F-5EM com míssil Python IV
Nas fotos, enviadas pelo leitor Carlos Eduardo, um F-5EM equipado com o míssil Rafael Python IV nas pontas das asas e o Derby sob as asas. Observar na última imagem a geometria de engajamento do míssil, que só pode ser alcançada com o uso de HMD.
FOTOS: Rafael Lopes – Globalspotter / COLABOROU: Carlos Eduardo
Cheguei na hora certa
eu não entendo bem mas qual eh melhor ? Python IV ou AIM-9P
Os dois são Ar-ar … neh ?
abraço
como assim? a fab esta operando um novo missil?
Opa parece ser tenso .-.
http://www.youtube.com/watch?v=UXxsntm_N10
Ô louco! Pyton IV e Derby? Para todos os F-5M ou somente alguns esquadrões???
Quero ver como ficará a performance do A-Darter e do MAA-1B quando estiverem prontos…
Essa cruzex ta sendo uma caixinha de surpresas
Bom, pelo menos nestas fotos não há duvidas…
SDS.
Este “Tigre” ruge bem grosso…
SDS.
Matou a cobra e mostrou o pau!!
Eu falei que tinha… e é Python4 de treinamento o outro..
Abraço!
sera que da para derrubar o Su 30 da venezuela e o F16 chilenos
Se dá para derrubar???? Dá sim e com uma tremenda eficiência, ainda mais com HMD. Os F-5 sempre foram caças letais no seu tempo e hoje continuam letais com os diversos tipos de modernizações que sofreram ao redor do mundo. São tão eficientes em sua principal função que foram por anos, responsáveis em treinar os melhores pilotos da USAF e USN, e isso não é pouca coisa. Um SU-30 ou um F-16 B50/52, são infinitamente superiores aos F-5M, mas ao menor descuido, BUMMMM….
Daqui a pouco vai aparecer o pessoal falando que o míssil é de plástico, que não tem ogiva, que está estocado em Israel, zzzzzzz.
A FAB ta parecendo a minha avó em feira…
uns 4 AIM-9P
uns 10 Python 4
uns 20 Derby
umas 15 Lyzard…
Os caros colegas do blog, poderiam fazer um comparativo entre os F5 brasileiros “modernizados” e os iranianos “Saeqeh”.
Já faz tempo que a FAB adquiriu esses mísseis ! Eu fico olhando muita gente postando as mais variadas bobagens em vários tópicos sem saber o que está acontecendo por trás dos bastidores . Com certeza existe muitos adolescentes por aqui e estrategistas de vídeo Game , que vivem falando mal do Brasil ao invés de procurar saber o que realmente está acontecendo no país . E pra saber isso , é necessário que se leia bastante e não só , sites e revistas especializadas em assuntos militares . Tem coisa que não sai em todo meio de comunicação ,… Read more »
Ademar, concordo!
Abraço!
Sou apenas um entusiasta, mas salta aos olhos o baixo poder de fogo dos Mikes, acho que não dá para ter ilusões quanto ao caça em combate, exceto se o seu número for muito superior ao do inimigo. Mas sinceramente, ainda acho que o Brasil não estaria jogando dinheiro fora se resolvesse adotar dois caças para sua força aérea como padrões, um usado como treinador, e quanto a isso o país poderia adquirir o projeto abandonado do tiger shake e atualizá-lo, e outro caça superior para defesa nacional em menor número. Isso parece ser dispendioso, mas acho que seria necessário… Read more »
*desculpem o erro de digitação no tiger shark.
Obrigado pessoal, fazia tempo que eu queria fotos como essa! Parabens!
1º abate dos Python IV da FAB: os “expert” do Poder Aéreo…eheheheh
Aliás, andei vendo umas fotos de 06 (seis) M-2000 da FAB chegando à Cruzex 2010…
Será que os “expertos” poderiam explicar tamanha façanha para um avião da Dassault?
