normal, Brasil e assim mesmo, vai esperar os cacas ficarem velhos e ai compramos por um preço mais em conta daqui uns 20, 30 anos ou esperar alguma doação. até la vamos estar com a maior frota de tucanos do mundo.
Tambvém acredito que o contratojá esteja pronto, só falta assinar / anunciar
Fabio,
Como o contrato pode estar pronto se o vencedor ainda não foi anunciado? Quem tem autoridade para negociar o contrato, após a definição do vencedor, é a FAB. Ela ainda não foi informada de nenhuma decisão oficial final.
Fábio
Visitante
14 anos atrás
Se __________ganhar, nem no próximo governo compraremos esses caças.
EDITADO
grifo
Visitante
14 anos atrás
Se fosse para dar Rafale já teria dado.
Melhor sorte para o Sarkozy nos Emirados.
Cronista
Visitante
14 anos atrás
Para que uma decisão saia neste governo as pesquisas eleitorais terão ____________ Embora minha opinião seja mais chute do que dedução, creio que a Rafale perdeu seu “timing”, ainda que _____________ A questão do apoio às sanções ao Irã parace cair no colo do Brasil como uma luva: nem o mais ingênuo do clube dos ingênuos apostaria que a França, um dos membros do exclusivíssimo clube das potências nucleares, ficaria ao lado do Brasil (leia-se, então, Irã). Quando “fontes do governo” se prestam a “vazar” quer Lula teria ficado “decepcionado” com Sarkozy a ponto de comprometer o Rafale, eu faço… Read more »
Rodrigo
Visitante
14 anos atrás
Até a mudança de Governo, não tem mais “clima” para FX. Se o Sarkozy vier de novo neste 7 de Setembro, vai acontecer a mesma coisa do ano passado. Vão anunciar sem grandes consequências. O problema está aqui e não com os franceses que fizeram o seu direitinho e exemplarmente! Passado o pleito, vença quem vencer.. Começarão os novos arranjos de Governo, Ministérios, eleições para comandar o Senado e Câmara dos Deputados. Depois de arrumado tudo isto ou seja ano que vem, voltarão a pensar em FX, só que agora com outras cabeças e outros grupos no poder com interesses… Read more »
e isso que a compra era emergencial..dos 36 caças,imaginem se não fosse!! se ______ganhar as eleições pode ser que daqui uns 4 anos chegue o primeiro caça emergencial para fab..até é bom ir remodelando as sucatas nossas como sempre e esperar a chegada de mais sucata.
quando a verdade é dita…é dificel de aceitar caros senhores do blog
JoaoLK
Visitante
14 anos atrás
Independentemente de quem seja o escolhido, ainda acredito que o anúncio sai esse ano, após as eleições.
BARCA
Visitante
14 anos atrás
O contrato já está pronto,tudo nos conformes,só esperando terminar as eleições,pra que arriscar uma campanha eleitoral,principalmente com os meios de comunicação isentos que temos aqui.
Esse processo já terminou!!!
Mauricio R.
Visitante
14 anos atrás
Que espere deitado, sem direito aos favores de Carlinha, pq sentado vai cansar.
Qnto a aeronave, que are terra tanto lá no deserto, qnto aqui nos trópicos e no sub-continente indiano tb.
roni
Visitante
14 anos atrás
ja me cansei dessa palhaçada que se danen os politicos eo brasil
Wagner
Visitante
14 anos atrás
Por isso que eu sempre digo, mais fácil a FAB pedir mais uns 20 Mirages 2000 e modernizá-los do que ficar passando a vida na expectativa do FX2. Eu mesmo virei um descrente. Pensei que ia asair até maio, mas, nada ! Não vai sair mais o Fx2. Vão engavetar tudo…ninguém em Brasilia se importa com a FAB. E se ficar publico a paupérrima situação dos sukhois do Chavez, aí sim nao vai mais ter ” justificativa” para comprar Rafales. Eu pessoalmente acho que os MIg29 peruanos são a maior ameaça que o Brasil teria… mas como nos damos bem… Read more »
X-nobe
Visitante
14 anos atrás
Nada de novo, eu já dizia aqui á muito tempo, que a escolha do queijo gaulês só seria confirmada depois das eleições. O molusco ta preocupado com as eleições, e não ta nem ai para a coisa, só os fãs de aviação principalmente os Gripenzeiros de plantão não entendem isso. O que vocês podem fazer e torce para que ______________, daí o Rafale será anunciado antes.
