Chegam a Portugal os primeiros C-295
As duas primeiras aeronaves C-295, do lote de doze encomendadas por Portugal, chegaram nesta quinta-feira, 26 de Fevereiro, à Base Aérea Nº 6 (BA6), no Montijo. O novo sistema de armas C-295 terá duas configurações distintas, sete aeronaves para transporte aéreo táctico e cinco para vigilância marítima, e destinam-se a substituir gradualmente a frota de C-212 Aviocar, prevendo-se a chegada de novas aeronaves a um ritmo de uma a cada período de mês e meio.
A nova aeronave será operada pela Esquadra 502 “Elefantes”, a partir da BA6. Esta esquadra de voo estava anteriormente sedeada na Base Aérea Nº 1, em Sintra. A primeira aeronave da frota C-295 foi recebida oficialmente pela Força Aérea Portuguesa no dia 18 de Novembro, na Base Aérea de Getafe – Espanha (ocasião em que a foto acima foi divulgada pelo Ministério da Defesa Nacional – Portugal)
Fonte: Força Aérea Portuguesa Foto: Ministério da Defesa Nacional – Portugal
Prefiro as cores da FAB.
Não é puxar sardinha não, más esse cinza ai não é muito bacana.
olá tenho 13 anos,e estou em dúvida entre ser um oficial na fab ou da eb,ja tirei minhas dúvidas entre como entrar na AMAN ,mais a minha dúvida agora é de como se tornar um piloto da fab,como faço?
Segundo noticiário, o Brasil vai adquirir mais 8 destes, 6 de carga e 2 de ASW… o que detona o mito de que a FAB não estava se acertando com ele.
Se não estou lembrado a FAB tá com pepino danado com esses aviões, em razão deles apresentarem fissuras micro em suas hélices com tão pouco tempo de vôo. Será que a FAB já resolveu isso por meio da garantia com o fabricante??
Eu não sou mt fã de aviões com motor a hélice. Já foi essa época. Deveriam comprar aviões com turbina mesmo.
Flws.
CComparem o tamanho de Portugal e o tamanho do Brasil. O mesmo numero de aeronaves.
Deveriamos adquirir no mínimo umas 30 delas!!!
*Comparem
Depois o Brasileiro fica falando que o Português é burro.
Particularmente eu sou um fã dessa aeronave… Portugal estava entre ela o o Spartan, que me parece uma aeronave menos moderna.
Jacubão..rssrs.
Essa foi boa..rs.
Gabriel.
Existe um cara nesse blog que tem a maior propriedade para te falar na prática tudo em relação ao EB.
O dito cujo se chama MARINE.
Ele vive postando aqui. Tente falar com ele, acredito que seja uma pessoa mais indicada pra te ajudar na sua escolha. Não sei dizer quanto a FAB, mas de EB o cara já provou que sabe de muita coisa.
E ´so mais uma coisa, vc me da orgulho “muleke”.
Isso ai. Sucesso e felicidades em sua carreira.
12 aviões para a FAB e o mesmo número para a FAP. Que comparação mais estranha.
Já viu o número de C-130 da FAB e da FAP? E o número de outros tipos de avião. E se comparar com a Holanda, país cujo território é ainda mais pequeno que Portugal?
Por outro lado, quando se fala de Portugal deve lembrar que este país se estende num triângulo estratégico que inclui o arquipélago dos Açores e da Madeira, cobrindo quase meio Atlântico Norte.
Abraços do país irmão, caras,
João Gonçalves, Lisboa
RL,muito obrigado pela informação,eu acompanho este site tanto o aereo o naval e o terrestre a um tempo ,mais prefiro na maioria das vezes ,assistir os principais debates entre voces,e tirar minha própria conclusão,muito obrigado pela as informações.
fabio vc sabe me dizer quando estes aviões chegam ao Brasil para estes testes?
Gabriel, lindo nome, o mesmo do meu filhote de 2 anos! Eu te aconselho o caminho mais natural, pela sua tenra idade, e pela competição ser menos acirrada, tentar ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), onde o ingresso na AFA (Academia da Força Aérea), após o curso completo é praticamente automático. Caso queira estudar mais fora da caserna (ambiente militar) faça cursos preparatórios para as provas e quando completar o segundo Grau, inscreva-se nas para fazer as provas da AFA, só te asseguro que é um dos concursos públicos mais disputados do Brasil! tem que “malhar” a… Read more »
Ah e a AFA tem que ter 18 anos… se não me engano! A isncrição para as provas do FAB podem ser feitas em orgãos da isntituição espalhados pelo Brasil ou até mesmo em outras forças como EB (pelo menos no meu tempo era assim). Caso tu sejas de uma capital, não terás problema para tal, se estiver erto de um COMAR (Comando Aéreo Regional) ou BA (Base Aérea) fica mais barbada, acho que até pela Internet dá para fazer a inscrição, são 2 provas por ano, era assim…. mas com certeza irás conseguir informações mais detalhadas e precisas no… Read more »
PQ a FAB não comprou estes modernos aviões para ASW??? não seriam melhores que os P-3???
