François Hollande tentará emplacar o Rafale nos Emirados Árabes
O presidente francês François Hollande viaja para os Emirados Árabes na próxima terça-feira, para promover o caça Rafale, que concorre a uma licitação para renovação da frota. Mas durante a visita não será assinado nenhum contrato, de acordo com fontes diplomáticas.
Além do Brasil e da Índia, a França também tentará emplacar a venda do Rafale nos Emirados Árabes, onde o caça concorre com o rival da Eurofighter para equipar as forças armadas do país. Segundo fontes diplomáticas, a proposta continua na mesa, e existem grandes chances de que o negócio seja fechado. Mas o governo francês prefere evitar anúncios precipitados, já que há anos a França negocia o caça da Dassault com o país sem resultado. Em 2011, os Emirados Árabes pediram à Eurofighter que fizesse uma contra-proposta.
A Dassault também está tentando concretizar a venda de 126 aviões para a Índia, e no Brasil, o caça francês também participa da licitação para renovar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira),que prevê a compra de 36 aviões. Também estão na disputa o F18 Super Hornet, da Boeing, e o Grippen (sic), da Saab. Mas o processo está congelado por tempo indeterminado, como confirmou a presidente Dilma Rousseff em sua última visita à França, em dezembro.
Durante o mandato do presidente Sarkozy, o governo francês aumentou a pressão na tentativa de concretizar a venda dos caças aos Emirados Árabes Unidos, mas a negociação perdeu força e a oferta da Dassault foi até mesmo criticada publicamente. Em 2009, o então presidente Lula também havia prometido dar preferência ao Rafale na licitação brasileira, mas a falta de consenso entre o governo e alto escalão das forças armadas esfriou o negócio.
Em uma entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal Les Echos, o novo CEO da Dassault, EricTrappier, disse que o Canadá também se mostrou interessado nos caças franceses. Ainda de acordo com ele, caso a venda se concretize nos Emirados Árabes, o Qatar e o Kuwait também poderiam vir a fechar contrato.
FONTE: RFI em Português
FOTOS: Força Aérea Francesa
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Os caras não aprenderam nada, c/ o fiasco do chato narigudo.
Insistem em continuar falando, pelo potenciais clientes.
Gostaria que alguem me explicasse uma coisa. quando um aviao ta armado com mtas bombas assim igual nesta segunda foto, vi que ele nao tem o missil que deve ser ar-ar na parte superior, estas bombas maiores, quando ele solta uma bomba desta de um lado em um alvo ele tem que necessariamente soltar a outra oposta pra compensar o peso ou os seus avionicos equilibram isso eletronicamente?
muito obrigado
GC
Galeao Cumbica, O ideal é que uma aeronave voe com cargas distribuídas da forma mais simétrica possível, mas como esse ideal está longe das condições reais, o sistema de voo precisa compensar esse desequilíbrio até os limites estabelecidos. Assim, normalmente são feitos diversos ensaios da aeronave voando com cargas assimétricas para estabelecer esses valores. Sistemas “fly-by-wire” ajudam muito a corrigir os efeitos da assimetria, mas nem todos os caças-bombardeiros têm esse sistema (por exemplo, na FAB o A-1 tem um sistema limitado atuando na superfície vertical, o F-5M não tem, mas em ambos uma situação real pode levar a uma… Read more »
Tanto o Rafale quanto o eurofigther são ótimos caças testado em combates reais.
Sobre a configuração do Rafale da segunda foto, de fato ele está sem um dos mísseis ar-ar instalados nos trilhos de ponta de asa (está com três no total, dois sob as estações da junção asa-fuselagem e um na ponta da asa esquerda). As outras cargas são três tanques externos de combustível e dois mísseis “Scalp”.
Interessante a primeira imagem…ao fundo, os dois “grandes problemas” do Rafale…
De fato, Giordani, a foto é do Dubai Air Show de 2011. Ao fundo, caças Mirage 2000 e F-16 dos Emirados – ou seja, numa mesma imagem, o candidato a substituir um dos atuais caças, o caça a ser substituído e o que vai continuar (no caso do negócio ir pra frente, é claro) para lhe fazer companhia nos voos sobre o deserto e em eventuais coalizões por ali.
Além de sua qualidade, é um belíssimo avião!
Hoje em dia, o brasil esta a mercê destes verdadeiros bandidos travestidos de “representadores do povo” que tratam a defesa do país como si fosse nada. O maior exemplo é o FX-2 que ja faz 12 anos(acho) de uma verdadeira “Prosopopéia flácida para acalentar bovinos”, ou seja, conversa para boi dormir. Si eu fosse o comandante Saito( comandante da FAB) eu, conjunto de todos da instituição, entregava o comando, por que? a Dilma não comprou os caças por que si tiver caças voando esta tudo bem, enquanto mesmo caindo aos pedaços, ai o comandante vai la e fala “Nossos caças… Read more »
Um amigo visitou (sortudo) a producao do Rafale.
Disse que em determinado momento tinham duas pincas segurando o Rafale suspenso no ar (sem asas) pelo nariz e fiofoh. Entao o Rafale era girado lentamente enquanto alguns funcionarios se aproximavam p/ escutar (ou nao) algum barulho de algo solto.
Disse ele que nao estava curtindo comigo, mas que isto realmente aconteceu… Pelo menos fiz ele jurar umas tres vezes que era realmente verdade.
[]s!
Nunao
valeu pelas explicacoes, vou ler as materias tb.
GC
Ai pra quem gosta do caça frances tem tenho uma otima foto do Rafale naval no link abaixo.
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/4/6/8/2211864.jpg
Aqui tem mais fotos.
http://www.airliners.net/photo/France—Air/Dassault-Rafale-C/2062495/L/
http://www.airliners.net/photo/France—Air/Dassault-Rafale-C/2158625/L/&sid=1336f55ddab8fcfb3a334dcd7ee6d1d8
http://www.airliners.net/photo/France—Air/Dassault-Rafale-C/2200003/L/&sid=1336f55ddab8fcfb3a334dcd7ee6d1d8
DrCockroach:
não duvido da afirmação do seu amigo. Pelo contrário, já soube de histórias similares, envolvendo outras aeronaves, de outras origens.
Uma delas, publicada em um número antigo da RFA (agora não lembro exatamente a edição, mas, se for caso posso me dar o trabalho de pesquisar), em uma entrevista com um oficial aviador naval, que era um dos encarregados pelo recebimento dos Super Linx na MB, esse revelou que, nos voos de recebimento das aeronaves muitas vezes ocorria, literalmente, uma “chuva de parafusos” dentro da cabine, de tantas peças soltas…