Black Hawk – um verdadeiro helicóptero de combate
O Black Hawk realmente é um helicóptero nascido para combate. Uma das primeiras provas de fogo desta aeronave ocorreu em 1983, durante a invasão norte-americana à ilha de Granada.
Dentre as diversas missões executadas, uma delas envolveu a participação de nove Black Hawk do exército dos EUA escalados para transportar elementos da companhia Charlie dos Rangers e comandos da Força Delta. Eles tinham como objetivo tomar a prisão Richmond Hill e libertar os reféns. A ação, que deveria ocorrer na escuridão da madrugada, foi postergada e os helicópteros só chegaram à zona de combate em plena luz do dia. Como o assalto à ilha já havia começado pela tomada do aeroporto algumas horas antes, as defesas no Forte Frederick (localizado em uma colina um pouco acima do objetivo) já esperavam um possível ataque.
Quando os helicópteros chegaram, o contraste da cor escura das aeronaves com o sol forte da manhã do Caribe denunciou a presença dos mesmos. Por um erro do serviço de inteligência, as forças atacantes desconheciam a existência de duas baterias anti-aéreas ZSU-23-2 (canhões duplos de 23 mm). E foram exatamente elas que receberam os Black Hawk. Um helicóptero foi abatido e os demais, vendo a impossibilidade de seguir com o plano, abortaram a missão e retornaram.
Após a inspeção de uma das aeronaves que participaram das ações, foram encontrados perto de 45 “buracos” por toda a aeronave sendo vários nas pás do rotor de cauda, um no eixo de transmissão e outro no eixo do rotor principal. Além disso, o painel do lado direito estava totalmente destruído e o piloto ferido. Mesmo assim a aeronave conseguiu voltar.
FOTO: Blog do Poder Aéreo
Os S-60 do Brasil estao preparados para usar os misseis Hellfire ?
Não, os EUa não liberaram o Helfire para o Brasil. Excelente Helicóptero sem dúvida alguma, mas de preço elevado, manutenção e operação também muito elevado para os padrões brasileiros, assim como o AH-64 Apache, Tiger, CH-53 Super Stalion e o CH-47 Chinook.
Uma bela aeronava para transporte de tropa, mas para missões especiais como a descrita acima prefiro o MH-53J Pave Low, um heli muito mais preparado e capaz para isso.
Caros colegas, alguém tem noticias sobre o PAC da defesa, não era pra ser anunciado no dia 09 ???
Por favor, não achei nada a respeito, apenas comentários sobre o q deveria ser, nada de concreto…
Ficamos a ver navios novamente???
Abraços
creio que os SH60 adquiridos pela nossa Marinha nao virao com qq tipo de armamentos, exceto a “minigun” …
ele devera usar foguetes da Avibras…
O Brasil adquiriu 6 (não sei se novos ou usados) que usa na Amazônia. Mesmo muito caros e de manutenção cara, são os ideais para aquela região do país.
Não se pode dizer que a FAB não avaliou corretamente a aquisição.
E ainda tem gente que fica venerando os Mi-8/17…
material russo nao presta…
ja combati esses helis e outros equipamentos russos…
O Black Hawk é considerado o legítimo sucessor do Bell UH-1 Iroquois. O projeto do Hawk, a idéia inicial data de outubro de 1965, quando o Exército norte-americano começou a sentir necessidade de um novo helicóptero de combate. Por causa do grande número de Iroquois perdidos em combate, os Hawks incorporam várias medidas de segurança. O primeiro Hawk, o UH-60A Black Hawk entrou em serviço na 101a Divisão aerotransportada em Fort Campbell, em meados de 1979. Seu batismo de fogo ocorreu em outubro de 1983, quando alguns UH-60A da 82a Divisão Aerotransportada tomaram parte na invasão de Granada. A versão… Read more »
Até o Mexico opera MI-26 e CH-53 .
Concerteza nos falta aeronaves maiores.
Mas eu sonhava para nos os Merlin que são os melhores da categoria.
Saudações
pessoal, uma vez eu li que o Jobin estava na Russia negociando um parque industrial para a manutecao de helis russos em operacao aqui na america so sul.
alguem teria mais info a respeito ?
se isso for verdade mesmo, teriamos “2” parques tecnologicos diferentes para helis, seia uma boa…
Olha aí pablo … [” Além da fábrica do modelo Gaz Tiger, os empresários estudam também a instalação de uma — unidade de fabricação de helicópteros multiuso. “] Fonte: http://www.defesanet.com.br/afv1/gaz_tiger.htm A Russia tem o Mi-38 que é um projeto da ‘Euromil’, [ Euromil é uma joint-venture da empresa Eurocopter, Mil Moscou Helicopter Plant e Kazan Helicopter Plant. ] é um helicóptero médio multiuso que comporta 30 assentos e 5 toneladas de carga, só que é um progeto novo, e, segundo a Kazan, estará operacional em 2012. De fato, acredita-se que o Mi-38 será o substituto natural de todas as células… Read more »
Meu amigo Konner,
como sempre, muito bem informado.
Uma enciclopédia ambulante. Obrigado pelas informações e comentários sempre precisos.
Parabéns, amigo.