Francisco
Eles(CASA)não podem disparar o Harpoon e o P-3 pode.
Sds.
O outros 8 que a FAB estuda comprar como disse o Fábio Max são para o esquadrão Pelicano parece.Parece que essa aeronave caiu no gosto das Forças aéras por ter asa alta e capacidade VTOL.
SDS!
Um passarinho me contou que o C-295 é um belo vetor, entratanto as nossas trioualções e equipes estão tendo que se adaptar a essa beleza ai pois o Bufalo era mais “robusto”. Mas é assim mesmo, muda a aeronave, muda a doutrina de emprego dentro das capacidades da aeronave.
Abração
Desculpe os erros de português, eu queria dizer “tripulação”.
Abração
OLA PARA TODOS EU SOU UM DE VCS FICO LENDO SEUS COMENTARIOS E APRENDO MUITO COM VCS POR EXEMPLO EU NAO SABIA QUE O BRASIL TINHA COMPRADO ESSES C295 ASW PENSEI QUE FOSSE O P 3 SE NAO ME ENGANO OUTRA DUVIDA POR FAVOR QUE ARMAMENTOS QUE ESSE AVIAO LEVA E SE VALE A PENA TELO PORQUE A EMBRAER CONSTRUIU UM TIPO DE AVIAO PARA VIGILANCIA NO MAR NAO É ISSO MESMO ME DESCULPA A MINHA IGNORANCIA ADORO SEUS COMENTARIOS ESTOU APREDENDO MUITO ABRAÇOS PARA TODOS
Seria um vetor interessante para a Aviação Naval. A MB precisa muito ter uma aeronave de apoio logístico para os Esquadrões distritais e para apoio aos deslocamentos de suas unidades. Pagar eternamente empresas de cargas aéreas não é um bom negócio. Uma dupla de C-295, pode ser até o CN 235, seria uma mão na roda. Só que a FAB não deixa. Só se a CASA fizer um que pouse no NAe São Paulo. Só no Brasil……
Tailhooker,
Não entendi. Pq a FAB não deixa????????????
abraços.
Gabriel, Seu primeiro passo é fazer um concurso/vestibular para a EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar). Lá vc irá cursar o segundo grau e terá instruções militares. Se conseguir ficar classificado dentro do número de vagas para a AFA (Academia da Força Aérea), poderá seguir sua carreira de aviador com um curso que dura 4 anos. Durante o curso na AFA vc trilhará um desses caminhos: 1) Piloto de caça (F-5, A-1 AMX, Mirage 2000, A-29 SuperTucano, etc). 2) Piloto de aeronaves de transporte tático/logístico, vigilância/Alerta ou de autoridades (C-130 Hércules, C-295 Amazonas, R-99A, R-99B, Bandeirante, “Sucatinhas” etc). 3)… Read more »
Gabriel,
Quando vc se formar também poderá ser um piloto das novas aquisições da FAB:
Piloto do Mi-35M (um tank voador, o Brasil comprou 12):
veja:
http://www.youtube.com/watch?v=n3nrSWzufBg&feature=related
Piloto do Super Cougar (Serão fabricados/montados no Brasil pela Helibrás):
http://www.youtube.com/watch?v=4Qp5q7lynLs&feature=PlayList&p=96C8B41509391158&playnext=1&index=30
veja:
Vassili, Existe um decreto presidencial que não permite que a MB opere nenhuma aeronave de asa fixa que não seja “orgânica” de navio. Antes de 1998, o decreto, da época do pres castelo Branco, proibia a MB ter operar qualquer aeronave de asa fixa. Porém, em 1998, para adquirir os A-4, a MB conseguiu força política para alterar o decreto, mas não totalmente, ainda sob a influência da FAB. Legalmente, hoje, a MB não pode ter nenhum avião que não pouse no A-12. É difícil de acreditar, mas é verdade. A FAB, além de não deixar, também não consegue apoiar… Read more »
João Gonçalves
É por aí. PORTUGAL tem responsabilidades nos acordos internacionais do SALVAMAR, e sua jurisdição abrange, como v. mencionou, uma grande area e eles estavam operando o AVIOCAR, de pequena autonomia, para uma região abrangente e de elevadíssimo movimento marítimo.
Prefiro as cores da FAB.
Não é puxar sardinha não, más esse cinza ai não é muito bacana.
olá tenho 13 anos,e estou em dúvida entre ser um oficial na fab ou da eb,ja tirei minhas dúvidas entre como entrar na AMAN ,mais a minha dúvida agora é de como se tornar um piloto da fab,como faço?
Segundo noticiário, o Brasil vai adquirir mais 8 destes, 6 de carga e 2 de ASW… o que detona o mito de que a FAB não estava se acertando com ele.
Se não estou lembrado a FAB tá com pepino danado com esses aviões, em razão deles apresentarem fissuras micro em suas hélices com tão pouco tempo de vôo. Será que a FAB já resolveu isso por meio da garantia com o fabricante??
Eu não sou mt fã de aviões com motor a hélice. Já foi essa época. Deveriam comprar aviões com turbina mesmo.
Flws.
