Espanha encomenda helicóptero Eurocopter EC225
A Eurocopter assinou um contrato para fornecer um helicóptero EC225 para a Espanha, após seu sucesso recente na competição do país para selecionar uma nova aeronave de asa rotativa para busca marítima e salvamento (SAR) e operações de controle de poluição.
Esta marca uma das primeiras etapas em um plano de resgate nacional a ser implementado pela Agência Espanhola de Segurança Marítima (SASEMAR), e é projetado para fornecer meios aéreos na forma de grandes helicópteros para missões na parte sul da Baía de Biscaia e, nas Ilhas Canárias. A SASEMAR é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento espanhol através da Direção-Geral da Marinha Mercante.
O novo EC225 vai substituir um dos Sikorsky S61N da SASEMAR, e irá fornecer à agência um ativo de alto desempenho para SAR marítimo e operações de vigilância em todas as condições meteorológicas. Oferecendo maior capacidade, alcance e autonomia, o EC225 é equipado com tecnologia de ponta e inovações técnicas de navegação e SAR. O helicóptero EC225 nas configurações de busca e salvamento, particularmente em ambientes desafiadores, está em uso em áreas como o Mar do Norte, Sudeste Asiático, Brasil, China, Taiwan e Japão.
Air Greenland encomenda dois helicópteros EC225 para uso em todos os climas e em missões de Busca e Salvamento
A Air Greenland fez sua primeira encomenda para o helicóptero bimotor médio EC225 da Eurocopter, para a aquisição de duas dessas aeronaves de asa rotativa para tarefas de busca e salvamento (SAR) em todas as condições meteorológicas e missões de transporte de passageiros.
Com o ambiente desafiador enfrentado na Groelândia, a decisão da Air Greenland valida o papel do EC225 como um helicóptero preferido para uso em condições operacionais mais exigentes.
O contrato de aquisição EC225 foi assinado na presença de Thomas Hein, Vice-Presidente de vendas da Eurocopter e Relacionamento com o Cliente para a Europa Central; Michael Binzer, CEO da Air Greenland, e Wittrup Willumsen Jens, presidente da Air Greenland do Conselho. Eles se juntaram ao Vice-Presidente e Diretor Técnico Peter Bjerre da Air Greenland, juntamente com Florence Cassier, Gerente de Vendas da Eurocopter.
“Após uma longa e dura avaliação, a Air Greenland decidiu comprar o Eurocopter EC225, e estamos confiantes de que este é o helicóptero certo para o nosso ambiente hostil de operações, em torno da Groelândia “, afirmou Binzer. “Estamos particularmente satisfeitos em expandir nossa longa relação com a Eurocopter, e estamos ansiosos para introduzir o EC225 em nossa frota.”
Com esta aquisição de dois EC225s – a serem entregues em 2014 – a Air Greenland irá expandir a frota da empresa Eurocopter, que já consiste em dez AS350 B3 e dois helicópteros AS350 B2 da família Esquilo, assim, ampliando ainda mais suas capacidades de serviço para uma série de missões em apoio do crescimento de serviços de transporte aéreo offshore, bem como operações de busca e resgate. “Esta encomenda é um marco na longa relação da Eurocopter com a Air Greenland, e é outro endosso para os recursos comprovados do EC225 nas mais severas condições operacionais”, declarou Hein. “Estamos especialmente orgulhosos para acompanhar Air Greenland em seu desenvolvimento, e esperamos contribuir para o sucesso das suas operações com o EC225.”
O bimotor EC225, que é um helicóptero da categoria de peso de 10-11 toneladas métricas, oferece superiores velocidade, alcance, segurança, carga ideal e confiabilidade. Implantado em todo o mundo para operações civis e militares de resgate, bem como missões de transporte off-shore e de passageiros, é a última geração da família Super Puma / Cougar, que registraram mais de quatro milhões de horas voadas.
O EC225 é perfeitamente adaptado às missões de tempo severo, pois é projetado para atender aos mais altos padrões de níveis de segurança e é apoiado pela redundância dos sistemas, uma alta capacidade do sistema de controle automático de vôo, e a capacidade de degelo completo -. que permite voar em todas as condições de gelo conhecidas.
FONTE: Eurocopter
VEJA TAMBÉM:
esse é o mesmo que o pessoal adora dizer que é uma porcaria? Parece que está vendendo, hein?
Pois é, tá vendendo como pãozinho quente…
Tá longe de ser um F-16 que, aliás, deve ter encomendas de Taiwan e do Iraque em breve.
Não muda o fato de que, basta 1/2 hora de voo pairado e a transmissão e a motorização, vão te deixar na mão.
Note que não perseguiram o desenvolvimento desta aeronave p/ ASW, mas sim o do NH-90.
Qual é a fonte? Em que missões é necessário mais de 30 min de voo pairado?
O EC 225 é uma versão modernizada do AS332 Super Puma. É um helicóptero antigo, com uma excelente carteira de clientes. Ele é seu desenvolvimento posterior (o EC-725) são inferiores ao NH90 (tanto que a Franca comprou 61 e fez opções para mais 34). Na maioria das vezes são utilizados como helicópteros SAR e transporte (como por exemplo offshore). Quem compra este equipamentos da Eurocopter o estão fazendo para solucionar problemas emergenciais, não podem esperar pela longa lista de entrega da NHIndustries (NH90), de centenas de unidades a serem entregas a forças de defesa da Europa (OTAN).
A falta de desempenho dos EC-225/-725, é assunto antigo aqui neste blog. Foristas mais próximos as ffaa, já relataram essa deficiência, a falta de reserva de potência é notória. Um outro forista chegou a postar link de um relatório da Bristow Helicopters, grande operadora off shore no Mar do Norte, a respeito dessas deficiências. Aliás deficiências percebidas na própria França e alhures, daí a preferência pelo não menos problemático NH-90. Para uma medida de desempenho, a alguns anos em um exercício da esquadra, nossos Sea kings se revezavam em turnos de 4 horas; caçando nossos submarinos c/ sonar de imersão… Read more »
Prezado Mauricio R.
A suposta falta de desempenho e outros problemas dos EC225 e 725 é lenda de fórum de Internet e é espalhada por quem nunca voou nessas aeronaves. Eu e o Wiltgen já voamos no EC725 da Marinha e tivemos outra impressão. Seus tripulantes também têm ótima opinião sobre a aeronave.
Vejam este booklet do EC225 com boas informações sobre a aeronave:
http://www.eurocoptersea.com.sg/civil/EC225/EC225.pdf
Espero que essas informações do Galante coloquem uma pedra sobre este assunto.