Li que foram construídos dois protótipos do YF-23: um era o Blackwidow II e outro era o Gray Ghost.
Um negro e o outro cinza.
Será que este aí não era, na verdade, o “fantasma cinza” ?
Observador
Visitante
13 anos atrás
Pelo que lembro, ele perdeu a disputa para o YF-22 porque seria mais caro, menos manobrável e porque seu design era heterodoxo demais para o pessoal da USAF.
Será que temos algum estudioso do YF-23 na área para falar melhor a respeito?
Ao contrário do que disse o piloto no final do vídeo, eita bixo feio da p… 😉
Mas é o tal negócio: fazer um protótipo voar é até “fácil”. O problema é viabilizá-lo.
Nick
Visitante
13 anos atrás
Discordo fortemente do Vader. Feio é o F-35 hahahahaha!
O YF-23 tinha um design avançado demais talvez…. Dizem que perdeu porque era menos manobrável, mas há controvérsias sobre isso nos fóruns.
E olhando o PAKFA, nota-se de onde os russos tiraram inspiração, aliando o desenho do SU-27 com o YF-23.
[]’s
Rogério
Visitante
13 anos atrás
Tb discordo do Vader acho esse avião lindo, era o meu preferido no ATF e até outro dia eu usava ele de avatar.
[]s
Tadeu Mendes
Visitante
13 anos atrás
Caro Nick,
Assim nao…rsrsssrs. O F-35 e um caca bonito, se parece a uma nave espacial.
Mas como o Pentagono ja esta se mexendo para ecomendar o projeto do proximo bombardeiro estrategico (que sera Stealth), o YF-23 tem todas as chances de se reincarnar na USAF.
Se parece com o J-20 ou nao???? Os chineses sao uns grandes f….da…p…a.
Tadeu Mendes
Visitante
13 anos atrás
Caro Wagner,
Se voce olhar bem para o YF-23, e der um tempo para se acostumar com essa belissima aerodinamica (basta alguns segundos), e voce vai acabar concordando comigo.
E um design fantastico para 1990. E os russos e chineses ainda estao tentando fazer alguma coisa. Rsrsrsrsrsrsrs.
Tadeu Mendes
Visitante
13 anos atrás
So para arrematar:
Para mim, a Nothrop Grumman e MacDonnel Douglas sempre foram os celeiros des genios, da industria aeroespacial americana.
Soyuz
Visitante
13 anos atrás
O YF-23 será por muitos e muitos anos lembrado como o melhor caça do mundo que jamais entrou em serviço. Este tipo de mística acompanha também outros projetos que ficaram no protótipo, o Osório é o exemplo brasileiro deste fenômeno. A orientação de projeto do YF-23 era razoavelmente clara. Produzir um avião para vôo supersônico em empuxo seco e também com pós combustão com capacidade de combate aproximado a níveis aceitáveis para um caça de quarta geração, porem com o menor RCS que permitisse cumprir estes objetivos. O projeto aerodinâmico do YF-23 é uma volta às origens da aviação supersônica… Read more »
Baschera
Visitante
13 anos atrás
Soyuz,
Excelente análise.
Nem sempre o “melhor” é realmente o melhor….
Uma coisa que não lembro, se é que houve divulgação, é o preço estimado, na época, do YF-23. O do F-22 sabemos que é bastante salgado…..
Sds.
Roberto F Santana
Visitante
13 anos atrás
Na época, eu acompanhava essa competição através de revistas.
O que ficou estranho na época, é que todos esperavam que o YF-23 ganhasse e pouco depois da divulgação do vencedor, Metz, que é o piloto de testes da Northrop que aparece no vídeo, passou a ser o piloto chefe do programa do YF-22!
Fica a pergunta para Paul Metz, será que o protótipo do F-22 só com potência militar, conseguia girar por dentro de um F-16 full ap?
Observador
Visitante
13 anos atrás
Caro Rogério:
É, a foto mostra exatamente o que eu falei. E, para mim, o avião do filme é o Gray Ghost.
Caro Vader:
Ele não é feio, é que o seu design é muito, muito incomum.
Feio mesmo é o Boeing X-32, que perdeu para o X-35, precursor do seu favorito, o F-35.
Aquele avião (X-32) merecia uma matéria especial só pela sua feiúra.
joseboscojr
Visitante
13 anos atrás
Um dos pontos que mais contaram a favor do YF-22 foi sua configuração facetada, que provia um maior ângulo de visada para o míssil Sidewinder que ficava em baias laterais específicas. O YF-23 tinha um único compartimento de armas para mísseis BVR e WVR e possivelmente os mísseis Sidewinder teriam que ser ejetados e operar no modo LOAL ou estavam presos às “portas”, com “FOV” (ângulo de visada) limitado, o que não deve ter agradado na época. E embora os bocais do YF-23 fossem muito mais eficientes em reduzir a assinatura térmica proveniente dos motores, não eram vetoráveis e a… Read more »
Li que foram construídos dois protótipos do YF-23: um era o Blackwidow II e outro era o Gray Ghost.
