As vespas fazem o trabalho delas, não como um TC, mas fazem…
Fabio
Visitante
14 anos atrás
Outra belissima máquina. A FAB estaria muitissimo bem equipada com eles.
J.Claro
Visitante
14 anos atrás
mais uma vez, meus parabens ao galante por tão maravilhosas fotos.
apesar de torcer para que o vencedor seja rafale ou gripen, não posso deixar de admitir que esse vespão tem cara de malvado.
se houvesse uma reviravolta e ele fosse o escolhido, tenho certeza de que
o nosso espaço aéreo seria da mesma forma adequadamente protegido.
Mad_Max
Visitante
14 anos atrás
tem muito mais cara de assassino que o Rafale.
The-Tomcatter
Visitante
14 anos atrás
“ainda sou mais o velho F-14 Tomcat”(3)
Como é feio esse super Bug!
lucas lasota
Visitante
14 anos atrás
Meu, o blog esta inspirado esses dias. Tanto as fotos do gripen, como estas estao showww!!
Alekseyevich - BANIDO
Visitante
14 anos atrás
USUÁRIO BANIDO.
Matheus Rockenbach
Visitante
14 anos atrás
Já que os colegas mencionaram o Tomcat, pergunto, como se daria um combate entre ele e a Vespona?
Sei que são caças de diferentes épocas e tecnologias, mas o Tomcat foi um vetor que marcou época, e por isso pergunto se seria mto grande a diferença entre eles em termos de capacidades em combate.
Abraço.
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
A terceira foto está muito bacana! a aparência de guerreiro do SH é bem nítida… mas aparência de mal, não ganha guerra, caso contrário ele não teria como substituto um avião com “cara de avião de brinquedo”… o F-35…. rsrsrs
Sds!
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
Não seria melhor “Vespões com carga de FAB” (pela pouca carga)…. se a FAB estivesse dando uma mão lá no Afeganistão, certamente seria assim que veríamos os A-1 voando!… com “carga total” rsrsrsrs
Sds!
Giordani RS
Visitante
14 anos atrás
Cargas assimétricas não são fotogênicas…hehehe…A Vespa e o Vespão são lindos!
Paulo Silva
Visitante
14 anos atrás
Este aí entraria muito bem na FAB.A quantidade de armamentos dele é fantástica. O que me impressiona nele é sua imponência!Torço por ele, mesmo sabendo que é somente um sonho impossível.
Abc
Paulo
Tomcat
Visitante
14 anos atrás
Nick e Tomcatter,
Também sou mais o F-14!
[ ]’ s
Groo
Visitante
14 anos atrás
Configuração estranha. Por que não usaram um tanque sob cada asa?
Top Gun
Visitante
14 anos atrás
Fotos maravilhosas! Eu gosto muito de ver a configuração assimétrica do SH.
Apesar de ser um “Top Gun, eu nunca gostei muito do tomcat sempre fui mais F-15.
Mas quando eu vi o Hornet foi paixão a primeira vista!
A primeira foto é sensacional!! Vai virar wallpaper!
Não é por nada não, mas ao menos na aparência, perto dele os eurocanards parecem brinquedos.
The-Tomcatter
Visitante
14 anos atrás
Tava pensando aqui, tava faltando o Tomcat p/ apoiar a causa, Entao eis que ele aparece! rsrs
Tomcat
Visitante
14 anos atrás
Tomcatter, meu chapa,
Não sou muito de comentar, geralmente só escrevo quando invocam o meu nome…! rsrsrs
[ ]’ s
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Creio que o SH venceria o Tomcat pelo simples fato que o segundo foi feito para se contrapor a grandes aviões bombardeiros que ameaçavam a esquadra e eram apenas medianos em se tratando de combater outros caças, apesar de ter a seu favor um grande número de vitórias, tanto nas mãos da USN quanto dos iranianos, mas não contra um caça do nível do Hornet ou do Super Hornet e não mão de pilotos bem treinados. O grande e poderoso radar do f-14 não seria páreo para o AESA do SH (os que o possuem) e não teria como o… Read more »
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Carga interessante.
Um AIM-9X, uma GBU12, uma JDAM de 500 libras com espoleta de proximidade, dois tanques de combustível e um pod de designação (provavelmente o ATFLIR).
Teoricamente preparado pra uma série de situações de alvos de oportunidade.
Sem falar que o AIM-9X também é apto a atingir alvos no solo.