Não faz muito, alguns diziam que os M-2000 da FAB estavam todos “na chon”…
Engraçado que no desfile de 07 de setembro eu tbm vi um vídeo com 06 M-2000 sobre a Esplanada dos Ministérios…
São ruim de manutenção esses quejios franceses…mas quem experimenta diz que são saborosos…
Falando em queijo francês, quem leu a RFA nº 28 sabe qual é opinião de um ex-piloto da MB sobre o EC 725… Muita parecida com o de um certo piloto do EB que mantem certo blog….
E muito difente da maioria das opiniões lançadas por aqui…
Engraçado ver que quem já voou no Caracal não reclama…
E você acha que o figura vai falar mal do helicóptero em uma matéria que foi paga pela helibrás? Acha que o figura vai falar mal do helicóptero dentro exército? Por favor…
“F-5EM do 1º/14º GAv, Esquadrão Pampa” “Belas fotos feitas em set/out de 2008, pelo amigo “Francisco AMX”, participante assíduo das discussões do Poder Aéreo.” “Francisco AMX disse: 30 de outubro de 2010 às 11:28 Zoran, hoje não sei… mas neste dia, como vc podem ver, no hangar estavam 6 F-5EM e 1 F-5FM… 2 estavam com revisão dos motores 2 estavam “desmanchados” – motores, conopy, painel… flaps.. ailerons… 2 estavam com pane eletrônica, um deles era o F… 2 estavam no hangarete, sofrendo pequenas manutenções… estavam em teste (fotos) 1 estava, segundo um sgt., no hangarete de cabeceira, de prontidão…… Read more »
Noosssssssssssaaaaaa……Vixxxxxxxxxxxxxxi…..Somos imbatíveis….O F-5 tem Python IV……Conquistamos a AL…..Olha…………..Eu acho é pouco…Continuem votando nas mesmas desgraças………A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente…….Albert Einstein…………
http://www.youtube.com/watch?v=eaf_tqywMlc
eu nao sabia q esse missel podia ser transportado na ponta do f 5, sera q foi feita alguma modificacao estrutural nas asas?
Ademar,
Concordo “PLENAMENTE”, o segredo é a alma do negócio, realmente manter em segredo fotos de cockpits, seja ele qual for; T27, A-29, AMX, M2000[etc] e dados de armas[bombas e mísseis] é uma boa estratégia.
Falando sério, não vejo motivo pra FAB esconder tantas coisas que ja são conhecidas por diversas forças aéreas do mundo.
Engraçado que no desfile de 07 de setembro eu tbm vi um vídeo com 06 M-2000 sobre a Esplanada dos Ministérios… Caro Tales, só se foi um vídeo com efeitos especiais, porque somente quatro M-2000 participaram do desfile. Falando em queijo francês, quem leu a RFA nº 28 sabe qual é opinião de um ex-piloto da MB sobre o EC 725… Minhas críticas aos EC 725 se focam no processo de escolha e compra dos mesmos, que causou e está causando um enorme dano a FAB. Se você acha que opinião de piloto de revista é o suficiente para fazer… Read more »
Cor Tau Não entendi! será que agora vamos começar a reclamar que os aviões da FAB são manutenidos?? Pior seria se não o fossem, não acha? Pelo amor de Deus, não crie pânico.. os aviões estão parados pq simplemente foram usados, pq não existe avião parado que sofra manutenção… é uma coisa normal em qualquer FA do mundo!! É uma questão de segurança aérea, graças a Deus!… O QUE NÂO SIGINIFICA que esses mesmos referidos “Mikes” não possam estar na “caça” em CURTISSIMO prazo CASO SEJA NECESSÁRIO.. se é que vc me entende… De qualquer modo eu concordo mesmo que… Read more »
Lucas disse:
4 de novembro de 2010 às 22:47
Lucas, o Pyton IV esta anos luz a frente do velho AIM-9P… seria mais ou menos como vc atirar com um 38 cano de 2″, ou usar um 7.62 com mira telescópica…. obvio que o 38 seria o 9P…rssrsrsrss
Quero ver os A-Darter “pendurados” neste avião! Um missel aerodinamicamente mais “limpo”! E igualmente mortifero… em se concretizando aquilo para o qual foi progetado! E aguardo ansioso por notícias do nosso futuro AAM de médio alcance….
