Exercício ‘Gascogne 3’ prepara franceses para a Cruzex
A Força Aérea Francesa (Armée de l’air) informou que na última segunda-feira, 23 de agosto, teve início o terceiro exercício ‘Gascogne’ do ano, no Nordeste da França. O exercício, que tem duração de uma semana, treina as equipagens para toda uma gama de missões, como assalto convencional, penetração, combate aéreo e supressão de defesas inimigas, em um quadro tático complexo que exige o emprego de vetores especializados.
Segundo o Armée de l’air, o ‘Gascogne 3’ permite que as unidades se preparem para exercícios futuros, como o ‘Minotaure’, que será realizado no Djibuti e para a ‘Cruzex’, no Brasil.
Participam do exercício aeronaves Rafale dos dois esquadrões baseados em Saint-Dizier (1/7 ‘Provence’ e 1/91 ‘Gascogne’), Mirage 2000D baseados em Nancy, os Mirage 2000N de Luxeuil et d’Istres, Mirage F1CR de Reims, Mirage 2000-5 e Alphajet de Dijon, Mirage 2000C (RDI) de Cambrai, além dos Awacs baseados em Avord.
Também participam helicópteros Gazelle do Terceiro Regimento de Combate de Étain, do Exército Francês (Armée de terre), assim como comandos paraquedistas (CPA n°20). A defesa antiaérea contará com mísseis Crotale NG e Mistral, e a vigilância empregará radares da Base Aérea de Drachenbronn.
FONTE / FOTO: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)
VEJA TAMBÉM:
- Armée de l’air treina na Green Flag com seus Mirage 2000 D
- Cerimônia marca início da operação do ASMP-A no Rafale
- Racionalização à francesa
- Segundo esquadrão de Rafale em St-Dizier
- Esquadrões franceses e belgas treinam na Córsega para missões no Afeganistão
- Troca da guarda em Kandahar: chegam os Rafale do 1/7 “Provence”
- Rafale F3: nos próximos dois anos, com ASMP-A, AM39 e Damoclés
- Esquadrões Dauphiné e Belfort: as novas dissoluções do Armée de l’air
- Entregue o primeiro M2000 com Link 16
- Cruzex V: e a Venezuela?
- Já está no ar o site da CRUZEX V
Olha só a Armée de l’air afiando as garras para a Cruzex.
Vai ser difícil com os Rafale este ano
Nâo sei se é pra rir ou pra chorar:
– Se o Rafale apanhar do Mike: tamo lascado; vamo de F-5 até 2200 d.c.
– Se o Rafale der um cascudo no Mike: tamo lascado; vamo de JACA (na chom) até o Apocalipse;
Conclusão: tamo lascado. 🙂
“Vader em25/08/2010 às 16:25”
A solução é simples, Vader: coloca os dois pra lutar do mesmo lado.
Olá,
Vai mesmo, esse ano promete ainda mais com a França querendo mostrar o poder do caça, para vende-lo.
E mesmo se não sair esse ano como ____________________________, ano que vem imagino que teremos a assinatura definitiva do acordo com a França.
http://www.portugues.rfi.fr/franca/20100616-sarkozy-recebe-dilma-roussef-no-palacio-do-eliseu
Abraços,
COMENTÁRIO EDITADO POR ENTRAR NA ÁREA DA PROPAGANDA POLÍTICA
É medo de fazer feio..
Se o resultado não for menos que espetacular, comparando com a oposição as críticas ficarão ainda maiores e as possibilidades de exportação irão pro saco de vez.
Do jeito que na FAB estudaram exaustivamente o M2000, para atuar contra ele na Mistral, aposto que o mesmo está acontecendo com o Rafale.
Manda os EUA virem com os super hornet e a suecia com um esquadrao de gripen.
Fab,Chile,Colombia Uruguai fiquem só olhando quem ganhar mais combates leva o FX2
\o/
Manda os EUA virem com os super hornet
Mas Fernando Fidelis este é um exercício com a USAF e eles não possuem Super Hornet.
Então vamos convidar os australianos!!!
Realmente será uma prova de fogo para o Rafale e para os franceses, por isso a preocupação em estar afiados para o desafio.
Não acredito que terá influência na escolha do FX-2, mas servirá de parâmetro para quem acompanha o processo, e pode servir de munição extra às críticas já existentes.
Boa sorte aos participantes!
USAF??? aquela força aerea qui tem centenas de F-15 com AESA e dezenas de f-22… vixi pq chamaram eles? vao acabar com a brincadeira em 15 minutos.
