Chegada do P-3: o que a mídia nacional noticiou
No último Sábado, 31 de julho, noticiamos com exclusividade a chegada do primeiro P-3AM da FAB a Salvador. Veja a seguir algumas notícias que foram publicadas pela imprensa nesta segunda-feira sobre o acontecimento.
ZERO HORA (Porto Alegre)
Aviões oceânicos são comprados pela FAB
A Base aérea de Salvador recebeu no sábado o primeiro avião de vigia oceânica P-3AM, da Força aérea Brasileira (FAB), de um lote de nove unidades compradas usadas nos Estados Unidos. As aeronaves foram revitalizadas pela Airbus Military, em Getafe, na Espanha.
As fuselagens e motores foram produzidas há 46 anos. A FAB pretende mantê-las em atividade até 2025. O valor do contrato, cobrindo 12 aviões, é estimado em US$ 500 milhões. Três unidades serão usadas como reserva de componentes.
O Estado de São Paulo
Sem festa, FAB recebe seu novo avião de vigia
Quase em segredo, sem festa ou solenidade, chegou sábado, na Base aérea de Salvador, o primeiro avião de vigia oceânica P-3AM, da Força aérea Brasileira (FAB), de um lote de nove unidades compradas usadas nos Estados Unidos. As aeronaves foram revitalizadas pela Airbus Military, em Getafe, na Espanha.
As células originais – as fuselagens e os motores – foram produzidas há 46 anos. A FAB pretende mantê-las em atividade até 2025.
O quadrimotor de médio porte vai ser integrado ao 1º/7º Grupo – Esquadrão Orungan. O valor do contrato, cobrindo 12 aviões, é estimado em US$ 500 milhões. Três unidades vão servir como reserva de componentes.
O principal sistema incorporado aos P-3AM é o FITS, um conjunto eletrônico digital de alta velocidade que integra grandes volumes de informações de vários tipos – de inteligência de campo a aplicações táticas. Segundo o fabricante, a CASA, espanhola, os mesmos recursos servem “de maneira notável” nas missões de resgate e salvamento – identificam objetos de 60 centímetros sobre a água.
Os novos aviões lançam mísseis ar-superfície da classe Exocet ou Harpoon, com alcance de 75 a 90 quilômetros. O armamento embarcado inclui torpedos, mísseis ar-ar, minas antinavio e cargas de profundidade.
O P-3AM é a versão militar do turboélice Electra de 70 a 90 passageiros, utilizado na ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo de 1975 a 1992. Pode permanecer em voo por 16 horas, com alcance de até 9 mil quilômetros. O patrulheiro mede 35,5 metros de comprimento por 30,3 metros de envergadura. Leva de 11 a 16 tripulantes e tem 6 consoles digitais de trabalho.
SAIBA MAIS:
“avião de vigia oceânica”
Como ter algum respeito com o jornalismo brasileiro desse jeito?
Realmente é difícil…
OFF TOPIC…
…mas nem tanto:
Não foi somente a FAB, que recebeu avião p/ patrulha marítima, o Vietnam tb.
(http://bit.ly/nNdlTt)
Grande avião de patrulha esse do Vietnam, hein Mauricio? rs
A matéria do Estado é boa.
O jornalista tem um “feeling” e percebeu algo importante, que talvez Galante, como profissional da área concorde comigo.
Foi justamente a falta de cerimônia solene para o recebimento da aeronave, coisa que é tradição em qualquer Força no mundo.
Penso até que a FAB prepare algo no futuro, talvez quando exista um número expressivo de aviões no esquadrão.
De qualquer forma, não deixa de ser um pouco “sem graça” a chegada de tão importante arma sem nenhuma consideração mais formal.
Afinal, houve cerimônia?
Com as autoridades presentes, o Comandante da Aéronáutica pelo menos?
Perguntinha básica:
Essas células tem 46 anos mesmo, ou eles estão falando do 1º protótipo do P-3????
Jacuba
O 7203 foi entregue à USN em 25/05/1965, seguindo para o esquadrão PV-66. O avião foi recolhido ao AMARC (agora AMARG) em 19/07/1990.
Em breve: “tudo o que você queria saber sobre P-3, mas nunca teve coragem de perguntar”
Aguardem!
“As células originais – as fuselagens e os motores – foram produzidas há 46 anos. A FAB pretende mantê-las em atividade até 2025.”
Então faltariam 14 anos.
Melhor lançar logo o programa PX-2 (P-8? P-390?)……