Gabriel T. disse: 5 de novembro de 2010 às 3:11 Pois é… O povo viaja. RFA não dá para ler, é de um ufanismo irritante. Devem ter contratado o Galvão Bueno para ser o editor da revista. 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 —————————— grifo disse: 5 de novembro de 2010 às 7:05 Pode descer a ripa sem dó… Se o EC225 fosse superior ao concorrente, não teria um terço das encomendas. O EC725 segue rastejando porque é único na categoria militarizado. As outras opções ocidentais são muito menores ou muito maiores.. Mas o H-92 vem aí, para acabar… Read more »
Com esses misseis Python 4 + Derby + HMD, com Radar de Controle de Tiro desligado+vetoração por E-99…. Esses F-5EM ainda podem dar trabalho, visto que além disso tudo o caça tem um rcs reduzido não só pelo tamanho, mas também com um tinta especial que a FAB aplica nos seus caças 😉 Maior problema deles é o alcance reduzido, e claro o fato das células estarem chegando ao limite de suas vidas úteis. Sobre a baixa taxa de disponibilidade, além do fato da FAB ter seus orçamentos sempre contigenciados, o que obriga ela fazer milagre com essa miséria de… Read more »
Ele até Até não ser muito efetivo, mas que que ta bonito agora tá!
Cor Tau Com todo respeito aos seus comentários, mas parecem baseados em dados de “super-trunfo”. Uma coisa é você ter um equipamento…outra coisa é saber usar o equipamento…outra coisa é usar o equipamento dentro de uma doutrina de emprego… Então meu amigo, as coisas não são tão simples como você apresenta. Fatos: – F-5M + R99 + Derby ainda não tem igual na América Latina (arena BVR); – Todos os SU da Venezuela estão no “chão”; – O Chile só possui um avião do padrão R99 e ainda não “casou” com o F-16 (mas é só questão de tempo); –… Read more »
“Uma versão do SU-30MK foi encomendada pela Venezuela em meados de 2006. Os dados indicados para esta versão, são os dados conhecidos para o Sukhoi SU-30MKV, no entanto, é necessário considerar que várias fontes apontam equipamentos para o SU_30MKV que não são os mesmos que estão atribuidos à versão standard SU-30MK. Entre esses, encontra-se a possibilidade de o avião venezuelano ser equipado com motores mais recentes, no entanto até ao momento estas informações, embora referidas pela imprensa russa, não foram confirmadas. As aeronaves Su-30MKV foram declaradas operacionais na Venezuela em Abril de 2007 e têm constituido um importante argumento de… Read more »
Nick..
sobre a capacidade do Mike + Python4 …. OSSO DURíSSIMO!
O off-boresight tem acabado com a graça do WVR, pra quem ama as Scissors, 3-9line e lag/lead persuit da vida… como eu. heheeh
Já os BVR… ainda não foram os divisores de agua, como foi o “all-aspect” pro combate aéreo.. são mais comumente usados pra botar o oponente da defensiva, entre outras táticas… claro tem sempre a chance de levar um desse pra casa no colo… se bobear… mas isso já foi discutido aqui.
Sds.
ADEMAR: Belo sentimento pela Pátria! Acontece que não é só gurizada que tem aqui no Blog não. Tem muita gente que já serviu, em alguma das 3 Forças, e que acompanha e debate e, inclusive, pode falar com experiência de vivência como é a vida dentro dos quartéis. Eu servi na AAAé e treinei nas já arcaicas Mtr. Mtp. .50, arma da II WW e comentava com o pessoal que aquilo ali estava nos qualificando muito pouco, mais era para ter contato com arma de fogo e criar fibra e caráter, o treinamento para caso de combate teria de ser… Read more »
Lê-se “mais”, mesmo, no meu texto.
