‘Warm up’
Vídeo gravado pelo Poder Aéreo na Academia da Força Aérea (Pirassununga, São Paulo), mostrando o acionamento dos motores do F-5EM e o check externo antes de uma decolagem noturna. Vinte minutos depois, o piloto do 1ºGAVCA já estava em casa para o jantar.
VEJA TAMBÉM:
Taí, gostei. TV Poder Aéreo! Boa idéia.
É sempre bom ver esses maravilhosos bicudos em ação. Parabens
Muito bom!! PC Maxi!!
Ir voltar e chegar em casa em 20 minutos? Então foi só uma volta no quarteirão… rsrsrs
Bom seria quase isso se ele estivesse no trânsito caótico de São Paulo…
Mto legal o vídeo!
Sds.
gasta mais tempo no solo, no pré voo, que voando, muito legal!!
Depois o piloto demora uma hora para fazer um percurso de 16 Km até a própria casa.
Se não me engano o A-1 tem partida à gás…sem necessidade de fonte externa à lá F-86…
Vinte minutos? É mais ou menos o que eu demoro do serviço para casa, só que eu moro a 8 Km do trabalho! Isso se o transito não estiver péssimo.
Muito legal o vídeo.
Bem que a FAB podia colocar um Farol de Xenon 6000 K nos bicudos !!! ia ficar show p/ taxiar a noite , uaaaa……..
O importante seja quem for o vencedor do FX, é que a rapaziada passe mais tempo em treinamento e no cockipt do que no hangar.
Não adianta ter F-super trunfo e descuidar do treinamento. A história dos combates aéreos comprova tal assertiva.
Parabéns a Aeronáutica e aos rapazes pelo nível de excelência demonstrado em inúmeros exercícios internacionais, motivo de orgulho para todos nós Brasileiros!
Sds.
Ps. Ótima sacada a TV do Poder Aéreo.
Giordani
Eu ia falar isso
Alguém tem algum link pra me passar, sobre fonte externa, aeronaves que usam ou não…
É o F-5 é um clássico,deixará saudade….
Que trabalheira para dar partida.
Alguém poderia me explicar o por que da mobilidade, isto é, o sobe e desce da trequilha (Isto mesmo, não e bequilha !)
Provavelmente aumentar o ângulo de ataque para a decolagem e evitar sustentação negativa. Caso contrário não conseguiria rodar a aeronave.
Muito bom o video, já tinha visto no blog armas de guerra da abril.
Patriota, se você viu entre ontem e hoje, é copy-paste, pois o vídeo foi feito por nós.
Mas se viu antes, trata-se de outro vídeo.
Você tem o link desse blog? Manda pra gente, por favor, só pra confirmar
Saudações!
Belo video parabéns a equipe.
Soube que houve um problema com o Piloto logo após a decolagem…. disseram que ele esqueceu de fechar o cockpit.
Para quem fica de pronta-ação é muito tempo para reação. Tudo bem que devemos ter “times” diferentes, uma coisa é estar efetuando os procedimentos de check corretos, sem crises, é extremamente seguro e deve ser assim mesmo, e outra é para as respostas rápidas, que ao meu ver demanda tempo demais – devia ser como nos Pit-stop da F1=” fast, very fast”. Sendo o mesmo, tem-se uma justificativa, porque durante a “Guerra das Malvinas” o Vulcan “assinalado” em radar próximo a Cabo Frio, só foi “alcançado” na entrada da “Baía da Guanabara”, já com o Galeão à vista. Não é… Read more »
SCintra, Como você percebeu, o que o vídeo mostra é um procedimento de “warm up” para uma situação normal de decolagem, um voo de traslado, com a realização de checks etc (e o vídeo está editado – o tempo total para isso é, aproximadamente, o dobro). Mas vale lembrar que, para aeronaves prontas para o alerta de defesa aérea 24h, o tempo de preparação para a decolagem é muito menor, pois as aeronaves já se encontram checadas, nos hangaretes de alerta. Já vi demonstrações de decolagem de F-5 de alerta em que, do disparo do sinal, passando pela amarração do… Read more »
parabens pelo video, demais !
Nunão
Sobre o acima no Warm-up do F-5, tire uma duvida – complementar, teve um gerador externo para acionamento das turbinas. Todos F-5 (M e não) são assim? Sabe se a “jaca” também precisa?
Estou conjecturando – A Suécia tem dentro de sua doutrina, trabalhar desdobrada, até mesmo em estradas/ rodovias – já fizemos experiência com os ST e Bandeirantes – deduz-se que os Gripen(s) possua algum APU, não necessitando de grande apoio em terra, e os F-5’s ficariam restritos a locais que podem oferecer geradores, Isso é “vero”? Ou teriam condições de acionamento independente? Abraços.
SCintra, tanto o Rafale quanto o Gripen têm APU.
O F-5 é que depende de fonte externa para a partida (o que é absolutamente comum em caças mais antigos).