F-X2: ‘pechinchando’ entre Super Hornet novo e Mirage 2000 usado
–
A pechincha dos caças: o critério, agora, é financeiro
–
A crise levou o governo a sobrepor o preço aos critérios técnicos na compra dos caças da FAB. A mudança favorece os modelos amerianos (sic) F-18 Super Hornet. Um lote de 36 deles custa US$ 5,7 bilhões. O mesmo número de Rafales franceses, US$ 6,2 bilhões. Antes mais baratos, os suecos Saab Gripen ficaram caros. O governo não descarta nem a possibilidade de aquirir dos Emirados Árabes Unidos uma frota de Mirages usados.
FONTE: Época (Leonel Rocha)
Colaborou: Marcio Macedo
NOTA DO EDITOR: o título original da nota da revista é o subtítulo
VEJA TAMBÉM:
- E se… os Mirage 2000-9 dos Emirados viessem para a FAB?
- Brasil comprará Mirage 2000-5 da França?
- E se… os Mirage 2000-9 dos Emirados fossem para a Líbia?
- Líbia poderá comprar caças Mirage usados…
- Rafale para os EAU: como estão as negociações?
- Rafale para os Emirados: só falta o acordo governo a governo
- Caças Rafale, Mirage 2000-9 e F-16 Block60 se exercitam nos Emirados
- Exercício bilateral ‘Gulf’ 2012 em Abu Dhabi, entre França e Emirados
- Mirage 2000: enquanto os ‘deltas’ dos Emirados podem decolar para a Líbia…
- Um a um, caças Mirage 2000 da Índia voltam a voar
- Caças antigos geram prejuízos milionários
- F-X2: desaceleração econômica adia plano de compra de caças
- F-X2: Boeing propõe ampliar projeto para vender caças
- F-X2: transferência de tecnologia na pauta do encontro da Boeing em SJC
que vergonha!
Pronto. Sem comentários.
Alguém deveria informar os gênios do MD e do MF que o Mirage-2000-9 é filho de mãe solteira com pai desconhecido: não tem comunalidade relevante nem mesmo com seus primos pobres franceses.
Iremos comprar um caça que estará obsoleto muito em breve, se é que já não está (porque parou de ser fabricado), e que além de tudo conta com a “excelente” manutenção francesa…
Alguns chamariam isso de economia burra. Eu prefiro chamar isso de PeTralice…
FX-2 pra mim já é conto de fadas. Infelizmente, se a FAB quiser vai ter que se contentar com o que sua perna alcança sozinha, sem depender do GF, ou seja, “novos” F-5 da Suíça, Taiwan, Jordânia, Marte, etc. Vamos esquecer os caças novos. Nosso foco tem que ser o hexa-campeonato, afinal, este sim é o comportamento que se espera da 6ª economia do mundo, uma vez que gastar com Defesa é rasgar dinheiro pra meia dúzia de brigadeiros ficarem brincando de guerra. Se quiserem FAs decentes, troquem as cadeiras do Planalto e do Congresso. Enquanto isso não ocorrer, esqueçam… Read more »
Credo, só falta agora vir esses Mirage 2000-9. Já não basta o papelão que foi comprar o tampão nada barato na forma de Mirage 2000. Se esse governo tiver um minimo de seriedade que faça logo a compra dos Super-Hornets. O pacote oferecido pelos americanos é o melhor dos três. E do jeito que o Brasil renova sua frota de aviões de combate e a qualidade com que os americanos fabricam seus caças (vide os F-5 da FAB que estão aí voando aposentando gerações seguidas de Mirage na força), os F/A 18 vão voar até o século 25. Aí a… Read more »
Revolução Cultural Chinesa a Lá Brasileira Já!
