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Não foram só os nossos editores que ficaram de olho no simulador do Gripen na LAAD 09 (e no caso de um deles, não só de olho como de “pé e mão”). O Ministro da Defesa Nelson Jobim também marcou presença na lista dos que puseram os olhos no cockpit do simulador, trazido pela Gripen International.

Na foto aparecem, junto a Jobim, o Diretor de Vendas e de Marketing da Gripen International, Bob Kemp, o Ministro da Defesa da Suécia, Sten Tolgfors, além de Johan Bergkvist, da Força Aérea Sueca.

Fonte e foto: Gripen International

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Rodrigo

Não parece ser muito confortável, a saab tem capacidade para desenvolver uma turbina nacional caso sofra um embargo?

Hornet

O que o Jobim está fazendo aí?…o Ilimar Franco (ver no blog terrestre) não acabou de demití-lo?

Tinha que estar o Ilimar Franco olhando o Gripen.

Acho que a SAAB não anda lendo o blog do Ilimar Franco!…kkkkkkkkk

abraços a todos

Fred

O Gripen seria uma escolha muito sensata da parte da FAB por várias razões: 1) É um avião pequeno, ágil, capaz de operar em condições de pouca infraestrutura, e teve seu alcance aumentado em 40% na versão NG, o que diminuiu as críticas à sua inadequação ao nosso imenso território. Eu tenho preferência confessa por aviões de caça menores e mais ágeis. 2) Seu desenvolvimento ainda está em andamento, o que significa que nossa participação não seria meramente cosmética. A integração com sistemas de armas já em uso ou escolhida para uso da FAB seria outro facilitador, pois a Africa… Read more »

Francisco AMX

Gripen NG, “N” de não, “G” de guenta! 🙂
alcance aumentado em 40%? acreditam nisso?

Um F-16B60 faz tudo que este caça faz e mais um pouco, e é garantido, comprovado, existe! tem radar AESA! e o gripen? cadê o radar? vai ter? vais ser? será? quando for poderá ser avaliado, protótipo não pode! os suecos tão tentando emplacar o Gripen de qualquer maneira no Brasil, inclusive tentando empurrar um que ainda não existe… e o pior a FAB acatou! 🙂

Abraços

Felipe Cps

Fred, apenas acrescentando: O preço unitário do Gripen NG será consideravelmente menor do que os dois outros concorrentes. Por ser monomotor, o custo por horas de vôo também tende a ser bem menor. Garantia de mais aviões por um orçamento igual. A Suécia não tem qualquer pretensão territorial, de ocupação de espaço, de tutela de recursos naturais, ou de qualquer gênero, na América Latina. Sua única pretensão (legítima a meu ver) é vender seus produtos. Ao contrário, tanto França quanto EUA tem interesses diretos a tutelar na AL. O recente episódio de espionagem em Alcântara pela França demonstra que colocar… Read more »

Fred

Felipe,

assino embaixo todos os seus comentários. Apesar da não ter acesso à valores, eu duvido que um SH ou Rafale consiga sair mais barato, tanto na aquisição quanto na operação que um Gripen.

Agora, só para por fogo na conversa: esse vídeo é um pouco do que eu sonho para o futuro.

http://www.youtube.com/watch?v=-56SHkH-m6E

Simulador não é avião real, eu sei… mas que é legal, é!

Leigo - BR7

Contando que todos tem excelente tecnologia embarcada:

Se fosse pela beleza votaria no Rafale;
Se fosse pela propaganda votaria no SH;
Se fosse pelo preço votaria no Gripen.

Robson Br

É um excelente caça sem dúvidas. Mas sem motor ele não voa. Sem sistemas ele não combate. Por isso, estaremos sempre na mão de alguém. A Suécia não é tão independente assim. Foi o mesmo caso da Embraer x Venezuela em relação aos AMX e ALX. Para mim todos os tres atenderiam. Vai depender muito do acordo estratégico.

Nunão

Acho que nem tanto ao céu nem tanto à terra em relação ao Gripen. Não nego que, a princípio, é o meu preferido, mas essa minha “preferência” depende de alguns fatores (coloquei preferência entre aspas porque, além de expressar uma opinião mais pessoal do que de editor do Blog, vejo muitos pontos positivos nos outros dois concorrentes que podem, se bem trabalhados no processo de aquisição, superar outros pontos positivos / potencialidades do caça sueco). E fora a tecnologia, possibilidades de participar mais do desenvolvimento etc, o fator crucial pra mim é escala. Creio que o Gripen NG depende de… Read more »

Robson Br

Nunão
É isso aí.

