Antes mesmo do inicio do desenvolvimento do projeto Mitsubishi ATD-X,
o Japão já tinha um conceito de stealth fighter, o F1-X.
Sem dúvida, era um atraente e compacto desenho, que ainda pode ser usado como ponto de partida no desenvolvimento de um caça stealth.

 

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HMS TIRELESS

Sem dúvida um projeto interessante…

Clésio Luiz

Parece com os conceitos que as empresas americanas faziam nos anos 80, antes da aparição pública dos YF-22 e YF-23. Quem leu o livrinho Aviões do Futuro, da série Guia das Armas de Guerra, vai achar esse desenho aí bem familiar.

Alexandre Galante

É verdade. Clésio! O F-19 era igualzinho…

asbueno

O Aviões do Futuro consistia em dois volumes. Apresentava uma “fauna” muito interessante de aeronaves.

Mauricio R.

Northrop/Dornier ND 102, exceto pelos canards.

(http://www.aereo.jor.br/2010/06/21/muito-antes-do-eurofighter-parte-8/)

Clésio Luiz

@asbueno

Interessante que quase tudo que eles apresentaram lá (a publicação é de 1985) acabou sendo usada nos caças mais modernos. O primeiro volume é praticamente a descrição do F-22, 5 anos antes de ele ser apresentado ao público. A exceção é que a maioria dos projetos apresentado lá tinham canard, mas o YF-23 e o YF-22 não adotaram a “superfície de controle comunista” 🙂

asbueno

Clésio Luiz:

Interessante mesmo.
Tudo bem que o essencial muitas vezes está por baixo da “pele”. Mas mesmo assim eram desenhos considerados para aeronaves de primeira linha. Portanto eram “secretos”.
Mas é muito legal poder observar, como escrevi, “a fauna”: canards, delta canards, FSW, asas pivotáveis… A obra foi publicado, creio, em 1987 ou 1988. Não estou com eles agora.
Eu gostaria de ver um Aviões do Futuro publicado hoje… o que ele mostraria?

Abraços!

Roberto F Santana

A secção frontal lembra o F-16, o radome é igual.
O comprimento seria em torno dos 15mts, dois motores de F-18 ficariam bem.

Clésio Luiz

A publicação original foi na Grã Bretanha, em 1985, eu acho. Depois uma editora brasileira trouxe pra cá, como você falou.