EDITADO
Mauricio R.
Visitante
14 anos atrás
“…mais fácil a FAB pedir mais uns 20 Mirages 2000 e modernizá-los…”
Mais fácil e barato seria cancelar os upgrades de AMX/A-1 e Skyhawk, retirar de serviço os M-2000 lá de Anápolis e substituir tdo isso pelo excedente de Gripen C/D sueco.
Mauricio R.
Visitante
14 anos atrás
“Quem tem autoridade para negociar o contrato, após a definição do vencedor, é a FAB.”
Estou equivocado ou desde a END, quem negocia materiais de defesa é uma certa secretária, especialmente criada p/ tanto no MD???
Estou equivocado ou desde a END, quem negocia materiais de defesa é uma certa secretária, especialmente criada p/ tanto no MD???
Sim Mauricio, neste caso você está. Somente a FAB tem competência (ambos os sentidos) para negociar o F-X2. Qualquer outra negociação impugnará o processo e um novo deverá ser criado.
Rodrigo
Visitante
14 anos atrás
Maurício, a secretária quem assina, mas é a FAB quem elabora tecnicamente o contrato.
O MD não tem a competência, para tal..
Se bem que vindo deste MD tudo pode acontecer.
Mauricio R.
Visitante
14 anos atrás
Rodrigo,
Foi justamente esse, o sentido de meu comentário.
Rodrigo
Visitante
14 anos atrás
O que é mais f….
Um contrato destes que demora anos para ser assinado, vai ser assinado rapidinho por ordem superior..
Ai o que é ruim, vai ficar péssimo e a FAB que vai levar a culpa.
É a mesma coisa que vem acontecendo com o EC725.
Mauricio R.
Visitante
14 anos atrás
“É a mesma coisa que vem acontecendo com o EC725.”
Infelizmente nosso TCU não é o GAO americano.
Lá p/ contrariar o GAO, vc tem que estar mto, mas mto inspirado e prá lá de bem assessorado.
will
Visitante
14 anos atrás
Não acreditem em tudo que vocês ouvem por ai, ainda não fechamos com os franceses, devido ao precipitado anuncio pelo presidente Lula, no sete de setembro passado, agora é questão de tempo!
Cronista
Visitante
14 anos atrás
Bom, é impossível dissociar este FX-2 da eleição presidencial, mas não é impossível tentar adivinhar qual o seu resultado. Noves fora e para além das torcidas organizadas do blog, que fazem a discussão parecer final de campeonato de futebol, eu sou da linha que ainda temn esperança de que a técnica prevaleça sobre a política. A FAB tem força, não tanto como a Marinha (que vem conseguindo o que quer, inlcusive o SNA), mas acredito no peso de seu Comando. O rafale já foi *pule de dez* e esse contrato já foi dado como assinado e acabado por diversas vezes.… Read more »
jeferson
Visitante
14 anos atrás
opinioes a parte mas percebo que esteblog nao é imparcial na escolha dos novos vetores da fab
E por incrível que pareça, diferente do FX-1, nesse caso o GF queria “decidir a fatura” (certo ou errado, com maracutaia ou sem), isso ele queria.
Até mais!!!
P.S: Isso não é defesa do atual GF, apenas relatando um fato.
General
Visitante
14 anos atrás
FX-2 em: “O sono eterno da Fênix”.
Galileu
Visitante
14 anos atrás
Aew enterra logo!!
Só espero que se a Aeronautica, abrir licitação denovo, ahahah, as empresas de fora vão rir da nossa cara, aliás já riem, virou chacota….
Compra tudo em super tucano que tá blz….é a unica aeronave que a FAB consegue manter.
grifo
Visitante
14 anos atrás
Maurício, a secretária quem assina, mas é a FAB quem elabora tecnicamente o contrato.
Caro Rodrigo, na verdade o contrato é negociado e assinado pela FAB, no caso pelo presidente da COPAC que é o ordenador de despesa deste processo.
O único papel do Ministério da Defesa no FX-2 é o de influenciar politicamente a escolha do presidente da República.
grifo
Visitante
14 anos atrás
nesse caso o GF queria “decidir a fatura” (certo ou errado, com maracutaia ou sem), isso ele queria.
