Governo Sueco faz oferta de oito caças Gripen para a Croácia
–
Proposta realizada por meio da agência de exportação sueca FXM também inclui financiamento e um pacote de apoio e treinamento
–
Segundo a Agência Sueca de Exportação em Defesa e Segurança (FXM), oito caças Gripen C/D foram incluídos numa oferta submetida pela agência na quarta-feira, 10 de outubro, ao Governo Croata. Por meio da FXM, o Governo Sueco submeteu a proposta, que também um pacote de apoio e treinamento para pilotos e técnicos, além de uma solução de financiamento.
Peter Göthe, na função de diretor-geral da FXM, afirmou que a oferta foi feita em “colaboração próxima com a Croácia.” Ele também disse que o sistema tem “excelentes capacidades para proteger o espaço aéreo de um país e participar de missões internacionais, preenchendo requerimentos de interoperabilidade da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).” O Gripen, ainda segundo o diretor-geral da FXM, “é um dos caças mais avançados tecnologicamente no mundo, sendo, eficiente, robusto e, ao mesmo tempo, oferecendo baixos custos de ciclo de vida.”
O diretor da FXM para o programa da Croácia, Jerry Lindbergh, disse que “para garantir que a Força Aérea Croata continue operativa, sem interrupção quando seus atuais MiG-21 forem descomissionados, a Suécia oferece uma solução em que os Gripen C/D podem estar operativos em um ano após a assinatura do contrato.” Em conjunto com a aquisição, a indústria sueca está oferecendo cooperação industrial, via Saab.
O site Flightglobal repercutiu a nota da FXM, acrescentando que a Croácia é membro da OTAN e que seu inventário atual de caças inclui seis MiG-21 (conforme o banco de dados MiliCAS da Flightglobal). E destacou que os MiG-21 de outros dois países, a República Tcheca e a Hungria, também foram substituídos por caças Gripen (14 para cada país), fornecidos pela Saab.
FONTE: FXM (Agência Sueca de Exportação em Defesa e Segurança) e Flightglobal
FOTOS: Saab e Forças Armadas da Suécia
VEJA TAMBÉM:
- Se croatas comprarem o Gripen, suecos comprarão estaleiro da Croácia
- Suécia vende caças a preços bonificados
- Os programas ‘F-X’ na Europa, no mundo e na revista Forças de Defesa 4
- Sul-africana Denel ainda pode se beneficiar da produção do Gripen C/D
- Alemanha oferece Phantom para substituir MiGs croatas
- Croácia perde dois MiG-21 em colisão aérea
Olha só que oportunidade para o GDA
Verdade, Poggio. Se alguma coisa assim fosse oferecida por aqui, nas mesmas condições (entrega de Gripen C/D um ano a partir da assinatura do contrato), e a assinatura acontecesse no final deste ano (2012), então no final de 2013 já chegariam as aeronaves, exatamente no prazo previsto de saída de serviço dos Mirage 2000 – prazo que já está até no Livro Branco de Defesa. http://www.aereo.jor.br/2012/07/25/no-livro-branco-de-defesa-nacional-aparecem-dois-programas-de-cacas-f-x2-e-f-xbr/ Os Jaguares teriam seis meses para estarem com o mínimo necessário de operacionalidade no caça até a Copa do Mundo (lembrando que os sul-africanos ainda não estavam com operacionalidade plena no Gripen quando da… Read more »