Embaixador americano diz que EUA ainda têm interesse em aviões da Embraer
Compra de 20 aeronaves, avaliadas em US$ 355 mi, foi suspensa na semana passada
Preocupada com possíveis prejuízos na licitação para compra de caças da FAB (Força Aérea Brasileira), a companhia americana Boeing escalou três de seus executivos para transmitir ao comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, a ideia de que a suspensão da compra pela Força Aérea dos Estados Unidos de aviões Super Tucano não tem relação com a qualidade da proposta da Embraer.
Em uma mesa redonda com a imprensa depois da reunião na FAB, o embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, explicou que o governo do presidente Barack Obama “permanece interessado” nos Super Tucanos. Tanto o diplomata quanto os executivos americanos elogiaram o processo brasileiro de licitação, com adjetivos como “soberbo” e “transparente”.
Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota afirmando que a decisão da Força Aérea dos EUA “não contribui para o aprofundamento das relações entre os dois países em matéria de defesa”.
Alegando problemas de documentação, os militares americanos suspenderam a compra de 20 aeronaves, avaliadas em US$ 355 milhões (cerca de R$ 612 milhões), em meio a protestos da concorrente Hawker Beechcraft, que previa perda de empregos caso o negócio fosse em frente.
Parceira da Embraer* no projeto FX-2, a Boeing informou ainda que conversou com a fabricante brasileira de aviões e ficou decidido que ela não fará lobby pela Embraer nos EUA.
Segundo Chris Chadwick, presidente da Boeing Military Aircraft, a empresa americana já cortou preços de seu avião e aceita construir partes dos caças aqui no Brasil caso vença a licitação.
– Os dias de exportação pura ficaram para trás, hoje a questão é relacionamento.
Além dele, também participaram do encontro a ex-embaixadora norte-americana no Brasil e atual presidente da Boeing no País, Donna Hrinak, e Chris Raymond, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Estratégias da empresa.
Os executivos reiteraram que tanto o governo quanto o Congresso americano já deram aval formal para transferência de tecnologia, mas declinaram de comentar aspectos específicos. De acordo com Shannon, que não forneceu detalhes, os presidentes Dilma e Obama vão conversar sobre “temas de defesa e segurança” quando se encontrarem em Washington, no início de abril.
A Boeing também divulgou nesta segunda-feira (5) que assinou um memorando de entendimento para transferência e desenvolvimento de tecnologias aviônicas, que podem beneficiar uma empresa brasileira. A Boeing assinou o documento com a israelense Elbit Systems para desenvolvimento de parte dos F/A-18E/F Super Hornet, que compete na licitação da Aeronáutica, e F-15.
A Elbit System, por sua vez, prometeu investir em sua subsidiária no Brasil, a AEL Sistemas S.A., que fica sediada em Porto Alegre (RS). O memorando prevê que a AEL desenvolva a tela dos aviões, conhecida como Large Area Display. O visor tem 27,9 cm por 48,2 cm e contém todos os dados relativos ao voo, a missão e os sistemas.
O conhecimento obtido com o trabalho, espera a Boeing, será usado para desenvolvimento de um centro de tecnologia de aviônica avançada. “As atividades propostas para a AEL Sistemas S.A. fazem parte da oferta de participação industrial da Boeing no programa FX-2”, informou a empresa em comunicado.
FONTE: Agência Estado, via R7
*NOTA DO EDITOR: a Boeing é parceira da Embraer no F-X2? Talvez a reportagem original tenha se enganado, pois o que mais se aproxima de parceria foi o anúncio de ontem sobre memorando de entendimento assinado com a AEL / Elbit Systems. Esse anúncio é que vem repercutindo desde ontem, na mídia especializada internacional, que chega a utilizar o termo “parceria” para tratar do assunto.
A FAB deve ser alguma mulher de malandro, de tanto que gosta de apanhar da Embraer. E nem a “Lei Maria da Penha”, conhece. O que, além de melar o F-X 1, essa empresa fez de significativo pela força, esses 16 anos pelos quais a aquisição de novas aeronaves de combate se arrasta??? Nada!!! E pior, ainda empurrou goela abaixo tanto da força, como do governo federal, esse KC-390, que não tem absolutamente qualquer relação c/ a necessidade premente por novas aeronaves de caça. Mas tão somente c/ uma megalomania absurda, que diz respeito aos negócios da empresa. E o… Read more »
Do texto extrai: “”Em uma mesa redonda com a imprensa depois da reunião na FAB, o embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, explicou que o governo do presidente Barack Obama “permanece interessado” nos Super Tucanos. Tanto o diplomata quanto os executivos americanos elogiaram o processo brasileiro de licitação, com adjetivos como “soberbo” e “transparente”. Parece que não é bem assim com a Sra. Donna Hrinak, ex-embaixadora dos EEUU no Brasil. Dos meus arquivos pessoais pincei: “São Paulo, February 26, 2003 Madam; The Brazilian Air Force acquired, in 1973, inside a US$ 100,000,000.00 direct commercial purchase, from Northrop Aircraft Corporation,… Read more »