Rússia declara: J-11B chinês é cópia ilegal do Su-27SK
Em coletiva à imprensa durante a Aero India, o diretor-geral da Sukhoi, Mikkhail Pogosyan, admitiu que a China tem produzido uma versão “pirata” do Sukhoi Su-27SK, o J-11B, violando acordos de propriedade intelectual. Após muitos anos adiando essa declaração oficial, devido às diversas negociações de armamento em jogo entre os dois países, revelou-se que o assunto foi objeto de discussões de alto nível no final do ano passado. Em dezembro, Pogosyan e o Ministro da Defesa russo Anatoly Serdyukov pressionaram as autoridades chinesas em Pequim, na décima-terceira reunião da comissão sino-russa de cooperação técnica e militar, e teriam conseguido que os chineses concordassem em frear a cópia ilegal de equipamentos militares russos, de modo a assegurar a proteção aos direitos intelectuais. O ponto principal, para Pogosyan, é que essa questão poderá ser tratada de forma mais precisa e transparente nas próximas discussões.
O que teria levado as duas partes a caminharem, aparentemente, na direção de um acordo? Por um lado, o principal temor da Rússia é que a China produza versões baratas de exportação do Su-27. Por outro, a China teme que a Rússia cancele a venda de armas importantes como o Su-33, o que acarretaria problemas nos planos chineses relativos a sua aviação embarcada. Além disso, se o Paquistão comprasse os J-11B de exportação, isso desagradaria a Índia, um parceiro de longa data da Rússia e que produz localmente outra versão da família Sukhoi, o Su-30 MKI. Resta saber como os interesses de cada país em relação a esse assunto serão atendidos nas próximas discussões e negociações a respeito.
Entenda a questão Su-27SK / J-11B:
Em 1995 a China garantiu um acordo para produzir 200 aeronaves Su-27SK sob licença, sob a denominação J-11A. Pelo acordo, os aviões seriam equipados com radares, aviônicos e motores fornecidos exclusivamente pela Rússia. Mas o acordo foi cancelado pelos russos em 2006 após a produção do 95º avião, quando descobriu-se que a China estava desenvolvendo uma versão local denominada J-11B, equipada com aviônica e sistemas chineses. Desde então, a questão da propriedade intelectual relativa ao caça vem sendo um problema entre os dois países. A China teria produzido seis J-11B para testes e a maior dificuldade vem sendo desenvolver localmente um motor para a aeronave. Apesar de um J-11A ter recebido uma turbina chinesa Tai Hang WS10A, os J-11Bs construídos ainda dependem das turbinas russas AL-31F.
Fonte: Defense News Fotos: sinodefense.com
Desculpem a provocação pessoal pois é meio que inevitável no contexto que estamos vivendo no processo de escolha do FX “2.0”…
…Só nos falta virem os chineses oferecerem o seu J-11B “jack sparrow like” como “alternativa” aos SU35BM russos…
Chinês no mundo dos negócios parece a Argentina no Futebol, só ganham roubando e se utilizando de malandragem ou o dito popular “João sem braço”.
Desse jeito, copiando e massacrando o povo com salários humilhantes ai fica fácil ter o menor preço.
É até vergonhoso isso. Uma nação que é conhecida pelas suas milenares invenções, hoje pouco ou nada inventam, copiam tudo.
Eh la ia hein.
Caro RL, Concordo contigo, principalmente em relação aos argentinos, entretanto, não acho que fazer pirataria descaradamente seja uma prerrogativa apenas dos Chineses, os espanhóis fizeram isso com o Scorpene francês, não copiaram, mas aprenderam tudo o que podiam e depois criaram a sua própria versão com equipamentos americanos, depois deram um chute nos franceses; Os ingleses também fizeram uma versão do nosso ASTROS II, é o LIMAWS (Lightweight Mobile Artilery Wearpon Systems), igualzinho. Tudo bem que os chinas tenham Phd em pirataria, mas até nós somos suspeitos de termos usado engenharia reversa naquele míssil apreendido no Vulcan Inglês interceptado durante… Read more »
Vcs tão de brincadeira comigo!! Vai dizer que essa foto é do J-11??
