Enquanto aguarda entrega de Gripens novos, Suíça poderá receber usados
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Oferta foi feita nesta sexta-feira pela ministra da Defesa da Suécia
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Segundo a versão em inglês do Swiss Info, a Suécia ofereceu à Suíça o aluguel de um esquadrão de caças Gripen usados, modelos C/D, até que sejam entregues os novos jatos Gripen escolhidos pelos suíços no final do ano passado.
Em visita à Berna, aministra da Defesa da Suécia, Karin Enström, disse ao chefe do Departamento de Defesa, Proteção Civil e Esportes da Suíça, Ueli Maurer, que aproximadamente uma dúzia de jatos C/D poderiam estar disponíveis para preencher a lacuna até que a Saab forneça o último modelo do caça. Ela disse que “isso parece ser uma oferta bastante atrativa para a Suíça.”
Por seu lado, Maurer disse que estudaria cuidadosamente a oferta: “Isso traz inegáveis vantagens e permitiria que nós pudéssemos dar baixa nas aeronaves F-5 antes. Permitira que nos preparássemos para o Gripen, treinando os pilotos, pessoal de terra, mecânicos, além de estabelecer a infraestrutura necessária nos aeroportos”, disse Maurer, que acrescentou: “Essa é uma ideia que já discutimos anteriormente e que agora foi refinada pela Suécia.”
A Suíça não compraria os jatos, segundo Maurer, mas detalhes de um acordo como esse ainda precisariam ser esclarecidos: “Está claro que não os teríamos de graça.” Eleitores possivelmente teriam algo a dizer sobre o plano, assim que o Parlamento decida a respeito da compra dos caças.
FONTE: Swiss Info (com agências internacionais) – tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo
FOTOS: Força Aérea Suíça (voos de avaliação do Gripen)
Com a baixa dos F-5 suiços será a “grande oportunidade” de adquirirem o caça tampão brasileiro.
Preferia o leasing de 12 Gripens C/D para Anápolis.
Embora mais caro, a FAB teria um caçador decente AGORA, e não mais F-5 que, embora em bom estado (porque suíços), teriam que ser modernizados para o padrão “M”, demorando mais uns anos para voar.
Sim, porque o calendário que interessa (e não aquele do FX) é o da baixa dos F-2000.
Péssima notícia. Isso significa mais F-5Es disponíveis.
[]’s
Não lembro aonde li, mas se não me engano, os Forevis-5 suíços já estão ou estaríam negociados com a USN…e rezemos para que isso seja verdade, mais nenhum Forevis pra FAB…
Giordani, vou ser do contra agora: Se, por exemplo, os monopostos suíços estiverem disponíveis em breve, a um bom preço e nas boas condições que se imagina (quem sabe podendo até dispensar uma grande revisão na chegada), seria uma boa ideia adquirir oito unidades para modernizar no lugar dos oito monopostos que foram comprados da Jordânia – porque é de se esperar que estejam muito melhores que estes últimos. Assim, ao contrário dos bipostos ex-Jordânia que já foram praticamente revisados e remontados, os “jordanianos” monopostos poderiam cumprir o nobre papel de servirem somente como fontes de peças para seus primos… Read more »
Olha aí, nós ficando sem o melhor tampax, disponível até o momento.
Negócio é o seguinte:
O Sub-Distrito de Banarnia Meridional ainda não fechou o negócio dos caças por conta que nosso Líder Supremo, Chapolin Colorado, não quer equipamentos americanos, suecos, tão pouco os franceses, embora o representante local, Dom Lula I, tenha fortes preferencias pelos franceses.
Maurício, acho que ainda tem uma boa quantidade de Gripen C/D que a Suécia poderia alugar.
Assim como existe, é claro, uma boa quantidade de F-5 que a Suíça poderia vender…
Mas sobre ambas as possibilidades eu já falei. Pode-se também pegar as duas, cada uma para uma finalidade.
off topic.
Novo stealth chines?
http://hushkit.wordpress.com/2012/06/26/hushkit-exclusive-sac-j-21-revealed-new-chinese-stealth-fighter-sighted/
Ops, me precipitei, deve ser um L-15 .
