Os 10 aviões de combate mais usados na América Latina
O MiG-21 é o caça em maior número na América Latina, com cerca de 180 aeronaves em Cuba, que recebeu cerca de 270 jatos do tipo, entre 1962 e 1983. O exemplar da foto foi parar nos EUA, com seu piloto desertor, em 1995. Abaixo, uma tabela dos aviões de combate mais usados na AL.
FONTE: Military Fleet Report 2009/Flight Insight
NOTA do BLOG: Como perceberam os leitores do PA, a tabela da Flight Insight não considera várias aeronaves de combate como o A-29, o Mirage III e similares. Os asteriscos indicam que as quantidades podem variar bastante.
Cadê o ALX??? Se o Pucará dos “hermanos” tá na lista, nosso Super Tucano também deveria estar!! Ou não??
Ah! deveria sim…uma falha enorme essa, de não ter os Super Tucanos nesta lista.
Quem fez esta lista, os argentinos?…hehehehe
abraços a todos
Com Certeza essa lista esta errada somando os 60(acho que é +- isto)Super Tucanos já entreges a FAB mais os 25 Colobianos daria aproximadamente 85 em operaçao na AL .
Além do Chile e do Brasil tem algum outro pais na AL que usa o F-5 ?
Esqueceram dos Sukoy!!!
Interessante que nao foram listados os Mirage F1, os Kfir e nem os Mirage III e Mirage 50 ainda em uso.
Essa lista mostra que, quantitativamente, a força aérea de Cuba é a mais poderosa da América Latina. O fato é que, como todos sabemos, o poderio de uma força aérea não está somente na quantidade de aeronaves, mas sim no valor militar de cada um de seus vetores. Mesmo que todos esses “Fishbed” estivessem num nível operacional bom (o que eu duvido), são aeronaves de pouco valor militar, devido à defasagem de seus sistemas e limitações práticas. Veja o caso da Suécia, que chegou a ter 700 caças e pretende substituir esse número com menos da metade de Gripens.
Listinha bagacera heim??
Vem K!? Alguem sabe me dizer se esses Migs de Cuba são ativos? Ou estão estocados? Poh! 180 Migs da pra colocar um calor no Americanos. Afundar alguns navios e etc…
Não sou defensor de regimes totalitários. Mas tomara que esse cubano que tenha “roubado” o Mig e desertado para os EUA esteja hoje na fila dos que estão desempregados. hehehehe
Abraços
André C,
pelo que eu sei, o México possue um esquadrão de F-5E/F, acho que de 10 a 12 aviões. A Venezuela possue F-5 A/B.
Respondendo ao André C, o F-5 também é operado pelo México e por outro país pequeno da América Central que deu branco agora.
O Fishbed é melhor que o F-5…
36 A-4????? E os nossos AF-1 não estão na rala???
só pra lembrar o f-5e é usado tbem por honduras….6 jatos.
abraço
o estranho é não contabilizarem os Mirage 3..
Não colocaram explicação p/ os asteriscos. Já que falaram nos argentinos, faltou colocarem os Aero Boero – aviões altamente mortais … p/ quem voa neles.
OPS… rala não, rela.
Desculpa.
Se não me engano, os F-5 são operados por Brasil, Chile, Venezuela, Honduras e México.
Esqueci de alguém????
Outra dúvida, estão computando todos os F-16 do Chile (novos e usados) e da Venezuela????? E os MIRAGE III/5/F.1/50 e DAGGER, não conta????
Vou dar uma resposta ao Luciano Baqueiro.
Eu estou fazendo horas de vôo neste avião que você chamou de “aviões altamente mortais”. O avião é muito bom com todas a suas manias. Tem seus macetes como toda maquina voadora, algumas bem marcantes inclusive.
E mais. Tem muito comandante das mais importantes empresas aéreas do mundo que aprenderam a voar no “avião mortal”
——————-
Mirage, seu comentário foi editado pelos editores e você deve saber o motivo.
O listinha furreca. Tem falha pra tudo quanto é canto.
