Aeronave ‘Tampão’ também está em estudo

 


Carolina Marcondes

O Comando da Aeronáutica enviou, há cerca de um mês, pedido formal de informações a Airbus, Boeing e Israel Aerospace Industries (IAI) para comprar novos aviões para a presidência da República, segundo reportagem do jornal Valor Econômico desta segunda-feira.

As informações, afirma a publicação, devem subsidiar o processo de aquisição de duas novas aeronaves, que deverão substituir os quatro atuais Boeing 707 nas missões de transporte intercontinental da presidência, transporte logístico e reabastecimento em voo.

Ainda de acordo com o jornal, a ideia de substituir os aviões, conhecidos como “sucatões”, ganhou força nos últimos meses por conta do interesse da presidente Dilma Rousseff em querer um avião que realize voos internacionais sem escalas.

As viagens da presidente utilizam dois aviões, sendo um para reserva. Atualmente, o segundo avião é um Embraer 190, mas o alcance máximo é de 8,3 mil quilômetros. O principal avião da presidente é um Airbus A319.

A opção mais em conta seria uma customização de um avião da IAI. A empresa não produz aeronaves de grande porte. Segundo o Valor, o preço seria algo entre 60 milhões e 80 milhões de dólares.

Já a Boeing teria feito uma oferta alternativa ao governo brasileiro, de dois aviões 767 usados ao menos até que a nova versão “tanker” seja entregue.

FONTE: Reuters

NOTA DO EDITOR: nos últimos oito anos quase todas as aeronaves que servem às altas autoridades brasileiras foram extensivamente substituídas por modelos de ultima geração. Não seria a hora de priorizar algumas das áreas mais sensíveis e defasadas da Aeronáutica como a aviação de caça?

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Marcos

E o A-319 que serve à Presidência da República? Compraram errado? Incompetência na aquisição original, tendo de adquirir outro agora? Esse negócio de avião tanque é conversa fiada. Querem um avião maior ainda para passear e levar toda a Côrte junta. Ou no caso da atual mandatária, é para ir sozinha mesmo. A idéia de um avião novo na verdade é do último mandatário, que já prevendo a sua volta ao reinado, quer uma aeronave de longo alcance para não ter de fazer reabastecimento, sem ter de sofrer o desgaste da aquisição. E vão reabastecer o quê, se daqui a… Read more »

thomas_dw

Creio eu que a compra deveria ser de 747-8 executivos, três unidades (2 +1 reserva) e mais 2 A-330 para reabastecimento em voo (os 747-8 viriam com capacidade de reabastecimento) e para apoio um par de 747-8 deveriam ser comprados também, como postos de Comando Aéreo. Eu acredito que, a fim de prover o necessário apoio logístico em terra, a FAB deveria estudar a aquisição de C-17A, no minimo 3 – a fim de garantir a necessária disponibilidade. o A-319 deveria ser complementado com uma segunda unidade. e nao devemos descuidar dos EMB-190 da presidência, eu nao creio que estamos… Read more »

Clésio Luiz

O povo precisa parar para pensar um pouco. A FAB precisa substituir os 707. Não temos uma frota de centenas deles para ficar comprando peças a baixo custo. Com 40 toneladas de carga paga, o 707 é o nosso maior cargueiro. Infelizmente os seus substitutos, o 767 e o A330 custam na casa de 170 a 200 milhões, a unidade. Temos quatro KC-137 mas a FAB só está pretendendo substituir 2, o que é ruim, pois ficará um buraco na nossa capacidade de transporte de longo alcance. Então quando a FAB tenta comprar um “Novo avião presidencial” na verdade ela… Read more »

Nick

Põe na fila 🙂

Quando resolverem o FX-2 voltem a falar sobre esse assunto.

[]’s

Marcos

thomas_dw

Eu substituira os B-747-800 por A-380.

Os C-17 por uma nova geração C-5, pois são maiores e poderão levar uma logistica maior e para qualquer lugar.

Depois três eu acho pouco. Uma dúzia seria o ideal.

