Com a presença do presidente do grupo Eurocopter, Lutz Bertling, o consórcio Helibras/Eurocopter apresentou, em 14 de outubro, o primeiro dos três helicópteros EC725 para os membros do GAC – Grupo de Acompanhamento e Controle, que estão acompanhando a produção das aeronaves na França. Os helicópteros, que a partir de 2012 vão ser produzidos no Brasil, serão agora transportados até as instalações da Helibras, em Itajubá-MG, onde serão finalizados para a entrega oficial à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica em dezembro.

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lucas

Bão bunito y barato.

lucas

B)

ZE

Tudo começou com o SA 330 Puma que voou pela primeira vez em 1965,e foi introduzido em 1968. 20 anos depois, ele foi recauchutado, e recebeu o nome de AS 332 Super Puma. Em 1990, o AS 332 Super Puma mudou de nome para a sua versão militar. A partir dessa data, sua versão militar ficou conhecida como AS 532 cougar. Em 1998, o AS 532 Cougar tomou pau nos testes conduzidos pelas Forças Armadas Francesas: Excesso de vibração e rachaduras… Após esse pau, o AS 532 Cougar foi recauchutado novamente, e eis que surge o Helicóptero recauchutado do recauchutado… Read more »

ZE

“Os helicópteros, que a partir de 2012 vão ser produzidos no Brasil”

Onde está a palavra ” PRODUZIDOS”, leia-se “MONTADOS”.

E será MONTADO pela HELIBRÁS, ou melhor, pela APERTAPARAFUSOBRÁS !!!

[ ]S

Galileu

Tamo lascado…

Nada contra o EC 725 como sempre digo…..

Mas pelo preço daria pra comprar muito mais sea e blackhawk, que é muito melhor que os ec725

Mas acho que os VASSALOS dos politicos não iam levar $$$$$ algum ahahahh

Apollo2010BR

Sobre o desempenho dele, prefiro esperar a opiniao de quem realmente entende do assunto, os militares da FAB EB e MB…. até lá somente suposiçoes e torcidas organizadas…

Vader

Esse padrão de pintura da FAB não presta pra helicóptero. Não camufla de baixo, de cima, nem pelo lado. Totalmente nada a ver.

Ira

Deixando de lado um pouco as polêmicas sobre esse programa, o “bicho” ficou bonito com a pintura padrão FAB. Blackhawks também ficariam lindos com esse padrão. Acho que qualquer aeronave fica bem nessas cores, imagino o KC-390, eterno FX-n, VANTs, etc.

Paulo Silva

Caro Ze, você teria como comparar o EC-725(preco e especificacòes) com os demais da classe deste helicoptero?Lembrando que os Blackhawk não estaria na classe mencionanda.

Abracos

Paulo

Fábio Mayer

Bem, bom saber que aeronaves novas estão entrando em operação.

São bons helis, podem não ser no nível dos Black Hawks, mas são novos e farão boa carreira na FFAA.

Ira

pois é Vader, em termos práticos, o padrão dos UH-60 verde oliva parece muito melhor em camuflagem, por exemplo… mas esse verde e cinza é bonito ao olhos, será mesmo que não houve um estudo em termos de eficiência desse padrão? ou pegaram as tintas de tonalidade mais barata e logística fácil ( duas cores pra toda e qualquer anv)?

Luis

Paulo Silva disse:
21 de outubro de 2010 às 15:25
Caro Ze, você teria como comparar o EC-725(preco e especificacòes) com os demais da classe deste helicoptero?Lembrando que os Blackhawk não estaria na classe mencionanda.

Abracos

Paulo

Alguem pode me explicar qual é a categoria do EC 725 e quem concorre com ele. da mesma forma pergunto qual é a categoria do black hawk e quem concorre com ele

proside

A pintura tinha que ser preta. na minha opinião é a cor que da mais “medo”.

ZE

Paulo Silva disse: 21 de outubro de 2010 às 15:25 Paulo Silva, na verdade eu estou sem saco de fazer isso, mas se você procurar na internet, eutou certo que achará ! Permita-me um pequeno adendo: “Lembrando que os Blackhawk não estaria na classe mencionanda”. Devo lembrar que, pelo andar da carruagem, a classe mencionada, tanto do EC-725, quanto o do Blackhawk, é a CLASSE QUE O GOVERNO ESCOLHER PARA COLOCÁ-LOS. A tentativa de aparelhamento político das Forças Armadas pelo Governo Federal faz gato latir e cachorro miar. São usadas as mais variadas desculpas para empurrar algo que ninguém quer.… Read more »

A7X

Boa notícia!!!

