não sei se é neste vôo, mas soube que em testes ele tinha que enviar sinais à Torre, para não o perderem.
Galileu
Visitante
14 anos atrás
KGB venderia a mãe pra ter acessoa esse vídeo…..haha
Esse Mundo é muito doido, agentes se matavam pra conseguir uma foto horrível sem definição, só a silueta de um caça……e hoje temos acesso a “quase” tudo.
Luiz Paulo
Visitante
14 anos atrás
Lá se vão 30 anos…. e só hoje os outros grandões estão indo pra furtividade… eita nóis!
Rodrigo F Bertelli
Visitante
14 anos atrás
1981!!!!
Nessa época eu achava o máximo os aviões da Guerra das Malvinas. E já tínhamos o F117. 1981!!! Caraca!!!
Nessa época os “computadores pessoais” usavam, ainda, discos de 8″. È vendo essas coisas que dá pra imaginar o que escondem da gente hoje em dia.
Ivan
Visitante
14 anos atrás
Como seria a comparação da furtividade entre um F-117, um B-2, um F-22 e um F-35?
Acho que os dois últimos vão ser mais especulação que fato mas ta valendo.
Ivan, Falar em números exatos é um exercício de pura especulação, mas tudo leva a crer que do menos furtivo (maior RCS) para o mais furtivo (menor RCS) teríamos o F-22, F-35, F-117 e o B-2. Todos são considerados tendo nível VLO, o que nos faz crer terem um RCS menor que 0,01 m2 em qualquer aspecto, com um nível maior de redução no aspecto frontal. Só como exemplo, se um F-18E é detectado a 130 km supondo que tenha um RCS (armado) de 2 m2, qualquer um destes seria detectado nas mesmas condições a não mais que 30 km.… Read more »
Steen
Visitante
14 anos atrás
Bosco,
porque você colocou o F-35 (que não tem o escape do motor protegido, por exemplo) como mais furtivo que o F-22?
Steen, se me permite: O F-35 é menor que o F-22. Só isso já lhe faz ter um RCS menor. Além do mais há pelo menos dez anos de diferença entre os projetos. A tecnologia stealth não parou no tempo: melhores materiais e um desenho ainda mais furtivo por conta da maior capacidade computacional (no projeto) nos fazem crer que o F-35 será significativamente mais furtivo que o F-22. Por fim, a proteção de escape do F-22 influencia no espectro IR, mas deve fazer bem pouca diferença na seção cruzada de radar. Apenas discordo do Bosco quanto ao F-117. Creio… Read more »
B-1B 0,75-1,02 F/A-18E, Rafale 0,75 ALCM 0,25 Exocet,Harpoon 0,1 Tomahawk 0,05 SR-71 0,014 Pássaro em vôo 0,010 F-22A 0,0065 F-35 JSF 0,005 F-117A 0,003 B-2 0,0014 ACM 0,001 Steen, Esses são os dados mais comuns de serem encontrados na internet em relação ao RCS de alguns vetores. Devo salientar que em geral esses dados se referem ao aspecto frontal, podendo variar no aspecto lateral, traseiro, inferior, etc. Quanto ao F-35 eu o coloquei como tendo um RCS menor no aspecto frontal em relação ao F-22, e como disse o Vader, não implica dele ser mais furtivo como um todo. Com… Read more »
Caças como o F-22 e F-35 usam a furtividade como um fator a mais no seu leque de opções defensivas e ofensivas, portanto, podem se dar ao luxo de serem menos discretos que seus primos de ataque, principalmente o F-117.
O B-2 já é outra estória e conta com uma imensa capacidade de defesa eletrônica, sendo inclusive, juntamente com o Rafale, uma aeronave que contaria com um hipotético sistema de “cancelamento ativo”, seja la o que isto quer dizer. rsrsrsrr
Também o B-2 é capacitado a voar a baixa altitude inclusive, para fugir aos hipotéticos radares de baixa frequência.