CComparem o tamanho de Portugal e o tamanho do Brasil. O mesmo numero de aeronaves.
Deveriamos adquirir no mínimo umas 30 delas!!!
*Comparem
Depois o Brasileiro fica falando que o Português é burro.
Particularmente eu sou um fã dessa aeronave… Portugal estava entre ela o o Spartan, que me parece uma aeronave menos moderna.
Jacubão..rssrs.
Essa foi boa..rs.
Gabriel.
Existe um cara nesse blog que tem a maior propriedade para te falar na prática tudo em relação ao EB.
O dito cujo se chama MARINE.
Ele vive postando aqui. Tente falar com ele, acredito que seja uma pessoa mais indicada pra te ajudar na sua escolha. Não sei dizer quanto a FAB, mas de EB o cara já provou que sabe de muita coisa.
E ´so mais uma coisa, vc me da orgulho “muleke”.
Isso ai. Sucesso e felicidades em sua carreira.
12 aviões para a FAB e o mesmo número para a FAP. Que comparação mais estranha.
Já viu o número de C-130 da FAB e da FAP? E o número de outros tipos de avião. E se comparar com a Holanda, país cujo território é ainda mais pequeno que Portugal?
Por outro lado, quando se fala de Portugal deve lembrar que este país se estende num triângulo estratégico que inclui o arquipélago dos Açores e da Madeira, cobrindo quase meio Atlântico Norte.
Abraços do país irmão, caras,
João Gonçalves, Lisboa
RL,muito obrigado pela informação,eu acompanho este site tanto o aereo o naval e o terrestre a um tempo ,mais prefiro na maioria das vezes ,assistir os principais debates entre voces,e tirar minha própria conclusão,muito obrigado pela as informações.
fabio vc sabe me dizer quando estes aviões chegam ao Brasil para estes testes?
Gabriel, lindo nome, o mesmo do meu filhote de 2 anos! Eu te aconselho o caminho mais natural, pela sua tenra idade, e pela competição ser menos acirrada, tentar ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), onde o ingresso na AFA (Academia da Força Aérea), após o curso completo é praticamente automático. Caso queira estudar mais fora da caserna (ambiente militar) faça cursos preparatórios para as provas e quando completar o segundo Grau, inscreva-se nas para fazer as provas da AFA, só te asseguro que é um dos concursos públicos mais disputados do Brasil! tem que “malhar” a… Read more »
Ah e a AFA tem que ter 18 anos… se não me engano! A isncrição para as provas do FAB podem ser feitas em orgãos da isntituição espalhados pelo Brasil ou até mesmo em outras forças como EB (pelo menos no meu tempo era assim). Caso tu sejas de uma capital, não terás problema para tal, se estiver erto de um COMAR (Comando Aéreo Regional) ou BA (Base Aérea) fica mais barbada, acho que até pela Internet dá para fazer a inscrição, são 2 provas por ano, era assim…. mas com certeza irás conseguir informações mais detalhadas e precisas no… Read more »
PQ a FAB não comprou estes modernos aviões para ASW??? não seriam melhores que os P-3???
Francisco
Eles(CASA)não podem disparar o Harpoon e o P-3 pode.
Sds.
O outros 8 que a FAB estuda comprar como disse o Fábio Max são para o esquadrão Pelicano parece.Parece que essa aeronave caiu no gosto das Forças aéras por ter asa alta e capacidade VTOL.
SDS!
Um passarinho me contou que o C-295 é um belo vetor, entratanto as nossas trioualções e equipes estão tendo que se adaptar a essa beleza ai pois o Bufalo era mais “robusto”. Mas é assim mesmo, muda a aeronave, muda a doutrina de emprego dentro das capacidades da aeronave.
Abração
Desculpe os erros de português, eu queria dizer “tripulação”.
Abração
OLA PARA TODOS EU SOU UM DE VCS FICO LENDO SEUS COMENTARIOS E APRENDO MUITO COM VCS POR EXEMPLO EU NAO SABIA QUE O BRASIL TINHA COMPRADO ESSES C295 ASW PENSEI QUE FOSSE O P 3 SE NAO ME ENGANO OUTRA DUVIDA POR FAVOR QUE ARMAMENTOS QUE ESSE AVIAO LEVA E SE VALE A PENA TELO PORQUE A EMBRAER CONSTRUIU UM TIPO DE AVIAO PARA VIGILANCIA NO MAR NAO É ISSO MESMO ME DESCULPA A MINHA IGNORANCIA ADORO SEUS COMENTARIOS ESTOU APREDENDO MUITO ABRAÇOS PARA TODOS
Seria um vetor interessante para a Aviação Naval. A MB precisa muito ter uma aeronave de apoio logístico para os Esquadrões distritais e para apoio aos deslocamentos de suas unidades. Pagar eternamente empresas de cargas aéreas não é um bom negócio. Uma dupla de C-295, pode ser até o CN 235, seria uma mão na roda. Só que a FAB não deixa. Só se a CASA fizer um que pouse no NAe São Paulo. Só no Brasil……
Tailhooker,
Não entendi. Pq a FAB não deixa????????????
abraços.