Não tem nem o que falar!!… é CÓPIA mesmo!!…não tiveram nem o trabalho de mudar alguma coisinha, prá não dar muito na cara!!
Quanto a copiadores históricos, temos o Japão que, no passado, durante sua expansão econômica, ficou famoso por copiar, aperfeiçoar e baratear equipamentos eletrônicos, automóveis, etc.
Realmente os chineses são bem caras de pau, fizeram uma copia do avião, resta saber se ele é tão bom quanto original.
Estava discutindo exatamente este tema em um post anterior. O que os Chineses estão fazendo é ilegal eles receberão uma grande transferência tecnológica e nos setores que não receberão copiarão literalmente produzindo um vetor próprio que na realidade é uma copia ilegal.
Esta ai uma prova de transferência tecnológica que resultou e esta resultando em frutos, hoje os Chineses estão desenvolvendo “Copias” baseado na aeronave que receberão transferência tecnológica futuramente produzirão com autonomia seus próprios vetores, de certa forma “parabéns” a Chineses.
Um abraço a todos.
Nusssss, se o original já era uma porcaria, imagina a cópia ching-ling ahuahuahuahuahuahuaua…
Pobre povo chinês, trabalhando em regime de escravidão pra sustentar cinco centenas de vagabundos do “politburo”… Por isso que os caras vem pro Brasil aos montes…
Felipe Cps, Não fale bobagens! Você sabe muito bem que o fato de que milhares de cubanos partem em balsas perigosas em direção aos EUA todos os anos e que milhões de Chineses deixam sua terra natal apens por obra do acaso! Cuba, China e a União Sovié… err… Rússia, ainda são os melhores países do mundo para se viver! Eles inventaram e aperfeiçoaram: a TV, Internet, Democracia, Cinemas, Aviões, Carros, Trens, Pornografia, Relógios, Telefones, etc… Essa estória de esperar uma semana numa fila para receber um rolo de papel higiênico é invenção da direita neo-liberal fascista!! Todos sabem disso,… Read more »
Para!!!! Aquilo é um SU-27….
Esses Chinas são uns gafanhotos mesmo… não respeitam nada nem ninguém…
A China precisa ser eliminada antes que comece a eliminar…
Lecen: ahuahuahuahuahuahuauha…
Eles podiam ter colado uns adesivos para o dono não reconhecer.
Abraço.
Um ponto interessante que vejo neste caso, e na aviação em geral, é a dificuldade com os motores.
Às vezes relegados a um segundo plano, são de fundamental importância, e de desenvolvimento tão ou mais difícil que aerodinâmica/estrutural, eletrônica e armamentos.
Talvez tenhamos hoje em dia um maior número de tipos de radares avançados do que motores de alto desempenho (supersônicos).
Esse tipo de pirataria por parte dos Chineses não é novidade, vide os caças Shenyang J-6 e J-7, cópias dos Mig-19 e 21. A atitude dos Chineses é antiética e os trabalhadores Chineses suportam jornadas desumanas e salarios miseráveis. Mas ,parando para uma reflexão. Nesse mundo do mercado de materiais de defesa quem é santo? Aqui entre nós, quem não desejaria que o Brasil tivesse feito cópias do F-5 (como fez o Irã) e a FAB tivesse centenas deles. Israel copiou e aperfeiçoou o Mirrage-5 e fez o Kfir, o Japão modificou o F-16 e fez o Mitsubishi F-2A. Concordo… Read more »
Só um esclarecimento, não sou pró China nem pró Russia nem pró USA.
Sou pró BRASIL.
En termos de defesa e observação das lições que a história nos dá, acredito que a maioria dos ocupantes do nosso congresso e nossos governantes em geral são verdadeiros ignorantes.
sds.
O F-2 foi feito em parceria com a lockheed, assim como o kawasaki F-4.
O que o Brasil já deveria ter feito é ter investido em pesquisa e desenvolvimento a muito tempo, da mesma forma que outros países assim o fizeram. Nada justifica o que esses gafanhotos vermelhos estão fazendo.
