Equipe de demonstração do Rafale ganha troféu no RIAT 2012

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No último final de semana, a equipe de demonstração do Rafale participou do Royal International Air Tattoo 2012 (RIAT 2012) realizado na Base Aérea de Fairford da RAF (Real Força Aérea britânica) e recebeu o troféu ” Sir Douglas Bader”, que premiou a melhor apresentação individual.

Segundo nota divulgada no site da equipe e também no site da Dassault Aviation (fabricante do Rafale), o piloto Captain Brocard foi capaz de realizar uma demonstração por dia, apesar das condições meteorológicas incertas. A premiação ocorreu no domingo, dia 8 de julho.

No ano passado, a apresentação do Rafale já havia conquistado o troféu “Paul Bowen” como a melhor demonstração solo de aeronave a jato.

Confira abaixo o vídeo da apresentação deste ano.



FONTES e Fotos:
Dassault e Rafale Display Team

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edcreek

OLá,

Reamente os pilotos de Rafale dão um Show por onde passam, o video vale a pena…

Abraços

RA5_Vigilante

Olha, eu vi o “cone de Mach” do Rafale fazendo curva, IMPRESSIONANTE! hehehe

Desculpem, não resisti…

Guilherme Poggio

Demonstrações como essa só me dão uma certeza.

Aeronaves desta geração estão anos luz a frente do que a FAB possui atualmente.

Roberto F Santana

Esse avião é capaz de fazer manobras que outros concorrentes não fazem, ou pelo menos, eu nunca vi documentado.
Em outra apresentação, o Rafale faz uma curva completa de 360º no dorso, três ou quatro tonneaus sendo girados para fora da curva em circulos completos de 360º.
Isso só se vê em campeonatos de acrobacia avançada ou ilimitada.

O avião é muito bom e seus pilotos, autênticos acrobatas.

Destaque para o “charme” da saudação que o piloto faz ao público durante a corrida após o pouso.

Clésio Luiz

Aquela saudação ao público depois do pouso é vi muito na MAKS na Rússia.

Vader

RA5_Vigilante disse:
12 de julho de 2012 às 8:56

Engraçado, eu assisti o vídeo inteiro duas vezes e não vi Cone de Mach algum. Só rastros de condensação ou, como você chama, “vaporzinho”…

Vader

Faz piruletinha bem esse tal de Rafale né? 😉

É perfeito pra animar o 7 de setembro da PeTralhada.

Compra logo Dilma!!! Anuncia aí vai! 🙂

Vader

Ah sim, e o detalhe já apontado por mim em outras ocasiões: os mísseis de ponta de asa ficam em uma posição em que apontam para baixo em relação ao eixo longitudinal da aeronave.

Isso gera arrasto? Claro. Mas evidente que esse arrasto deve ser útil no desempenho cinemático da aeronave, assim como o arrasto gerado pelos pilones inclinados para fora do Super Hornet.

Conclusão: nem todo o arrasto numa aeronave é inútil.

RA5_Vigilante

Vader “Engraçado, eu assisti o vídeo inteiro duas vezes e não vi Cone de Mach algum. Só rastros de condensação ou, como você chama, “vaporzinho”…” Pista: Escrevi “cone de Mach” Aspas: destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras, palavras com valor afectivo, palavras COM SENTIDO IRÔNICO etc.) *ttp://pt.wikipedia.org/wiki/Aspas “como você chama, “vaporzinho”…” Eu e o pessoal da DLR, lembra ou quer ver o link de novo? “Ah sim, e o detalhe já apontado por mim em outras ocasiões: os mísseis de ponta de asa ficam em uma posição em que apontam para baixo em relação ao eixo longitudinal da aeronave.” Leia… Read more »

RA5_Vigilante

Mais

…”não vi Cone de Mach”…

Nossa, ainda não aprendeu…

Vader

RA5_Vigilante disse: 13 de julho de 2012 às 8:30 Tsc tsc tsc, nem no automobilismo vc acerta, meu caro. Pergunte a um piloto de rali o que é “drift” e como se faz. Ou a um piloto de fórmula como se faz para sair acelerado de uma curva. “Leia de novo aquele post, o Justin explicou sobre isso. O problema do SH é que os pilones estão inclinados para fora.” E o problema do Rafale é que seus mísseis de ponta de asa ficam apontados para baixo. E daí? O arrasto nas duas aeronaves cumpre uma FUNÇÃO aerodinâmica. Simples assim.… Read more »

RA5_Vigilante

Vader “Tsc tsc tsc, nem no automobilismo vc acerta, meu caro. Pergunte a um piloto de rali o que é “drift” e como se faz. Ou a um piloto de fórmula como se faz para sair acelerado de uma curva.” Queria saber se um piloto de F-1, drift ou rali dirigem na reta com o pé SEMPRE no freio. Acho que vc AINDA não entendeu… “E o problema do Rafale é que seus mísseis de ponta de asa ficam apontados para baixo. E daí?” Bela comparação, heheh. A inclinação dos misseis para baixo pode, em alguns regimes de voo, estar… Read more »

RA5_Vigilante

E não foi escrito por mim:

“Como não havia mais sobra de espaço para afastar um cabide do outro, eles foram ligeiramente inclinados para fora, sendo que os cabides externos tiveram uma inclinação menor. Esta solução melhorou muito a separação dos armamentos, mas trouxe um inconveniente: a inclinação dos cabides oferecia certa resistência ao ar, provocando um arrasto indesejado. Com isso, o alcance do Super Hornet, um dos pilares do seu desenvolvimento, sofreu uma redução. Sem alternativas, a USN foi obrigada a “engolir” os cabides inclinados.”

*ttp://www.aereo.jor.br/destaques/do-hornet-ao-super-hornet/

RA5_Vigilante

“Assim como em certos regimes de vôo, se estiver alinhado, vai gerar arrasto.”

Me refiro ao alinhamento com a fuselagem, e não ao fluxo.