Já os EH-101 servirão bem. Não sei quanto custarão. Se os EC-725, que custam US$20 milhões, sairam por US$60 milhões, imagino que so EH sairão por uns US$300 milhões a unidade.

País potência é assim, torra dinheiro a vontade para mostrar para os outros que pode. Ou phode…. com o povo.

Mauricio R.

Um par de B-767 convertidos pela IAI, seriam a opção mais em conta.
Nem tem mto c/ que esquentar.
De quebra talvez desse p/ levar a TAP pela mãozinha, esta fazendo parte do serviço em Porto Alegre.

Giordani RS

– Presidente… – Sim? – Eu tenho dois assuntos para ver com a senhora… – Diga. – Temos de comprar dois aviões novos. Um para prover capacidade REVO para a FAB… – Avião para prover o quê? – Dar capacidade de reabastecer os caças e aumentar o raio tático deles… – Nanananaanana…esse assunto de caça tem que ser mais debatido. Próximo assunto. Eram dois aviões né? Pra quê o outro? – Ah…o outro é para levar as comitivas de parlamentares, esposas de parlamentares, filho e amigos do filho do rei-sol…comprar peixe em Rio Grande…essas coisas, levar a côrte para passear… Read more »

Mauricio R.

Matéria plantada ou nota suspeita: “Nota DefesaNet A mensagem plantada pelo Comando da FAB através do artigo da jornalista Virginia Silveira altera substancialmente os fatos. Os sucatões não serviam à Presidência da República na prática desde o incidente na viagem do Vice-Presidente Marco Maciel, na Holanda, quando retornava da China, em 2000. O Presidente Luiz Inácio usou-o, em 2003, em viagem de retorno da Europa (junho 2003), e acabou aposentando-o definitivamente. A Presidência recebeu de forma interina um B737 BBJ da empresa Boeing cedido sem ônus à Presidência da República. Na época foi dada a partida à aquisição de um… Read more »

thomas_dw

Marcos:
Eu substituira os B-747-800 por A-380

uma otima sugestao ! sim – isto daria ainda mais prestigio as viagens internacionais, podemos imaginar os dignatarios do pais visitado impressionados pela visao majestosa de 3 A-380 ( em formacao V ) trazendo a comitiva Presidencial … e 1500 convidados.

Corsario137

Pergunta: Dado que… A comitiva que leva a presidência da república aqui no Brasil não é igual a dos EUA onde eles despacham carros, helicópteros e equipamentos mil, não poderíamos considerar uma aeronave executiva de longo alcance como um Gulfstream para levar nossos queridos governantes? Um G650, por exemplo, leva até 18 passageiros (wiki) e custa 65 milhões USD$, enquanto um A330 está na casa dos 200 milhões USD $. Assim o primeiro escalão seguiria de jato executivo, e os demais membros da comitiva poderiam sair antes, voando de executiva em avião de carreira ou no próprio A320, fazendo escalas.… Read more »

Observador

Senhores,

Nem 747-8, nem A 380 e muito menos um G650.

Tinha é que comprar uma vassoura de piaçaba para ela.

Nossa presidente ia voar que era uma beleza…

Daglian

Corsario, só 18 passageiros? Poxa, a presidência merece mais que isso… não dá nem pra levar metade dos cumpanhêro rsrsrsrsrsrs

Marcos

Caro Corsario137

“A comitiva que leva a presidência da república aqui no Brasil não é igual a dos EUA onde eles despacham carros, helicópteros e equipamentos mil…”

Você está pensando pequeno. Agora nóis é putencia. Nóis pode isbanjá. Se os EUA podem, nós também pudemos. Temos de encomendar um lote de 12 C-5-M/BR, todos zerados. É para umilhaá os outros. E vamos pagar a vista e bancar o desenvolvimento dos novos C-5.

ricardo_recife

Vocês estão todos errados!!!! O único veiculo capaz de representar o Brasil putencia e levar a cumpanherada toda é o Helicarrier da Shield. Menos do que isto não serve.

E é claro, a tecnologia nos será transferida pelo nosso querido parceiro estratégico.

