Gente desculpe a minha ignorância, mas quando esse avião chega aqui no Brasil e ele vai pra onde?
Latino
Visitante
14 anos atrás
Pra mim vigilância marítima deveria ficar a par da Marinha e não da fab .
sds
Ricardo_Recife
Visitante
14 anos atrás
Concordo com o Latino, mas a lei diz outra coisa.
P-3 é melhor o avião de patrulha marítima e guerra antissubmarino para países com grande extensão ao mar.
JOSEF SIMAS Jr.
Visitante
14 anos atrás
FSNeto,
Vai para a BA de Salvador.
A primeira unidade, apos os testes de aceitacao e integracao dos sistemas de armas, deve chegar, presumo, em uns 2-3 meses.
Nao sei se os treinamentos das primeiras tripulacoes e pessoal de manutencao vao ser na Espanha ou em Portugal
defourt
Visitante
14 anos atrás
Que isso colega.
Esse avião foi restaurado. E ele é respeitado em sua função.
defourt
Visitante
14 anos atrás
Quando postei não ainda não havia o Ricardo. Por isso.
Ricardo_Recife disse:
8 de dezembro de 2010 às 17:22
Poker
Visitante
14 anos atrás
Estes aviões deveriam ser operados pela Marinha… mas convencer os cabeça dura dos Fabianos seria um trabalho de Hércules…
JOSEF SIMAS Jr.
Visitante
14 anos atrás
Vinicius,
Os avioes estao recebendo kits da Lockheed para reforco estrutural que vao garantir uma vida de pelo menos 15 anos.
Nao creio que teremos surpresas desagradaveis.
Poker
Visitante
14 anos atrás
É para fazer turismo marítimo, esclarecimento, ou esta coisa carrega algum armamento? A FAB sae como realizar Guerra anti-submarina? Pode fazer parte de uma Força Tarefa Naval ou age por sua conta e risco, tipo o dono da bola???
FSNeto
Visitante
14 anos atrás
JOSEF SIMAS Jr. disse:
8 de dezembro de 2010 às 17:28
Obrigado pela informação.
Oba, vai pra minha cidade natal, espero está morando lá no dia da chegada, para poder apreciar um dos melhores aviões na função anti-submarino do mundo.
JOSEF SIMAS Jr.
Visitante
14 anos atrás
Talvez sejam, junto com os R-99 e STs, os avioes da FAB mais capazes para a sua funcao especifica. Pena que sejam tao poucos, o ideal seriam 15-18 distribuidos em 3 BAs.
grifo
Visitante
14 anos atrás
A FAB sae como realizar Guerra anti-submarina?
Caro Poker, pergunte ao comandante do submarino alemão U-199…
Ricardo_Recife
Visitante
14 anos atrás
O que me pergunto é se oito são suficiente para patrulhar um mar aberto de quase 8.000km (dois vão ficar em reserva e um é para treinamento). Os italianos operam 14 para patrulhar parte do mar Mediterrâneo, a Austrália opera 18 para patrulhar o sul da Oceania. Contudo, o Chile opera apenas quatro, apesar de ter uma fronteira marítima extensa. Qual seria a relação ideal entre aviões P-3 e Km’s de distância de patrulha? Deveríamos ter mais ou o número é adequado?
Leonardo
Visitante
14 anos atrás
Zero Bala, o serviço deve ter sidfo feito pela equipe do Overhaulin
Só espero que não sejam apenas modernizados, mas sim armados com harpoons, mavericks. Avião para passear não precisa. Fica com os bandeirulha mesmo.
E tem gente que acha que helicóptero é melhor para a guerra anti-submarina que um avião destes.