Dalton

Também nao vejo a Suecia tao independente assim…alias hj em dia quem é realmente independente?

Os suecos sempre foram espertos, sem maldade aqui, mas durante a Guerra fria, apesar da sua “neutralidade” eles sabiam que a OTAN os apoiaria caso fosse necessario assim é fácil ser neutro.

Os sovieticos nunca tiveram duvidas a respeito da “neutralidade” sueca por isso seus submarinos estavam sempre por lá para dar uma “espiadinha”

abraços

kaleu

Caros Fred e Felipe Cps … A Revista Força Aérea deste mês traz em sua capa e principal assunto uma análise in-loco das capacidades de combate do Gripen feita pelo seu Piloto e Jornalista Alfredo Leta, além de uma análise muito interessante sobre a proposta EEUU do SH para o Brasil. Sempre defendi a escolha do SH para a FAB … um vetor maduro, melhor radar, robustez, enfim, uma nave já comprovada … desde de que não haja NENHUMA restrição à transf de tecno, entretanto, a matéria deixa absolutamente CLARO pelos próprios americanos de que HÁ SIM restrições … Diante… Read more »

Francisco AMX

acrescentando aos comentários do Kaleu, Felipe e Fred… com a mesma dose de “sarcasmo” rsrsrs quanto ao SU-35..:

“Só que não existe!” ” não está operacional” “é laranja de amostra”

Abraços

Francisco AMX

lembren-se das promesas do Saab Viggen…

Francisco AMX

falá nisso, cadê o Viggen?

Francisco AMX

Como “sacaneia” o Mauro:

“Ele esta operacional mas não na força…”

Marlos Barcelos

Se o gripen fosse um caça puramente sueco, assim como o Rafale é francês, eu acho que seria a escolha ideal, apesar de ser menos moderno, mas o custoxbenefício seria bom, mas depender da suécia e dos EUA é demais, prefiro depender de um só, ou EUA ou França, prefiro frança, confio mais.

kaleu

Marlos … não há tecnologia americana sensível no Gripen … básicamente a participação americana é no motor, na caso do relato que fiz acima o motor utilizado foi o Volvo aero RM12 de 18.000 lb, derivado do GE F404, além da habilitação de misseis EUA AIM-120 e AIM9 sidewinder, NÃO HÁ MAIS NADA americano … lembrando que os motores GE supersônicos não sofrem restrições do Gov Americano e não há necessidade de aprovação do congresso daquele país … Amigo Fco AMX … os testes comparativos do jornalista piloto Leta foram com um SH (já operacional) e no caso da SAAB… Read more »

Francisco AMX

Kaleu, se tivesse que defender meu país, preferiria a tecnologia russa ao invez da sueca, desculpe mas o NG é uma promessa, é fato, comparar um Gripen com um SH, só pode dar nisso, um tigre contra um elefante, compare o Gripen com um F-16B60 ou Rafale… Acho, me corrija, que já vi vc falando maravilahs sobre o F-15… pois bem, já foi mais do que falado sobre os testes realizados no início dos anos 90 em que o SU-27 bateu o F-15 em tudo… pois bem o SU-35 é derivado do SU-27, correto? o NG é derivado do Gripen,… Read more »

Felipe Cps

Kaleu, disse tudo em seus dois comentários.

Fco AMX: O Saab Viggen foi um ótimo caça. E a vantagem do Gripen NG consiste exatamente em não ser um projeto terminado. Poderemos integrar idéias próprias ao projeto e tecnologias ainda mais modernas do que as do Gripen C/D.

Marlos: o Gripen NG será menos moderno do que o Rafale? Como se o Rafale F3 está pronto e o Gripen NG ainda não? Poderia me explicar essa afirmação? Agradeço.

Abs.

Francisco AMX

Além do mais, quando for revender, vai ser como os Volvos, casamento, ninguém quer! se bem que o Brasil usa até o osso! vide os Mirage e F-5 rsrsrrs – esta foi só para zuar mesmo!