Caro Wellington, se queria “decidir a fatura” tanto assim, porque não decidiu até agora?
Em tempo, acho que o governo irá decidir a fatura, e que o Sarkozy não vai gostar da decisão.
rodrigo ds
Visitante
14 anos atrás
Espero que o presidente frances espere sentado para não cansar, eu acompanho esse lenga lenga desde o falecido FX1, torcia igual um condenado para que o M2000BR vencesse (parceria com e Embraer), depois veio FX2, no inicio também torcia para que desse Rafale, massss depois de saber das várias limitações do mesmo (informações obtidas em boa parte deste blog) e seu preço (alto), ficou impossivel pensar em vitoria do Rafale, é um otimo vetor, mas por seu custo, manuntenção e operação, podemos comprar coisa bem melhor, que venha Gripen e/ou SH, mas Rafale nem pensar.
Rodrigo
Visitante
14 anos atrás
Para mim antes de continuarem com FX, devem fazer o basicão.
Aprovar a tal lei que não permitirá mais contigenciamento.
Como ela já virou calço na mesa de alguém em Brasília, duvido que isto virá a vingar.
Depois disto que vamos ver o valor do vetor que poderemos operar.
Lobo
Visitante
14 anos atrás
A Isto é afirma que em 7 de setembro saí a decisão do FX-2, mais uma série de contratos com a MB e FAB. Só o EB fica fora da festa.
defourt
Visitante
14 anos atrás
______________________
| |
| EU JÁ SABIA! |
| |
————————————
| |
| |
| |
| |
| |
v v vv v v vv | | v v v
v v v v v v v v v——————-v v v
jeferson
Visitante
14 anos atrás
sei que vou levar um uuuuuuuuuuuuuuuuhhhhhhhhhh!!!!!mas vamos lá,para se ensinar fazer um caça se faz nessessario faze-lo primeiro,a suecia mesmo juntando tecnologia de uma penca de paises ate o momento so conseguiu fazer um remendão “gripem ng”o que é pior so é um demonstrador, os eua tem o f 18 sh,magnifico caça porem seria como uma ferrari sem gasolina,ate para os pilotos da fab treinarem teriam que pedir licensa para o tio sam,apesar de eu preferir su35,so sobrou o Rafalle podemos levar um embargo mas pelomenos resta a duvida coisa que nao ha com os eua
jeferson disse:
a suecia mesmo juntando tecnologia de uma penca de paises ate o momento so conseguiu fazer um remendão “gripem ng”
jeferson, a Suécia fez no NG o que ela sempre fez com os caças que projetou. Juntar componentes de diversos países ocidentais dentro de uma célula que atendesse aos seus interesses. Tem sido assim nos últimos 60 anos. Veja a história dos caças que antecederam o Gripen.
Baschera
Visitante
14 anos atrás
Mas ainda não enterraram o defunto ??
Moral da estória: para cada governo um FX !!
Avião que é bom …….
Sds.
Leo
Visitante
14 anos atrás
Pessoal,
Toda essa pressa, toda essa ansiedade estão apenas com nós, os entusiastas, por parte do governo e da própria FAB está tudo tranquilo, dentro dos prazos estipulados. Lembrem que pelas informações veiculadas pela imprenssa a própria FAB demorou para concluir e entregar o relatório final.
Fabio
Visitante
14 anos atrás
FOI A MELHOR E MAIS COERENTE NOTICIA.
Esse bolo já desandou faz tempo.
Gabriel T.
Visitante
14 anos atrás
Rodrigo :”Sempre bom lembrar que tem lugar por aí na net, que afirmam que o contrato com os franceses já está pronto!”
O anúncio é um documento e esse está pronto mas ele não terá nenhuma validade. Já o pré-contrato nem existe porque não vai dar tempo para esse governo fazer nada. Vai ser uma cena ridícula no Brasil. Vão anunciar o RAFALE e meio mundo vai fazer a festa achando quer assinaram o contrato. Mas quando descobrirem que nada será assinado…
Gabriel T.