Acompanho o site há algum tempo, porem este é o meu primeiro comentário. A necessidade de novos vetores é indiscutível, os recursos para a defesa não tendem a ser melhorados e caso venham serão direcionados para a folha e não equipamentos. Já que o cenário é este, eu particularmente, acredito que poderíamos nos focar nossos esforços no desenvolvimento de tecnologia de mísseis lançados em terra, que, em caso de conflito, causariam o maior dano possível, com o menor recurso disponível. Além de ter um custo de manutenção relativamente mais baixo. Não é o ideal, mas é o que a nosso… Read more »
Já que querem fechar com a França, encomendem o logo o Rafale e fim de papo.
Agora trazer os M2000-9 pra daqui a 5/10 anos seguir com essa novela de novo, pra que?!?!?
Hahahahaahahahahahaaha!!! Aprende mãe dinah! Quer prever o Futuro? Acesse o PA!!!! Pedra cantada pelos editores e por vários comentáristas, aqui!!!!
Forevis-X além de subir no telhado, subiu na cobertura da chaminé!
Esse governo é um exemplo de incomPeTência técnico-administrativa sem igual!
Perdoem-me, eu quis dizer “revolução cultural brasileira a lá chinesa já!”…Pena que quem está nos Comandos sejam vendidos, compráveis por um postosinho no Planalto, senão amigo, uns 50 Nilton Cruz a PTralhada estaria adubando meio quilômetro quadrado de terra.
Antes mais baratos, os suecos Saab Gripen ficaram caros.
Senhores, muito estranho esta afirmação, já que como noticiado antes todos os fabricantes revalidaram as suas propostas originais. Duvido que seja verdade. Assim também como esta história de Mirage 2000-9 dos EAU.
Grifo em 13/08/2012 as 13:44 De fato, Grifo. Não faz sentido em relação à notícia anterior sobre revalidação das propostas originais. Assim, se algo era mais barato, teoricamente continuaria sendo, a não ser que a informação de ser antes mais barato não fosse verdadeira – o que não faz sentido é algo revalidado deixar de ser o que era, a não ser quando se leva em conta algo fora da proposta original ou questões pontuais como câmbio euro / dólar / coroas suecas ou o que for (câmbio que aliás já foi mais favorável ao real para várias moedas em… Read more »
Se o governo quer caças baratos porque nao acaba com a palhaçada desse FX2 e faz uma avaliaçao dos avioes chineses e russos que sao mais baratos .Infelizmente nosso governo nao sabe o que quer.
Lá vai a França nos enfiar a trolha novamente com esses Mirage 2000-9 que ninguém mais quer.
Enquanto a venezuela vai de SU-30 e logo virão com SU-35 á força áerea da sexta maior economia do mundo tem de se contentar com essas porcarias usadas, lastimável, se houvessem tantos protestos a favor das forças armadas quanto tem a favor de liberar as drogas e caisa assim nossas FAs estariam entre as melhor equipadas do mundo.
O FX-2 foi prorrogado de novo, até que o primeiro aviao esteja voando nos céus do Brasil vai demorar muito.
Ora, eu nao tenho nada contra os Mirages 2000 ainda mais os 2000-9, muito pelo contrário, que diga isso a Índia.
Portanto até que as coisas aconteçam no FX-2 temos que cobrir essa lacuna de TEMPO , e esses avioes seriam ideais, compra F-16 nao será possível, tem que treinar pilotos e equipes de novo, fora a logística.
Além disso nao reinventaram a aerodinâmica, só recheios e isso se atualiza .
Abs.
Pensando bem e levando o fator tempo em conta as únicas opções seriam mesmo o F-18 ou um caça usado. Somente a Boeing conseguiria fabricar e entregar ao menos um esquadrão a tempo para a Copa do Mundo.
Principalmente porque o a anuncio só sai no final do ano, ai teríamos cerca de 15 meses para converter os primeiros pilotos pro F-18 (provavelmente treinando com a USNavy) e receber os vetores a tempo de “mostrar para o mundo” durante a copa.