Abs,

Ricardo

Ricardo Cascaldi

É fácil escolher… qual modelo tem o maior número de quedas registradas? Contratar uns caras da Al Qaeda que tão desempregados e botar pra pilotar as aeronaves do GTE, vai que acertam algo lá em Brasília ou o avião cai no mar…..

joseboscojr

Por falar nisso (comitiva do Obama) se não me engano, terça feira passada, passou um C-17 sobre a minha cabeça aqui em Brasília em vôo baixo em direção ao aeroporto.
Obs: O “se não me engano” é relativo ao dia e não à aeronave.
Alguém sabe o que um C-17 estaria fazendo por essas bandas?

Corsario137

Caro Bosco,

Os EUA usam o C-17 para carregar a parafernalha que precisam toda vez que uma autoridade do quilate do presidente, secretário de defesa ou de estado saem pelo mundo. Quando o Obama esteve aqui no Rio havia nada mais nada menos que 3 C-17 aqui na Base Aérea do Galeão. Um deles logo foi embora, os outros dois ficaram até o final.

Eles utlizam carros próprios trazidos dos EUA, bem como helicópteros S-70 VIP e toda a sorte de equipamentos de segurança e comunicações.

É quase uma chegada da família real portuguesa.

Grande abraço.

joseboscojr

Corsario,
Pois é!
Mas o que estaria fazendo um C-17 aqui no dia 24 de abril de 2012?

Um abraço.

Marcos

joseboscojr

Esse C-17 pode ser o primeiro de um lote de doze para a logistica nos deslocamentos presidenciais. ~

joseboscojr

Eu quase tirei uma foto do bicho pra mandar pro Nunão, mas não deu tempo.
Só tive tempo de dizer “eu acho que vi um gatinho”.rrsrsrsr
Ele me pareceu muito mais escuro (quase preto) que aquele azul da USAF.

Optimus

Bosco

Não era o neste mesmo período que o Secretário Panetta estava por essas bandas?! Senão… missssstééério…

Quanto ao tópico, levando em conta a sugestão do Ricardo, daí eu apoio incondicionalmente a substituição de todos os aviões do GTE por vários A380, que é pra caber todo mundo mesmo: congresso, senado e todos os ministros juntos com a cumpanheirada toda… e deixa o pessoal da Al Qaeda “brincar” com eles… 😛

joseboscojr

Optimus,
Acho que você matou a charada. Foi mesmo por causa do Panetta.

ivanildotavares

Os Boeing 707 (KC-137) já deveriam ter sido substituídos há muito tempo. Concordo com a adoção de modelo mais moderno (a minha preferência é o 767), porém a prioridade é a decisão do FX-2, conforme Nota do Editor. Vou mais além: para ajudar a compra de dois B-767 com capacidade REVO admito até vender o Aerolola. Mais nunca antes de resolver a compra dos caças.

Mauricio R.

“…a substituição de todos os aviões do GTE por vários A380, que é pra caber todo mundo mesmo: congresso, senado e todos os ministros juntos com a cumpanheirada toda… e…”

Ótima escolha, pois tem aparecido trincas nas asas dessas aeronaves e a Airbus, parte da EADS, não está conseguindo resolver a questão.
Nos “nossos” nem precisaria…

thomas_dw

Eu acredito que esta na hora de com orgulho, a FAB assumir a sua vocacao, e substituir o programa FX2 pelo GTA-X, garantindo assim as horas de voo anuais e, de sobra, provendo aos pilotos da FAB emprego no setor civil …

Corsario137

Vejam abaixo matéria do jornal “Valor Econômico” sobre o assunto: O Comando da Aeronáutica enviou, há cerca de um mês, um pedido formal de informações às empresas Airbus, Boeing e Israel Aerospace Industries (IAI) com vista à compra de novos aviões para a presidência da República. As informações enviadas pelas empresas, segundo a Aeronáutica, vão subsidiar o processo de aquisição das aeronaves que irão substituir os atuais Boeing 707, nas missões de transporte intercontinental da presidência, transporte logístico e reabastecimento em voo. A Força Aérea Brasileira (FAB) possui quatro modelos Boeing 707, mas o processo em estudo prevê a compra… Read more »