Espero que não apareçam nenhum idiota me criticando porque chamei os chineses de gafanhotos vermelhos. Em outro tópico tentaram me massacrar porque disse que os japa não são de confiança…
Ainda fazendo uma reflexão,
Adler Medrado, concordo que o caminho seja mesmo investimento em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia.
Os verdadeiros herois do nosso pais são os técnicos, cientistas e pesquisadores que trabalham por exemplo no desenvolvimento do VLS, na Fiocruz, na Embrapa…
sds.
Em tempo: Flamenguista, obrigado pela informação.
sds.
Gente, não sei se vcs leram a matéria inteira, mas o problema de ilegalidade aí não é o fato do avião produzido na China ser igual por fora, e sim por dentro. Trata-se, a princípio, de uma produção sob licença, daí é óbvio que os dois são iguais na aparência externa. O que pegou foi o fato da China não ter cumprido o compromisso do contrato de não introduzir aviônicos, radares e motores locais (e, no caso, copiados dos originais russos) numa célula que já eram autorizados a produzir sob licença, e haver negociações para vender esse produto “mezzo autorizado… Read more »
Perfeito Nunão!
Pessoal, vamos ler as matérias com calma para entender corretamente. Estão debatendo algo que não é o cerne da questão.
Apenas um toque!
Toca o barco!
A China copiando produtos, fazendo pirataria e roubando direitos intelectuais?
Não,é impossível! Eles não fazem isso lá…
Na industria belica não deve se ter muita etica não. Quero ver alguem respeitar alguma patente em epoca de guerra. Vai de copia mesmo melhor que nada. É claro que se tiver um produto totalmente legal é melhor. O Brasil tambem deveria comprar uns caças que seriam interessante para si, aplicar engenharia reversa, tirar o melhor que o caça oferece e fazer uma versão modifica, uma versão melhor.
Eu fico admirado(triste) que o Brasil não tenho um caça nacional mesmo que do porte do Gripenzinho. Um país como a suecia com pib de US$ 336 bilhoes tem um caça e nós não. É triste.
Lecen Calma ae,melhores lugares para se viver? Cara em países com governos autori(o)tário ou semi-autori(o)tário são os PIORES lugares para se viver. Rússia:Desde a queda da URSS o país tem grande taxa de violência(nós também temos).Lá(assim como os outros) liberdade não há ou se tem é bem limitado,como imprensa e etc. China:Tirando a violência,tal país tem os mesmos problemas do anterior,você tem de ficar de cabeça abaixada e apenas dizer,fazer,achar e sentir o que o governo quer.Pobreza e desigualdade é maior do que aqui.O governo permite matanças de crianças recém-nascidas.Meu Deus!E ainda vendem armas para o Talibã(relatório da CIA otubro… Read more »
E vocês ainda estão estranhando……..saibam que a EMBRAER esta vazando da China exatamente pelo mesmo motivo…..os zóinho puxados já estão com tudo pronto para produzirem a cópia dos aviões EMBRAER que são produzidos por lá……eles são é muito cara de pau.
Ao LeoPaiva em 13 fev, 2009 às 23:18
Meses atrás li uma entrevista (Defesanet) realizada com um dos diretores da Embraer, onde perguntavam se ele não tinha medo da pirataria chinesa após a instalação da nova fábrica na China. Simplificando a resposta que ele deu: fazer o que, nós precisamos estar no mercado chinês.
E alêm do míssil do Vulcan o Brasil fez engenharia reversa no Roland II (sistema AA), que depois foi assimilado pela Avibrás.