Nunão disse:
25 de agosto de 2010 às 16:50
É vero Nunão. Mas acho que os Mike vão de agressor de novo, até porque não se sabe até que ponto os F-2000 estarão disponíveis, né? 😉
Abs.
“Vader em 25/08/2010 às 16:56”
Isso já é um outro assunto.
Só dei uma sugestão para resolver o problema que você elocubrou…
Edcreek disse:
25 de agosto de 2010 às 16:27
O grupo dela é outro.
Me bateu uma curiosisade pessoal
alguem sabe me falar qual tem desempenho superior
Mica ou nosso derby?
Olá,
Duvido Rodrigo, mas já bloquearam parte da minha mensagem deixa para lá 😉 esse não é o local adquado.
Mas voltando ao assunto seria interessante ver a Venezuela com os SU-30 mas será que vem?
Abraços,
Temo lascado mesmo…se correr o bicho pega, se ficar o bicho come…e o pior(ou nao) é que o Mike vai tirar sangue do Rafaele…e do remendão…
O F-5 deverá ser “agressor”…mas deem um R-99 para eles nesta edição!!!
Coitada da Força Aérea Brasileira.Na melhor das hipoteses a FAB será excomungada como na Cruzex I a onde os franceses abateram todos os aviões agressores […] putz ;X Pq vocês acham que a Armée de l’air virá de Rafale? rs.Na Cruzex passada eles vieram de Mirage 2000C RDI e Mirage 2000N e só por isso o F-5M pode ser válido de fato (nem 2000-5 eles se preocuparam em trazer).Esse ano o buraco é mais em baixo e a Armée de l’air trará o Rafale por um motivo simples: Provar o seu valor tal como foi feito na Iron Falcon nos… Read more »
Caramba, isso que é confiança no F5M.
O rafale que já venceu caças com pedigree, abater F5M chega a ser ridículo. Imagina Pesa+MIca+AEWS+OSF+MIca IR+Spectra+ Baixo rcs.
Agora o F5M com seus incríveis 50KM de radar+Derby vai ser uma surra e tanto.Detalhe eu dúvido que a fab vai usar o R99 para a força vermelha e mesmo que use que diferença vai fazer contra um caça como o rafale.Vai ser do tipo corre senão vc morre.
Imagina Pesa+MIca+AEWS+OSF+MIca IR+Spectra+ Baixo rcs.
Esse pacote chega muito perto dos Block 50 do Chile e em alguns quesitos até passa
Agora o F5M com seus incríveis 50KM de radar+Derby vai ser uma surra e tanto.
O combate aéreo ficou um pouco mais complexo do que esta simples comparação. E o data link onde entra nessa conta?
dúvido que a fab vai usar o R99 para a força vermelha
Quem estiver com o E99 leva vantagem
Vader disse: 25 de agosto de 2010 às 16:25 Caro Vader, amigo, tú tá com Urucubaca para com os Rafales…!!! Mas em uma parte do comentário você tem 100% de razão, pois se a eletrônica Israelense que está embarcada no F-5 EM der uma surra nos Rafales em BVR, a FAB está ferrada, pois vão querer comprar mais F-5 para moderniza-los. Olha, Eu acho bom nós começarmos a dizer que não tem mais F-5 para vender, e os que têm não estão em condições de serem modernizados. Estou fazendo esse comentário, pois parece que no Red Fleg 2008 os Caças… Read more »
A França tem que se precaver mesmo… imagina se levarem uma surra dos F-5 M… hahahahaha. Eles de Rafale tem a OBRIGAÇÃO de levarem a melhor nos embates contra os F-5 M e M-2000 C legacy.
Seria interessante por também os F-16 C chilenos voando contra os Rafales…
Quanto aos Su-30, aparentemente não vem mesmo. Uma pena.
[]’s
Acho que a decisão já foi tomada. Lula evita falar sobre capitalização da Petrobras TÂNIA MONTEIRO Agencia Estado BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou hoje responder qualquer pergunta sobre a capitalização da Petrobras e sobre o preço do barril de petróleo que será usado para a operação, enquanto aguardava a chegada do presidente da Guiné Bissau, Malam Bacai Sanhá, no Itamaraty. Questionado se o preço do barril do petróleo já estava definido, Lula brincou: “Vou mergulhar para ver como é que está lá o petróleo”. Lula, que estava ao lado do ministro da Defesa, Nelson Jobim,… Read more »
Seria de encher os olhos ver os SU30 na CRUZEX.
Mas, além de os venezuelanos ainda não terem um efetivo treinamento para pilotá-los,suponho, sem dúvida devem ter medo de fazerem feio com suas novas aeronaves.