Ficará melhro quando forem produzidos aqui.

Abs.

Humberto

Caro proside
A ideia básica da camuflagem é fazer algo se misturar na natureza para confundir quem o ve, um helicoptero preto iria fazer exatamente o contrário. Mas concordo com vc.. fica com jeito de mau..
[]

Pedro Rocha

Olá senhores! Senhores no ambiente de sistemas eletro óticos, termais e de radar a camuflagem visa somente à quebra de contornos para o olho nu. Eu particularmente acho esse padrão da FAB fantástico nesse quesito de quebra de contorno para o olho nu! Senhores mais uma vez venho alertar que tanto o UH-60 como o S-92 não são da mesma categoria do EC-725. Hoje no mesmo nível de performance e carga paga, no segmento militar, os helicópteros que se comparam ao EC-725 são O Mi 171 (velho e confiável Mi 8) e o EH 101 (atualmente AW-101). Mesmo o NH90… Read more »

Eleazar Moura Jr.

Alguém tem alguma informação sobre o novo lote (seis aeronaves) de UH-60 que teria sido adquirido pela FAB e que a previsão, inclusive, era que chegariam os primeiros ainda em 2010 e que iriam para Santa Maria-RS para ser empregado em missões C-SAR e SAR.

Eleazar Moura Jr.

Faltou a interrogação

Andre Luis

Que indecência.
O heli tá completamente pelado.
Uma toalha pra ele não passar vergonha, urgente!!!

Como diz o GF
“Brasil, um país de tolos”

Paulo Silva

Segue abaixo algumas diferêncas do EC-725 x Blackhawk:

EC-725:

Capacidade: 28 passageiros e até 2 pilotos.
Alcance:857Km
Velocidade máxima: 324 Km/h
Carga Útil: 5.670 Kg

Blackhawk

Capacidade: 14 passageiros(aparentemente contanto com os pilotos)
Alcace: 600Km
Velocidade: 357Km/h
Carga Úti: 4.819 kg

Fonte: Voo Tático: http://www.vootatico.com.br/archives/4938

Abracos

Paulo

Ira

Eleazar, não sei sobre o cronograma de entrega (parecia que era pra ser em agosto), mas a compra parece real, tendo em vista que tem pessoal de manutenção da FAB, inclusive nessa semana, lá nos EUA, fazendo curso do Blackhawk.

Paulo Silva

Segue abaixo algumas especificacòes do EC-725 e Blackhawk:

EC-725:

Capacidade: 28+2 pilotos
Carga útil: 5.670Kg
Alcance: 857 Km
Velocidade: 324 Km/h
Velocidade de cruzeiro:285Km/H

Blackhawk:

Capacidade: 14 passageiros
Carga útil: 4.819 Kg
Alcance: 600Km
Velocidade: 357 Km/H
Velocidade de cruzeiro: 278Km/h

Abracos

Paulo

Edcreek

Olá, A pintura é bonita mas não camufla nada…. Sobre a polemica com o Blackhawk(ou seahawk) o Mexico que já opera o heli Americano fez mais um pedido de ECs agora eles teram 12 ECs contra apenas 6 Blackhawk que são operados a um bom tempo, porque será? Outro caso são os Melins Portugueses que tem disponibilidade de 50% em media, e tem que apelar para pasmen os velhos Pumas. Mas todos lá fora são burros nos bloguistas é que somos espertos sabemos exatamente como cada um opera…. Menos pessoal reclamar do preço é uma coisa, agora falar que não… Read more »

Asimov

@Pedro Rocha A quantidade de assentos é proporcional a área da cabine. Não tem mágica. Se tiver dúvidas divida a área pelo número de assentos. Se o numero resultante for muito pequeno, tem algo errado ou haverá soldado sentando no colo de outro. CH-47D/F Chinook Cabin volume: 42m3 / Cabin Floor Area: 21m2 Cargas externas: 12t EH101 Merlin Cabin Volume: 29 m3 / Cabin Floor Area: 17 m2 Cargas externas: 6t S-92 Cabin volume: 19,8 m3 / Cabin Floor Area: 11,9 m2 Cargas externas: 4,5t EC-725 Cabin volume: 15,5 m3 / Cabin Floor Area: 10,5 m2 Cargas externas: 5,4t UH-60M… Read more »