“Mudando de pato pra ganso e voltando à pauta, rsrsr, a carga assimétrica deve exigir mais do fly-by-wire, tanto no que se refere ao ajuste aerodinâmico quanto em relação ao empuxo diferencial dos motores (????).”
Será Boscão? Acho que é tudo uma questão de programar a carga no computador, você não acha?
Abs.
Cortes
Visitante
14 anos atrás
Alguns criticam esta bela aeronave por ser um caça naval desenvolvido para a marinha americana, mas acredito que justamente por isso ser a melhor escolha.É uma máquina projetada para tolerar condições adversas diariamente, lembrando que as principais bases aéreas brasileiras se situam perto do mar (Santa Cruz por exemplo) ou na selva, ambientes extremamente hostis, e com todo respeito aos eurocanards, tenho minhas dúvidas quanto a capacidade destes operar sob estas condições, sem dizer que (e isto não é uma provocação) em termos de logística o Rafale me parece ser claramente a pior escolha e o SH de longe a… Read more »
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Pois é Vader. Mas eu acho que já que existe o FBW ele ajuda muito nessas horas.
“Antigamente” devia ser mais difícil, quando dependia do muke. E mais antigamente ainda era pior que nem direção hidráulica tinha. rsrsrsrsr
AceCombat
Visitante
14 anos atrás
È o bixo tem cara de mal gosto dos SH tecnologia de ponta se não fosse a US Navy não estaria usando, seria uma senhora aeronave para o brasil se a Boeing e o sanado americano não maquiasse a total transferência de tecnologia dele.
Matheus Rockenbach
Visitante
14 anos atrás
Obrigado Bosco, pelas explanações!!!
Abraço.
Almeida
Visitante
14 anos atrás
Vale a pena notar o desgaste na pintura do uso contínuo desses caças. Posso estar enganado, mas parece até que o líder usou a canhão não faz muito tempo. Isso manda duas mensagens claras à alguns comentaristas aqui do blog: 1. Apesar de não haver oposição aérea no teatro afegão, aquilo é sim uma guerra onde tiros são dados, bombas são lançadas e pessoas morrem. Um teatro onde se exige muito das plataformas de caça, senão no combate aéreo, mas na precisão das comunicações, navegação e bombardeios para evitar fogo amigo e na manutenção dos mesmos. Dizer que o Super… Read more »
joao terba
Visitante
14 anos atrás
A minha preocupação é com os armamentos,não podemos ficar depedente.
Luiz Eduardo
Visitante
14 anos atrás
A primeira foto é cinematográfica – ao estilo Michael Bay, hehehe 😛
Virou wallpaper 😉
Roy Focker
Visitante
14 anos atrás
Show !!! belas fotos, esse era o caça certo p/ a FAB, pena que não vai ganhar o FX-2
e “Cortes” concordo plenamente:
“Alguns criticam esta bela aeronave por ser um caça naval desenvolvido para a marinha americana, mas acredito que justamente por isso ser a melhor escolha.É uma máquina projetada para tolerar condições adversas diariamente, lembrando que as principais bases aéreas brasileiras se situam perto do mar (Santa Cruz por exemplo) ou na selva, ambientes extremamente hostis”
Renato Clemente
Visitante
14 anos atrás
O que seriam cargas assimétricas ? Por acaso, seria essa configuração onde uma das asas carregam bombas e do outro uma carga diferente, como por exemplo: misseis do tipo AR – AR ?
André Luis
Visitante
14 anos atrás
Cara, na boa.
Sempre que leio qualquer explicação do Bosco eu me sinto uma ameba…kkk
Bosco é o senhor das armas, do blog.
Fabio
Visitante
14 anos atrás
Super Hornet definitivamente EXCLUIDO do FX2. Os politicos americanos (declarações do site Wikileaks) fizeram o “serviço”… Bye bye Vespão !!!
luiz otavio
Visitante
14 anos atrás
também gostariam de saber a utilidade pratica disto?
joao terba disse: 1 de dezembro de 2010 às 13:25 A minha preocupação é com os armamentos,não podemos ficar depedente. Uma das condições sine qua non para a participação no FX-2 é a abertura do código-fonte. Outra é possibilidade de manutenção com independência do fornecedor. Oras, os três finalistas atendem a esses pontos, então poderemos realizar TODA a manutenção em solo canarinho e integrar as armas que bem entendermos, com duas ressalvas: 1ª – A Transferência de Tecnologia do Gripen E/F é, a meu ver, a mais abrangente, além de ser o pacote mais em conta; além disso, esta aeronave… Read more »
Alfredo.Araujo
Visitante
14 anos atrás
Duas GBU12, um pod de designação e 2 tanques de combustivel sobressalentes. Configuração perfeita para os ST no Afeganistão…
O q eles estão esperando para encomendar as 100 unidades a Embraer ?