Crusader
Visitante
14 anos atrás
Ricardo_Recife disse:
8 de dezembro de 2010 às 18:10
Tava pesquisando aqui, e vi que o alcance máximo de um P-3 Orion é de, mais ou menos, 9.000km ( 8,944km )… Bem, a BASV fica, praticamente, no “meio” dessa fronteira marítima… Então, fazendo minhas contas ( que nao são exatas D: ), acho que dá para cobrir…
Deveriam ser pelo menos o dobro, pois assim teriámos células suficientes p/ desdobrá-las ao longo do litoral.
Nick
Visitante
14 anos atrás
Não vejo problemas em a FAB operar os P-3, desde que não falte o principal : $$$$
Agora seria o momento para iniciar estudos para criar um Patrulheiro/ASW com base na célula do ERJ-195, para substituir esses P3-AM quando derem baixa.
[]’s
Lucas André
Visitante
14 anos atrás
A base de Florianópolis já foi totalmente desativada?
Se foi, que falta fará para a nossa patrulha..
Vinícius Dutra
Visitante
14 anos atrás
“Vinicius,
Os avioes estao recebendo kits da Lockheed para reforco estrutural que vao garantir uma vida de pelo menos 15 anos.
Nao creio que teremos surpresas desagradaveis.”
Agradeço a informação pois ouvi dizer que até hoje eles estão com dúvidas a respeito da estrutura das asas.
Complementando o que o Nick disse, poderiam começar a pensar desde já em uma versão turbo-hélice do KC-390 pra substituir esses P-3 quando saírem de operação.
Diego
Visitante
14 anos atrás
Nick disse:
8 de dezembro de 2010 às 18:28
“Agora seria o momento para iniciar estudos para criar um Patrulheiro/ASW com base na célula do ERJ-195, para substituir esses P3-AM quando derem baixa.”
não seria mais coerente esses aviões serem operados pela Marinha ????
Poker
Visitante
14 anos atrás
Tá bom Grifo, então vc vai voltar aos tempos das diligências e Catalinas. Por favor meu caro. U-Boat 199, é forçar a barra.
RolandTFlackphayser
Visitante
14 anos atrás
ÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚh……….. Grande avião pras paradas de 7 de setembro e para os modernos submarinos com a fantástica tecnologia ‘noexist’ da nação inimiga do reino de Tonenaih. Falem sério, se formos atacados mesmos pelos EUA, China ou Rússia ou os três juntos (hecatombs) acham mesmo que uma frota de 13 aviões iriam servir para alguma coisa? Nem a Coréia do Norte com todo o seu belicismo e sua bombinha nuclear seriam páreos para toda a força de destruição americana em sua plenitude, e isto não é um elogio. A CN só se salva por ser um tipo de segunda linha da… Read more »
Freire
Visitante
14 anos atrás
Pessoal este avião foi inteiro remodelado, é novo, exelente, não sei pq estão reclamamdo.é o melhor em sua categoria.
Brasil.
Bruno
Visitante
14 anos atrás
Pro pessoal que tá perguntando do armamento: o P-3AM da FAB será capaz de lançar mísseis anti-navios Harpoon, minas navais e mísseis ar-ar de curto alcance para auto defesa se não me engano.Li sobre os ar-ar em algum lugar, mas o resto é certeza 😀
FAB operando sobre o mar territorial, se encontrarem algo vão ligar para o comandante da FAB, que liga para o comandante da MB, que liga para a Base Naval ou navio que esta na região?
Esse ciume besta da FAB sobre a MB operar aeronaves de asa fixa é pura e simples BURRICE SEM TAMANHO.
Os P3 deveriam ser da MB e não da FAB, no Brasil as coisas são atravessadas mesmo.
João Gabriel
Visitante
14 anos atrás
Uma pergunta boba….
Se for preciso,esse P-3,o que a FAB vai operar especificamente,pode levar bombas convencionais e guiadas? isso é claro em uma circunstancia não convencional…
Obrigado e abraços!
Craveiro
Visitante
14 anos atrás
Realmente a EMB tem a proposta do P99, mas creio que daqui algum tempo o futuro KC390 poderá ser uma plataforma para substituir os P3.