É verdade que existem 60 AMX na América Latina??????????? Onde estão os outros???????????? Será que o autor dessa “beleza” de lista incluiu os que a Venezuela pretendia comprar?????????
Cadê a família mais antiga do Mirage????
Cadê o Sukhoy-30???????
Sumiram com os 23 Facões da MB?????????, pois a lista contabiliza apenas os 36 A-4AR argentinos.
O editor estava com fome, só pode ser.
abraços.
Mirage,
Só toma cuidado com as PIO durante a corrida de pouso. Muita gente boa quebra o trem do buerão. Parar na grama é um evento normal na história de quem voou esta aeronave um dia.
Boa sorte.
De que adianta falar dos A-4 brasileiros, sendo que 21 das 23 aeronaves estão inoperantes !!??!!??!!
Boa tarde à todos!!
Estes Migs Cubanos seriam uns excelentes alvos para treinamento da USAF!!
Abraços
Paulo
Não foram citados os Kfir da Colômbia e do Equador.
Em Cuba, Honduras e Paraguai, a maior parte das aeronaves não tem e nunca mais terá condições de vôo, estando em péssimas condições.
Outras aeronaves estão estocadas e podem ou não voltar, conforme o custo-benefício, exemplo dos 10 AMX que não serão modernizados, A-4 da MB (apenas uns 12 devem voltar) e A-4AR da FAA (só 18 voam).
O Mirage III não deve ser citado, pois a aeronave é de uso agrícola (só serve para espantar corvo em milharal).
“180 Migs da pra colocar um calor no Americanos. Afundar alguns navios e etc…”
Vai dá muito calor mesmos nos americanos.
Afff… é cada uma que se ler por aqui.
Adhelfi_zerouno
Se meia duzia de terrorista amadores colocou terror em Manhattan em 2001. Imagina 180 Migs bem pilotados fazendo um ataque maciço estilo ataque de índio hehehehe. Não digo que ganhassem alguma coisa maior que a ilha do Fidel/Raul ser pulverizada do mapa, mas que acabaria com empáfia dos yankees isso não tenho duvida.
PS: Pior que ler, é responder a essa idiotice que escrevi.
Abraço
Abrívio,
Putz, vc acabou com o legado da família Mirage III.
Vc não tem dó não???????????
abraços.
Adhelfi_zerouno
Boa tarde companheiro.
Esse nick é de verdade?????????? ou apenas um “nick” mesmo???????
Pois, se for, estamos teclando com quem entende muito de aviação de combate.
abraços.
Adhelfi_zerouno
Boa tarde companheiro.
Esse nick é de verdade?????????? ou apenas um “nick” mesmo???????
Pois, se for, estou teclando com quem entende muito de aviação de combate.
abraços.
Ignorem o 1º comentário direcionado ao companheiro Adhelfi_zerouno.
abraços.
Os “F-5M” modernizados são melhores que esses “MIG-21” e alguns outros aviões da “América Latina”.
O “AMX A-1” depois de modernizado será o melhor “Avião-de-Ataque-ao-Solo da América Latina.
Agora para o Brasil fortalecer mais sua “Força Aérea” teria que vir logo os novos caças do Programa FX2.
Mirage, não sei se a parte ‘editada’ era relativa a minha pessoa, mas vamos lá. Não tenho seu conhecimento – vc está voando a máquina – mas já li e conversei c/ diversas pessoas que não fazem os elogios que vc fez, também me baseio nos diversos acidentes já ocorridos e na comparação das qualidades de vôo dele c/ as do inesquecível Paulistinha. Lembro que existem 2 versões ( pelo menos ) o AB-115 e o AB-180, o 1º pelo que sei é underpowered ( 115 HP ) já o 2º tem um motor de 180 HP o que melhora… Read more »
Faltou realmente o Mirage III, que, ao lado do MIG-21 e A-37, são os mais usados (gastos) da América Latina.