Muita tempestade para mais uma notícia sem pé nem cabeça da “GABARITADA” grande imprensa brasileira…
ÉPOCA ???? AH tá bem…. Acredito…
É, parece-me que essa enrolação toda está se dirigindo para o cancelamento do FX-2 ( já previsto aqui !!), com o objetivo de não dar a menor chance ao F-18, por ideologia anti-americana, e não contrariar o Lula-Nunca-Antes-Nesse-País…. Assim, vão empurrar mais Mirages, goela abaixo na FAB ( tomara que quebrem mais vidraças no Planalto ), agradando a cúpula do ParTidão e os franceses !
Infelizmente, enquanto o Bolsa-Familia for o ítem de maior peso na escolha dos candidatos, veremos a FAB remendando F5 e enfiando tampão no Jaguar !!!!!!
Realmente, Nunão, a matéria está estranha. Os Gripen eram baratos e agora não são mais? A Saab modificou a proposta? Estranho… Há algum tempo foi noticiado que os EAU somente comprariam o Rafale se houvesse a negociação conjunta com os Mirage 2000-9. Será que esta possível aquisição faz uma negociação mais ampla que ainda não foi plenamente aberta? É uma hipótese estranha, mas o FX-2 é a compra mais estranha que eu já vi, então… Bom, se os “vespões” estão com um preço convidativo (haveria ainda a tansferência de tecnologia?) e o critério principal passa ser o preço, vamos de… Read more »
Tem uma revista por aí que eu não vou dizer o nome mas deveria se chamar revista lobby aéreo que deve estar muito feliz com a atual situação. Parece que tudo que foi tranqueira que eles mostraram em ¨reportagem¨ se concretizou em compras pelo atual governo. Primeiro mostraram o Airbus ACJ, veio o airbus ACJ (para agora descobrirem que não é o ideal para a função); depos mostraram o Cougar EC775, veio o Cougar EC775; depois foi um verdadeiro bombardeiro de informação chata sobre o Mirage 2000 que primeiro veio o C e agora parece que vem o traço 9.… Read more »
Bom, até o final deste mês o congresso terá de aprovar o orçamento para o ano que vem. Tomara que os Exmos. Deputados e Senadores não esqueçam das necessidades das FFAA brasileiras. Se não, me acordem ano que vem…
SDS.
O pessoal da Trilogia deveria abrir um novo espaço no blog, tipo:
http://www.noticiasruins.jor.br
Só tem derrota, pelo amor de Deus!!!!!
não me surpreendo mais.. que venham mais 6 meses e outro fator de momento que impossibilite por mais 6 meses e assim caminha a “brasilidade”
quando os tempos dificeis chegarem, jogaremos futebol, dançaremos samba e o inimigo nos fará de atrizes de filme pornô de 5º categoria.
e viva nosso pandeirinho de 5º geração ++, esses sim nos defenderão.
abraços.
Que venham os Mirages – 2000-9, porque a humilhação e o descaso não podem parar.(infelizmente)
Enquanto aeronave, gosto dos Mirage 2000. Enquanto solução, quero distância.
E pelo visto, na hipótese de termos “novidades”, as “novidades” serão os bons e velhos (destaque para o “velhos”) delta franceses…
Meu Deus, está cada vez pior… é ridícula a irresponsabilidade do nosso governo federal, tratam uma questão(compra de caças) como uma brincadeira, ou pior, acredito que vêem nisso uma possibilidade de ganhos($$$)…. dá vergonha de ser brasileiro.
