Começa a produção do ‘Distributed Targeting System’ para o Super Hornet
Na quarta-feira, 1º de janeiro, a Boeing informou em nota que foi iniciada a produção do DTS (Distributed Targeting System – sistema de mira distribuído) para o caça de ataque F/A-18 E/F Super Hornet. O DTS, segundo a empresa, aprimora a consciência situacional das tripulações da aeronave, no engajamento de alvos no solo. A capacidade de operação inicial (IOC – Initial Operational Capability está prevista para janeiro de 2013.
O sistema, segundo a nota, amplia a capacidade de apontamento de alvos do Super Hornet, e faz parte do programa de modernização da rede central de combate (Network Centric Warfare Upgrades program) da Marinha dos EUA (USN), assim como do roteiro de desenvolvimento (Flight Plan) do caça. O objetivo é garantir que o Super Hornet permaneça à frente de ameaças emergentes nas próximas décadas.
A empresa também informou que o início da produção em baixa cadência (Low Rate Initial Production) do DTS foi aprovado pela USN após serem completados, com suceso, os testes iniciais de operação no campo de provas de China Lake (Naval Air Weapons Station China Lake), na Califórnia, e na Base Aeronaval de Patuxent River (Naval Air Station Patuxent River), em Maryland. Os testes foram realizados entre setembro de 2010 e março de 2011, sendo conduzidos pelos esquadrões de testes e avaliações em voo VX-31 and VX-23. (Nota do editor – nas fotos que escolhemos para ilustrar esta matéria, podem ser vistos caças Super Hornet realizando testes em diversos sistemas, voando sobre China Lake e Patuxent River. As fotos do alto e de baixo são de aeronaves do esquadrão VX-9, e a foto do meio é de uma aeronave do VX-23, que foi citado na nota da Boeing – passe o cursor sobre as imagens para ler o descritivo e clique para ampliar).
Segundo Kevin Fogarty, diretor de Sistemas de Missão para os programas do F/A-18 e EA-18G, o “Distributed targeting será um meio de virar o jogo para as tripulações de Super Hornet. O DTS amplia a consciência situacional do piloto e da tripulação, além da precisão da mira no engajamento de alvos no solo. Isso se dá, em parte, pelo uso de tecnologia geo-registration.” Essa tecnologia compara imagens provenientes dos sensores táticos com imagens armazenadas na base de dados do caça, produzindo coordenadas precisas dos alvos.
A nota da Boeing também informa que já foram entregues mais de 480 aeronaves F/A-18E/F para a USN, e que todos os caças Super Hornet produzidos foram entregues antes do cronograma e dentro do orçamento.