreu-me agora uma opção que não lembro de ter sido posta em questão: Que tal um HI – LOW com o eterno F5-EM e apenas os 36 Rafales iniciais. Esqueceríamos a questionável e cara TOT puxando seu preço para baixo e ainda que seja um vetor caro de operar e manter, por sua pequena quantidade, não seria algo proibitivo.
Teríamos um caça respeitável ainda que em pequeno número. Melhor do que nada.

Mauricio R.

Este tb é bonito:

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2013/01/jan-12-2013-wallpaper-russian-edition.html)

Tem aquela aprência de arraia-jamanta, me lembra o bombardeiro inglês “Vulcan”, voando em SJC em 1973.

eduardo pereira

O caça é lindao e seria muuuuito legal ter este vetor na Fab, que seja caro mante-lo,condiçoes o Brasil tem de sobra falta é vontade política para tal e um investimento na concientizaçao da populaçao sobre a importancia de se investir nas forças armadas pela defesa da naçao e sua soberania,póis o tempo ta passando e os olhares ja estao mirando nossas reservas hidrominerais e nossa biodiversidade. Obs. porque o Brasil nao negocia a compra do direito de fabricaçao do F20 tigershark,com melhoramentos (sendo que ja era muito moderno mesmo para sua época) a Embraer o colocaria no pareo com… Read more »

Giordani

eduardo pereira disse: 14 de janeiro de 2013 às 9:37 …porque o Brasil nao negocia a compra do direito de fabricaçao do F20 tigershark,com melhoramentos… Falar sobre o F-20 aqui despertam paixões e ódios. Eu me declaro fãzaço do caça! Um F-20M? Seria perfeito para o brazil e o mundo que não pode gastar com defesa! Mas 36 unidades seriam apenas alvos…agora 136 unidades, já dá para fazer o invasor pensar duas vezes… Penso que o tempo do F-20 já passou. Também gostaria de ver a linha de produção comprada pelo GF, isso sim seria uma verdadeira ToT! Acredito que… Read more »

eduardo pereira

Giordani disse: 14 de janeiro as10:17 …Penso que o tempo do F-20 já passou… Concordo em partes pois o bichin havia ficado tao bom que foi cortado e evitado assim ser vendido pois daria trabalho p/ os F16 em combate e ja teria vencido o primeiro pois ficou tao bom quanto e era muito mais barato . E olhando bem existe muita semelhança entre o que é o Gripen hoje e o que foi e teria (hoje) se tornado o F20. Na verdade temos é que pagar melhor nossos engenheiros aeronauticos para eles desenvolverem vetores nacionais e nao sairem do… Read more »

Vader

Ó minha gente, F-20 de novo não né? Foi um excelente projeto, mas só isso! E bom demais, mas pros anos 80!

Sei que o desespero é grande, mas tem coisa melhor e mais barata por aí. E o F-16 e o Gripen são só dois de vários exemplos.

Marcos

É, o F-20 já foi faz tempo.
Se querem um avião similar, então é preferível um T-50.
Mas nem esse serve. Caça é caça, treinador é treinador.
E mais importante, o FX-2 já acabou.
Com crescimento do PIB tipo vôo da galinha, o que vem ai é o FX-1/2.

jairo boppre sobrinho

O Vader mandou bem – gripen!

andersonrodrigues1979

Falar que não tem dinheiro é sacanagem, falta é vontade politica, falta patriotismo para os governantes, o que está sendo desperdiçado para a copa do mundo daria para comprar 130 tranquilo com armamento peças para reposição contrato de manutenção, sem falar o que vai ser desperdiçado para as olimpiadas.
Mais é muito mais importante os pilares da politica Brasileira, Pão e Circo.