Luiz Eduardo
Visitante
14 anos atrás
Realmente meu caro Galileu… Se fosse alguns anos atrás, se mataria por um vídeo desses… hj em dia, td jogado no cyberspace… e olha só, o primeiro voô em 1981, e só foi apresentado ao mundo em 1991 – todo esse tempo em desenvolvimento secreto – e aposto que deve ter dado diversas dores de cabeças aos engenheiros e estourado seus custos. Como no post anterior, isso só mostra como o programa F-35 tá dentro de uma certa normalidade para um avião que quer quebrar diversos paradigmas… a diferença é que no caso do Nighthawk isso tudo ocorreu “na moita”… Read more »
IVAN
Visitante
14 anos atrás
O F-117 NightHawk foi uma aeronave revolucionária.
Apenas não deveria ter recebido a designação ‘F’ de fighter, pois nunca foi ou será um verdadeiro caça.
Incrível observar que “us americanus” já estão aposentado este impressionante avião de ataque, enquanto europeus ocidentais e russos seguem reformando (MLU) os seus Tornados, Mirage 2000-D e Su-24.
Acredito firmemente que os NightHawk, que voaram em 1981 e foram apresentados em 1991, ainda seriam atacantes modernos no ano que vem, em 2011, 30 (trinta) anos após a gravação do filme acima.
Abç,
Ivan, mais antigo que o F-117.
IVAN
Visitante
14 anos atrás
Boscão,
“Cancelamente ativo”?
Fala sério. 🙂
Contra radar AESA eu creio que isso simplesmente não existe.
Dei uma procurada rápida no Google e existem dados discordantes. Alguns creditam ao F-117 ser menos furtivo que os outros, como sugere o Vader.
Mas fato é que independente de números, todos estão numa zona de discrição/furtividade que os faz estarem configurados para combate (armados e com combustível) e ainda assim, só detectáveis por radar quase ao alcance visual/térmico.
É mais ou menos como se um tivesse o RCS equivalente ao de uma bolinha de gude, outro de uma meleca de nariz e outro de um beiço de pulga. No frigir dos ovos da no mesmo. rsrsrsrsr
grifo
Visitante
14 anos atrás
juntamente com o Rafale, uma aeronave que contaria com um hipotético sistema de “cancelamento ativo”, seja la o que isto quer dizer. rsrsrsrr
Caro Bosco, “cancelamento ativo” é tão real quanto o pó de pirlimpimpim…
Grifo e Ivan,
Se juntarem o “cancelamento ativo” com o “plasma stealth” corre-se o risco da aeronave ou navio ser desmaterializada, atravessar um portal dimensional e ir parar na Terra do Nunca do Peter Pan. srsrsrsr
Outra opção seria o “País das Maravilhas” da Alice.
Mais rsrsrsrrssr
Ivan
Visitante
14 anos atrás
Sei não heim… em 1981 aposto que o F117 também não “existia”… nesse mundo eu num duvido de nada, de aviões furtivos a “cancelamento ativo”…
Ivan, o mais novo que o F-117… auehueahueauheauhaeuheahuea
Rodrigo
Visitante
14 anos atrás
Este cancelamento ativo só funciona contra a camuflagem romulana.
Questão de lógica. O F-117 é stealth. O F-117 é americano. Um F-117 foi derrubado supostamente por um míssil SA-3. O sistema de mísseis SA-3 usa um radar de baixa frequência. Radares de baixa frequência detectam caças stealths americanos. Uma galinha come milho. Hoje eu comi um espiga de milho. Então eu sou uma galinha. Sou? Serei eu uma galinha? Ou um galo? E não sabia? Ninguém me avisou???????/ Esse tempo todo eu digitando, quer dizer, bicando aqui empulerado no meu quarto, quer dizer, no meu galinheiro, bicando e cantando de avião e míssil e ninguém me avisa que o… Read more »
Alguém aí por favor pode me passar o telefone de um psicólogo de galinha? Ou de um veterinário de gente?
Agora eu bolei as trocas de vez.
Não entendo mais nada!
