Agenda de Nelson Jobim na República Tcheca, Ucrânia, Emirados e Itália
Na semana passada, mostramos parte da agenda do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, na República Tcheca, no dia em que foi anunciada a intenção do país em adquirir duas aeronaves KC-390 e participar do projeto.
Seguem as agendas dos dias seguintes, até hoje (21 de setembro), na viagem que prosseguiu para a Ucrânia e os Emirados Árabes Unidos, e que agora segue para a Itália.
Como a maior parte dos compromissos refere-se a empresas / organizações do segmento aeroespacial, esta matéria está sendo publicada no Poder Aéreo. Mas os leitores podem debater o que pode surgir de novidades em relação aos encontros mostrados abaixo, nos diversos temas pertinentes à agenda.
Terça-feira, 14 de setembro de 2010 – República Tcheca / Ucrânia
- 08h00 Deslocamento para 24ª Base de Transporte Aéreo- Aeroporto Militar de Praga – Kbely
- 08h30 Recepção pelo Cel. Josef BEJDÁK, Comandante da 24ª Base de Transporte Aéreo
- 08h45 Deslocamento em helicóptero para Vyskov
- 09h45 Deslocamento para o Centro de Treinamento e Educação “Stone Cottage”
- 15h00 Decolagem para 24ª Base de Transporte Aéreo
- 18h00 Abertura da Exposição “Czech Footprints in Brazil”
- 20h00 Decolagem para Kiev (Ucrânia)
- 22h45 Pouso em Kiev (Ucrânia)
Quarta-feira, 15 de setembro de 2010 – Ucrânia
- Encontro com o Ministro da Defesa da Ucrânia
- Encontro entre as Delegações do Brasil e Ucrânia
- Assinatura de Acordo de Cooperação em Defesa entre os Governos do Brasil e da Ucrânia
- Apresentação do Complexo Terrestre de Lançamento de Foguetes “Cyclon 4”
- Instituto Central de Projetos do MD da Ucrânia
Quinta-feira, 16 de setembro de 2010 – Ucrânia
- Visita à Empresa “Antonov”
- Visita à Empresa “Luch” (sistemas de defesa anti-aérea)
Sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – Ucrânia
- 10h00 Decolagem para Zaporizzia
- 11h00 Visita à Empresa “Motor Sich”
- 15h00 Decolagem para Mykolaiv
- 16h00 Visita à Empresa KDPZ (Estaleiros Navais)
- 19h00 Decolagem para Kiev
- 19h40 Pouso em Kiev
Sábado, 18 de setembro de 2010 – Ucrânia / Emirados Árabes Unidos
- 09h45 Cerimônia oficial de despedida
- 10h00 Decolagem para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
- 15h40 Pouso em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Domingo, 19 de setembro de 2010 – Emirados Árabes Unidos
- 09h15 Recepção no Quartel General das Forças Armadas
- 09h30 Reunião com o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas
- 10h45 Visita à Base Aérea de Al Zavra e ao Centro Bélico Aéreo
Haverá ainda as seguintes reuniões em horário não definido:
- Encontro com o Príncipe Herdeiro de Abu Dahbi,
- Reunião com o Ministro de Estado dos Negócios Exteriores
Segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – Emirados Árabes Unidos
- 09h00 Visita à Empresa Caracal
- 10h00 Visita à Abu Dahbi Naval Construction
- Haverá, em horário ainda não definido, deslocamento do ministro da Defesa para Dubai
Terça-feira, 21 de setembro de 2010 – Emirados Árabes Unidos / Itália
- 16h00 Decolagem para Palermo (Itália)
- 19h45 Pouso em Palermo (Itália)
FONTE: Ministério da Defesa
O NJ não foi promover o Rafale ? 😀 😀 😀 😀 😀 😀
Se ele insiste tanto com este abacaxi aqui é salutar que arrume outros otários..ops..parceiros.
Putz….. meu informante me disse que foi ver os Mirage traço nove…..
Calma……. Brincadeirinha…..hahahaha…
Toc, toc, toc…..
Sds.
Serah que assumirah o papel de representante da Dassault e irah tentar vender o Rafale p/ os Sheikhs? Ele pode iniciar se prontificando a refazer o relatorio dos Emirados que apontaram serias limitacoes no Rafale, depois continua lembrando dos “precedentes” dos americanos e porque, entao, nao deveriam ir com o SH.
Nahh! Nao serah bem sucedido, os otarios que ele costuma lidar ficam em outras bandas…
[]s!
Caro Rodrigo,
Pensei a mesma coisa… foi fazer anti-lobby lá pelo Rafale…..
[]’s
Queira Deus que os senhores estejam errados, porque incitar outros a obter o Rafale pra respaldar a compra por nós, é demais!!!
Penso realmente que foi verificar a possibilidade de adquirir um lote de Mirrage 2000-9 (semi-novos) dos EAU. Numa transação triângular que envolveria a aquisição de Mirrages em troca de desconto na compra dos nossos Rafale, garantindo por outro lado a aquisição do Rafale pelos árabes (em troca do comprador intermediado pela Dassault. Assim todos ganhariam no negócio, sobretudo os franceses. Contudo, a bem da verdade é notório que os M2000 C/D não vão dar conta até a chegada do F-X lá por 2020 como esta previsto, nesse sentido os M2000-9 seriam uma opção adequada para prencher a lacuna.