Caro Cristiano GR e Demais leitores deste Blog Estive na caserna por 08 anos (1996 a 2004), fui pé preto na infantaria do EB, passei em praticamente todos os pelotões, qualifiquei em .50, MAG, Lança Rojão 2,36 (60mm), sei o que o Cristiano GR esta falando, nossas instituições militares vivem na penuria total, meio expediente virou rotina nos quartéis por que não tinha comida, imagine, se o exército não pode dar uma refeição ao soldado quiçá um treinamento descente, só comia quem estava de serviço e acreditem as vezes meu cachorro comia melhor do que eu no quartél, quantas vezes… Read more »
“Junior / São José-SC disse:
5 de novembro de 2010 às 9:34
nossas instituições militares vivem na penuria total, meio expediente virou rotina nos quartéis por que não tinha comida…”
É…sei bom como é…passei por isto nos meus dois períodos… 🙁
ai o deposito do f5 ñ ta pouco ñ
devia ter 2 pontos fixos em cda asa
outra coisa uma guerra não se ganha so com força aerea,o brasil e superior a qualquer outro pais
Mestre disse:
5 de novembro de 2010 às 0:27
“Os caros colegas do blog, poderiam fazer um comparativo entre os F5 brasileiros “modernizados” e os iranianos “Saeqeh”.”
Não tem como, um possui celulas restauradas, o outro dizem, apenas dizem ser celulas totalmente novas e radar produzido localmente, com turbinas remanufaturadas e aperfeiçoadas.
Já li que são muito perigosos e que na mão de pilotos bem trinados (que o Irã possui) são eficazes.
Nossos Mikes tem aviônica moderna mas celulas gastas (Jordanianos), mas quando suas turbinas “rugem” é bonito de ver…
Sds.
Cristiano GR e demais participantes : Não disse que é só gurizada no blog , mas existe com certeza . Dá pra perceber claramente . Quanto aos equipamentos , todos queremos ver nos desfiles , armas modernas , tanques , mísseis , carros , caças de última geração e concordo com tudo isso . Só que existe alguns equipamentos que não estão a disposição de todos ainda e que não são utilizados e manuseados por soldados . Pode até ser errado que todos não saibam utilizá-los , mas nenhum exército do mundo dá um Abrams pra um soldado pilotar .… Read more »
hum, tem alguns países da AL que estao olhando e vendo o crescimento das nossas forças armadas, acredito que não muito longe o brasil tera os melhores equipamentos da AL, seremos um gigante belico, e ai alguns ditadores vao vir na mesma balada
Colocaram uma dentadura nova e de cachorro grande no velhinho, até que enfim!!!! pelo menos agora pode se defender, hehehe!!!!
Esse evento tem cara de que será muito bom.
Boa sorte ao nossos pilotos.
quando for ver F-5 da FAb ja vai tar hiper sonico, com armas a laser sendo eles os mesmo caças comprados a 50 anos a trais….
Uhul vamo bater o recorde de a maior frota de caças antigos e renovados. F-5 FOREVER
Pergunat sem zuação: Os F-5EM são os melhores F-5 da atualidade???
Bah…o Derby parece uma “âncora” no F-5…um mal dos aviões pequenos…
Armado até os dentes e sem tanque ventral, como mostra a imagem, não vai muito longe…
Alguém perguntou se o “Mike” é melhor que o Tiger III. Ora, se não for, passa a régua, fecha tudo, e admite de vez que a FAB é uma força de transporte VIP e socorristas!
Pergunta: O A-1M será capaz de combate BVR? Mesmo sub-subsônico?
Nesta edição da Cruzex,o Chile ,a Usaf,a França não vieram com aviões melhores ?,ou seja os combates ficaram mais dificeis,então Python 4 neles…
Quem faz combate aereo,deve ter carta na manga,muito provavel tivemos tempo para treinar os F-5m com R-99,P-4 com HMD,eles talvez não tiveram tempo de criar taticas de defesa contra o F-5m,dai que disseram que os
R-99 não iriam participar ?,com medo de um pau geral neles ?……
Os F-5m que chegaram na Cruzex vieram com o P-4,ja operacional,e vai ser
simulado no pilone/computador de bordo,acredito que foi um choque neles…