Baschera
Visitante
14 anos atrás
Senhores …… novamente….. o P-99 (EMB-145) não tem bomb-bay e tem alcance operacional menor, além de menor carga paga….
Sobre o P-3BR está OK…. porém acho o número de células (nove) muito pouco, visto que a taxa de disponibilidade é de aproximadamente 50%, ou seja, dos nove, no mínimo quatro estarão em manutenção de algum nível e somente o restante estará operacional.
Sds.
eduardo
Visitante
14 anos atrás
gente eu ñ tenho conhecimento qto os srs;mas pq ñ compraram da embraer um avio de parulha maritima?em vez de comprar ,restaurar e mordenizar esse ai,tem alguma explicaçao logica p/ isso ai:
A unica coisa que se sabe sobre os P-3AM em questão de armamento é que eles usaram o mk-46.
Tchurma
Visitante
14 anos atrás
Essas células foram compradas do estoque da USN e enviadas à Espanha. Foram totalmente desmontadas, remotorizadas, e reequipadas, inclusive com modernos sistemas táticos. Realmente não entendo porque não se invesiu no desenvolvimento de uma versão à partir das plataformas EMB 190, mais adequada a longos percursos que a 145 (à exemplo do P7 Posseidon da USN que baseia-se no B-737). Dessa forma, teriam uma vida operacional maior, teriam manutenção otimizada e talvez, maior interesse no mercado internacional. Isso foi uma burrice sem tamanho, mas como sempre, é melhor do que nada.
Lucas
Visitante
14 anos atrás
Realmente… Isso é avião de marinha pra Marinha… FABiano é cabeça dura mesmo…
Baschera
Visitante
14 anos atrás
Tchurma disse:
8 de dezembro de 2010 às 21:08
As análises e estudos dos esclarecedores marítimos se inicou no governo FHC….. onde a alternativa aos P-3 era tão somente o EMB 145 P99, descartado pelos motivos que explicitei acima, além do fato de era uma plataforma de um único operador, o México.
Os E-Jets da classe EMB 190 ainda estavam em desenvolvimento, portando nem idéia se tinha (e não se tem ainda hoje, o que há são tão somente idéias de internautas…) de sua utilização como plataforma neste tipo de missão.
Sds.
Ricardo_Recife
Visitante
14 anos atrás
50% dos oito sempre estarão operacionais. Levando em conta o cansaço da tripulação, a vistoria depois de longos voos, planejamento, etc…, acredito que pelo menos um deles voará a cada dois dias. Se estiver certo, e tudo que coloquei é chutômetro, acredito que temeremos uma razoável cobertura marítima.
Seria interessante somarmos a patrulha marítima aviões do tipo dos P-95 Bandeirulhas. O Brasília poderia ser uma plataforma para este fim.
Ricardo_Recife
Visitante
14 anos atrás
Acho que está deveria ser uma função da Marinha e não da FAB.
Juarezj
Visitante
14 anos atrás
Repita isto para o comando da MB que correu da briga quando a 3 anos foi sugerida a transferência da Av, Naval de Patrulha para sua respondabilidade. Sabe porque?? Porque os marinheiro não idiotas, sabem extamente quanto custa manter up datado e com doutrina atualizada este tipo de vetor, que pouco adianta silmulador, pois aeronave de patrulha tem que patrulhar e tem que se desenvolver e aprimorar doutrina em exercicos práticos com SUbs e tudo isto custa muito dinheiro, dinheiro este que os Marinheiros preferem jogar pela janela sonhando com o Top Gun, se quizerem a FAB passa de bom… Read more »
Baschera
Visitante
14 anos atrás
Juarezj disse:
8 de dezembro de 2010 às 21:27
Juarez… vc vai para o céu….
Não adianta escrever isto por aqui, tem gente que ou não sabe ou não entende…. se vc lembra já esclarecemos este assunto uma dez vezes nos últimos meses…..
