Na sexta-feira, caças Gripen fizeram primeiro voo sobre a Líbia
–
Missão para aplicar a zona de exclusão aérea contou com o apoio de aeronave de reabastecimento
–
Na Suécia, já eram 23h17 da noite de sexta-feira, 8 de abril, quando o site das Forças Armadas Suecas publicou informe sobre a primeira missão realizada pelos caças Gripen sobre a Líbia. O inspetor da Força Aérea (flygvapeninspektör) Anders Silwer afirmou que foi um dia histórico: “normalmente nós não fazemos comentários sobre nossos voos, mas como se trata de uma missão histórica, estamos fazendo uma exceção.”
Essa primeira missão, em apoio à resolução 1973 das Nações Unidas, iniciou-se com a decolagem de dois caças Gripen a partir da base aérea de Sigonella, na Sicília, às 15h55 de sexta-feira. Os caças realizaram um reabastecimento em voo, a 10.000 pés, com o avião-tanque TP 84 T (designação sueca para a versão reabastecedora do C-130 Hercules).
Em seguida, cumpriram a missão de aplicar a zona de exclusão aérea nos arredores de Trípoli. Silwer, que estava a bordo do avião reabastecedor, disse que o reabastecimento ocorreu normalmente, “totalmente sem dramas”.
O pouso dos caças em Sigonella deu-se pouco depois das 18h30.
FONTE / FOTOS: Forças Armadas Suecas
NOTA DO EDITOR: as fotos desta matéria são de informes anteriores do site das Forças Armadas Suecas, pois o informe mais recente não foi acompanhado de foto. Falando em notícias anteriores, o mesmo site já havia divulgado, dias antes, as regras de engajamento aprovadas. No texto, estão informações sobre os armamentos, o que inclui munição para o canhão, mísseis ar-ar orientados por infravermelho e por radar, e bombas de precisão. Estas últimas só podem ser empregadas contra defesas aéreas no solo ou como autodefesa pelo caça. Para acessar o texto em sueco, clique aqui.
Que missão curta… pouco mais de 2 h…