Visitante
14 anos atrás
Leo, acho que você não entendeu…. A FAB fez a sua parte. Ela atrasou o máximo que pôde para não dar RAFALE esse ano. Quando o órgão não tem político no meio, as coisas são diferentes.
jeferson
Visitante
14 anos atrás
guilherme eu creio que no momento precisamos de um caça pronto e ja que o rafale ta pronto vamos de rafale,é uma pena terem tirado o flanker da jogada,a tecnologia dos eua sem duvida e otima mas o f 18 certamente vai vim sem “dente” e nao poderemos usar uma “dentadura” ja que sabemos que o tio sam nunca nos passaria os codigos fontes para podermos usarmos armamento nacional,o ng pode ter futuro mas vai demorar e devido ao numero de paises envolvido em seu projeto é muito vulneravel a embargo…vamos de rafale e colocamos a embraer no desenvolvimento de… Read more »
no momento precisamos de um caça pronto e ja que o rafale ta pronto Assim como o Gripen e o Super Hornet estão prontos. Mas isso não exclui o fato de todos os três estarem passando por modernizações. A próxima versão do Gripen, baseada no NG, será o E/F. f 18 certamente vai vim sem “dente” Ao contrário. O pacote de armamentos anunciado pela DSCA é o mais completo que um país da América do Sul já recebeu. o tio sam nunca nos passaria os codigos fontes Essa é um item fundamental. Quem não cumprir está fora. E que venha… Read more »
Leo
Visitante
14 anos atrás
Gabriel T.
Esse negócio de a FAB não querer o Rafale eu vejo apenas como mera especulação, lembre que no tal primeiro relatório o Gripen seria o preferido, mas no último já passaria a ser o Rafale, você apenas pode escolher um para tomar como verdade, mas quem sabe nenhum seja verdadeiro.
Gabriel T.
Visitante
14 anos atrás
Sim Leo você pode ter isso como uma especulação. Na FAB isso não é uma especulação pela experiência que ela teve com os franceses ao longo da operação dos Mirages. Tem o lado financeiro também porque o RAFALE é de longe o mais caro dos 3. Na real a FAB sempre quis o Super Hornet porque questão de conveniência e o RAFALE só ficou na frente porque no último momento alteraram a regra onde a t. de tecnologia passou a ser o ponto principal. Assim, como os franceses eram que mais transferiam, pelo menos em tese, eles ficaram na frente.… Read more »
Mauricio R.
Visitante
14 anos atrás
“…o f 18 certamente vai vim sem “dente” e nao poderemos usar uma “dentadura” ja que sabemos que o tio sam nunca nos passaria os codigos fontes para podermos usarmos armamento nacional…” Independente de sua opinião pessoal, os americanos irão fornecer aquilo que a FAB especificou no RfP. “…e colocamos a embraer no desenvolvimento de uma turbina nacional…” A Embraer não fabrica turbinas e nem tem know how p/ tanto. Veja o que se passa c/ o Hal Tejas e sua turbina Kaveri, ao pensar em desenvolver uma turbina. Entre sua concepção e a 1ª rodada, em banco de teste,… Read more »
grifo
Visitante
14 anos atrás
Já que se mencionaram motores, vale a pena lembrar:
Não existe espaço no mercado para um fabricante nacional de motores a jato.
Não existe interesse de nenhuma empresa nacional em fabricar motores a jato.
Nenhum concorrente do FX-2 está oferecendo tecnologia para fabricação dos motores no Brasil.
Todos os concorrentes estão oferecendo o ciclo completo de manutenção no Brasil (os franceses não vão cumprir, mas estão oferecendo assim mesmo).
Leo
Visitante
14 anos atrás
Gabriel T.
Então Gabriel, como vc disse o Jobim fez a alteração e na minha opinião, de forma acertadíssima, visto que a ToT é sim a parte mais importante desse processo. Do contrário poderiamos adquirir aéronaves por valores bem menores e com capacidades similares as do FX2. Quanto a experiência supostamente negativa que a FAB teria tido com os franceses temos que lembrar que foi em um contexto bastante diferente do atual, tendo o Brasil evoluido para uma posição bem superior a antiga, politico/estratégicamente falando.
