PhanCon 2010 da F-4 Phantom II Society
O grupo sem fins lucrativos dedicado a preservar a história do avião de combate F-4 Phantom II realizará sua conferência anual na área de Panama City, Florida, este ano, um porta-voz do grupo disse nesta segunda-feira.
A “PhanCon” da F-4 Phantom II Society será realizada entre 20-23 de setembro, com os membros do grupo planejando visitar a Tyndall Air Force Base e o Museu Aéreo Naval de Pensacola, como parte da conferência.
O grupo do F-4 realizou sua reunião anual em Panama City cerca de cinco anos atrás, disse James Thompson, coordenador de eventos da sociedade, que escolheu voltar à Panama City por causa da sua proximidade com Tyndall, que é a base usada pelos jatos QF-4 convertidos em alvos aéreos, disse ele.
O 82nd Aerial Target Squadron em Tyndall AFB Holloman, Novo México, opera o único programa do Departamento de Defesa com alvos aéreos em grande escala, mantendo um estoque de 50 aeronaves QF-4 Phantom II para esta finalidade.
“É uma coisa triste de se ver, mas é uma coisa boa para o treinamento”, disse Thompson.
Segundo a Boeing, mais de 800 aeronaves F-4 Phantom II ainda estão na ativa com as forças de defesa de oito países: Egito, Alemanha, Grécia, Israel, Japão, Coreia do Sul, Espanha e Turquia.
Quase 100 Phantoms foram convertidos em aviões-alvo QF-4 para mísseis e continuam a servir a Marinha e a Força Aérea dos EUA.
Thompson, que atuou como mantenedor do F-4 por quase 15 anos, disse que a F-4 Phantom II Society inclui ex-pilotos, pessoal de manutenção e membros com uma apreciação especial pelo jato e seu lugar na história militar.
“É um caça muito prestigiado entre todos os caças fabricados”, disse Thompson sobre o F-4, que foi ao ar pela primeira vez em 1958.
Ele disse que as convenções anteriores PhanCon tiveram lugar em Holloman AFB e Davis-Monthan, Arizona, também conhecida como “The Boneyard”.
A sociedade tenta fazer suas conferências perto de bases da Força Aérea, onde o F-4 ainda é utilizado para fins de treinamento. “Nós estamos ficando sem lugares para ir”, disse Thompson.
Os membros da PhanCon visitarão o 82nd Aerial Target Squadron de Tyndall em 20 de setembro, com planos para visitar também o esquadrão de F-22 da base.
Thompson disse que espera entre 75 e 80 pessoas na PhanCon, incluindo 10 membros internacionais da Suíça, Inglaterra, Alemanha e Bélgica.
Os membros do grupo dos EUA estão espalhados por todo o território. O General Brigadeiro Dan Cherry, conhecido “MiG Killer”, autor do livro “My Enemy, My Friend”, será o orador convidado para a conferência deste ano
VEJA TAMBÉM:
E ate pecado transforma uma maquina dessa e alvo.
F-4, sonho da FAB!!
Algumas curiosidades sobre o Phantom: – Ele é o caça supersónico mais fabricado no ocidente e continuará o sendo por décadas. Foram mais de 5.000 deles em 20 anos. O F-16 em 30 anos só conseguiu 4.000 e deve morrer antes dos 4.500 em 40 anos de fabricação! – Possui o maior número de vitórias em combates ar-ar entre os caças ocidentais, mesmo não sendo um dogfighter; – Seu motores são inclinados para baixo para livrar os estabilizadores; – Seus estabilizadores são inclinados para baixo para dar maior estabilidade lateral, como uma cauda em “V”. Os painéis externos das asas… Read more »
“…Segundo a Boeing, mais de 800 aeronaves F-4 Phantom II ainda estão na ativa..”
uma duvida, essas tais aeronaves são navais tbm certo ?! elas serviriam a nossa MB, sei o blog e o Aereo, mais é só uma duvida..
Abs.
@Julico
Que eu saiba, todos os Phantom navais já estão fora de uso. Esses que estão na ativa são derivados do modelo E, que não tem capacidade naval.