Nunão,
A vantagem dos Gripens é que não precisaríamos fazer update by Embraer.
As células são quase novas.
Agora F-5, já viu só o update, são 10 milhões USD p/ célula.
Maurício, Até aí tudo bem. Mas a questão é que a modernização dos jordanianos na Embraer já foi contratada, radares já foram comprados etc, creio que é tarde para cancelar isso e nem seria lógico ou prudente na atual situação. Os três bipostos já estão praticamente prontos para seguir para a Embraer, mas há muito trabalho a fazer nos oito monopostos. O que eu sugiro é que valeria a pena, talvez, caso os suíços no curtíssimo prazo aposentem mais um lote de F-5, sondar se haveria uns 8 monopostos a um bom preço e principalmente em condições de seguir praticamente… Read more »
Tem opção de leasing de F-18.
Sobre o preço da modernização dos F-5: DOU – 24/12/2010 Dispensa de licitação números 4/2010 e 5/2010 referentes a modernização da frota de caças Embraer A-1 A/B e F-5E/F. Este prevê a revitalização de 43 aeronaves A-1, sendo 33 A-1A e 10 A-1B, pela Embraer Aviation International, ao valor de 55.372.860,54 de Euros, aproximadamente 1,29 milhões de Euros por aeronave. A mesma Embraer realizará a revitalização dos 11 jordanianos, 3 F e 8 E , ao custo de US$ 107.519.244,09, que perfaz um custo por célula (11) de US$ 9,77 milhões. Ou seja: 1. Nenhuma modernização custa 10 milhões de… Read more »
Os Mirage dos EAU já foram confirmados para a Líbia? Morro de medo disso vir parar aqui.
No mais ainda acredito no FX esse ano e aposto todas as minhas fichas na Boeing.
In Dilma we (have to) trust!
O FX era um programa da era FHC
O FX2 era uma programa da era Lulla
Só resta agora um FX3 e alguns usados
A modernização dos F-5 ex-jordânianos não custará 10 milhões USD, mas exatamente 9,77 milhões USD por célula, c/ a FAB fazendo a parte do leão, a manutenção parque; que aliás somente a força aérea tem condições de faze-lo no Brasil.
PS: Será que se fosse licitado, no mercado, o update destas células ex-jordânianas, na configuração definida pela FAB; não sairia mais barato???
Vai saber, aqui a 1ª providência qndo se trata de compras de materiais e serviços relacionados a Defesa, é justamente dispensar a licitação.
Caro Maurício R. Concordo plenamente! Agora fica mais claro para os leitores menos informados no assunto que apenas os F-5 jordanianos tiveram a modernização mais cara, não a frota toda. E sim, concordo com a pergunta. Será que não teria saído mais barato? Eu acredito que não visto que se o upgrade tivesse sido feito no exterior não haveria recolhimento de impostos sobre o serviço nem dividendos do lucro na operação, e se fosse feito no Brasil, não teria apenas esse último. Mas realmente não sei, é só uma hipótese. O que é diferente de insinuar que a Embraer está… Read more »
Tem um outro perigo de se conseguir mais Forevis-5 no mercado; Os Tigers III chilenos estão estocados…só à espera de um comprador…é desempacotar e voar…levei medo agora…
É a estratégia do inseto…
Superioridade numérica. Será um enxame de F-5 sobre o inimigo. Vai faltar míssil para abater tanto avião.
Q’horror! Não dá nem pra brincar sem sentir um calafrio.
Chega de F-5! E chega de Mirage 2000 também.
Sonho com o dia em que o “mix hi-low” será Super Hornet e ALX. É o cúmulo do hi-low, eu sei. Mas é isso aí, temos que simplificar, reduzir, potencializar. Ou a ameaça é alta ou é baixa, sem meios termos.
Fernando “Nunão” De Martini disse:
29 de junho de 2012 às 20:02
“mas o futuro da FAB a médio e longo prazo é outra”
De fato Nunão. O futuro da FAB a médio e longo prazo é outro: Super Tucano.