Luis
Visitante
14 anos atrás
Mauricio R. disse:
29 de agosto de 2010 às 12:53
“…mais fácil a FAB pedir mais uns 20 Mirages 2000 e modernizá-los…”
Mais fácil e barato seria cancelar os upgrades de AMX/A-1 e Skyhawk, retirar de serviço os M-2000 lá de Anápolis e substituir tudo isso pelo excedente de Gripen C/D sueco.[2]
Concordo. São aproximadamente 70 Gripens A/B/C/D estocados. Mais 100 Tornados da Alemanha e 120 da RAF. Poderíamos comprar pelo menos uns 50 (ou uma quantidade a definir pela FAB). Estaríamos bem melhor do que atualmente, sem gastar tanto.
RenanZ
Visitante
14 anos atrás
Que isso….
Muita discussão para uma notícia que já era esperada !!!
normal, Brasil e assim mesmo, vai esperar os cacas ficarem velhos e ai compramos por um preço mais em conta daqui uns 20, 30 anos ou esperar alguma doação. até la vamos estar com a maior frota de tucanos do mundo.
Ja eperamos tantos anos + 1 ano na espera …..
Esses politicos são uma vergonha !!!!!
Pelo visto, esta compra sai somente em 2099 !
Realmente é muito difícil conseguir comprar 36 caças.
Pra que facilitar se é tão fácil complicar, né?
Enquato isso, nossos vizinhos continuam se equipando, abre o olho Brasil **
Sem mais comentários.
Sempre bom lembrar que tem lugar por aí na net, que afirmam que o contrato com os franceses já está pronto!
Dizem que 7 de Setembro vai ser uma festa para a França…..
vamos aguardar… 😉
[]’s
Tambvém acredito que o contratojá esteja pronto, só falta assinar / anunciar
Tambvém acredito que o contratojá esteja pronto, só falta assinar / anunciar
Fabio,
Como o contrato pode estar pronto se o vencedor ainda não foi anunciado? Quem tem autoridade para negociar o contrato, após a definição do vencedor, é a FAB. Ela ainda não foi informada de nenhuma decisão oficial final.
Se __________ganhar, nem no próximo governo compraremos esses caças.
EDITADO
Se fosse para dar Rafale já teria dado.
Melhor sorte para o Sarkozy nos Emirados.
Para que uma decisão saia neste governo as pesquisas eleitorais terão ____________ Embora minha opinião seja mais chute do que dedução, creio que a Rafale perdeu seu “timing”, ainda que _____________ A questão do apoio às sanções ao Irã parace cair no colo do Brasil como uma luva: nem o mais ingênuo do clube dos ingênuos apostaria que a França, um dos membros do exclusivíssimo clube das potências nucleares, ficaria ao lado do Brasil (leia-se, então, Irã). Quando “fontes do governo” se prestam a “vazar” quer Lula teria ficado “decepcionado” com Sarkozy a ponto de comprometer o Rafale, eu faço… Read more »
Até a mudança de Governo, não tem mais “clima” para FX. Se o Sarkozy vier de novo neste 7 de Setembro, vai acontecer a mesma coisa do ano passado. Vão anunciar sem grandes consequências. O problema está aqui e não com os franceses que fizeram o seu direitinho e exemplarmente! Passado o pleito, vença quem vencer.. Começarão os novos arranjos de Governo, Ministérios, eleições para comandar o Senado e Câmara dos Deputados. Depois de arrumado tudo isto ou seja ano que vem, voltarão a pensar em FX, só que agora com outras cabeças e outros grupos no poder com interesses… Read more »
e isso que a compra era emergencial..dos 36 caças,imaginem se não fosse!! se ______ganhar as eleições pode ser que daqui uns 4 anos chegue o primeiro caça emergencial para fab..até é bom ir remodelando as sucatas nossas como sempre e esperar a chegada de mais sucata.
EDITADO
quando a verdade é dita…é dificel de aceitar caros senhores do blog
Independentemente de quem seja o escolhido, ainda acredito que o anúncio sai esse ano, após as eleições.
O contrato já está pronto,tudo nos conformes,só esperando terminar as eleições,pra que arriscar uma campanha eleitoral,principalmente com os meios de comunicação isentos que temos aqui.
Esse processo já terminou!!!
Que espere deitado, sem direito aos favores de Carlinha, pq sentado vai cansar.