Abraços
Vcs podem me chamar de louco mas eu acho q os rafales ou gripen NG apoiados pelos R-99 podem facilmente vencer os F-35 apoiados pelos boings,eu digo isso pq eu acho q esses caças podem ter o míssil russo KS-172 integrados ao seu seu arssenal,na verdade a rússia ñ vende esse míssil mas tem a verção indiana de exportação q tem alcance de 320KM.Pensem comigo,o radar do R-99 detecta aviões grandes do tamanho de um boing a 500KM e um caça de 1 RCS a 350KM,o boing tem um RCS muito grande e pode ser facilmente abatido por essa arma,e… Read more »
Mateus, na hipótese improvável do R-99 detectar um alvo com RCS de 1 m2 a 350 km (o mais provável é que seja feito em menos da metade dessa distância) ele provavelmente só detectaria um F-35 com um RCS de 0,005 m2 a, mais ou menos, uns 60 km. Ou seja, o R-99 pode ser destruído tão facilmente pelo F-35 armado com Amraam quanto o AWACS pelo míssil KS-172. Aí, com o AWACS e o R-99 destruídos, sobrariam os F-35 contra os Gripen ou Rafales. Os F-35 contariam com os AMRAAM D com 160 km e os outros com o… Read more »
Que os russos vieram a tona eh interesante. Sera que os Chineses depois de anos tentando nao conseguiram fazer as porcarias de reatores que eles desenvolveram funcionar, e tiveram que dar o braco a torcer para os russos?
Bosco concordo, porem só uma ressalva, o F-35 não incorporou por completo a tecnologia Stealth (Ele é uma aeronave stealth ao nível do F-22 somente na parte frontal e inferior da aeronave, nas laterais traseira e na parte superior do vetor não são incorporadas tecnologias stealths efetivas), o único stealth puro que existe é o F-22, o F-35 é uma aeronave de ataque com grandes capacidades de defesa (Combate) sendo o 3º melhor caça de combate do mundo.
Abração bosco.
A Embraer também está na China, e já enfrenta problemas, pode ser a próxima vítima.
Gente, vocês preocupados com “reles” FX2, é só esperar mais um pouco e em alguns anos é só irmos no Paraguai e trazer nossos F-22 made em China, hahahahahahahahahahaha.
Abraços.
A China é o único país q falsifica de CDs até caças,kkkkk.
welington,fiquei com um dúvida se o Su-35BM é o 2º melhor como ele abteria um F-35,pq o radar do SU-35 apesar de ser muito potente é mais “fraco” q o do R-99,lembre-se o SU-35 tinham absurdos 6 RCS,com material RAM e algumas outras modificações ele baixou para 0,6 RCS frontal,o R-99 com o mesmo material poderia ficar com um RCS muito baixo,menor do q muitos caças.
Queria ver eles cpopiarem os nossos plíticos.
As cópias iam sugar a economia chinêsa que eles nunca mais cresceriam de 9 a 10% ao ano.
Foi mal galera, escrevi plíticos ao invés de “políticos”.
Amigos, Copiar e coçar é só começar… Todo mundo copia todo mundo e os chineses são exemplarmente descarados. Mas não são os únicos. Kfir é cópia do Mirage III; Turbina do Mig-15 era cópia da Nenen inglesa; F-8 BearCat, caça norte americano do final da Segunda Grande Guerra era “baseado” no FW-190 alemão; e a fila anda. Mas atenção com os chineses, eles inventaram o macarrão e a máfia… os italianos (Marco Polo, lembram) só copiaram. Inventaram a pólvora tambem, para quem só pensa em armas. Se hoje eles copiam, e o fazem sem pudor, amanhã eles estaram criando. O… Read more »
Amigo Ulisses, não entendeu a ironia do Lecen? Ele estava apenas fazendo troça, rsrsrs
Não Brinca!!!!! E desde quando os chineses conseguen criar alguma coisa propria, eles piratiam tudo só faltava piratiar Aviões de Caça.
E o J-10 não passa de um projeto fracassado do LAVI só mudaram as entradas de AR, uma mistura do Eurofighter com F-16.