Um abraço.
entao Konner, vc nao acha estranho ???
o Brasil iniciara a producao do “gaucho” junto com a Argentina em 2009.
agora me aparece essa fabrica russa…
posso estar errado, mas acho falta de nexo essas fabricas…
o que realmente o Brasil quer ?!?!?!
tem de decidir antes de pedir para todo mundo nstalar fabricas aqui e depois ficar por isso mesmo…
estou ficando louco com meu raciocinio ???
grato pela info Konner
O Gaucho é de uma categoria totalmente diferente do Tiger Russo que seria o “Hummer” russo.
Saudações
grato Konig
Sr. ‘pablo’,
Quanto ao veículo “Gaucho” e o “Gaz Tiger”, o amigo König já esclareceu.
Agora, quanto ‘o que realmente o Brasil quer’, só aquardando …
Olha aí a criança !!
Mil Mi-38
http://www.photoka.info/mi38/images/mi38_02.jpg
Perdão,
Ele, o Mi-38, leva ‘no gancho’, 7 toneladas e não 5 toneladas de carga.
Nem parece russo o desenho dele.
Bem “jeitoso”.
Vlw Konner.
Saudações
De novo! É a diferença ! Mais vale 4 + 6 + 10 (?) heli “de guerra” do que 51 Heli civis “fardados”.
Então König,
Olha só as linhas do progeto do que poderia ser o substituto do Mi-35.
http://gunpoint-3d.com/images/view/mi42.f.jpg
König,
Notou algo diferente !?!?
Desenho “exotico” especialmente na parte traseira.
Mas em beleza continuo com o Mi-35.
Tambem desconhecia este projeto realmente ando desatualizado rsrs
Vlw Konner
Saudações
Ah notei o trem de pouso que não usa mais rodas.
Mas isso não seria desvantagem?
É um conceito pra mim inovador.
Creio que depente muito das capacidades de dominío da máquina.
Tenho a idéia de que seria estremamente manobrável.
Não está faltando nada atraz !?!?
Isso não aumentaria os solavancos na hora do pouso?
E na hora de manobrar a maquina no Hangar e fora dele?
Saudações
Agora reparei.
Mas sem “contra-torque”?
Acho que isso sera apenas um esboso a não ser que ele passe a usar rotores ao estilo Kamov.
Ja que não seria nada estavel e segura a aeronave.
Saudações
Realmente, tem isso também.
Mas e atraz, notou !?!?
Olha pra ser sincero não consigo achar mais nada nele rsrs
Não tinha notado seu “post” anterior, é isso mesmo.
Na realidade, trata-se de uma nova dinamica na tecnologia de helicópteros sem rotor traseiro.
Sem ser o conceito usado nos Kamov.
Já li sobre, só que tem um tempinho e não tenho como fazer uma dissertação.
Hum, mesmo assim ja fiquei mais atualizado com seus comentarios.
vlw Konner
Saudações
Ao que parece, o Konner está tirando uma com a cara do Konig. rsrsrs
O Konig, não se tocou ainda? aguarda mais um pouquinho que ele te toca.
Não Vassily Zaitsev.
É isso mesmo.
Pode buscar informação, é fato.
Dê só uma olhada.
http://www.aviastar.org/foto/mi-42_2.gif
Vassily Zaitsev
Isso é apenas esboço.
Mas projetos Exoticos no Mundo não faltam como Comanche,Ka-58 agora se realmente irão pra frente ai seria outra historia.
Saudações
König,
Este conceito não é tão futurista, já é real, existe.
McDonnell Douglas MD520N NOTAR
http://www.mdhelicopters.com/img/MD_520N.jpg
König,
Já que estamos falando de novos conceitos, o que me diz do Sikorsky Piasecki X-49 “Speedhawk”.
http://www.youtube.com/watch?v=Yu2CwHwxJYA&eurl=http://74.125.93.104/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.helis.com/Since80s/h_x49.php&prev=/search%3Fq
Senhores, Ao contrário do que foi dito aqui, a FAB, quando da compra dos UH-60L Black Hawk, não solicitou à venda de mísseis Hellfire, portanto os USA nunca negaram a mesma. Alías, o EB também não. Abaixo, parte do termo de notificação do Gov. dos USA ao Congreso Americano….. “( issued Sept. 7, 2004) On 7 September 2004, the Defense Security Cooperation Agency notified Congress of a possible Foreign Military Sale to Brazil of UH-60L Black Hawk Helicopters as well as associated equipment and services. The total value, if all options are exercised, could be as high as $250 million.… Read more »
Baschera,
Excelente trabalho esclarecendo rumores antes que virem verdades!
Sds!
Marine,
Grato. Existem muitos “achismos”….
Sds.
Konner, Bicjinho estranho esse hehe
Saudações
bem que poderiamos comprar algumas dessas belezuras…
http://www.youtube.com/watch?v=5HaNVs6aRAU&feature=related
König,
Dá uma olhada em cima, no comentário
konner em 11 set, 2008 às 21:44
Não é o MI-38 que vem com opção de usar turbinas do canada?
Os motores PW127TS da Pratt & Whitney Canada (P&WC), serão vendidos em kits.
Neste link,diz que serão produzidos com esta turbina feita
http://www.ato.ru/rus/cis/archive/21-2008/aero/aero6/?sess_=07c9497e63d03b25d74ba4fe4e4c3f48
[…] daquele país no último dia 29 de setembro sobre uma eventual venda de helicópteros UH-60L Black Hawk para o Brasil. O valor do negócio, caso receba aprovação do Congresso, é estimado em 525 […]
[…] Black Hawk – um verdadeiro helicóptero de combate […]