Boa Juarez, não sabia dessa não. Espertinha a MB não? 🙂
Mario Blaya
Visitante
14 anos atrás
Poker disse: 8 de dezembro de 2010 às 17:33
engraçado que isso aconteceu com os alemães também, Goering não queria ceder nem um pedaço do seu poder!
Gila
Visitante
14 anos atrás
Querer q este aviões vão para marinha???fala serio… a força aerea tem total capacidade e com certeza até mais capacidade e experiência para realizar todas as missões que este novo avião pode realizar, quem fala assim ” o p3 vai la acha, avisa o cmt da fab que avisa o cmt da mb que avisa o distrito naval para acionar o navio” so mostra que não entende NADA… não sabe oque a força aérea faz e nem a marinha… vamos aprender alguma coisa antes de ficar dando palpite ” eu acho” eu acho sem saber nada É FACIL DEMAIS…. senhores… Read more »
Fox Bravo
Visitante
14 anos atrás
Nossa pela foto ficou muito bonito. Uma excelente aquisição que apesar de ser um veterano ainda esta no top dos melhores no que ele se propõe a fazer. Só para reforçar o corro deveria adquirir mais unidades, e já se pensar no próximo, já que este tipo de aeronave nós já sabemos fazer.
Tchurma
Visitante
14 anos atrás
Baschera, me desculpe, mas discordo de você. O que falta a um país como o Brasil é planejamento de longo prazo, metas estabelecidas, com disciplina e comprometimento para alcançá-las. A primeira aeronave da família E-jet, o 170, voou em 2000, ainda durante o governo FHC. O 190 voo em 2004. O contrato dos P3 foi assinado em 29/04/05, ou seja, cinco anos após o início da família E-Jet. Os militares sabiam da sua existência, mas com certeza optaram pelo menor risco, devido às incertezas do ambiente brasileiro. Isso não faz da escolha a melhor ou a mais acertada. Faltou visão… Read more »
adriano
Visitante
14 anos atrás
Mais um papelão do nosso Brasil de leis erradas e contrangedoras! Ainda não entendi o porque a vigilãncia marinha não seria de total mandato da marinha??? Desculpem minha ignorancia.
RL
Visitante
14 anos atrás
Os bancos de couro estão cheirando novos.
Ehehe..
Cumprindo com um mínimo de eficiencia as tarefas ao gual lhe serão atribuidos, esta de bom tamanho.
Uma pergunta.
Não seria possível instalarmos nos Bandeirulhas, radares argentinos (radar SAR de INVAP) que foram instalados recentemente nos Beechcraft B-200M da armada argentina?
Se não perder as asas até chegar aqui tá ótimo!
Gente desculpe a minha ignorância, mas quando esse avião chega aqui no Brasil e ele vai pra onde?
Pra mim vigilância marítima deveria ficar a par da Marinha e não da fab .
sds
Concordo com o Latino, mas a lei diz outra coisa.
P-3 é melhor o avião de patrulha marítima e guerra antissubmarino para países com grande extensão ao mar.
FSNeto,
Vai para a BA de Salvador.
A primeira unidade, apos os testes de aceitacao e integracao dos sistemas de armas, deve chegar, presumo, em uns 2-3 meses.
Nao sei se os treinamentos das primeiras tripulacoes e pessoal de manutencao vao ser na Espanha ou em Portugal
Que isso colega.
Esse avião foi restaurado. E ele é respeitado em sua função.
Quando postei não ainda não havia o Ricardo. Por isso.
Ricardo_Recife disse:
8 de dezembro de 2010 às 17:22
Estes aviões deveriam ser operados pela Marinha… mas convencer os cabeça dura dos Fabianos seria um trabalho de Hércules…
Vinicius,
Os avioes estao recebendo kits da Lockheed para reforco estrutural que vao garantir uma vida de pelo menos 15 anos.