Um negro e o outro cinza.
Será que este aí não era, na verdade, o “fantasma cinza” ?
Pelo que lembro, ele perdeu a disputa para o YF-22 porque seria mais caro, menos manobrável e porque seu design era heterodoxo demais para o pessoal da USAF.
Será que temos algum estudioso do YF-23 na área para falar melhor a respeito?
Observador disse:
22 de julho de 2011 às 19:25
Deve ser esse:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/2/2b/20080209201431!Northrop_YF-23_DFRC.jpg
[]s
Ao contrário do que disse o piloto no final do vídeo, eita bixo feio da p… 😉
Mas é o tal negócio: fazer um protótipo voar é até “fácil”. O problema é viabilizá-lo.
Discordo fortemente do Vader. Feio é o F-35 hahahahaha!
O YF-23 tinha um design avançado demais talvez…. Dizem que perdeu porque era menos manobrável, mas há controvérsias sobre isso nos fóruns.
E olhando o PAKFA, nota-se de onde os russos tiraram inspiração, aliando o desenho do SU-27 com o YF-23.
[]’s
Tb discordo do Vader acho esse avião lindo, era o meu preferido no ATF e até outro dia eu usava ele de avatar.
[]s
Caro Nick,
Assim nao…rsrsssrs. O F-35 e um caca bonito, se parece a uma nave espacial.
Mas como o Pentagono ja esta se mexendo para ecomendar o projeto do proximo bombardeiro estrategico (que sera Stealth), o YF-23 tem todas as chances de se reincarnar na USAF.
Se parece com o J-20 ou nao???? Os chineses sao uns grandes f….da…p…a.
Caro Wagner,
Se voce olhar bem para o YF-23, e der um tempo para se acostumar com essa belissima aerodinamica (basta alguns segundos), e voce vai acabar concordando comigo.
E um design fantastico para 1990. E os russos e chineses ainda estao tentando fazer alguma coisa. Rsrsrsrsrsrsrs.
So para arrematar:
Para mim, a Nothrop Grumman e MacDonnel Douglas sempre foram os celeiros des genios, da industria aeroespacial americana.
O YF-23 será por muitos e muitos anos lembrado como o melhor caça do mundo que jamais entrou em serviço. Este tipo de mística acompanha também outros projetos que ficaram no protótipo, o Osório é o exemplo brasileiro deste fenômeno. A orientação de projeto do YF-23 era razoavelmente clara. Produzir um avião para vôo supersônico em empuxo seco e também com pós combustão com capacidade de combate aproximado a níveis aceitáveis para um caça de quarta geração, porem com o menor RCS que permitisse cumprir estes objetivos. O projeto aerodinâmico do YF-23 é uma volta às origens da aviação supersônica… Read more »
Soyuz,
Excelente análise.
Nem sempre o “melhor” é realmente o melhor….
Uma coisa que não lembro, se é que houve divulgação, é o preço estimado, na época, do YF-23. O do F-22 sabemos que é bastante salgado…..
Sds.
Na época, eu acompanhava essa competição através de revistas.
O que ficou estranho na época, é que todos esperavam que o YF-23 ganhasse e pouco depois da divulgação do vencedor, Metz, que é o piloto de testes da Northrop que aparece no vídeo, passou a ser o piloto chefe do programa do YF-22!
Fica a pergunta para Paul Metz, será que o protótipo do F-22 só com potência militar, conseguia girar por dentro de um F-16 full ap?
Caro Rogério:
É, a foto mostra exatamente o que eu falei. E, para mim, o avião do filme é o Gray Ghost.
Caro Vader:
Ele não é feio, é que o seu design é muito, muito incomum.
Feio mesmo é o Boeing X-32, que perdeu para o X-35, precursor do seu favorito, o F-35.
Aquele avião (X-32) merecia uma matéria especial só pela sua feiúra.
Um dos pontos que mais contaram a favor do YF-22 foi sua configuração facetada, que provia um maior ângulo de visada para o míssil Sidewinder que ficava em baias laterais específicas. O YF-23 tinha um único compartimento de armas para mísseis BVR e WVR e possivelmente os mísseis Sidewinder teriam que ser ejetados e operar no modo LOAL ou estavam presos às “portas”, com “FOV” (ângulo de visada) limitado, o que não deve ter agradado na época. E embora os bocais do YF-23 fossem muito mais eficientes em reduzir a assinatura térmica proveniente dos motores, não eram vetoráveis e a… Read more »
Observador disse:
24 de julho de 2011 às 21:28
Com certeza caro amigo, o X-32 é mais feio que espancar a mãe… 🙂
Abraço.
Observador,
Dê uma olhada nessa matéria sobre o X-32:http://planobrasil.com/2011/01/15/boeing-x-32-a-flecha-perdida/
O X-32 deveria ser batizado de Albatroz…rsrsrssrsrs.