1981!!!
não sei se é neste vôo, mas soube que em testes ele tinha que enviar sinais à Torre, para não o perderem.
KGB venderia a mãe pra ter acessoa esse vídeo…..haha
Esse Mundo é muito doido, agentes se matavam pra conseguir uma foto horrível sem definição, só a silueta de um caça……e hoje temos acesso a “quase” tudo.
Lá se vão 30 anos…. e só hoje os outros grandões estão indo pra furtividade… eita nóis!
1981!!!!
Nessa época eu achava o máximo os aviões da Guerra das Malvinas. E já tínhamos o F117. 1981!!! Caraca!!!
Nessa época os “computadores pessoais” usavam, ainda, discos de 8″. È vendo essas coisas que dá pra imaginar o que escondem da gente hoje em dia.
Como seria a comparação da furtividade entre um F-117, um B-2, um F-22 e um F-35?
Acho que os dois últimos vão ser mais especulação que fato mas ta valendo.
Ivan, Falar em números exatos é um exercício de pura especulação, mas tudo leva a crer que do menos furtivo (maior RCS) para o mais furtivo (menor RCS) teríamos o F-22, F-35, F-117 e o B-2. Todos são considerados tendo nível VLO, o que nos faz crer terem um RCS menor que 0,01 m2 em qualquer aspecto, com um nível maior de redução no aspecto frontal. Só como exemplo, se um F-18E é detectado a 130 km supondo que tenha um RCS (armado) de 2 m2, qualquer um destes seria detectado nas mesmas condições a não mais que 30 km.… Read more »
Bosco,
porque você colocou o F-35 (que não tem o escape do motor protegido, por exemplo) como mais furtivo que o F-22?
Steen, se me permite: O F-35 é menor que o F-22. Só isso já lhe faz ter um RCS menor. Além do mais há pelo menos dez anos de diferença entre os projetos. A tecnologia stealth não parou no tempo: melhores materiais e um desenho ainda mais furtivo por conta da maior capacidade computacional (no projeto) nos fazem crer que o F-35 será significativamente mais furtivo que o F-22. Por fim, a proteção de escape do F-22 influencia no espectro IR, mas deve fazer bem pouca diferença na seção cruzada de radar. Apenas discordo do Bosco quanto ao F-117. Creio… Read more »
B-1B 0,75-1,02 F/A-18E, Rafale 0,75 ALCM 0,25 Exocet,Harpoon 0,1 Tomahawk 0,05 SR-71 0,014 Pássaro em vôo 0,010 F-22A 0,0065 F-35 JSF 0,005 F-117A 0,003 B-2 0,0014 ACM 0,001 Steen, Esses são os dados mais comuns de serem encontrados na internet em relação ao RCS de alguns vetores. Devo salientar que em geral esses dados se referem ao aspecto frontal, podendo variar no aspecto lateral, traseiro, inferior, etc. Quanto ao F-35 eu o coloquei como tendo um RCS menor no aspecto frontal em relação ao F-22, e como disse o Vader, não implica dele ser mais furtivo como um todo. Com… Read more »
Caças como o F-22 e F-35 usam a furtividade como um fator a mais no seu leque de opções defensivas e ofensivas, portanto, podem se dar ao luxo de serem menos discretos que seus primos de ataque, principalmente o F-117.
O B-2 já é outra estória e conta com uma imensa capacidade de defesa eletrônica, sendo inclusive, juntamente com o Rafale, uma aeronave que contaria com um hipotético sistema de “cancelamento ativo”, seja la o que isto quer dizer. rsrsrsrr
Também o B-2 é capacitado a voar a baixa altitude inclusive, para fugir aos hipotéticos radares de baixa frequência.
Realmente meu caro Galileu… Se fosse alguns anos atrás, se mataria por um vídeo desses… hj em dia, td jogado no cyberspace… e olha só, o primeiro voô em 1981, e só foi apresentado ao mundo em 1991 – todo esse tempo em desenvolvimento secreto – e aposto que deve ter dado diversas dores de cabeças aos engenheiros e estourado seus custos. Como no post anterior, isso só mostra como o programa F-35 tá dentro de uma certa normalidade para um avião que quer quebrar diversos paradigmas… a diferença é que no caso do Nighthawk isso tudo ocorreu “na moita”… Read more »
O F-117 NightHawk foi uma aeronave revolucionária.