Nao creio que teremos surpresas desagradaveis.
É para fazer turismo marítimo, esclarecimento, ou esta coisa carrega algum armamento? A FAB sae como realizar Guerra anti-submarina? Pode fazer parte de uma Força Tarefa Naval ou age por sua conta e risco, tipo o dono da bola???
JOSEF SIMAS Jr. disse:
8 de dezembro de 2010 às 17:28
Obrigado pela informação.
Oba, vai pra minha cidade natal, espero está morando lá no dia da chegada, para poder apreciar um dos melhores aviões na função anti-submarino do mundo.
Talvez sejam, junto com os R-99 e STs, os avioes da FAB mais capazes para a sua funcao especifica. Pena que sejam tao poucos, o ideal seriam 15-18 distribuidos em 3 BAs.
A FAB sae como realizar Guerra anti-submarina?
Caro Poker, pergunte ao comandante do submarino alemão U-199…
O que me pergunto é se oito são suficiente para patrulhar um mar aberto de quase 8.000km (dois vão ficar em reserva e um é para treinamento). Os italianos operam 14 para patrulhar parte do mar Mediterrâneo, a Austrália opera 18 para patrulhar o sul da Oceania. Contudo, o Chile opera apenas quatro, apesar de ter uma fronteira marítima extensa. Qual seria a relação ideal entre aviões P-3 e Km’s de distância de patrulha? Deveríamos ter mais ou o número é adequado?
Zero Bala, o serviço deve ter sidfo feito pela equipe do Overhaulin
Não sei se são suficientes, mas ajudarão sim, e muito.
Vejam só:
Alcance bélico 4 400 km;
Alcance 9 000 km.
Só espero que não sejam apenas modernizados, mas sim armados com harpoons, mavericks. Avião para passear não precisa. Fica com os bandeirulha mesmo.
E tem gente que acha que helicóptero é melhor para a guerra anti-submarina que um avião destes.
Ricardo_Recife disse:
8 de dezembro de 2010 às 18:10
Tava pesquisando aqui, e vi que o alcance máximo de um P-3 Orion é de, mais ou menos, 9.000km ( 8,944km )… Bem, a BASV fica, praticamente, no “meio” dessa fronteira marítima… Então, fazendo minhas contas ( que nao são exatas D: ), acho que dá para cobrir…
Deveriam ser pelo menos o dobro, pois assim teriámos células suficientes p/ desdobrá-las ao longo do litoral.
Não vejo problemas em a FAB operar os P-3, desde que não falte o principal : $$$$
Agora seria o momento para iniciar estudos para criar um Patrulheiro/ASW com base na célula do ERJ-195, para substituir esses P3-AM quando derem baixa.
[]’s
A base de Florianópolis já foi totalmente desativada?
Se foi, que falta fará para a nossa patrulha..
“Vinicius,
Os avioes estao recebendo kits da Lockheed para reforco estrutural que vao garantir uma vida de pelo menos 15 anos.
Nao creio que teremos surpresas desagradaveis.”
Agradeço a informação pois ouvi dizer que até hoje eles estão com dúvidas a respeito da estrutura das asas.
Complementando o que o Nick disse, poderiam começar a pensar desde já em uma versão turbo-hélice do KC-390 pra substituir esses P-3 quando saírem de operação.
Nick disse:
8 de dezembro de 2010 às 18:28
“Agora seria o momento para iniciar estudos para criar um Patrulheiro/ASW com base na célula do ERJ-195, para substituir esses P3-AM quando derem baixa.”
Já tem, o problrma é pq a galera gosta de comprar lixo e peça de museu
http://www.embraer.com/portugues/content/aeronaves/p_99.asp
Parece, mas não é.
Uma pergunta:
não seria mais coerente esses aviões serem operados pela Marinha ????
Tá bom Grifo, então vc vai voltar aos tempos das diligências e Catalinas. Por favor meu caro. U-Boat 199, é forçar a barra.
ÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚh……….. Grande avião pras paradas de 7 de setembro e para os modernos submarinos com a fantástica tecnologia ‘noexist’ da nação inimiga do reino de Tonenaih. Falem sério, se formos atacados mesmos pelos EUA, China ou Rússia ou os três juntos (hecatombs) acham mesmo que uma frota de 13 aviões iriam servir para alguma coisa? Nem a Coréia do Norte com todo o seu belicismo e sua bombinha nuclear seriam páreos para toda a força de destruição americana em sua plenitude, e isto não é um elogio. A CN só se salva por ser um tipo de segunda linha da… Read more »
Pessoal este avião foi inteiro remodelado, é novo, exelente, não sei pq estão reclamamdo.é o melhor em sua categoria.
Brasil.
Pro pessoal que tá perguntando do armamento: o P-3AM da FAB será capaz de lançar mísseis anti-navios Harpoon, minas navais e mísseis ar-ar de curto alcance para auto defesa se não me engano.Li sobre os ar-ar em algum lugar, mas o resto é certeza 😀
http://www.naufragios.com.br/subbra.htm
FAB operando sobre o mar territorial, se encontrarem algo vão ligar para o comandante da FAB, que liga para o comandante da MB, que liga para a Base Naval ou navio que esta na região?
Esse ciume besta da FAB sobre a MB operar aeronaves de asa fixa é pura e simples BURRICE SEM TAMANHO.
Os P3 deveriam ser da MB e não da FAB, no Brasil as coisas são atravessadas mesmo.
Uma pergunta boba….
Se for preciso,esse P-3,o que a FAB vai operar especificamente,pode levar bombas convencionais e guiadas? isso é claro em uma circunstancia não convencional…
Obrigado e abraços!
Realmente a EMB tem a proposta do P99, mas creio que daqui algum tempo o futuro KC390 poderá ser uma plataforma para substituir os P3.
Senhores …… novamente….. o P-99 (EMB-145) não tem bomb-bay e tem alcance operacional menor, além de menor carga paga….
Sobre o P-3BR está OK…. porém acho o número de células (nove) muito pouco, visto que a taxa de disponibilidade é de aproximadamente 50%, ou seja, dos nove, no mínimo quatro estarão em manutenção de algum nível e somente o restante estará operacional.
Sds.
gente eu ñ tenho conhecimento qto os srs;mas pq ñ compraram da embraer um avio de parulha maritima?em vez de comprar ,restaurar e mordenizar esse ai,tem alguma explicaçao logica p/ isso ai:
Ótima aquisição para a Marinha do Brasil…
A unica coisa que se sabe sobre os P-3AM em questão de armamento é que eles usaram o mk-46.
Essas células foram compradas do estoque da USN e enviadas à Espanha. Foram totalmente desmontadas, remotorizadas, e reequipadas, inclusive com modernos sistemas táticos. Realmente não entendo porque não se invesiu no desenvolvimento de uma versão à partir das plataformas EMB 190, mais adequada a longos percursos que a 145 (à exemplo do P7 Posseidon da USN que baseia-se no B-737). Dessa forma, teriam uma vida operacional maior, teriam manutenção otimizada e talvez, maior interesse no mercado internacional. Isso foi uma burrice sem tamanho, mas como sempre, é melhor do que nada.
Realmente… Isso é avião de marinha pra Marinha… FABiano é cabeça dura mesmo…
Tchurma disse:
8 de dezembro de 2010 às 21:08
As análises e estudos dos esclarecedores marítimos se inicou no governo FHC….. onde a alternativa aos P-3 era tão somente o EMB 145 P99, descartado pelos motivos que explicitei acima, além do fato de era uma plataforma de um único operador, o México.
Os E-Jets da classe EMB 190 ainda estavam em desenvolvimento, portando nem idéia se tinha (e não se tem ainda hoje, o que há são tão somente idéias de internautas…) de sua utilização como plataforma neste tipo de missão.