Francisco AMX

Porque a BMW e a Mercedes não fabricam caças? 🙂
seria bom para o Brasil que fica 35 anos com os mesmos!
uma boa alternativa a GM, Volvo e Renault! rsrsrsrs

kaleu

Fco AMX … vc provocou … aí vai …. SU-35 B.ela M.erd… rsrsrs … ô meu velho amigo Chico (desc a intimidade..rsrs) … como um homem inteligente como vc, pode acreditar nessas FANFARRICES dos flankeiros sobre um bendito “simulador” em que o SU-27 bate o Eagle ??? … o máximo de combate que o SU-27 participou foi contra a “gelatina” MIG-29 (facim, facim)… assim mesmo teve um trabalhão danado … mesmo pilotado por Russos … contra os pilotos da “”ERITRÉIA”” … Chico, qual poderia ser a dificuldade de Russos “montados em SUs-27 de abater pilotos da Eritréia em MIGs-29 ???… Read more »

Fred

Pessoal, Como é bão feriadão, né?? Entre uma cerva e outra, tome comentários técnicos com objetividade extrema e baseados em conhecimentos adquiridos ao longo de anos de serviço à patria amada em solo estrangeiro contando com a cara e a coragem… Antes de mais nada deixem-me comentar novamente: eu prefiro o Gripen porque gosto dele… só isso. Os três são excelentes plataformas, devem servir muitíssimo bem a FAB e gente muito mais competente do que eu decidirá qual será o melhor. Realmente não acredito em tamanha dependência da Suécia, pois esse não é o primeiro avião que eles desenvolvem. Apenas… Read more »

Leonardo

É aquele ditado: “Falem mal, mas falem de mim”!!! Não se esquecem do Flankker mesmo né, acho que o assunto em princípio era o Gripen, depois dizem que nós que gostamos desta aeronave somos “viúvas”, pô o assunto vai, vai , vai, mas sempre chega a ele “a porcaria”, “o lixo”, “o tudo de ruim”, mas todos estes “adjetivos” só me convencem mais e mais do quanto ele é “admirado e respeitado por vcs”, mesmo negando a todo custo no fundo sentem mesmo é admiração, podem confessar ninguém vai ficar sabendo….RRSRSRSRSSRSRS Há outro ditado que diz: “Quem desdenha quer comprar”!!!… Read more »

Hornet

Amigo Kaleu, eu ainda não li a revista…mas eu acho que o FX2 tem seus critérios de escolha e o critério mais importante, pelo o que eu tenho lido, é justamente o da transferência de tecnologia. E pelo o que a gente lê nas revistas e sites, os EUA não estão dispostas a passarem todos os códigos fontes do Super Hornet. Se isso pode mudar ou não, eu não sei. O que eu sei é que os critérios continuam os mesmos e continuam sendo reafirmados toda hora pela FAB. Aqui mesmo no Blog, há umas notícias atrás (uma resposta da… Read more »

Francisco AMX

hahuahah Kaleu! quem com ferro fere com ferro será ferido! safado! 🙂 – permito intimidade ao amigo… menos dedo no olho rsrsrs Na boa, sobre o SU-27 superar o F-15 foi matéria até do Jannesbook, e isto foi constatação da USAF e USNAVY…. Olha só, sempre debatemos aqui, sobre suposições claro, somos amadores, certo? este é o tempero, pq se não, vamos dizer amem a tudo que for decidido pelos militares e governo, mesmo antes de eles decidirem (e te digo, sei que o racha na FAB sobre os aviões é bem mais acirrado do que aqui…uma passarinho me contou),… Read more »

Marlos Barcelos

Felipe Cps

O Rafale é um caça mais complexo, tem 27 computadores auxiliando o piloto, possui defesas automáticas e até jammings automáticos, açém disso possui 3 sistemas de detecção, um é o radar, o outro é um sistema que localiza a emissão de ondas de radar, e o irst, além disso tem detector de irst, coisa que o gripen não tem, além disso o gripen não tem irst, e localizador de ondas de radar, no modo passivo o rafale vira um caça praticamente stealth, pq com radares desligados ele é praticamente indetectavel e o irst cumpre bem essa missão.

