Esquadrão Pégaso (5º ETA) recebe Bandeirante Modernizado
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu o segundo C-95 Bandeirante Modernizado. Ele será operado no 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA – Esquadrão Pégaso), sediado em Canoas (RS). Na próxima segunda-feira (05/03), será realizada a solenidade de chegada da aeronave, com voo inaugural.
A aeronave será empregada no cumprimento das missões do 5º ETA, como Assalto Aeroterrestre, Infiltração Aérea, Exfiltração Aérea, Ressuprimento Aéreo, Transporte Aéreo Logístico e Evacuação Aeromédica.
O Bandeirante Modernizado passou por melhorias estruturais nos sistemas de refrigeração, mecânico e hidráulico. Também recebeu um moderno sistema de navegação e comunicação com a concepção digital, apresentada nos Multifunction Displays. A modernização, associada ao correto gerenciamento do programa, garantirá a operação da aeronave por mais 20 anos na FAB.
Em dezembro do ano passado, a FAB recebeu o primeiro C-95 Bandeirante Modernizado. A aeronave foi entregue ao Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA – Esquadrão Pioneiro), sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).
FONTE: Agência Força Aérea
Ótimo, muito bom mesmo.
Mas, vendo o que estão recebendo as forças aéreas e marinhas de outros países comentados recentemente aqui no blog …..
Alguem poderia por favor me dizer o que diabos foi aquilo que colocaram na ponta do radome do Bandecão?? Um farol de pouso “a la” Baron??
Acho que é só reflexo daquele reforço plástico contra impactos.
É legal ver o bom e velho Bandeco ganhando sobrevida com essa nova eletrônica, roupagem e tal. Mas até quando a FAB vai viver assim levando suas anvs ao limite de sua existência? O argumento da falta de recursos sempre estará presente para justificar os ‘up-load’ dos aparelhos antigos. Sei que é difícil e é apenas a opinião de um leigo e curioso entusiasta da aviação mas preferia ver nossa FAB utilizando equipamentos realmente novos e modernos
Antonio M, by the way, eu respondi o seu comentário sobre o Gripen picolé naquele post…dá uma passadinha lá, se não for muito trabalho para você, é claro…
Linda pintura. Deu ainda mais beleza ao Bandeirante!
Tá aí um contrato que eu cancelaria e mandaria refazer, baseado em uma aviônica COTS derivada dos ERJ ou dos Phenoms.
Pois não é obrigação da FAB, arrumar serviço p/ a Elbit.
[…] Esquadrão Pégaso (5º ETA) recebe Bandeirante Modernizado […]