Sds.
50% dos oito sempre estarão operacionais. Levando em conta o cansaço da tripulação, a vistoria depois de longos voos, planejamento, etc…, acredito que pelo menos um deles voará a cada dois dias. Se estiver certo, e tudo que coloquei é chutômetro, acredito que temeremos uma razoável cobertura marítima.
Seria interessante somarmos a patrulha marítima aviões do tipo dos P-95 Bandeirulhas. O Brasília poderia ser uma plataforma para este fim.
Acho que está deveria ser uma função da Marinha e não da FAB.
Repita isto para o comando da MB que correu da briga quando a 3 anos foi sugerida a transferência da Av, Naval de Patrulha para sua respondabilidade. Sabe porque?? Porque os marinheiro não idiotas, sabem extamente quanto custa manter up datado e com doutrina atualizada este tipo de vetor, que pouco adianta silmulador, pois aeronave de patrulha tem que patrulhar e tem que se desenvolver e aprimorar doutrina em exercicos práticos com SUbs e tudo isto custa muito dinheiro, dinheiro este que os Marinheiros preferem jogar pela janela sonhando com o Top Gun, se quizerem a FAB passa de bom… Read more »
Juarezj disse:
8 de dezembro de 2010 às 21:27
Juarez… vc vai para o céu….
Não adianta escrever isto por aqui, tem gente que ou não sabe ou não entende…. se vc lembra já esclarecemos este assunto uma dez vezes nos últimos meses…..
Segue o baile….
Sds.
Boa Juarez, não sabia dessa não. Espertinha a MB não? 🙂
Poker disse: 8 de dezembro de 2010 às 17:33
engraçado que isso aconteceu com os alemães também, Goering não queria ceder nem um pedaço do seu poder!
Querer q este aviões vão para marinha???fala serio… a força aerea tem total capacidade e com certeza até mais capacidade e experiência para realizar todas as missões que este novo avião pode realizar, quem fala assim ” o p3 vai la acha, avisa o cmt da fab que avisa o cmt da mb que avisa o distrito naval para acionar o navio” so mostra que não entende NADA… não sabe oque a força aérea faz e nem a marinha… vamos aprender alguma coisa antes de ficar dando palpite ” eu acho” eu acho sem saber nada É FACIL DEMAIS…. senhores… Read more »
Nossa pela foto ficou muito bonito. Uma excelente aquisição que apesar de ser um veterano ainda esta no top dos melhores no que ele se propõe a fazer. Só para reforçar o corro deveria adquirir mais unidades, e já se pensar no próximo, já que este tipo de aeronave nós já sabemos fazer.
Baschera, me desculpe, mas discordo de você. O que falta a um país como o Brasil é planejamento de longo prazo, metas estabelecidas, com disciplina e comprometimento para alcançá-las. A primeira aeronave da família E-jet, o 170, voou em 2000, ainda durante o governo FHC. O 190 voo em 2004. O contrato dos P3 foi assinado em 29/04/05, ou seja, cinco anos após o início da família E-Jet. Os militares sabiam da sua existência, mas com certeza optaram pelo menor risco, devido às incertezas do ambiente brasileiro. Isso não faz da escolha a melhor ou a mais acertada. Faltou visão… Read more »
Mais um papelão do nosso Brasil de leis erradas e contrangedoras! Ainda não entendi o porque a vigilãncia marinha não seria de total mandato da marinha??? Desculpem minha ignorancia.
Os bancos de couro estão cheirando novos.
Ehehe..
Cumprindo com um mínimo de eficiencia as tarefas ao gual lhe serão atribuidos, esta de bom tamanho.
Uma pergunta.
Não seria possível instalarmos nos Bandeirulhas, radares argentinos (radar SAR de INVAP) que foram instalados recentemente nos Beechcraft B-200M da armada argentina?