Qnto a aeronave, que are terra tanto lá no deserto, qnto aqui nos trópicos e no sub-continente indiano tb.
ja me cansei dessa palhaçada que se danen os politicos eo brasil
Por isso que eu sempre digo, mais fácil a FAB pedir mais uns 20 Mirages 2000 e modernizá-los do que ficar passando a vida na expectativa do FX2. Eu mesmo virei um descrente. Pensei que ia asair até maio, mas, nada ! Não vai sair mais o Fx2. Vão engavetar tudo…ninguém em Brasilia se importa com a FAB. E se ficar publico a paupérrima situação dos sukhois do Chavez, aí sim nao vai mais ter ” justificativa” para comprar Rafales. Eu pessoalmente acho que os MIg29 peruanos são a maior ameaça que o Brasil teria… mas como nos damos bem… Read more »
Nada de novo, eu já dizia aqui á muito tempo, que a escolha do queijo gaulês só seria confirmada depois das eleições. O molusco ta preocupado com as eleições, e não ta nem ai para a coisa, só os fãs de aviação principalmente os Gripenzeiros de plantão não entendem isso. O que vocês podem fazer e torce para que ______________, daí o Rafale será anunciado antes.
EDITADO
“…mais fácil a FAB pedir mais uns 20 Mirages 2000 e modernizá-los…”
Mais fácil e barato seria cancelar os upgrades de AMX/A-1 e Skyhawk, retirar de serviço os M-2000 lá de Anápolis e substituir tdo isso pelo excedente de Gripen C/D sueco.
“Quem tem autoridade para negociar o contrato, após a definição do vencedor, é a FAB.”
Estou equivocado ou desde a END, quem negocia materiais de defesa é uma certa secretária, especialmente criada p/ tanto no MD???
Mauricio R. disse:
Estou equivocado ou desde a END, quem negocia materiais de defesa é uma certa secretária, especialmente criada p/ tanto no MD???
Sim Mauricio, neste caso você está. Somente a FAB tem competência (ambos os sentidos) para negociar o F-X2. Qualquer outra negociação impugnará o processo e um novo deverá ser criado.
Maurício, a secretária quem assina, mas é a FAB quem elabora tecnicamente o contrato.
O MD não tem a competência, para tal..
Se bem que vindo deste MD tudo pode acontecer.
Rodrigo,
Foi justamente esse, o sentido de meu comentário.
O que é mais f….
Um contrato destes que demora anos para ser assinado, vai ser assinado rapidinho por ordem superior..
Ai o que é ruim, vai ficar péssimo e a FAB que vai levar a culpa.
É a mesma coisa que vem acontecendo com o EC725.
“É a mesma coisa que vem acontecendo com o EC725.”
Infelizmente nosso TCU não é o GAO americano.
Lá p/ contrariar o GAO, vc tem que estar mto, mas mto inspirado e prá lá de bem assessorado.
Não acreditem em tudo que vocês ouvem por ai, ainda não fechamos com os franceses, devido ao precipitado anuncio pelo presidente Lula, no sete de setembro passado, agora é questão de tempo!
Bom, é impossível dissociar este FX-2 da eleição presidencial, mas não é impossível tentar adivinhar qual o seu resultado. Noves fora e para além das torcidas organizadas do blog, que fazem a discussão parecer final de campeonato de futebol, eu sou da linha que ainda temn esperança de que a técnica prevaleça sobre a política. A FAB tem força, não tanto como a Marinha (que vem conseguindo o que quer, inlcusive o SNA), mas acredito no peso de seu Comando. O rafale já foi *pule de dez* e esse contrato já foi dado como assinado e acabado por diversas vezes.… Read more »
opinioes a parte mas percebo que esteblog nao é imparcial na escolha dos novos vetores da fab
E lá vamos nós!!! E segue o enterro!!! rsrsrs!!!
E por incrível que pareça, diferente do FX-1, nesse caso o GF queria “decidir a fatura” (certo ou errado, com maracutaia ou sem), isso ele queria.
Até mais!!!
P.S: Isso não é defesa do atual GF, apenas relatando um fato.
FX-2 em: “O sono eterno da Fênix”.
Aew enterra logo!!
Só espero que se a Aeronautica, abrir licitação denovo, ahahah, as empresas de fora vão rir da nossa cara, aliás já riem, virou chacota….
Compra tudo em super tucano que tá blz….é a unica aeronave que a FAB consegue manter.
Maurício, a secretária quem assina, mas é a FAB quem elabora tecnicamente o contrato.