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Renato, Carga assimétrica é quando há um grande diferença de peso e/ou de coeficiente aerodinâmico (arrasto) em um dos lados da aeronave. No caso do post, do lado esquerdo há um AIM-9X (85 kg), uma bomba JDAM de 500 lb (270 kg) e um pod de designação de alvos (190 kg) que somam 545 kg + ou -, do lado direito há uma GBU-12 (300 kg) e um tanque que deve ser o de 330 galões (1200 litros/960 kg) que deve pesar mais ou menos umas 1,2 t. Ou seja, de um lado tem mais ou menos 550 kg e… Read more »
Thiago( apollo2010BR)
Visitante
14 anos atrás
O Super hornet para mim, lembra o Me-109 ( bf 109), nao nas linha é claro, mas em relação seus respectivos contemporaneos, deixe-me explicar; esses dois avioes nao possuem as linha elegantes de um spitfire ou de um rafale ou F15, mas ambos têm uma ” cara” de matador como disse um colega a pouco.
adoraria visitar uma base da FAB e ver um desses lá!
Indiscutivelmente os Caças F-18(Americanos) são os melhores .
Se o governo Lula não quer os F-18, é por pura e ridícula ideologia política(Por serem de esquerda e antiamericanos) atitude burra e idiota, afinal os americano são os nossos maiores parceiros comerciais a décadas.
Algo que pode ser destruído por este governo corrupto de esquerda.
Aliás , comunistas e ditadores o que melhor faz é pregar o antiamericanismo pelo mundo a fora .
Por isso Lula tem lideres, os ditadores de Cuca, Venezuela e Irã.
Fui..
Nikacio Lemos
23 anos
Paulo
Visitante
14 anos atrás
O melhor do FX principalmente por ser testado exaustivamente em combate uma maravilha de tecnologia…
Kurt
Visitante
14 anos atrás
F18 são bons pra ataques terrestres, não é um dogfighter já amplamente comentado por pilotos americanos…
ramillies
Visitante
14 anos atrás
A razão pela carga assimétrica é que um tanque no cabide interno da asa esquerda iria tapar a vista ao pod de designação de alvos.
Belíssimas fotos do Super Bug ….
Mas ainda sou mais o velho F-14 Tomcat ……
[]’s
“ainda sou mais o velho F-14 Tomcat”(2)
As vespas fazem o trabalho delas, não como um TC, mas fazem…
Outra belissima máquina. A FAB estaria muitissimo bem equipada com eles.
mais uma vez, meus parabens ao galante por tão maravilhosas fotos.
apesar de torcer para que o vencedor seja rafale ou gripen, não posso deixar de admitir que esse vespão tem cara de malvado.
se houvesse uma reviravolta e ele fosse o escolhido, tenho certeza de que
o nosso espaço aéreo seria da mesma forma adequadamente protegido.
tem muito mais cara de assassino que o Rafale.
“ainda sou mais o velho F-14 Tomcat”(3)
Como é feio esse super Bug!
Meu, o blog esta inspirado esses dias. Tanto as fotos do gripen, como estas estao showww!!
USUÁRIO BANIDO.
Já que os colegas mencionaram o Tomcat, pergunto, como se daria um combate entre ele e a Vespona?
Sei que são caças de diferentes épocas e tecnologias, mas o Tomcat foi um vetor que marcou época, e por isso pergunto se seria mto grande a diferença entre eles em termos de capacidades em combate.
Abraço.
A terceira foto está muito bacana! a aparência de guerreiro do SH é bem nítida… mas aparência de mal, não ganha guerra, caso contrário ele não teria como substituto um avião com “cara de avião de brinquedo”… o F-35…. rsrsrs
Sds!
Não seria melhor “Vespões com carga de FAB” (pela pouca carga)…. se a FAB estivesse dando uma mão lá no Afeganistão, certamente seria assim que veríamos os A-1 voando!… com “carga total” rsrsrsrs
Sds!
Cargas assimétricas não são fotogênicas…hehehe…A Vespa e o Vespão são lindos!
Este aí entraria muito bem na FAB.A quantidade de armamentos dele é fantástica. O que me impressiona nele é sua imponência!Torço por ele, mesmo sabendo que é somente um sonho impossível.