A info da atual pendência pelos Boeing vai de encontro com o que me dizem já há algum tempo…. lembram do “Papa” ?? Hoje, passado já algum tempo, sim, aventa-se novamente (com a desculpa de plantão …a crise…) a compra de meros tampões. Falava-se (alguns aqui sabem do que estou falando) em F-16 da AMARC ou Gripen’s. Agora, ressuscitam a conversa dos -9 dos EAU…como se estes fossem ceder os aviões sem terem comprado algo novo….. M 2000-9 são filhos únicos….e já sabemos que opera-los custa por baixo umas cinco vezes mais caro que os F-5EM. PS: sobre o Gripen… Read more »
Sem querer desqualificar a fonte, o teor das informações para quem conhece um pouco desse processo do FX-2, dos caças envolvidos e de possíveis tampões, sabe que tem muitos furos essas informações. Começando pelo começo: O critério é financeiro? A proposta do SAAB(Gripen E/F) é a mais barata na aquisição/operação, melhor ToT, e tem um prazo de financiamento à perder de vista, e com carência de pagamento para quando o 1º caça estiver operacional. O critério é financeiro? O possível tampax M-2000-9 deve ter custos operacionais no mesmo nível de um Rafale, fora que deve sair pelo preço de um… Read more »
Caros. Permitam-me uma análise da notícia. Primeiramente, vou considerar que a possibilidade de compra dos Mirage 2000-9 dos EAU foi considerada e estudada em Brasília. Qualquer um, minimante interado das negociações globais, sabe que uma das condições para que os EAU comprem o Rafale está a venda prévia dos seus Mirage 2000-9. Assim sendo, acredito que isto deve ser de conhecimento pelo pessoal do MD e demais autoridades que estejam envolvidos na compra dos caças para o Brasil. Ninguém é tão “bonzinho” (não há ingênuos nesta história). Uma possível compra dos Mirage 2000-9 estaria atrelada a alguma contrapartida. Como neste… Read more »
Esqueci….
Antes de tudo….. estão arrumando ou armazenando um pouco de coragem para comprarem o novo “vassourão” da PresidentA……
Sds.
Os mirages 2000-9 não seriam ruins para o Brasil, para quem não sabe eles ainda são maioria na França, cerca de 2 para 1 em relação aos rafales, no entanto, somente faria sentido com a finalização do Fx2, ou seja, M 2000-9 (60 deles) como tampões mais os 36 do FX2 novos, seja F18 ou rafale.Ai teríamos 72 m2000, 36 FX2, 57 F5, 53 A1 e 18 A4, o que daria 236 caças, sendo 165 caças supersônicos de 4g e 71 caças subsônicos com aviônica de 4g. Daria para fazer raiva a um invasor bem armado.
Alguém esperava postura diferente de nossos governantes? Pelo menos a metade dos F2000 dos EAU estão pouco “rodados”. Melhor Mirage 2000-9 do que nada e ver nossa capacidade de defesa aérea sumir aos poucos. Vamos ser realistas.
Eu já falei: se querem transferência de tecnologia, vão ter que pagar mais caro e escolher o Rafale. Mas, se o critério de escolha realmente mudou e agora querem um vetor que não garanta transferência tecnológica, mas que já é reconhecidamente bom, vamos logo de F-18 Super Hornet.
ALEXANDRE disse:
13 de agosto de 2012 às 15:26
“Os mirages 2000-9 não seriam ruins para o Brasil, para quem não sabe eles ainda são maioria na França”
A França não tem M-2000-9. Só os EAU.
Este negócio está com cara de “fumo” para nós!!!!
Eu sei Vader, quis dizer M2000 em outras versões, são cerca de 200 deles para menos de 100 rafales no inventário da frança. De qualquer forma agradeço sua observação.
Não sei se esta fabula de transferencia de tecnologia foi invensão mais inteligente do Governo do PT, pois com este artificio o governo conseguiu empurrar com a barriga esta compra que só não a fazem pq não há vontade, 5 bi diluido em 10 anos é pouco para um pais com o PIB como o nosso. Fora que se tivessemos exigido a montagem final aqui os empregos seriam criados e em conjunto fomentassemos uma nova industria militar, com um equipamento nacinal, poderiamos usar o exemplo da India que está com seu caça leve praticamente operacinal, está com seu caça multi… Read more »
ALEXANDRE disse:
13 de agosto de 2012 às 15:26
Cara,
O avião é excelente! É o melhor de todos os M2000. O problema é que ele foi feito sob medida para os EAU…resumindo, é um tremendo dum abacaxi! E usado ainda por cima?! Abacaxi bem amargo!
