Tirando os misseis e o aeroporto, que são os focos da reportagem, a única conclusão a que chego é que os EC 725 foram de fato ótimas opções do Ministério da Defesa, como venho sustentando há muito tempo. Além de efetivamente operacionais no Afeganistão, onde atuam com desenvoltura, agora os EC 725 se mostram plenamente capazes na Libia. E nem sinal dos NH-90! Perdão aos que discordam.
Almeida
Visitante
13 anos atrás
Desculpe, mas não perdoo não. Comprar 50 helicópteros de prateleira e dividi-los igualmente entre as 3 forças, sem consulta-las previamente sobre suas necessidades, é coisa de ditadura ou republiqueta corrupta e populista. Em nenhum lugar com instituições sérias se compra um número redondo desses e se faz um divisão arbitrária dessas apenas para agradar “aliados” e calar bocas. Se ainda fossemos desenvolver um novo helicoptero nacional e chegassemos a conclusão industrial de que o número mínimo para validar a linha de produção seria de 50 unidades, ainda assim a divisão igualitária para não gerar desavenças entre as 3 forças seria… Read more »
Almeida
Visitante
13 anos atrás
Quem discordar do meu ponto vista, favor trazer aqui pelo menos UM documento oficial de qualquer uma de nossas forças armadas citando a necessidade de mais 16 helicópteros de transporte médios em sua ordem de batalha a partir de 2012.
DrCockroach
Visitante
13 anos atrás
Olha, eu coloquei o link pelo carater informativo e tb porque eh bom ver o Caracal em acao, mas nao que concorde com a escolha do mesmo p/ o Brasil. E isto pelo mesmo motivo citado pelo Almeida, a decisao foi via processo “entubativo”: decide-se no andar de cima, sabe-se por quais inexplicaveis motivos, e acomoda-se no andar de baixo. decisoes assim, em geral, sao suspeitissimas.
Tecnicamente nao posso opinar, porque p/ DrCockroach a diferenca entre um esquilo e um caracal eh que o esquilo tem um rabo peludo e gosta de nozes…
[]s!
DrCockroach
Visitante
13 anos atrás
Alias, sobre uma possivel vantagem do EC-725, a ToT. Isto DrCockroach pode escrever um pouquinho. Recentement li o “Advanced Public Procurement as Industrial Policy” em que o autor defende os spillovers em pesquisa militar e beneficios dos offsets. O livro eh chatissimo 8) mas o autor defende os offsets e os beneficios p/ o Pais que os adota de forma consistente. Ontem recebi o “Arms Trade and Economic Development” (http://www.amazon.com/Arms-Trade-Economic-Development-Routledge/dp/0415331064) , li apenas o primeiro capitulo (tem um sobre o Brasil, mas nao cheguei lah). O autor critica solidamente as decisoes de associarem os offsets as aquisicoes militares. Segundo ele,… Read more »
DrCockroach
Visitante
13 anos atrás
matrix = matriz, devo ter tomado a pilula azul ao inves da vermelha… 🙂
Baschera
Visitante
13 anos atrás
Almeida,
Se o amigo for só um pouquinho antigo por aqui, vai lembrar que eu fui um dos que primeiro reclamou e enumerou fatos desta falcatrua de aquisição dos EC-725, que não passa de outro modelo travestido de fortão.
Este assunto me dá um asco tão grande que hoje em dia nem mais o comento, pois já são favas contadas.
Quanto ao documento que “pediste”…… vais achar…. só lá no MD, claro.
Nas FFAAs ….. nem à pau juvenal !!
Sds.
Mauricio R.
Visitante
13 anos atrás
“Além de efetivamente operacionais no Afeganistão, onde atuam com desenvoltura, agora os EC 725 se mostram plenamente capazes na Libia.”
Se ao menos portassem o mesmo kit dos Pave Hawks, teríamos uma boa comperação.
Mas infelizmente, não carregam, aliás no Afeganistão ao contrário dos helos americanos, voam quase vazios.
Na Líbia, até o momento somente mostraram que voam.
Almeida
Visitante
13 anos atrás
Caro DrCockroach, não quis fazer pouco caso da sua matéria, estava apenas dando minha opinião sobre a aquisição do Super Cougar/Caracal pelo nosso Ministério da Defesa. Pelo contrário, o vídeo postado é muito bom! Baschera, eu tô aqui faz tempo e conheço bem sua opinião sobre o assunto, inclusive foi baseado em alguns textos seus que cheguei na conclusão acima. E vejam bem, não critiquei a aeronave em si. Diferente de muitos aqui, nem acho que ela seja tão ruim assim comparada ao NH-90 ou Black Hawk. Mas a maneira como essas 50 unidades foram impostas e apressadamente adquiridas e… Read more »
Vader
Visitante
13 anos atrás
Os motivos dessa aquisição são dois: Jorge Viana e Coronel Oliva.