Marlos Barcelos

Felipe Cps

por isso o rafale é o mais moderno, e o gripen NG não existe ainda, o f-18 pelo tamanho até mesmo de seu radar terá maior alcance de detecção.

kaleu

Amigo Francisco … quem com ferro fere … foi boa rsrsrs É verdade … foi amplamente divulgada tal simulação … porém “coincidiu” com a luta do executivo EUA para a aprovação dos recursos necessários ao desenvolvimento do F-22 junto ao legislativo … não lhe parece estranho ??? … claro que teria que ser convincente … teria inclusive que convencer o Congresso Americano … Caro Marlos … Tá enganado o Gripen (JAS39) possui diversos sensores, como FLIR (Forward looking infra-red) e o IRST (Infra-red optical traking end IDENTIFICATION system) e o D-link TIDLS é superior, aumentando substancialmente a letalidade do Gripen… Read more »

kaleu

Completando Marlos …

tais informaçpões estão na revista Força Aérea desse mês … escritas pelo Jornalista Alfredo Leta que voou o Gripen JAS-39, Leta tbm é piloto de caça …

abraço
Kaleu

kaleu

Amigo Hornet …

Embora as vezes defenda um ou outro vetor … e tbm “desso a lenha” no SU-35 … penso de forma muito parecida com a sua (embora reconheço que não tenho um décimo de seu equilibrio) … a aquizição que será feita agora no FX-2, tem como principal objetivo a tranferência de tecnologia, ou seja, o vetor escolhido será apenas um “trampolim” para o desenvolvimento do “nosso” caça … depois completo …

abraço
Kaleu

Hornet

Amigo Kaleu,

O fato de gostarmos, ou melhor, torcermos por caças diferentes é super tranquilo e normal.

Mas minha torcida maior é pelo projeto…pelo projeto FX2. Por isso que não ligo muito para qual caça será o escolhido, mesmo tendo minha preferência pessoal por um deles.

abração

Hornet

Kaleu, Francisco AMX, Bosco, Mauro, Vassili, Ulisses, João Curitiba enfim…aos amigos todos do Blog… Eu estou indo viajar daqui há pouco (só estou aqui matando o tempo e esperando a hora do vôo) e talvez fique uns dias sem aparecer aqui no blog. Estou avisando isso, pois como sempre trocamos umas idéias aqui (um sempre pergunta e responde para o outro), eu não queria passar por indelicado ao não responder alguma pergunta ou coisa do tipo nos próximos dias…é que estarei fora mesmo… Se eu achar algum computador disponível, volto a dar os palpites de sempre…caso contrário…nos falamos em breve.… Read more »

Hornet

Ah! e na defesa do FX2 e demais projetos do MD, o Ulisses responde por mim…até porque ele é o comandante em chefe da Resistance!!!…

abraços a todos

Patriota

O gripen é o melhor para o Brasil!

Marlos Barcelos

kaleu

Obrigado pela informação, vou comprar a revista. Quanto ao gripen acho excelente escolha, o que me preocupa é que possui diversas peças americanas e não confio nos americanos, e iutro fato que me preocupa é que o radar aesa ainda vai ser desenvolvido, e se não estiver pronto a tempo? o caça gripen ng vai ficar pronto quando, estas são as minhas dúvidas quanto ao gripen, mas sem dúvida é um excelente caça e o custo benefício dele é fantástico.

kaleu

Marlos, A questão do radar AESA é tbm minha maior preocupação em relação ao Gripen … tbm tenho minhas dúvidas … Sinceramente, compartilho da opinião do Hornet, de que o vetor vencedor do FX-2 NÃO é tão importante quanto a “firmeza” do propósito declarado pela FAB … transf de tecno para desenvolvimento (nacional ou em conjunto) de um vetor nacional no “estado da arte” … O sucesso comercial da Embraer é oriundo de um produto de alta qualidade … porém a mais importante estratégia aplicada é a grande “comunidade” prevalecente entre as “famílias” de jatos … o que derruba os… Read more »

AC

Olá pessoal! Sou leitor dos blogs e acompanho silenciosamente todos os debates.

Alguém sabe sobre a possível compra da SAAB pela Embraer? Vi alguma coisa sendo comentada no fórum DefesaBrasil… Andam dizendo por lá, que a Embraer tem interesse e que o Governo está com um pé atrás, porém, recetemente saiu uma notícia no Terra dizendo o contrário, Governo interessado e Embraer com um pé atrás.

