Rafale e Tyhpoon voando juntos sobre a Escócia, com altos oficiais
Em meio ao show aéreo de Leuchars e à ativação do quarto esquadrão de linha de frente da RAF equipado com o Typhoon (veja matéria abaixo), no dia 14 de setembro foi realizado um voo conjunto do Eurofighter Typhoon e do Dassault Rafale sobre a Escócia, numa demonstração dos fortes laços da RAF (Força Aérea Real Britânica) e do Armée de l’air (Força Aérea Francesa). Ambas as forças fizeram um acordo para operarem mais em conjunto, maximizando suas capacidades e economizando dinheiro.
No posto traseiro do Rafale B, estava o vice-marechal Stuart Atha da RAF e, no posto traseiro do Tyhpoon T3, o tenente general Guillaume Gelée da Força Aérea Francesa. A surtida durou 90 minutos, com as duas aeronaves voando a baixa e média altitudes sobre a parte Oeste da Escócia.
O alto oficial britânico, que foi responsável pela segurança aérea dos jogos Olímpicos de Londres, disse ao pousar: “Os dois aviões operaram juntos todo o tempo. Rafale e Typhoon são uma combinação de classe mundial.” Já o tenente general francês, que já foi piloto de provas, afirmou: “Foi um dia fantástico, e uma aeronave fantástica. Minha opinião é que esses dois aviões e nossas duas Forças Aéreas são duras de bater.”
O comodoro do ar Gavin Parker (veja mais declarações deste oficial na matéria abaixo), comandante da base de Leuchars e que estava pilotando o Typhoon, disse: “Coalizões sempre têm sido muito importantes para operações militares aéreas, como foi demonstrado durante a campanha líbia do ano passado. Como uma das atividades do Esquadrão 1 (F), que vai incluir um piloto da Força Aérea Francesa em intercâmbio, estamos procurando cimentar esses laços com a Força Aérea Francesa e continuar a desenvolver a relação próxima de trabalho que já temos.”
Esse piloto francês que fará o intercâmbio é o capitão Marc-Antoine Gerard, um experimentado piloto de Rafale, que afirmou: “Para mim, voar com a RAF será muito prestigioso, e também estarei honrado em usar as bolachas da RAF. Será fantástico.” O piloto britânico que voará o Rafale por dois anos, no sul da França, será o tenente aviador Matt Johnstone, piloto de Typhoon que recentemente deixou o Esquadrão 11 (F), baseado em Coningsby. Johnstone disse: “Eu me inscrevi para (voar) o Rafale pela experiência. É uma posição privilegiada poder voar o Rafale, mas também será um desafio voar um avião diferente num país diferente. Certamente isso irá ampliar meus horizontes tanto como um piloto de caça quanto como um oficial.”
Os pilotos em intercâmbio estarão totalmente integrados aos seus novos esquadrões e participarão de operações. O informe da RAF sobre o voo conjunto acrescentou que, em novembro de 2011, o tentente aviador Ian Abson da RAF recebeu a “Croix De La Valeur” (Cruz de Valor Militar) do Primeiro Ministro francês por ações no Afeganistão em que, num jato Mirage, ajudou tropas no solo que estavam sob ataque do Talibã.
FONTE / FOTOS: RAF (Força Aérea Real Britânica)
VEJA TAMBÉM:
Poxa, a RAF podia ter soltado umas fotos em resolução maior…
De fato, Clésio, em geral a RAF não acompanha seus informes com imagens em maior resolução, ao contrário da Força Aérea Francesa.
Falando no assunto, há matéria da Força Aérea Francesa com fotos belíssimas agora, no ar (mas é de outro assunto, os 70 anos do Normandie-Niemen – quem sabe nos próximos dias eles noticiam também o novo voo conjunto de Rafale e Typhoon com fotos maiores, como de praxe).
Por um lado foi bom os franceses terem abandonado o projeto Eurofighter! Só assim dois belíssimos aviões poderam existir!!! Mas o Rafa é mais belo!
Alguém tem mais alguma informação sobre o boato de que vamos de Eurofighter Tranche 1?????
Clésio,
O Min Def do Reino Unido publicou algumas fotos de tamanho um pouco maior e atualizei a matéria.