Abc
Paulo
Nick e Tomcatter,
Também sou mais o F-14!
[ ]’ s
Configuração estranha. Por que não usaram um tanque sob cada asa?
Fotos maravilhosas! Eu gosto muito de ver a configuração assimétrica do SH.
Apesar de ser um “Top Gun, eu nunca gostei muito do tomcat sempre fui mais F-15.
Mas quando eu vi o Hornet foi paixão a primeira vista!
A primeira foto é sensacional!! Vai virar wallpaper!
Isso é um Caça com “C” maiúsculo.
Não é por nada não, mas ao menos na aparência, perto dele os eurocanards parecem brinquedos.
Tava pensando aqui, tava faltando o Tomcat p/ apoiar a causa, Entao eis que ele aparece! rsrs
Tomcatter, meu chapa,
Não sou muito de comentar, geralmente só escrevo quando invocam o meu nome…! rsrsrs
[ ]’ s
Creio que o SH venceria o Tomcat pelo simples fato que o segundo foi feito para se contrapor a grandes aviões bombardeiros que ameaçavam a esquadra e eram apenas medianos em se tratando de combater outros caças, apesar de ter a seu favor um grande número de vitórias, tanto nas mãos da USN quanto dos iranianos, mas não contra um caça do nível do Hornet ou do Super Hornet e não mão de pilotos bem treinados. O grande e poderoso radar do f-14 não seria páreo para o AESA do SH (os que o possuem) e não teria como o… Read more »
Carga interessante.
Um AIM-9X, uma GBU12, uma JDAM de 500 libras com espoleta de proximidade, dois tanques de combustível e um pod de designação (provavelmente o ATFLIR).
Teoricamente preparado pra uma série de situações de alvos de oportunidade.
Sem falar que o AIM-9X também é apto a atingir alvos no solo.
Bosco disse:
1 de dezembro de 2010 às 11:58
“Mudando de pato pra ganso e voltando à pauta, rsrsr, a carga assimétrica deve exigir mais do fly-by-wire, tanto no que se refere ao ajuste aerodinâmico quanto em relação ao empuxo diferencial dos motores (????).”
Será Boscão? Acho que é tudo uma questão de programar a carga no computador, você não acha?
Abs.
Alguns criticam esta bela aeronave por ser um caça naval desenvolvido para a marinha americana, mas acredito que justamente por isso ser a melhor escolha.É uma máquina projetada para tolerar condições adversas diariamente, lembrando que as principais bases aéreas brasileiras se situam perto do mar (Santa Cruz por exemplo) ou na selva, ambientes extremamente hostis, e com todo respeito aos eurocanards, tenho minhas dúvidas quanto a capacidade destes operar sob estas condições, sem dizer que (e isto não é uma provocação) em termos de logística o Rafale me parece ser claramente a pior escolha e o SH de longe a… Read more »
Pois é Vader. Mas eu acho que já que existe o FBW ele ajuda muito nessas horas.
“Antigamente” devia ser mais difícil, quando dependia do muke. E mais antigamente ainda era pior que nem direção hidráulica tinha. rsrsrsrsr
È o bixo tem cara de mal gosto dos SH tecnologia de ponta se não fosse a US Navy não estaria usando, seria uma senhora aeronave para o brasil se a Boeing e o sanado americano não maquiasse a total transferência de tecnologia dele.
Obrigado Bosco, pelas explanações!!!
Abraço.
Vale a pena notar o desgaste na pintura do uso contínuo desses caças. Posso estar enganado, mas parece até que o líder usou a canhão não faz muito tempo. Isso manda duas mensagens claras à alguns comentaristas aqui do blog: 1. Apesar de não haver oposição aérea no teatro afegão, aquilo é sim uma guerra onde tiros são dados, bombas são lançadas e pessoas morrem. Um teatro onde se exige muito das plataformas de caça, senão no combate aéreo, mas na precisão das comunicações, navegação e bombardeios para evitar fogo amigo e na manutenção dos mesmos. Dizer que o Super… Read more »
A minha preocupação é com os armamentos,não podemos ficar depedente.