E outra, tu achas que o governo “defte paíf” iria comprar armamento à altura do tranche 9? Claro que não. O M2000C voa como um Mirage IIIEBR. Se vier o -9, voará da mesma forma que um IIIEBR…
Quais seríam as opções, hoje??? Mais M2000C??? Mais Forevis-5???
F-18 Silent Hornet com motores EPE e com AIM-120C5, Harpoon e que negociem ao menos 60 unidades do caça para ontém, e que abram espaço para a Boeing trabalhar em conjunto com a Embraer defesa e segurança e que o próximo treinador da FAB seja o AT-63 Pampa II (sei que muitos vão chiar, mas precisamos desenvolver não só nosso país, mas também a América do Sul como um todo, vide EUA/Canadá, pois juntos somos mais fortes).
O Brasil precisa assumir a postura de lider da AS e assumir seu papel de Economia mundial relevante, é preciso alguém da AS dar um passo a frente então que seja o Brasil e vamos de F-18!
Boa tarde senhores, O Brasil certamente deve entrar em guerra com alguma nação neste século. Por que? Simples, baseado na História Mundial, a medida que uma nação cresce, é natural que haja conflitos de interesses (mercados, matéria-prima, consumo, influência política e econômica) com outras nações. Nosso País e nosso povo tem uma índole pacífica sem dúvida. Mas, sem dúvida alguma, isto está com dias/meses/anos (só o tempo dirá, pois Guerra foi, é e sempre será fator surpresa), então, devemos estar preparados estrategicamente para isto, pois a Copa e as Olimpíadas passarão e com isto a nossa blindagem diplomática também, e… Read more »
Bom já que se considera aviões usados,porque não F/A-18 C e D dos EUA,aposto que saíriam em um preço bem em conta…
Triste de mais pra ser verdade ,,tampax de novo
Desculpem o off-tópic: Falando em F-18 A – C, que se considere ao menos 15 para a MB (10 mono – 5 Biplaces), modernizados nos moldes do A-4M, assim ganharimos em logistica, facilidade de treinamento e teriamos um vetor com boas capacidades de combate e capaz de operar no Opalão sem muitas modificações no mesmo.
Como alguns citaram, após todo esse tempo de programa FX não seria ruim se concretizar essa compra(caso esteja seriamente sendo avaliada e os caças tornen-se disponíveis),dos M2000-9.
E então algum outro caça novo em menor quantidade para Anapolis.
Existem dados concretos que confirmem que o custo operacional destes seja superior aos do M2000 C?
M-2000-9 para mim é cortina de fumaça. Tenho para mim que o F-18 já está decidido e que há uma negociação em curso, onde factoides como este fazem parte do processo. O momento propício para a anunciar, no entanto, não é esse, de crise profunda. Os EUA estão bonzinhos demais para conosco, haja vista a parceria Boeing/Embraer (que ninguém conhece o alcance), a venda de anfíbios para a MB e M-109 para o EB.
mauricio matos disse: “Infelizmente nosso governo nao sabe o que quer.” Salve Maurício. Discordo um pouco, no sentido de que acho que o governos sabe sim o que quer. Quem já vivenciou o relacionamento com essa gente sabe que essa técnica de, pela cansaço, levar à demissão de cidadania, identifica, de logo, a dialética de imposição da ideologia, ditada e comandada pela inteligentsia dominante. Depois, tem outra: juntamente com o destaque dado à CPMI do Cachoeira, muito possível que essa notícia tenha sido plantada para desviar a atenção dos mensaleiros, cuequeiros e quejandos. Apesar de não duvidar nem um pouco… Read more »
Avisem para a dona Dilma que ela pode usar dos Hornet’s como brinquedinho pra ela voar de um lado para o outro dentro da america do sul em tempo recorde, ai sim ela compra rapidinho
GOVERNO LIXO!
Alex Nogueira disse:
13 de agosto de 2012 às 17:01
Amigo, F-18 Silent Hornet não ecxiste !
O que existe é o F-15 Silent Eagle….. e Harpoon (AGM-84) é uma arma de uso naval… que possivelmente será usada pelos Orion P-3BR de patrulha.
Sds.