França afirma que licitação brasileira para caças continua aberta
PARIS — A licitação para a compra de 36 aviões de combate pelo Brasil continua aberta, informou nesta quarta-feira à AFP uma fonte francesa ligada às negociações.
“A licitação ainda não foi concluída e as três ofertas que competem continuam na disputa. Portanto, não começou nenhuma negociação exclusiva”, afirmou a fonte, pouco depois das informações divulgadas pela imprensa de que a presidente Dilma Rousseff prefere o F/A-18 da americana Boeing.
As três ofertas pela bilionária licitação aberta em 2009 são o Rafale fabricado pela francesa Dassault, o F/A-18 Super Hornet da Boeing e o Gripen NG da sueca Saab.
O Brasil deseja que a operação inclua a transferência de tecnologia da parte do país fabricante.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu a entender uma preferência pelo Rafale, mas no fim de seu mandato decidiu deixar a decisão para a sucessora, Dilma Rousseff.
Segundo a imprensa, a presidente do Brasil teria indicado recentemente que prefere o caça americano para uma operação avaliada entre quatro e sete bilhões de dólares.
No sábado, a fabricante francesa Dassault reafirmou a disposição de transferir 100% da tecnologia civil e militar do Rafale ao Brasil se vencer a licitação.
Para executar uma transferência de tecnologia semelhante, a americana Boeing e a sueca Saab devem receber a autorização dos Congressos de seus países.
Em uma estratégia ofensiva, a sueca Saab começará a construir nas próximas semanas um centro de pesquisas em São Bernardo do Campo para projetos de segurança civil e militar, sensores, radares, aeronáutica, tecnologia de meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
FONTE: AFP
“No sábado, a fabricante francesa Dassault reafirmou a disposição de transferir 100% da tecnologia civil e militar do Rafale ao Brasil se vencer a licitação.”
O aval norte-americano é necessário, aqui tb.
Exato Mauricio, a própria Saab também precisa.
Alguns jornalistas brasileiros são uma piada, nem procuram se informar melhor do assunto e continuam usando as mesmas informações de 2008.
“No sábado, a fabricante francesa Dassault reafirmou a disposição de transferir 100% da tecnologia civil e militar do Rafale ao Brasil se vencer a licitação”.
Depois do cable do Wikileaks…
Depois do General Silvy…
Depois do Serge Dassault…
E os franceses ainda vem com essa ?
Será que eles não sacaram que não enganam mais ninguém ?
[ ]s
Não houve negociação exclusiva?? A ida do MD Jobin à Françae o ReBafo foi cortesia apenas.
Transferir 100% do conhecimento sobre o caça,(radar RBE-2 AESA, SPECTRA, SNECMA M-88 4E)……… Tá bom, nóis acredita…… 😀
[]’s
Que descansem em paz esses franceses da ASSAULT!!!
Lendo este tipo de coisa é de se ficar em dúvida: será que o nosso GF é tão primário, tão amador ou será que a nossa imprensa é que é primária e amadora? Gostaria de ver na grande mídia a opinião das empresas de defesa brasileiras em como podem aproveitar a transferência de tecnologia, se é que podem. Não estou falando aqui do blog e de outros sites especializados em assuntos militares, mas da imprensa em geral, das grandes organizações. Muito se escreveu/falou sobre esta tal de transferência irrestrita de tecnologia, mas eu nunca vi UMA ÚNICA LINHA escrita ou… Read more »