A primeira foto é cinematográfica – ao estilo Michael Bay, hehehe 😛
Virou wallpaper 😉
Show !!! belas fotos, esse era o caça certo p/ a FAB, pena que não vai ganhar o FX-2
e “Cortes” concordo plenamente:
“Alguns criticam esta bela aeronave por ser um caça naval desenvolvido para a marinha americana, mas acredito que justamente por isso ser a melhor escolha.É uma máquina projetada para tolerar condições adversas diariamente, lembrando que as principais bases aéreas brasileiras se situam perto do mar (Santa Cruz por exemplo) ou na selva, ambientes extremamente hostis”
O que seriam cargas assimétricas ? Por acaso, seria essa configuração onde uma das asas carregam bombas e do outro uma carga diferente, como por exemplo: misseis do tipo AR – AR ?
Cara, na boa.
Sempre que leio qualquer explicação do Bosco eu me sinto uma ameba…kkk
Bosco é o senhor das armas, do blog.
Super Hornet definitivamente EXCLUIDO do FX2. Os politicos americanos (declarações do site Wikileaks) fizeram o “serviço”… Bye bye Vespão !!!
também gostariam de saber a utilidade pratica disto?
Fabio disse:
1 de dezembro de 2010 às 15:00
“Super Hornet definitivamente EXCLUIDO do FX2. Os politicos americanos (declarações do site Wikileaks) fizeram o “serviço”… Bye bye Vespão !!!”
Uai, e já não havia sido excluído pelo Itamaralívia e o Lobim? Excluiu de novo então, vc quer dizer?
Sds.
joao terba disse: 1 de dezembro de 2010 às 13:25 A minha preocupação é com os armamentos,não podemos ficar depedente. Uma das condições sine qua non para a participação no FX-2 é a abertura do código-fonte. Outra é possibilidade de manutenção com independência do fornecedor. Oras, os três finalistas atendem a esses pontos, então poderemos realizar TODA a manutenção em solo canarinho e integrar as armas que bem entendermos, com duas ressalvas: 1ª – A Transferência de Tecnologia do Gripen E/F é, a meu ver, a mais abrangente, além de ser o pacote mais em conta; além disso, esta aeronave… Read more »
Duas GBU12, um pod de designação e 2 tanques de combustivel sobressalentes. Configuração perfeita para os ST no Afeganistão…
O q eles estão esperando para encomendar as 100 unidades a Embraer ?
Renato, Carga assimétrica é quando há um grande diferença de peso e/ou de coeficiente aerodinâmico (arrasto) em um dos lados da aeronave. No caso do post, do lado esquerdo há um AIM-9X (85 kg), uma bomba JDAM de 500 lb (270 kg) e um pod de designação de alvos (190 kg) que somam 545 kg + ou -, do lado direito há uma GBU-12 (300 kg) e um tanque que deve ser o de 330 galões (1200 litros/960 kg) que deve pesar mais ou menos umas 1,2 t. Ou seja, de um lado tem mais ou menos 550 kg e… Read more »
O Super hornet para mim, lembra o Me-109 ( bf 109), nao nas linha é claro, mas em relação seus respectivos contemporaneos, deixe-me explicar; esses dois avioes nao possuem as linha elegantes de um spitfire ou de um rafale ou F15, mas ambos têm uma ” cara” de matador como disse um colega a pouco.
adoraria visitar uma base da FAB e ver um desses lá!
Não precisa não Edu Nicácio, já disse tudo!
Lindas fotos!
Lindas fotos, Show !
Indiscutivelmente os Caças F-18(Americanos) são os melhores .
Se o governo Lula não quer os F-18, é por pura e ridícula ideologia política(Por serem de esquerda e antiamericanos) atitude burra e idiota, afinal os americano são os nossos maiores parceiros comerciais a décadas.
Algo que pode ser destruído por este governo corrupto de esquerda.
Aliás , comunistas e ditadores o que melhor faz é pregar o antiamericanismo pelo mundo a fora .
Por isso Lula tem lideres, os ditadores de Cuca, Venezuela e Irã.
Fui..
Nikacio Lemos
23 anos
O melhor do FX principalmente por ser testado exaustivamente em combate uma maravilha de tecnologia…
F18 são bons pra ataques terrestres, não é um dogfighter já amplamente comentado por pilotos americanos…
A razão pela carga assimétrica é que um tanque no cabide interno da asa esquerda iria tapar a vista ao pod de designação de alvos.
Mais detalhes no seguinte link:
http://ericpalmer.wordpress.com/2009/01/16/the-super-hornet-stores-story
Muito interessante ramillies.
Essa minha dúvida era antiga fazem uns 2 anos!
E realmete taparia a visão do FLIR.
ISSO É QUE É AVIÃO!!!
Putz,a primeira foto virou wallpaper [3]