Na foto acima, podem ser vistas algumas aeronaves A-1 e F-5, nas quais são realizados trabalhos de modernização nas instalações da Embraer de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Também são vistos alguns A-29 Super Tucano, compartilhando mais do que o espaço: a cadeia logística dos equipamentos (e em muitos casos, os próprios sistemas) utilizados  nesses três modelo.s quando finalizada a modernização dos jatos, será a mesma em grande parte, de forma a aprimorar a disponibilidade e a manutenção da frota.

Abaixo, foto de célula de um jato A-1 (clique para ampliar), onde são instalados os novos sistemas e equipamentos que o transformam em A-1M e deverão proporcionar uma boa sobrevida à aeronave nos esquadrões da FAB, que poderão operar com mais efetividade devido aos diversos avanços incorporados.

Entre as novidades, estão o radar SCP-01, parceria da italiana Selex Galileu com a Mectron, capacidade de empregar de forma plena pods (casulos) de guerra eletrônica Skyshield, pods de designação de alvos por laser (para emprego de armas guiadas), novos sistemas de RWR / PAWS (veja matéria anterior), compatibilidade de operar com óculos de visão noturna, capacidade futura de empregar mísseis antirradar, nova suíte eletrônica integrando rádios, sistemas de navegação e datalink, painel com telas digitais (veja matéria anterior), contando também com sistema de instrumentos de voo reserva, e sistema de gravação digital dos dados do voo.

Além disso, está sendo realizada a padronização da frota (originariamente entregue em três lotes distintos, com diferenças significativas) e reforços estruturais, para que a vida útil das células ganhe mais 20 anos de voos. Outro sistema importante que está sendo instalado, segundo a FAB, é o OBOGS (sistema gerador de oxigênio, embarcado)

FOTOS (CB Silva Lopes) / INFORMAÇÕES: FAB

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