Jesus, peroa ele pois não sabes oq ue fala 🙂
F-8 BearCat é evolução natural do F6F HellCat que era a evolução do F4F WildCat…
Gente pesquisa antes de falar por favor… Não é porque ele tem motor radial e asas quadras parecidas que ele é baseado nisto ou naquilo se for assim o Tucano eh versão moderna do P-51 ? Para que eu quero descer 🙂
[ ]´s
Olha ai o que eu achei hoje:
http://www.strategypage.com/htmw/htairfo/articles/20090214.aspx
Acho que os Chineses tiveram que dar o braco a torcer mesmo. Depois de literalmente decadas tentando fabricar o reator indigena para os seus J-10, tiveram que comprar 100 dos russos. hehehe
Quem faz negócios da China agora são os próprios chineses!
Mateus_LB o RCS do F-35 é estimado em 0,001 m2 no setor frontal em outros ângulos o mesmo pode chegar a um nível bastante alto para aeronaves Stealths, o Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E) detecta aeronaves com um RCS de 0,001 a cerca de 90km já o APG-81 AESA detecta um alvo com um RCS de 1.0 m2 a 160 km+ ou seja o RCS do SU-35 BM no setor frontal é de 0,6m2 sendo detectado a uma distancia = ou < que 130km dando a vantagem de atirar primeiro, porem o SU-35 BM por ser uma aeronave de grande desempenho… Read more »
Se fosse tão fácil a Força Aerea Paraguaia seria a melhor do mundo
A engenharia reversa é talvez tão dificil como o desenvolvimento de um projeto.
welington, o radar Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E) fala no site que pode detectar uma aeronave stealth ah 90! Nao fala nada de quao stealth eh a aeronave, e jah foi calculado que um Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E) so consegueria detectar um F-22 ah +- 30kms.
Ricardo, Se vc quer descer o problema é seu. Eu continuo no Blog. Meu ponto de vista é que as cópias, em maior ou menor grau são comuns dos detalhes ao geral. O radar do Mig-23 era em muitos aspectos baseado ou semelhante ao dos F-4E abatidos no Vietnam, evidentemente utilizando muito do conhecimento soviético em radares. Cópia? Bem digamos que era baseado no outro… O BearCat é obviamente desenvolvimento da linha dos caças navais da Grumman, mas muitas das suas soluções eram “semelhantes” às do FW-190 alemão, um dos melhores caças da 2ª Grande Guerra. Cópia? Não, mas era… Read more »
Caro Ivan.
O que o desenho do Tucano tem a ver com o do Mustang?
Raphael a distancia de +-30 km é a distancia de travamento o F-22 é detectado a a uma distancia = ou > que 60 km, para se ter uma noção o novo radar do Rafale o RBE-2 AESA detecta um alvo com um RCS de RCS 0.001 m2 a 20 a 23 km+ e um alvo com um RCS de 0.0001 m2 a uma distancia de 11 km a 13 km ou seja o F-22 reina soberano pelo menos até a chegada do PAK FA, mas até La ele é o rei dos céus. Para se ter uma noção o… Read more »
“Jorge em 15 fev, 2009 às 13:39 Caro Ivan. O que o desenho do Tucano tem a ver com o do Mustang?” Pois é, sem querer ser chato também queria saber o que o Mustang tem a ver com o Spitfire. Se analisarmos raio-x dos dois, pode-se ver que são muito diferentes na distribuição de seus equipamentos principais (por ex, localização dos radiadores, dos tanques de combustível, da posição do armamento), no formato da asa (retas e de perfil laminar versus elípticas e de perfil “convencional”) e por aí vai. Já o Tucano e o Mustang creio que o primeiro… Read more »
O problema é que eles Compram alguns lotes desses aviões para ter acesso a tecnologia dos mesmos e não tem vergonha nenhuma em copiar os sistemas, acontece o mesmo com o projeto FX da FAB os vendedores tem receio em transferir tecnologia para não sere copiados e passarem de Clientes a Concorrentes. Por que os EUA não querem vender F-22 para o Japão com medo de alguma tecnologia sensivel ir parar nas mãos dos Chineses. Imaginem se amanhã eles resolverem copiar os nossos tucanos, não q ele seja uma “Brastemp” mas pouparia muito Tempo e Dinheiro aos Chineses e uma… Read more »
A EMBRAER que tome cuidado porque eles tem uma joint venture com os chineses para fabricar localmente os ERJ 145.