Não se pode dizer que os Rafale vão aterrorizar os F-5EM, no combate aéreo tudo depende da situação em que o combate é travado, o F-5EM com apoio de um E-99 pode dar tanto trabalho quanto o Rafale para a FAB, o Mica tem 60 km e o Derby é quase o mesmo, os dois apoiados por AWACS tem condições de abater o outro num combate além do alcance visual, que não é tão simples como muitos pensam… O Rafale tem concerteza várias vantagens, mas não é por isso que ele é imbatível, as missões de pacote são complexas e… Read more »
Edcreek disse:
25 de agosto de 2010 às 17:07
Venezuela não virá.
Pode duvidar, o que eu falei não é achismo é um fato.
É claro que a Venezuela ñ vira…
Medo de fazer feito com os seus aviões..
O que é uma pena…
Iria deixar mais rica a competição…
Repito que quero que o Brasil leve um caldo nessa Cruzex.
Na primeira, apanhou feio e daí resolveram modernizar os F-5 e acelerar o desenvolvimento do R-99 e mais outras coisas… enfim, é preciso no Brasil, levar uma sapatada para acordar pra cuspir!
Em condições normais, o Rafale bate os ST(s) os A-1, os F-5M e os F-16, menos os block 50 dos chilenos, que devem dar mais trabalho. E isso sem surpresa alguma…
…e é publicidade, sim! A França quer garantir a venda do Rafale para o Brasil. No mínimo uns 24, porque não é implausível que o Brasil mude de idéia e acabe comprando outras aeronaves (usadas) para uma segunda linha.
“A França tem que se precaver mesmo… imagina se levarem uma surra dos F-5 M… hahahahaha. Eles de Rafale tem a OBRIGAÇÃO de levarem a melhor nos embates contra os F-5 M e M-2000 C legacy.”
Nick, Na minha opinião os franceses tem a obrigação de obliterar os F-5M. Tem que ser uma vitória inquestionável. Do contrário vai ficar mais difícil pro Lobim justificar a escolha do vetor francês.
Abs.
Pessoal, a decisão de trocar os Mike não depende de seu desempenho nesta CRUZEX. O que pode influenciar é a política ou alguma questão econômica. Não os combates!
Abs
Infelizmente penso que o resultado somente influenciaria a compra do Rafale case o mico apresente um bom desempenho, de outra forma serah irrelevante o resultado. Similar a todos os criterios e justificativas usadas pelo Lobim ateh agora, se nao for favoravel ao Rafale, logo eh esquecido (apoio na ONU, parceiros contrarios a maior integracao do Brasil junto a UE, Opalao, etc, etc,…)
[]s!
Os franceses não tem escolha, ou o desempenho do Rafale é impecável ou eles ficam desmoralizados no Brasil e em outras concorrências. Para deixar a coisa mais interessante eu ainda colocaria a USAF junto com os agressores. Os americanos iam adorar botar os franceses numa saia justa.
Bom, a Cruzex deste ano vai ter vetores de peso no lado azul,com a entrada dos Rafales e caças da Usaf.
Se os F5-M (como agressors)não forem todos “abatidos” vamos ter que ficar com eles até o próximo milênio!!
Na Cruzex/08,os Agressors(Pampa)não contaram com os R-99 A&WC,para tornar o exercício ainda mais difícil,mesmo assim obtiveram excelentes resultados,que a FAB teve que alterar os resultados em favor dos franceses.
Este ano,acho que os Agressors vai ser outro Esquadrão como já falaram aí em cima!
Já pensou o Mike dar um pau nos Rafale. Cancela o FX-2. Compra o projeto dos Tiger Sharks.
Não sou vidente, mas acho que os F5 não terão apoio dos R99, logo vão “tomar ferro” logo de cara…….
Acho que o Chile vai ser a zebra da cruzex!
Stiffler disse: 25 de agosto de 2010 às 17:19 “Provar o seu valor tal como foi feito na Iron Falcon nos EAU.O Rafale surrou o Eurofighter (7×1) e deu bastante trabalho para o F-22” Ohhhh, ave, ave poderosa JACA humilhadora de Typhoons e esfregadora de F-22!!! 🙂 Ahahahaha, engraçado como com esse poder todo ele pode ser abatido pelos “velinhos” F-4 da Luftwaffe, hehehehe… Só em blog francês mesmo, rsrsrs… Ô Nick, me ajudae que cacei pacas a foto dos Rafales pintadinhos na fuselagem dos F-4, mas num achei nem a pau… Pôe ae o link pro cidadão, que deve… Read more »
Quando será a cruzex???? Data certa.