Se for para comprar um caça naval usado, seria mais interessante partir para o F/A-18A ou C. Mas o ideal mesmo é pegar algo novo.
Algo novo??? No Brasil??? Nem com reza braba e macumba eu acredito mais nisso. De acordo ao Modus Operandi do Brasil,seria algo mais realista propor a Alemanha comprar seus Phantoms que se aposentarão em 2012. Assim como fizemos com os Leopard 1 para o EB. Estão em ótimas condições,e modernizados com a última tecnologia. Para um pais incapaz de comprar (nem falemos de produzir) 36 caças modernos depois de DUAS DÉCADAS de palestras,analizes,concursos e conferências,o que podemos esperar? Um milagre? Ou fazemos ótimas compras de oportunidade e mantemos nos ares uma FAB com ainda alguma capacidade dissuatória,ou continuaremos no mundo… Read more »
Ué…..Israel e Espanha ainda usam o bicho?
Julico,
Parece que os Britânicos possuem alguns F4 em estoque que operaram em seu antigo PA.
So que ele não poderia operar no São Paulo devido a seus pedo 26 ton.
Realmente se a Marinha for atodar alguma coisa mais nova para o Sampa será o F18 que pode operar no limite no Sampa.
dieter91360 disse:
1 de setembro de 2010 às 3:50
“seria algo mais realista propor a Alemanha comprar seus Phantoms que se aposentarão em 2012. Assim como fizemos com os Leopard 1 para o EB. Estão em ótimas condições,e modernizados com a última tecnologia”
Prezado Dieter, e os F-4 Phantom da Luftwaffe ainda tem a vantagem adicional de serem conhecidos “comedores” de uma certa “fruta”… 🙂
“Segundo a Boeing, mais de 800 aeronaves F-4 Phantom II ainda estão na ativa …”
Pois é. E ainda tem gente que fala dos boicotes dos EUA aos usuários de seus caças.
Os Mirage IIIE tiveram de ser aposentados enquanto aviões como o F4 e noso F5M aida voam e voarão por alguns anos ainda….
Antonio, não é questão de boicote e sim de cultura. Os americanos fabricam peças maciçamente, para reduzir custos e no caso dos aviões mais modernos em rede global. Ainda tem o AMARG para dar uma mão. Os franceses com a sua pretensa independência fabricam quase que inteiramente os aparelhos na França e suas peças são feitas sob demanda. Como eles tem FFAA muito menores que as americanas é inevitável que as quantidades sejam muito menores e o preço será sempre maior. Isto é um fato inegável. Não diria que os franceses estão errados ou não. Como disse lá em cima… Read more »
Baita aviao, um dos meus favoritos
Pois é Rodrigo mas, a estória com os franceses é antiga e “tradicionalmente” pisam na bola sim. Já postei anteriormente que durante a recolução de 32 aqui no Brasil, o governo Vargas fechou um contrato com os franceses, pagou um adiantamento e somente depois desses pagamento que o governo francês disse que não faria a entrega por “razões humanitárias” e nosso governo ainda teve de esperar um bom tempo para rever o $ adiantado aos franceses. Isso provocou um desgaste tão grande que a compra de armamentos franceses somente ocorreu 40 anos depois com a compra dos Mirage. Em compensação,… Read more »
Eu gosto de me colocar dos dois lados da equação. Se eu fosse cidadão francês, eu acharia a lógica de negócios ótima. Assim que finalizado o período de desenvolvimento de um projeto, começaria outro e descontinuando o anterior lentamente, colocaria um inteiramente novo no seu lugar. Forçando a troca do anterior pelo novo, manteria a indústria local ocupada e a produção praticamente contínua. Observem que isto vem desde o início, Mystere, Mirage, Rafale, etc.. Como eu sou brasileiro e não “Supports Foreign Industry”, me preocupa ficarmos nas mãos desta lógica. Talvez com o fiasco comercial do Rafale, eles sejam obrigados… Read more »
Pois é Rodrigo mas, a estória com os franceses é antiga e “tradicionalmente” pisam na bola sim. Ah…então não existe, é uma lenda? rsrsrsrsrsrssss… O fato é que os franceses sempre, na hora “H”, deixam os “parceiros” na mão. Coisa mais escandalosa o que a turma do Degaulle fez com Israel. Ora, deixar os aviões voarem só em solo frances e com o mínimo de combustível para que os israelenses não fugissem com eles… O problema da parceria com os EUA é que eles vendem o avião, no problems, mas não vendem os “acessórios”…coisa que eles estão prometendo não fazer… Read more »
Caros Amigos.:
O “F-4” Já foi muito bom, mas chega de velharia, o Brasil precisa de aéronaves novas!