Paulo Silva

Esqueci de colocar a fonte:

http://www.vootatico.com.br/archives/4938

Abracos

Paulo

Asimov

Como falei não tem mágica. A área é fixo. Para caber mais assentos, eles terão que ser menores. Essa é a “malandragem” da Eurocopter. Parece coisa de decorador apartamento decorado de stand. Enquanto os demais se referem a capacidade de combate com assentos anti-choque, ela se refere a capacidade de alta densidade. Isso cria a ilusão de que o EC é maior do que ele realmente é. Conta simples: EC-725: 10,5m^2 / 28 = 0,375m^2 por assento Isso representa um quadrado de 60cm de lado o que inclui não só o assento mais tb o espaço para as pernas e… Read more »

Luiz Ricardo

Não gostei da cor tbm =(

lucas

Os criticos de plantão fala que a frança so usa 6 duzia desses helicopteros e que o brasil comprou uma jaca. Queria saber onde tiraram esta informação ? qual a fonte que fala que eles so usam 6 duzia. Porque se não tiver a fonte são palavras jogadas ao vento e gritos de torcedor

Vinicius Kober

Eleazar Moura Jr. disse:
21 de outubro de 2010 às 16:27
Alguém tem alguma informação sobre o novo lote (seis aeronaves) de UH-60 que teria sido adquirido pela FAB e que a previsão, inclusive, era que chegariam os primeiros ainda em 2010 e que iriam para Santa Maria-RS para ser empregado em missões C-SAR e SAR.

Eliazar, quando estive na BASM durante a EXPOAER, ouvi um dos integrantes do Pantera dizendo que em novembro seriam trazidas 2 unidades do Blackhawk para o esquadrão.

Asimov

As Forças Armadas francesas operam 14 EC725 e mais 5 serão entregues até 2012.

Já os NH90…
The NH90s in service in the French Armed Forces will be named “Caïman”:
French Air Force: 34 TTH + (34 options)
French Navy: 27 NFH

Total: 95

ZE

“Asimov disse: 21 de outubro de 2010 às 16:54 @Pedro Rocha A quantidade de assentos é proporcional a área da cabine. Não tem mágica. Se tiver dúvidas divida a área pelo número de assentos. Se o numero resultante for muito pequeno, tem algo errado ou haverá soldado sentando no colo de outro. CH-47D/F Chinook Cabin volume: 42m3 / Cabin Floor Area: 21m2 Cargas externas: 12t EH101 Merlin Cabin Volume: 29 m3 / Cabin Floor Area: 17 m2 Cargas externas: 6t S-92 Cabin volume: 19,8 m3 / Cabin Floor Area: 11,9 m2 Cargas externas: 4,5t EC-725 Cabin volume: 15,5 m3 /… Read more »

ZE

lucas disse:
21 de outubro de 2010 às 17:03

6 o quê ?

Du…dúzias ???

De quê ???

Como assim ???

6 dúzias de quê ???

Os franceses operam 14 EC-725, portanto NÃO há dúzias !!!!!!

Sinta-se LIVRE PARA PROCURAR OS NÚMEROS NA INTERNET !!!

O fato de você ser novo aqui, NÃO LHE DÁ O DIREITO DE SER INDOLENTE !

Palavras jogadas ao vento, pois sim !

[ ]s

Apollo2010BR

muitos especialistas aqui!! Assim como torcidas….
lamentavel….. enquanto as discussoes estao no nivel tecnicos, só ganhamos, ….. mas quando começamos a chamar um equipamento aleatoriamente de LIXO, PORCARIA, ai…. ai virou discussão de buteco….
Parabens aos que fogem desse tipo de discussão……..

humberto

Senhores,
Até onde eu sei, a escolha foi politica e não técnica / militar. Um bando de políticos (Jobim, Dilma, com o OK do Lula e com pressão do Aécio Neves) decidiu e pronto.
Vai ser caro? É lixo? É feio? Cada um com a sua opinião, mas vieram para ficar e pronto..
Quem mandou votar nos home.. E olha que não tem conotação política, pois se fosse de uma cidade do PV com certeza eles iriam estar no meio tb..
[]
PS..Quero ver quando sair o resultado do FX..bom..isto se sair ainda..

paulao

Na minha opiniao essa camuflagem é horrivel.
Deveria ser um verde escuro como nas fotos do ec 725 do exercito.
Cada um com seu gosto.

jakson almeida

Vamos deixar as mentiras de lado como essa conversa dos problemas dos merlin’s portugueses, o qual ja dizeram que o fato ocorreu porque PORTUGAL não contratou os serviços de manutenção da AW e eles(portugueses)não tinham capacitação técnica pra realiza-la.
Outra coisa e querer comparar um EC-725 com um Black(sea)hawk , é no mínimo esdrúxulo , afinal o B(S)H e um helicóptero concebido desde a “raiz” do projeto como aeronave “MILITAR” e não uma “GAMBIARRA” de um helicóptero civil.