Se for verdade, vocês não acham que as chances do Gripen NG aumentam e muito? Talvez rebatizado de Emb-39 NG, hehehe…

Marlos Barcelos

kaleu quanto a manutenção o gripen é mais barata, mas o Rafale custa mais barato que o f-18, os dados de manutenção do rafale podem ser enviados por data link, e por ser um caça mais moderno com certeza deve ser mais barato mantê-lo, além disso a Líbia quer comprar 14 rafales e os emirado arabes vão comprar mais algumas dezenas. Não sei de onde tiraram que a manutenção de caça franceses é cara, a manutenção dos mirages 2.000 é mais barata que a dos f-16, isso foi relatado diversas vezes pelos adquirentes, se bem que o custo de manutenção… Read more »

Marlos Barcelos

kaleu

Os franceses afirmam que o custo de manutenção é baixo e adequado aos padrões brasileiros, veremos.

Marlos Barcelos

A vantagem do gripen em combate aproximado é uma vantagem deste caça, que os suecos dizem ser o caça mais manobrável do mundo, acho exagero, os SUkkois e f-22 são mais manobráveis, mas sua manobralidade é comparada a do mig-29 que era considerado o caça mais manobrável do mundo, antes do empuxo vetorado.

Francisco AMX

Uma pergunta, e uma resposta: o que faz o Gripen ser mais manobrável que um F-16?? nada! pois ele não o é! 😉

Fred

Sobre o Radar AESA do Gripen NG: “O radar AESA, desenvolvido em conjunto, se baseará no radar Vixen AESA da SELEX Galileo, utilizando funcionalidades do programa Vixen, no PS-05/A e em outros programas das duas empresas. ” Fonte: Saab (http://www.gripen.com/pt/MediaRelations/News/2009/aesa_radar_for_gripen_ng.htm) Sobre custos de aquisição e manutenção, acho prematuro comentar ou defender esse ou aquele modelo, a não ser que alguém aqui tenha acesso aos valores envolvidos (que obviamente não é o meu caso). Mais uma vez aqui vai a minha opinião: acredito que a FAB estará muito bem equipada com qualquer um dos três finalistas. Se a decisão fosse minha,… Read more »

João Curitiba

Concordo que qualquer um dos 3 será muito bem vindo. Mas minha opinião pessoal é que os Mirage alugados devem ser substituídos pelo Rafale F3 e quanto aos F5 e AMX, quando forem substituídos, devem sê-lo pelo Gripen NG ou NG +++, se for o caso. Com a promessa de compra de uns 90 Gripen, com certeza a Saab nos dará participação no desenvolvimento do avião. E até mesmo, quem sabe, sua construção aqui mesmo.

kaleu

AC

Existe informações sobre uma eventual parceria Embraer X SAAB no KC-390, SAAB entraria como parceira de risco, veja :

http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=42265&mode=threaded

abraço
Kaleu

Sérgio

Pessoal

Li a mesma revista que todos e reportagens e o que chamou a atenção foi os assentos ejetáveis, aí fiquei com uma dúvida, o que seria melhor para quem “consome até o osso”, um monoreator ou bi? A lista dos monopropulsores é significativa, já com dois dá para aguentar e aí o NG ao meu ver se compromete, penso errado?

kaleu

Marlos, Fco AMX, Felipe Cps e Fred,

Vejam a agilidade e o que o Leta chamou de : “alta estabilidade e “excesso de energia específica”

http://www.youtube.com/watch?v=v55JwuWDctU

abraço
kaleu

Marlos Barcelos

Francisco AMX

o gripen e o mig-29 são os caças mais manobráveis do mundo, perdendo apenas para os de empuxo vetorado. O que faz o gripen ser mais manobrável? asa de configuração em delta e canards, o gripen foi feito para ser altamente manobrável, e é um caça bem mais novo, a lógica seia ser mais manobrável que os f-16 mesmo.quem já viu no youtube que tipo de manobras esse caça faz, é incrível, todos os novos caças europeus tem asa em delta e canards para serem mais manobráveis.

Marlos Barcelos

Francisco AMX

E olha que sou fã do Rafale, é o meu caça preferido.