Falando sério gente, coé, as JACAS tem mais que a obrigação de dar um pau em tudo que a FAB tem. Se fizerem menos do que “destroçar” os agressors é porque realmente esse avião é podre, como gostaria de ter dito General Silvy (O Sincero).
Agora, num sei não, mas os Block 50/52 chilenos com seus AIM-120 podem muito bem misturar água no vinho franchélico… aí vai ficar feio pro Jobim (mais do que já tá), embora eu tb ache que não muda picas pro finado…
Sds.
Vai lá Vader CPS:
http://www.aviamagazine.com/scripts/PhotoHandler.ashx?ID=3417529531
[]s
AHAHAHAHAHA, Rogério, essa mesma, rsrsrs… valeu. 🙂
porque as estradas da frança saum arborizadas?
Joker:
R: pros alemães poderem marchar na sombra… 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
“Vader em 25/08/2010 às 21:11”
Vader, solicito, assim como já solicitei ao Rodrigo, pegar leve com as piadas antifrancesas ou anti qualquer coisa.
Depois quem lê protestos cheios de palavrões, em mensagens bloqueadas no Blog, e ainda recebe e-mails mal-educados são os editores, que não tem nada a ver com isso.
Vader disse:
25 de agosto de 2010 às 21:11
P*$#@ FALTA DE SACANAGEM
Vader disse:
25 de agosto de 2010 às 21:11
AAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHAHAHA
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.
Minhas buchechas doem HAHAHAHAHAHAHAHHAAHAH!!
Vader,
Como o Rogério já mandou a foto, só reforçar: : Tamo lascado! 😀
Infelizmente não poderemos ver os F-16 Chilenos x Rafales, seria um combate interessante…
Resta torcer agora para que a Índia também escolha o Rafale, a Suíça, a Líbia, Kuwait..e os EAU com o Rafale NG 😀
[]’s
Sérgio Araújo disse:
25 de agosto de 2010 às 20:51
Quando será a cruzex???? Data certa.
A CRUZEX V irá ocorrer no período de 28 de outuburo a 20 de novembro de 2010, na Região Nordeste do Brasil, abrangendo os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Sds.
Quanta inveja…..indiferente ao lado comercial, ninguem viria aqui sem ter condições de fazer o correto. Ainda mais, não é treinamento de duelo e sim um treinamento de doutrina.
O bom seria, se um outro, também viesse para participar. Aí sim …..
Mas infelizmente um demo não tem capacidade de participar de um exercício desse.
Robson Br disse:
25 de agosto de 2010 às 21:28
Robson, é inveja mesmo… mas da saudável…
Vontade de a FAB comprar uns F-4 pra usar de agressor na Cruzex… 🙂 🙂
Vader disse: 25 de agosto de 2010 às 21:37 meu amigo Felipe, Seu problema não é com o caça e sim com a França. O motivo não revela. A França bancou sozinha um grande projeto. A crise na Europa é passageira, mas o conhecimento que ela tem….ninguem tira. Podemos até não fazer igual a eles, mas temos ter um objetivo semelhante. Os erros da IIªGM tenho certeza que não vão repetir. Todos criticam isso ou aquilo, mas eles tem conhecimento no ar, mar e terra. Muitos aqui preferiam um enlatado por ser mais barato,,,etc…, mas o objetivo da MB era… Read more »
Vader disse:
25 de agosto de 2010 às 21:37
KKKKKKKKK…… F-4 ….. com “fumaça” e tudo…… KKKKKKK.
Tóin…..
Sds.
Robson Br disse:
25 de agosto de 2010 às 21:49
Pelo menos a piada foi bem bolada Robson Br, isso tem que se admitir…
Bascha: http://vaderbrasil.blogspot.com/2010/08/rafale-eater.html
🙂 🙂 🙂
Vader disse:
25 de agosto de 2010 às 21:57
Dank Deutsche Luftwaffe !!! 🙂
Sds.
Quando alguém apresentar os detalhes técnicos (regras de engajamento) dessa operação onde este Phantom conseguiu estas cinco vitórias sendo uma aeronave absurdamente menos ágil e ultrapassada.
Essa foto, tão adorada pelos chorões, não quer dizer nada!!!
Da mesma maneira, que não acreditam no fracasso do Gripen na India.
O que se comenta por bloguistas alemães é que essas marcações não passaram de uma brincadeira do piloto alemão querendo ser o novo Barão Vermelho do esquadrão.
Mas a tietagem aqui adora isso!!
Hehehe, chora jaqueiros, chorar não paga imposto (ainda), rsrsrsrs… 🙂