F-X2: Ministro da Defesa diz que revisão das propostas não significa recomeçar da estaca zero
Tratado (sic) como urgente na era Lula, a compra de caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) entrou em compasso de espera no governo Dilma Rousseff. A presidente não está tratando o assunto como prioritário e, nas conversas que manteve com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ainda antes de assumir o Planalto, avisou que queria conhecer melhor as propostas e analisar as ofertas. Ainda não teve tempo de se debruçar sobre o assunto porque outros problemas, como a tragédia das chuvas no Rio de Janeiro, atropelaram a agenda da presidente.
Jobim declarou que a intenção é tomar uma decisão sobre esse tema em seis meses.
– Não vamos começar da estaca zero porque senão seria começar o processo todo de novo e não é isso.
Todo o processo elaborado durante o governo Lula considerava o modelo francês Rafale o preferido pelo Brasil. Primeiro porque foi estabelecida uma parceria estratégica com a França de Nicolas Sarkozy. Segundo, pelo fator transferência de tecnologia, considerado fundamental pela Estratégia Nacional de Defesa.
Os demais modelos que participam da disputa, o norte-americano F-18 e o sueco Gripen NG, têm problemas com transferência de tecnologia. Embora os governos dos dois países avalizem a transferência, o governo brasileiro sabe que o Congresso dos Estados Unidos tem poder de veto nesse tema.
Dilma já tem em mãos o relatório preparado pelo Ministério da Defesa que aponta o Rafale como o único modelo capaz de seguir efetivamente as regras estabelecidas pela Estratégia Nacional de Defesa. A prioridade é a transferência de tecnologia.
FONTE: Agência Estado, via R7
NOTA DO BLOG: o título original da matéria é: “Dilma deixa de tratar compra de caças como prioridade”, sendo a afirmação do ministro (que escolhemos para título, acrescentando o nome do programa F-X2) originariamente usada como subtítulo. Fizemos aqui essa inversão por entender que, dessa forma, o novo título complementa melhor os das demais matérias publicadas entre ontem e hoje sobre o assunto.
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.
Eu não sei se o Jobim está falando a verdade ou não !
O que eu sei é que ele já perdeu a credibilidade há séculos !
Desde tomar vinho no castelo do Serge Dassault, até a comparar um dos concorrentes a engradados de refrigerante…
O Ministro Jobim poderia aproveitar a viagem beija-mão do Primeiro Ministro português José Sócrates a Abu Dhabi e fazer o mesmo.
O Ministro brasileiro já foi lá beijar a mão deles recentemente. Quem beija uma vez, beija duas vezes.
Eu não tenho mais nada a falar desse senhor !
[ ]s
” Eu não tenho mais nada a falar desse senhor ! ”
Eu tenho: fanfarrão !
rsrsrsr!!!
Mais uma notícia com (des) informação importante.
Dizer que o SH e o Gripen tem problemas de transferência de tecnologia por possuir tecnologia americana, omitindo que o Rafale padece do mesmo problema, é falta de conhecimento ou má-fé.
Fica uma sugestão aos editores deste Blog: convidem cada jornalista que assina estas “notícias” sobre o FX-2 a visitar e conhecer este espaço de discussão.
Quem sabe alguns não passam a pesquisar de verdade este tema antes de escrever, e deixem de simplesmente repassar o que ouviram dizer.