Apenas não deveria ter recebido a designação ‘F’ de fighter, pois nunca foi ou será um verdadeiro caça.
Incrível observar que “us americanus” já estão aposentado este impressionante avião de ataque, enquanto europeus ocidentais e russos seguem reformando (MLU) os seus Tornados, Mirage 2000-D e Su-24.
Acredito firmemente que os NightHawk, que voaram em 1981 e foram apresentados em 1991, ainda seriam atacantes modernos no ano que vem, em 2011, 30 (trinta) anos após a gravação do filme acima.
Abç,
Ivan, mais antigo que o F-117.
Boscão,
“Cancelamente ativo”?
Fala sério. 🙂
Contra radar AESA eu creio que isso simplesmente não existe.
Abç,
Ivan, antigo mas ativo. 🙂
Dei uma procurada rápida no Google e existem dados discordantes. Alguns creditam ao F-117 ser menos furtivo que os outros, como sugere o Vader.
Mas fato é que independente de números, todos estão numa zona de discrição/furtividade que os faz estarem configurados para combate (armados e com combustível) e ainda assim, só detectáveis por radar quase ao alcance visual/térmico.
É mais ou menos como se um tivesse o RCS equivalente ao de uma bolinha de gude, outro de uma meleca de nariz e outro de um beiço de pulga. No frigir dos ovos da no mesmo. rsrsrsrsr
juntamente com o Rafale, uma aeronave que contaria com um hipotético sistema de “cancelamento ativo”, seja la o que isto quer dizer. rsrsrsrr
Caro Bosco, “cancelamento ativo” é tão real quanto o pó de pirlimpimpim…
29 anos atrás. Realmente incrível o que a LM fez.
Grifo e Ivan,
Se juntarem o “cancelamento ativo” com o “plasma stealth” corre-se o risco da aeronave ou navio ser desmaterializada, atravessar um portal dimensional e ir parar na Terra do Nunca do Peter Pan. srsrsrsr
Outra opção seria o “País das Maravilhas” da Alice.
Mais rsrsrsrrssr
Sei não heim… em 1981 aposto que o F117 também não “existia”… nesse mundo eu num duvido de nada, de aviões furtivos a “cancelamento ativo”…
Ivan, o mais novo que o F-117… auehueahueauheauhaeuheahuea
Este cancelamento ativo só funciona contra a camuflagem romulana.
Ahahahaha, pessoal, pelamordideus, assim vocês me matam de dar risada, hehehehehe… 🙂
Camuflagem romulana??? ahuahuahuahuahuahua
Questão de lógica. O F-117 é stealth. O F-117 é americano. Um F-117 foi derrubado supostamente por um míssil SA-3. O sistema de mísseis SA-3 usa um radar de baixa frequência. Radares de baixa frequência detectam caças stealths americanos. Uma galinha come milho. Hoje eu comi um espiga de milho. Então eu sou uma galinha. Sou? Serei eu uma galinha? Ou um galo? E não sabia? Ninguém me avisou???????/ Esse tempo todo eu digitando, quer dizer, bicando aqui empulerado no meu quarto, quer dizer, no meu galinheiro, bicando e cantando de avião e míssil e ninguém me avisa que o… Read more »
Alguém aí por favor pode me passar o telefone de um psicólogo de galinha? Ou de um veterinário de gente?
Agora eu bolei as trocas de vez.
Não entendo mais nada!
Rsrssrs
Bosco: ahuahuahuahuahua!!! 🙂
Ví vários documentários sobre o F- 117 Stealth, e eles falam que em 1978 já existia um esquadrao desses aviões voando a noite…….
Imaginem, o que os americanos tem hoje…….e não mostram
abs