Ten. Adriana Gonçalves: primeira piloto de KC-137
As mulheres da primeira turma de aviadoras da Força Aérea Brasileira seguem deixando seus nomes destacados na história da aviação. No último sábado (26/5), na Base Aérea de Canoas, no sul do país, a 1º Tenente Aviadora Adriana Gonçalves realizou a primeira instrução pilotando a aeronave KC-137 (Boeing 707). No Brasil, ela é a única mulher militar a levantar voo no comando do maior avião da Força Aérea.
“É uma grande responsabilidade e estamos sempre pensando nisso para fazer o melhor trabalho. É muita dedicação e profissionalismo”, disse a Tenente Adriana, nesta terça-feira (29/5), antes de embarcar para o seu terceiro voo pilotando o gigante que mede mais de 46 metros de comprimento e 44 de envergadura.
Para cumprir todos os tipos de missões do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte, Esquadrão Corsário, a aviadora sabe que ainda terá mais estudo e treinamento pela frente. “Estou no início da minha formação e ainda vou me aprimorar para cumprir tudo da melhor maneira. A expectativa é realizar as missões de Reabastecimento em Voo (REVO), que serão novidade porque ainda não cumpri nos esquadrões anteriores”, explica Adriana. Na teoria, ela já está pronta: foi a primeira colocada no Curso Teórico de REVO concluído em março deste ano.
Formada na Academia da Força Aérea em 2006, a Tenente Adriana é uma das 11 mulheres integrantes da primeira turma de aviadoras da FAB. Na semana passada, também na Base Aérea de Canoas, a 1º Tenente Aviadora Joyce de Souza Conceição, outra integrante da primeira turma de aviadoras, tornou-se a primeira mulher militar apta a pilotar a aeronave C-130 Hércules.
FONTE: FAB
Interessante que, quase sempre que leio sobre os cursos que as pilotos da 1a turma realizam para cada uma das aeronaves que irão, elas estão em primeiro lugar.
Não creio que seja uma questão de ser homem ou mulher, mas de indivíduo competente.
Parabéns a elas todas!
Ja vi um video, tipo documentario do Discovery, que precisa ter muque para pilotar um 707…
Replicando link postado na matéria sobre a tenente Joyce:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=254276&channel=49
Que bela imagem,isso nada mais é do que as palavras dedicação, afinco e aprimoramento, agora imaginemos quantas noites, e finais de semanas de isolamento estudando e se aperfeiçoando então o resultado não poderia ser outro, Parabens tenente e que o posto de Capitão seja a proxima conquista.
[…] Ten. Adriana Gonçalves: primeira piloto de KC-137 […]