CRUZEX V:reunião final de planejamento
Militares das Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, França e Uruguai estiveram reunidos, entre os dias 16 e 18 de agosto, no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), sediado na Base Aérea de Natal (BANT), participando da FPC (Final Planning Conference) da Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX). A operação ocorre no período de 28 de outubro a 19 de novembro deste ano na Região Nordeste.
Na abertura, houve a apresentação do Comandante da BANT, Tenente-Coronel Aviador Décio Dias Gomes, do Comandante do GITE, Tenente-Coronel Aviador Mauro Pazos Peralba, e do coordenador da CRUZEX, Coronel Aviador Paulo Eduardo Vasconcellos, do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Na sequência foram apresentados os brifins específicos.
A FPC tem o objetivo de finalizar a verificação de todas as necessidades pertinentes à CRUZEX V, que envolvem desde a estrutura, meios aéreos e terrestres, organização logística, bem como aspectos administrativos, jurídicos, até a divulgação para a mídia. Ao final da reunião, a ata foi assinada pelo Brigadeiro-do-Ar José Alberto de Mattos (Brasil); General de Aviação Luis Ili Salgado (Chile); Coronel Sergio Gonzalez (Uruguai); Coronel Alejandro Gabriel Amoros (Argentina); Tenente-Coronel Lefevre Jean-François (França) e Tenente-Coronel Brandtley A. Bond (EUA). FPC CRUZEX V
A CRUZEX, coordenada pelo COMGAR, envolverá três bases aéreas: Natal (BANT), Fortaleza (BAFZ) e Recife (BARF), e desdobramento na cidade de Mossoró-RN e Campina Grande-PB. Este ano a Operação contará com observadores da Bolívia, Equador, Canadá, Peru, Inglaterra, Colômbia e Paraguai.
O objetivo da Operação é a interação dos países na condução de operações aéreas de coalizão, utilizando o padrão OTAN de comando e controle. A BANT já sediou duas CRUZEX (II e IV), em 2004 e 2008.
FONTE: BANT
LEIA TAMBÉM:
É impressão minha ou os venezuelanos ficarem de fora ?
É também reparei nisso, o que houve com a FAV? Ou foi erro de edição na matéria?
Sera que FAV nao se mistura com US Air Force? :O
Represalia ala brasiliani !
Ahahaha, kd o Bufão de Caracas? Será que esse ano não virão nem seus F-16?
Vader A Bravata bolivariana: “nossa força aérea revolucionária bolivariana se recusa a participar de um exercício em conjunto com o Grande Satã do Norte!” A realidade… toca o telefone do comandante da FAV: “Alô, Comandante? Aqui é o presidente Chaves… e como está os preparativos para a Cruzex no Brasil? Como assim ta feia a coisa? Os F-16 tão meia-boca e sem peça pra reposição… no, no temos recursos, o que? Se estragar lá no Brasil vai ter que trazer a reboque? Só se o reboque aceitar a fiado… Como?! Não é possível… e não tem nem dinheiro pra deixar… Read more »
Ou ele se acha muito superior a todos e não vê necessidades de fazer exercícios e intercambio com outros países?
kkkkkk
Realidade dura da FAV eim?
EU JÁ SABIA que não iam vir os SU-30…imagina o papelão de não chegarem no Brasil voando?…ou chegarem e não conseguirem ir embora voando?…ou apanharem do F-5M?…ou chegarem pilotados por russos?…kkkkkkkkkkkk
Mas isso é bom para os vermelhos-esquerdistas-bolivarianos perceberem o quanto é confiavel um avião russo operado por um de seus “aliados”…
hauhauhuahauhauhauahuahuahauhau
Bom tenho certeza que os únicos que vão trazer sua “primeira linha” serão Brasil, Argentina e Uruguay, não espere, ver F-22, Rafale e F16 Block 50/52, a França deve vir de M-2000, Chile de F-16MLU, EUA tem algumas possibilidades mas F-22 nunca, Claro que se a Venezuela viesse ela não traria Su-30! Agora se o Brasil não entrar na Cruzex com F-5M ou AMX, vai entrar com q? Xavante? Brasil, Argentina e Uruguay mandam seus aviões Tops, por que não tem um avião de segunda linha que preste! Concordam?
Sabre
A França anunciou que trará o Rafale desta vez.
Mas vamos! ver quando sair a lista dos aviões participantes! Meu chute foi dado? EUA ( F-16, talvez F15 e mais raramente F18 (FX)),Chile F-16 MLU , França M-2000, Uruguay Pacurá (triste), Argentina A-4!Brasil já sabemos!
O exercício é com a USAF e não com a USN.
Já saiu a lista de aeronaves participantes… A Venezuela não vai participar por causa dos EUA, uma pena, pior para eles…
Creio eu que a FAV/AMB não vem mais por conta da participação da USAF, ai foi uma posição da própria FAV/AMB, do que uma limitação de equipamento ou coisa do tipo, muito menos da FAB não a ter convidado.
Mas como o bom é fazer a teoria da conspiração…..
Até mais!!!