Ao menos, cresceram de 500 pixels de largura para 800. Não dá pra papel de parede, mas já é alguma coisa.
Saudações
Marcos, Nenhuma informação. Só boato. Que eu espero que não se concretize. O Tranche 1 é um avião de defesa aérea excelente. Os Jaguares certamente ficariam muito satisfeitos em voar e exercitar interceptação com o mesmo. Mas para a FAB como um todo seria insatisfatório, além de caríssimo para operar e com sistemas que não condizem com os das novas versões – pelo que já li, para atualizá-los o custo é proibitivo, e os operadores do Tranche 1 relutam em modernizá-los devido a esse custo. Um “caça tampão” de luxo para uma Força Aérea que tem outras necessidades e que,… Read more »
OLá,
Sem duvida o projeto era unico, as linhas são muito proximas e sem duvida o RAFA é mais belo!!!
Abraços,
Nunão…..
Seu comentário é perfeito e resume as incompatibilidades dos “zero-uno” (tranche 01) com a FAB.
Mas…… se eles viessem com um preçinho muito camarada, de tio para sobrinho….. ficariam bonitinhos como tampão… até que a FAB mais para diante adquirisse um quinta geração.
Afinal, qual o melhor tampão : Os M-2000 C/D atuais quase cegos e sem dentes ou o Typhoon zero-uno ??
Mas, repito, o preço teria que ser até mesmo inferior a, por exemplo, um F-16 MLU….
Sds.
Impossível Baschera, e a turma do “e que é que eu levo nisto?
Como vai ficar???
Não sai negócio, esqueceu em que país estamos….
Grande abraço
Baschera, fica a pergunta: O que custou mais, os nossos tampões Mirage 2000 ou os F-16 MLU comprados pelo Chile? Por cima, achei o valor de 80 milhões de euros pelo lote de 12 Mirage 2000 C/B (apenas corrigindo o que vc escreveu, que foi M-2000 C/D – a versão D é dedicada de ataque, o biposto de treinamento do C é o B). Nesse valor, seriam 60 milhões de euros pelas aeronaves e mais 20 em peças e treinamento. Os armamentos não entraram nessa conta, segundo a fonte que encontrei (Defesanet). 80 milhões de euros / 12 = 6,66… Read more »
Juarez,
Achei que as “cuecas” já estavam cheias…. e também que a coisa está mais “degavar”…. pois agora o STF julga como as cortes yankes…. rssss.
Sds.
“Nunão”…
Vc está sem tempo ?? Imagina se estivesse com tempo…. para uma brincadeira minha, deu uma aula……rsssss.
Eu mais ou menos tinha de cabeça os números de padaria que você coloca…. por isto eu escrevi que os preços teriam que ser muito baixos, só esqueci de dizer que os equipamentos e armamentos teriam que ser também baixos….
Estamos, obviamente, versando sobre uma hipótese remotíssima, se não impossível, mas válida sob o contexto de um blog de discussões.
Esta hipótese teria que contar com muito boa vontade de santíssima trindade ou seja o fabricante, o atual operador (UK ou A
Desculpe-me….. estes tecladinhos de notebook são um inferno….
Continuando…..
….. ou seja: o fabricante, o atual operador (UK, Alemanha ou Itália ??) e a FAB/MD… de modo a fechar esta equação com resultado zero.
Ou seja, teria que ser bom para todos….. inclusive para a “turma” que o Juarez mencionou….. que infelizmente haje nas sombras.
Sds.
Typhoon e Rafale apesar de parecidos tem diferenças, que mostram exatamente as diferenças entre os interesses franceses e o restante do consórcio. Typhoon, basicamente um interceptador puro, de alto desempenho, inclusive na capacidade do seu radar mecânico e manobrabilidade em alto regime supersônico. Rafale, um multi-role, onde se destaca mais sua capacidade de ataque a solo. Hoje nas suas versões T.3 e F-3, as diferenças vão sendo diminuídas com a adição de capacidades tanto para o Typhoon quanto para o Rafale. Foi realmente um oportunidade perdida os franceses e o restante da turma não terem conseguido conciliar as necessidades de… Read more »