Caro Rodrigo, na verdade o contrato é negociado e assinado pela FAB, no caso pelo presidente da COPAC que é o ordenador de despesa deste processo.
O único papel do Ministério da Defesa no FX-2 é o de influenciar politicamente a escolha do presidente da República.
nesse caso o GF queria “decidir a fatura” (certo ou errado, com maracutaia ou sem), isso ele queria.
Caro Wellington, se queria “decidir a fatura” tanto assim, porque não decidiu até agora?
Em tempo, acho que o governo irá decidir a fatura, e que o Sarkozy não vai gostar da decisão.
Espero que o presidente frances espere sentado para não cansar, eu acompanho esse lenga lenga desde o falecido FX1, torcia igual um condenado para que o M2000BR vencesse (parceria com e Embraer), depois veio FX2, no inicio também torcia para que desse Rafale, massss depois de saber das várias limitações do mesmo (informações obtidas em boa parte deste blog) e seu preço (alto), ficou impossivel pensar em vitoria do Rafale, é um otimo vetor, mas por seu custo, manuntenção e operação, podemos comprar coisa bem melhor, que venha Gripen e/ou SH, mas Rafale nem pensar.
Para mim antes de continuarem com FX, devem fazer o basicão.
Aprovar a tal lei que não permitirá mais contigenciamento.
Como ela já virou calço na mesa de alguém em Brasília, duvido que isto virá a vingar.
Depois disto que vamos ver o valor do vetor que poderemos operar.
A Isto é afirma que em 7 de setembro saí a decisão do FX-2, mais uma série de contratos com a MB e FAB. Só o EB fica fora da festa.
______________________
| |
| EU JÁ SABIA! |
| |
————————————
| |
| |
| |
| |
| |
v v vv v v vv | | v v v
v v v v v v v v v——————-v v v
sei que vou levar um uuuuuuuuuuuuuuuuhhhhhhhhhh!!!!!mas vamos lá,para se ensinar fazer um caça se faz nessessario faze-lo primeiro,a suecia mesmo juntando tecnologia de uma penca de paises ate o momento so conseguiu fazer um remendão “gripem ng”o que é pior so é um demonstrador, os eua tem o f 18 sh,magnifico caça porem seria como uma ferrari sem gasolina,ate para os pilotos da fab treinarem teriam que pedir licensa para o tio sam,apesar de eu preferir su35,so sobrou o Rafalle podemos levar um embargo mas pelomenos resta a duvida coisa que nao ha com os eua
jeferson disse:
a suecia mesmo juntando tecnologia de uma penca de paises ate o momento so conseguiu fazer um remendão “gripem ng”
jeferson, a Suécia fez no NG o que ela sempre fez com os caças que projetou. Juntar componentes de diversos países ocidentais dentro de uma célula que atendesse aos seus interesses. Tem sido assim nos últimos 60 anos. Veja a história dos caças que antecederam o Gripen.
Mas ainda não enterraram o defunto ??
Moral da estória: para cada governo um FX !!
Avião que é bom …….
Sds.
Pessoal,
Toda essa pressa, toda essa ansiedade estão apenas com nós, os entusiastas, por parte do governo e da própria FAB está tudo tranquilo, dentro dos prazos estipulados. Lembrem que pelas informações veiculadas pela imprenssa a própria FAB demorou para concluir e entregar o relatório final.
FOI A MELHOR E MAIS COERENTE NOTICIA.
Esse bolo já desandou faz tempo.
Rodrigo :”Sempre bom lembrar que tem lugar por aí na net, que afirmam que o contrato com os franceses já está pronto!”
O anúncio é um documento e esse está pronto mas ele não terá nenhuma validade. Já o pré-contrato nem existe porque não vai dar tempo para esse governo fazer nada. Vai ser uma cena ridícula no Brasil. Vão anunciar o RAFALE e meio mundo vai fazer a festa achando quer assinaram o contrato. Mas quando descobrirem que nada será assinado…
Leo, acho que você não entendeu…. A FAB fez a sua parte. Ela atrasou o máximo que pôde para não dar RAFALE esse ano. Quando o órgão não tem político no meio, as coisas são diferentes.