Esse Military Fleet Report 2009/Flight Insight tá bem desatualizado hein? Eles basearam suas contas no que? Algum relatório Do Jane’s Group de 1999? Vamos lá: São no máximo 59 AMX, 60 nunca teve. Na verdade sabemos agora que serão apenas 43. Não computaram os A-4 da MB, nem mesmo os 6 em condições de voo. E exageraram no número deles em condicoes de voo na FAA. Esqueceram dos Mirage III, V, 50, Dagger, F-1 e Kafir! Incluiram os Pucara mas deixaram de fora o ALX! Esqueceram os Su-22 e Su-25. Isso por alto. Duvido, e muito, que algum dos Mig-21… Read more »
Onde estão os mirage III, dragonfly e xavantes/aeromachi (este inclusive com um kill nas Falklands).
Desculpem, agora percebi o A-37, mas e os xavanates?
Se os Pucará estão listados, porque os A-29 não?
Não sei se alguém já observou, mais faltaram também os Super Etendard argentinos.
sds.
Caramba Galante, a galera tá p… da vida.
Não conheço essa tal Flight Instght, mas pelo nível de conhecimento do cara que “levantou” essas informações, deve ser muito boa mesmo.
Mas vamos lá.:
Os “F-5M” modernizados são melhores que esses “MIG-21″ e alguns outros aviões da “América Latina”.
O “AMX A-1″ depois de modernizado será o melhor “Avião-de-Ataque-ao-Solo da América Latina.
Agora para o Brasil fortalecer mais sua “Força Aérea” teria que vir logo os novos caças do Programa FX2.
E esta lista está faltando muitos aviões.
E só tem sucata também nessa lista. Putz….
Porca Miséria……
Que situação se encontra as Forças Aéreas da América do Sul.
Tem tanto museu voando… A coisa ta feia.
Porca Miséria……
Que situação se encontra as Forças Aéreas da América do Sul e América Central.
Tem tanto museu voando… A coisa ta feia.
Só está se salvando o Chile com seus novos F-16 e a Venezuela com seus SU-30.
Faltaram:
Arentina: MIRAGE III, IAI Dagger, Finger, Mara, FMA IA 63 Pampa, Super Etendard.
Chile: Mirage 5 Pantera/50 Elkan (ambos estocados)
Equador: Mirage F1, IAI KAFFIR CE2
Perú: Sukhoi Su25, Su 22 Fitter(este estocado)
Bolívia: CF80 Shooting Star (T33)
Brasil: AT26 Xavante, A27 Tucano, A29 Super Tucano
Venezuela: Mirage 50
Caros Amigos.:
Alguém está sabendo sobre a suposta modernização dos Mirage F-2000 e dos Mirage III…? Parece que eles iam obter os mesmos aviônicos do F-5M.
Estava zuando pela Internet e vi um assunto mais ou menos assim.
Mauro,eu sempre compro os exemplares da revista Flap sobre aviação militar na América Latina, considero bastante completa e confiável.
Tenho esse exemplar que você citou.
Grande contribuição a sua para o blog, não só pelo tamanho rsrsrs, mas pela qualidade e pelo trabalho, parabéns.
sds.
Que comentário mais infeliz deste tal de Mirage. Até nossos F-5 modernizados, combatendo com mísseis BVR, vaporizam os Migs cubanos do mapa. Uma Esquadrilha de F-22 Raptor norte-americanos só não detonam os 180 Migs cubanos de uma só vez, porque vai faltar armamento. Os pobres coitados nem saberiam o que os atingiriam.
Cadê o ALX??? Se o Pucará dos “hermanos” tá na lista, nosso Super Tucano também deveria estar!! Ou não??
Ah! deveria sim…uma falha enorme essa, de não ter os Super Tucanos nesta lista.
Quem fez esta lista, os argentinos?…hehehehe
abraços a todos
Com Certeza essa lista esta errada somando os 60(acho que é +- isto)Super Tucanos já entreges a FAB mais os 25 Colobianos daria aproximadamente 85 em operaçao na AL .
Além do Chile e do Brasil tem algum outro pais na AL que usa o F-5 ?