Fábio Mayer

Com esse “lixo” que seria um pé de galinha, tenham certeza, a FAB, o EB e a MB fazem um tremendo churrasco!

Ponha qualquer aeronave para eles operarem, que vai ser campeã de disponibilidade e eficiência, o Brasil precisa, sim, do máximo de equipamentos novos e modernos que puder comprar e, se não dá para comprar os top, pelo menos nos arranjamos com o que temos.

Parece que tem gente que, para não voar heli francês, prefere operar os ótimos UH1H para sempre!

paulao

Apollo2010BR disse:
21 de outubro de 2010 às 17:44
É mesmo apollo br, um grande exemplo disso é oque falaram do meu comentário no desenho 3d do gripen.

Flavio

tem gente que vai ter probelmas de coração aqui….

A-1

QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COM COUGAR +++

Vader

lucas disse: 21 de outubro de 2010 às 17:03 “Os criticos de plantão fala que a frança so usa 6 duzia desses helicopteros” SEIS DÚZIAS??????? AHAHAHAHAHAHAHAHAHA… 🙂 Aonde vocês aprendem tamanhas asnices? É no Disneylândia Brasil (by Rodrigo)??? 🙂 Olha só: não acredito que esse heli seja tão ruim. Não é, cumpre a função. Transportar tropa. PONTO. O que não presta é o preço, a (falta de) escala e a proposta (ToT) francesa. E a forma como foi empurrado goela abaixo das Forças Armadas, além do fato de que tínhamos opções melhores, inclusive o NH-90 (mas não só). Quero ver… Read more »

Galileu

Jacson
Se é ou não gambiarra, não vem ao caso, pois eles são concorrentes fazem quase as mesmas missões.

NÃO duvido das capacidades do EC725, pelo contrário apenas, sou contra investir neles, tem Helis mais baratos que fazem o mesmo!

Mas ai entra a conversa fiada de “ToT” e nem vou entrar nisso, a maioria sabe que é uma Utopia!

abraço

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Se o objetivo era apenas um transporte de carga e tropas, mais no estilo “pé-de-boi”, deviam ter comprado a licença de fabricação do Mil Mi-17, que é comprovadamente mais barato e robusto que a família Cougar.

E antes que falem alguma coisa sobre a modernidade de um e de outro, saibam que seus projetos são contenporâneos.

Danilo

Gente só uma perguntinha rapida, porque a FAB usa este tipo de camuflagem ela é meio estranha cinza com verde, e ao meu ver nem camufla tanto assim, alguém teria mais explicações para passar ficaria agradecido ?

Gustavo

A França comprou 22 nh-90 tth e tem mais 12 de opçao nao 36 + 36.
Um detalhe interessante é que nenhum dos países da OTAN que usam o NH90 enviaram estas aeronaves ao Afeganistão: a França foi com os EC725, a Holanda foi com os Cougar/Super Puma, a Alemanha foi de CH-53.
Fote: voo tatico

proside

Humberto

Já fui militar e sei muito bem o “poder” da camuflagem.

Noel

Uma observação sobre o padrão de camuflagem adotado: o mesmo foi sugerido e testado, exaustivamente, pelo 1/10 GAv, e isso, ainda na década de 90. Observem ainda, sua semelhança ao padrão adotado pelo Royal Army, e o antigo padrão europeu da USAF.

jakson almeida

O NH-90 não foi para o Afeganistão por um motivo muito simples , ele (NH-90)e um projeto NOVO e portanto nenhum operador vai colocar um helicóptero NOVO em combate se tem a opção de usar um “testado” em combate, o merlin so foi enviado em 2009 se não me engano.

Vader

Danilo disse:
21 de outubro de 2010 às 20:03

Danilo, a meu ver a FAB usa a mesma camuflagem dos STs. Só que nos STs funciona, pois o vôo dele é mais alto, mais rápido, etc. Nos helis é podre. Não camufla p. nenhuma.

A FAB deveria usar nos helis o padrão cammo do EB.

Sds.