guilherme eu creio que no momento precisamos de um caça pronto e ja que o rafale ta pronto vamos de rafale,é uma pena terem tirado o flanker da jogada,a tecnologia dos eua sem duvida e otima mas o f 18 certamente vai vim sem “dente” e nao poderemos usar uma “dentadura” ja que sabemos que o tio sam nunca nos passaria os codigos fontes para podermos usarmos armamento nacional,o ng pode ter futuro mas vai demorar e devido ao numero de paises envolvido em seu projeto é muito vulneravel a embargo…vamos de rafale e colocamos a embraer no desenvolvimento de… Read more »
no momento precisamos de um caça pronto e ja que o rafale ta pronto Assim como o Gripen e o Super Hornet estão prontos. Mas isso não exclui o fato de todos os três estarem passando por modernizações. A próxima versão do Gripen, baseada no NG, será o E/F. f 18 certamente vai vim sem “dente” Ao contrário. O pacote de armamentos anunciado pela DSCA é o mais completo que um país da América do Sul já recebeu. o tio sam nunca nos passaria os codigos fontes Essa é um item fundamental. Quem não cumprir está fora. E que venha… Read more »
Gabriel T.
Esse negócio de a FAB não querer o Rafale eu vejo apenas como mera especulação, lembre que no tal primeiro relatório o Gripen seria o preferido, mas no último já passaria a ser o Rafale, você apenas pode escolher um para tomar como verdade, mas quem sabe nenhum seja verdadeiro.
Sim Leo você pode ter isso como uma especulação. Na FAB isso não é uma especulação pela experiência que ela teve com os franceses ao longo da operação dos Mirages. Tem o lado financeiro também porque o RAFALE é de longe o mais caro dos 3. Na real a FAB sempre quis o Super Hornet porque questão de conveniência e o RAFALE só ficou na frente porque no último momento alteraram a regra onde a t. de tecnologia passou a ser o ponto principal. Assim, como os franceses eram que mais transferiam, pelo menos em tese, eles ficaram na frente.… Read more »
“…o f 18 certamente vai vim sem “dente” e nao poderemos usar uma “dentadura” ja que sabemos que o tio sam nunca nos passaria os codigos fontes para podermos usarmos armamento nacional…” Independente de sua opinião pessoal, os americanos irão fornecer aquilo que a FAB especificou no RfP. “…e colocamos a embraer no desenvolvimento de uma turbina nacional…” A Embraer não fabrica turbinas e nem tem know how p/ tanto. Veja o que se passa c/ o Hal Tejas e sua turbina Kaveri, ao pensar em desenvolver uma turbina. Entre sua concepção e a 1ª rodada, em banco de teste,… Read more »
Já que se mencionaram motores, vale a pena lembrar:
Não existe espaço no mercado para um fabricante nacional de motores a jato.
Não existe interesse de nenhuma empresa nacional em fabricar motores a jato.
Nenhum concorrente do FX-2 está oferecendo tecnologia para fabricação dos motores no Brasil.
Todos os concorrentes estão oferecendo o ciclo completo de manutenção no Brasil (os franceses não vão cumprir, mas estão oferecendo assim mesmo).
Gabriel T.
Então Gabriel, como vc disse o Jobim fez a alteração e na minha opinião, de forma acertadíssima, visto que a ToT é sim a parte mais importante desse processo. Do contrário poderiamos adquirir aéronaves por valores bem menores e com capacidades similares as do FX2. Quanto a experiência supostamente negativa que a FAB teria tido com os franceses temos que lembrar que foi em um contexto bastante diferente do atual, tendo o Brasil evoluido para uma posição bem superior a antiga, politico/estratégicamente falando.
Mauricio R. disse:
29 de agosto de 2010 às 12:53
“…mais fácil a FAB pedir mais uns 20 Mirages 2000 e modernizá-los…”
Mais fácil e barato seria cancelar os upgrades de AMX/A-1 e Skyhawk, retirar de serviço os M-2000 lá de Anápolis e substituir tudo isso pelo excedente de Gripen C/D sueco.[2]
Concordo. São aproximadamente 70 Gripens A/B/C/D estocados. Mais 100 Tornados da Alemanha e 120 da RAF. Poderíamos comprar pelo menos uns 50 (ou uma quantidade a definir pela FAB). Estaríamos bem melhor do que atualmente, sem gastar tanto.
Que isso….
Muita discussão para uma notícia que já era esperada !!!