Bem que a TAM poderia adotar um Phanton nos EUA e em troca, eles mandariam um para o museu. Poderia ser um futuro meio de aquisição de novas aeronaves para o acervo e deleite dos fans de aviação militar.
Vader,realmente,o “comedor de MIGS”.Os da Luftwaffe seriam ótimos para a FAB,com seus poderosissimos motores e tecnologia de ponta. Talvez podessem comer MIGS no Brasil,se necessário.Edmar,de acordo contigo. Mas pra quando aeronaves novas??? E a França pisando na bola? E o Brasil,com essa palhaçada do FX,FX2,e provavelmente FFX3 que nunca produzem nada mais do que “estate dinners” para politicos e porta medalhas? A França com sua Armee D’el Air,em qualidade e quantidade de vetores modernissimos e testados baixo fogo,enquanto a FAB com algums F-5 “modernizados e remodernizados”,sem verba até pra combustivel. E quem tá pisando na bola é a França.
“E a França pisando na bola? ”
Sim, está na história !
O Vader não perdoa o rafale mesmo.
No início o Phantom perdia para os Migs mais ágeis, depois os mísseis evoluíram e mudou o lado da moeda.
Caro Clésio, com a sua permissão (pois sou bem leigo), vi em documentário (os foras de série) que o F4 é ruím na aerodinâmica e para corrigir isso ao máximo fizeram os estabilizadores e as pontas das asas neste formato, o cara os chamou de remendos e disse que ele é igual um ônibus com motor bem forte, com poucas curvas no trajeto ninguém o detém.
@luiz otavio É mais ou menos por aí. Se você olhar fotos das primeiras maquetes em tamanho natural, ele não tinha asas inclinadas nem os estabilizadores tinha um diedro negativo tão acentuado. E apesar de ter grande área alar e motores potentes, ele não curva bem. Comparado ao Lightning britânico da mesma época, que tem dados semelhantes (peso, potência, área alar) o Phantom tem maior capacidade de combustível e de armamento, mas é ligeiramente mais lento e tem menor razão de subida que o Lightning, além de ser bem menos ágil. Mas como todo grande projeto, as qualidades superam os… Read more »
Rapto
sinceramente para ver esse veneravel guerreiro pintado com cores brilhantes tal uma mocinha arrumada para o baile eu prefiro que a TAM não traga não, pertiu meu coração ver Corsair, MIG´s e Bf109 brilhando.
Recomendo este vídeo
F4 Phantom 5 FEET low !!!
http://www.youtube.com/watch?v=ApM_f-jBlP0
dieter91360 disse:
1 de setembro de 2010 às 13:59
Grande Dieter, na verdade referia-me à foto desse link:
http://vaderbrasil.blogspot.com/2010/08/rafale-eater.html
Sds.
Mario Blaya disse:
1 de setembro de 2010 às 23:53
Rapto
sinceramente para ver esse veneravel guerreiro pintado com cores brilhantes tal uma mocinha arrumada para o baile eu prefiro que a TAM não traga não, pertiu meu coração ver Corsair, MIG´s e Bf109 brilhando
Concordo!
Tive a impressão de que as pessoas que estão a frente do museu, desconhecem a história de cada equipamento…o MiG reluzindo, parecia de acrilico…
Se acharam 5 pés baixo, vejam esse sobre o mar…caraca!
http://www.youtube.com/watch?v=DFwTEZVEe9s&feature=related
Gostaria de ver uma “F-14 Tomcat society” “O grupo sem fins lucrativos dedicado a preservar a história do F-14 Tomcat”…
É legal ver assosiaçoes como estas focadas em levar adiante as maravilhosas historias que que esses caças tem para contar!
Gostei.