Tirando os misseis e o aeroporto, que são os focos da reportagem, a única conclusão a que chego é que os EC 725 foram de fato ótimas opções do Ministério da Defesa, como venho sustentando há muito tempo. Além de efetivamente operacionais no Afeganistão, onde atuam com desenvoltura, agora os EC 725 se mostram plenamente capazes na Libia. E nem sinal dos NH-90! Perdão aos que discordam.
Desculpe, mas não perdoo não. Comprar 50 helicópteros de prateleira e dividi-los igualmente entre as 3 forças, sem consulta-las previamente sobre suas necessidades, é coisa de ditadura ou republiqueta corrupta e populista. Em nenhum lugar com instituições sérias se compra um número redondo desses e se faz um divisão arbitrária dessas apenas para agradar “aliados” e calar bocas. Se ainda fossemos desenvolver um novo helicoptero nacional e chegassemos a conclusão industrial de que o número mínimo para validar a linha de produção seria de 50 unidades, ainda assim a divisão igualitária para não gerar desavenças entre as 3 forças seria… Read more »
Quem discordar do meu ponto vista, favor trazer aqui pelo menos UM documento oficial de qualquer uma de nossas forças armadas citando a necessidade de mais 16 helicópteros de transporte médios em sua ordem de batalha a partir de 2012.
Olha, eu coloquei o link pelo carater informativo e tb porque eh bom ver o Caracal em acao, mas nao que concorde com a escolha do mesmo p/ o Brasil. E isto pelo mesmo motivo citado pelo Almeida, a decisao foi via processo “entubativo”: decide-se no andar de cima, sabe-se por quais inexplicaveis motivos, e acomoda-se no andar de baixo. decisoes assim, em geral, sao suspeitissimas.
Tecnicamente nao posso opinar, porque p/ DrCockroach a diferenca entre um esquilo e um caracal eh que o esquilo tem um rabo peludo e gosta de nozes…
[]s!
Alias, sobre uma possivel vantagem do EC-725, a ToT. Isto DrCockroach pode escrever um pouquinho. Recentement li o “Advanced Public Procurement as Industrial Policy” em que o autor defende os spillovers em pesquisa militar e beneficios dos offsets. O livro eh chatissimo 8) mas o autor defende os offsets e os beneficios p/ o Pais que os adota de forma consistente. Ontem recebi o “Arms Trade and Economic Development” (http://www.amazon.com/Arms-Trade-Economic-Development-Routledge/dp/0415331064) , li apenas o primeiro capitulo (tem um sobre o Brasil, mas nao cheguei lah). O autor critica solidamente as decisoes de associarem os offsets as aquisicoes militares. Segundo ele,… Read more »
matrix = matriz, devo ter tomado a pilula azul ao inves da vermelha… 🙂
Almeida,
Se o amigo for só um pouquinho antigo por aqui, vai lembrar que eu fui um dos que primeiro reclamou e enumerou fatos desta falcatrua de aquisição dos EC-725, que não passa de outro modelo travestido de fortão.
Este assunto me dá um asco tão grande que hoje em dia nem mais o comento, pois já são favas contadas.
Quanto ao documento que “pediste”…… vais achar…. só lá no MD, claro.
Nas FFAAs ….. nem à pau juvenal !!
Sds.
“Além de efetivamente operacionais no Afeganistão, onde atuam com desenvoltura, agora os EC 725 se mostram plenamente capazes na Libia.”
Se ao menos portassem o mesmo kit dos Pave Hawks, teríamos uma boa comperação.
Mas infelizmente, não carregam, aliás no Afeganistão ao contrário dos helos americanos, voam quase vazios.
Na Líbia, até o momento somente mostraram que voam.
Caro DrCockroach, não quis fazer pouco caso da sua matéria, estava apenas dando minha opinião sobre a aquisição do Super Cougar/Caracal pelo nosso Ministério da Defesa. Pelo contrário, o vídeo postado é muito bom! Baschera, eu tô aqui faz tempo e conheço bem sua opinião sobre o assunto, inclusive foi baseado em alguns textos seus que cheguei na conclusão acima. E vejam bem, não critiquei a aeronave em si. Diferente de muitos aqui, nem acho que ela seja tão ruim assim comparada ao NH-90 ou Black Hawk. Mas a maneira como essas 50 unidades foram impostas e apressadamente adquiridas e… Read more »
Os motivos dessa aquisição são dois: Jorge Viana e Coronel Oliva.
Simples assim.
O importante é “us cumpanheiro” encher os bolsos…