Primeiro voo supersônico do PAK FA
Durante um voo de ensaios o protótipo do caça russo Sukhoi PAK FA quebrou a barreira do som pela primeira vez.
O evento ocorreu na semana passada em um local de testes próximo de Komsomolsk-on-Amur (Sibéria). Embora a velocidade final não tenha sido divulgada, acredita-se que a aeronave tenha capacidade “supercruise” e uma velocidade final superior a Mach 2.
A campanha de testes continuará pelo menos até o ano que vem, quando o Ministério da Defesa russo deve encomendar dez aeronaves de pré-produção em 2013. Espera-se a produção comercial da aeronave para 2015.
Para Mikhail Pogosyan, diretor da Sukhoi, estima que o mercado para o PAK FA será de mil aeronaves nas próximas quatro décadas, sendo 200 exemplares para a Rússia.
FONTE: defenseweb.com
LEIA TAMBÉM:
- Fotos do voo do segundo protótipo do PAK FA
- Voo de teste do PAK FA em Zhukovsky
- PAK-FA no YSFLIGHT
- Análises do PAK FA (T-50)
- O F-X2 e o PAK FA (T-50)
- Novas fotos do PAK FA
- Semelhanças entre o PAK FA e outros caças stealth
- J-20, MiG 1.44, F-22, PAK FA e YF-23: qualquer semelhança…
- Já existe minitura do PAK FA
- Voa o primeiro PAK-FA
- T-50 versus F-22
Que coisa deprimente. Primeiro vôo supersônico só agora? No tempo que homens eram dignos desse nome, os protótipos faziam mach 1 no primeiro voo. (pelo menos era assim nos anos 50)
Agora é esperar até o MAKS 2011 em agosto para ver se eles vão exibir essa belezinha em vôo. Já fizeram uma demonstração acrobática para o manda chuva lá, não é possível que não façam um demo no MAKS.
Clésio, nos idos de antigamente, a chance de uma pane de software derrubar um avião eram quase nulas, hoje em dia não é mais assim. O piloto também não é bobo de desobedecer ordens e ser demitido assim que pousar.
O F-35 nem tem que demonstrar tantas performances e o programa já está atrasado, agora imagina se os pilotos inventassem moda a cada voo…
Eu compreendo que as aeronaves atuais são incomparavelmente mais complexas que as de antigamente, estava apenas tirando onda com os russos.
E foram apenas um ou dois caças dos anos 50 que romperam mach 1 no primeiro voo, e mesmo assim provavelmente para efeitos de publicidade.