Armée de l’air treina na Green Flag com seus Mirage 2000 D

34

O Armée de l’air (Força Aérea Francesa) informou que cinco aviões Mirage 2000 D, provenientes dos esquadrões baseados em Nancy, participaram do exercício Green Flag East, nos EUA. O exercício, que também contou com a participação de um destacamento de FAC – controladores aéreos avançados (contrôleurs aériens avancés, em francês, ou Forward Air Controller, em inglês), foi realizado entre 10 e 28 de julho.

As aeronaves operaram a partir da Base Aérea de Barksdale, enquanto que o destacamento de FAC baseou-se em Fort Polk. O exercício simula as condições de emprego em operações no exterior, especialmente no Iraque ou Afeganistão. O objetivo, para os esquadrões de caça, é treinar missões de apoio aéreo aproximado (Close Air Support – CAS, ou appui aérien rapproché) e demonstração de força.

Para o destacamento de FAC, o treinamento consiste em reconhecer a ameaça e localizá-la da forma mais precisa possível para os pilotos de caça. Além da complementaridade entre os dois componentes (aéreo e terrestre) o treinamento também oferece a oportunidade, aos militares franceses, de praticar intensivamente a língua inglesa num contexto operacional.

FONTE / FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

Red Flag, Green Flag.

Proponho o Red Jegue.
Já pensou?
Teriamos um encontro com as aeronaves da FAB nos pampas gaúchos, com os A-37 ururuguaios,T-33 bolivianos e alguma coisa paraguaia.Como observadores chamaríamos a força aérea de Suriname.
Só não valeria ligar os “radares” para não ter o risco de escaniar as tecnologias.

Eduardo

Sempre me pergunto porque a Fança nunca manda seus Rafales para esses exercicios!!!!

Rodrigo

Os M2000 ainda irão ficar na ativa por muito tempo.

Os franceses tem que manter as suas tripulações afiadas e os seus sistemas atualizados.

toni
D'Almeida

Eduardo disse:
19 de agosto de 2010 às 18:56
Sempre me pergunto porque a Fança nunca manda seus Rafales para esses exercicios!!!!

Resposta fácil: O custo absurdo da hora-voo desse vetor.

Justin Case

Amigos,

Acho que a autopergunta do Eduardo está fora de contexto, por desconhecimento.
Rafale foi para a Red Flag, participou de exercícios nos Emirados, cumpre regularmente vários exercícios na Europa, operações conjuntas em porta-aviões americanos, realiza operações reais no Afeganistão e virá para a Cruzex.
Bem que o SH e o Gripen poderiam vir também.
Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Guilherme Poggio

Bem que o SH e o Gripen poderiam vir também.

Justin

O SH só viria se a FAB convidasse a USN, mas esses exercícios são de Força Aérea para Força Aérea.

Ivan

Gosto muito do Mirage 2000 D, derivado do Mirage 2000 N (de ataque nuclear), é um respeitável caça de ataque ar-terra, de dois lugares, sem muita firula de ser multi tudo. Seu desempenho como atacante, ao meu ver, estaria entre o do F-16 D block 40 e block 50/52. Seu sistema de navegação e ataque permite voar em qualquer condição climática, de dia ou de noite, acompanhando o terreno a uma altitude muito baixa ou a meia altura, usando sistemas de designação de alvos. Apesar de conservar a capacidade de ataque nuclear (e armas) do Mirage 2000 N, o Mirage… Read more »

Ivan

Justin,

Super Hornet com radar AESA operacional é covardia contra os F-5M, Rafale F2,5 e A-4Ar… he he he.

Mas fique tranquilo, eles são da US Navy e vão passar ao largo, umas 300 (trezentas) milhas mar a dentro. 🙂

Quem deve participar são os F-16 C/D Fighter Falcon, que dá para o gasto na América Latina de hoje.

Abç,
Ivan, fâ dos antigos deltas. 🙂

“Ivan supports Gripen Br”

Eduardo

Obrigado Toni, obrigado Justin Case. Talvez eu não tenha me expressado direito ou tenha marginalizado o coitado do Mirage. Na verdade acredito que o Rafale seja a bola da vez, o melhor produto da Dassault e por isso deveria aparecer na mídia da mesma forma que politico brasileiro aparece na TV em época de eleição, deveria ser um “”papagaio de pirata”” .Por isso fico surpreso quando perdem oportunidade de fazer propaganda do produto, e olha que a Dassault não anda boa das pernas, ainda não tem clientes fora da França. Tá igual santo , vivendo de promessas. Não tenho nada… Read more »

Rodrigo

Guilherme Poggio disse:
19 de agosto de 2010 às 22:05

Pois é…

a turma viaja demais.

Mas você quer valer quanto que depois da Cruzex vão dizer que houveram dogfights entre os países convidados ?

Fabio

Acho que mandaram os Mirages pois eles é que estão atuando no Afeganistão e são os mais indicados “no momento” ao treinamento junto aos Americanos.

Tomara mesmo que venham os Rafales para a Cruzex.

Edcreek

Olá, Rodrigo Certamente falaram isso, porque isso vai realmente acontecer, como acontece pelo mundo afora…. Sobre os Mirage-2000 durarem muito, eles duraram conforme o planejado e serão desativados em prou do Rafale tivemos muitas dissoluções de esquadrões por esses meses na França: Esse ano: Dauphené-Mirage-2000N com missão de ataque nuclear primariamente, e secundariamente ataque convencional, os aviões foram desativados e o pessoal remanejado para o La Fayette que está operando um mix de Rafales novos(F-3)/Mirage-2000N já existentes; Belfort-Mirage F1CR reconheçimeto, substituido por Rafales/VANTs; Fim do ano passado: Picardie-Mirage 2000-C Defesa Aerea, remanejado para outro esquadrão que opera Rafale; Está acontecendo… Read more »

Marcelo M

Eduardo, bom dia, somente completando o que a turma já disse, a aeronave responsável para missões de ataque ao solo na França ainda é, e será por um tempo tanto que estão sendo modernizados, função dos 2000D. O Green flag é exatamente um exercício de missões de ataque em suporte as forças terrestres, o apoio aéreo aproximado, então é até coerente se enviar os 2000D certo? Da mesma forma que se manda ainda os 2000-5 para exercícios no exterior, pois ainda são parte da linha de frente. é uma forma de se manter toda a força atualizada e operativa. Os… Read more »

Rodrigo

Edcreek disse:
20 de agosto de 2010 às 8:36

Ai depois disto você acordará do maravilhoso mundo de sonhos repletos de Rafales.

Senão acharem um pato para comprar o Rafale, estes M2000 vão durar muito mais que o planejado.

Yasser

É um caça de mto respeito…. as vezes penso aqui pq a Dassault quis descontinuar esse vetor, sendo que ele poderia ser transformado numa versão mais “economica” que o Rafale.

Rodrigo

Os franceses apostaram alto com o Rafale, na esperança que as exportações ajudassem a financiar a produção dele.

Não deu certo e agora vão ter que ir para o plano B deles, que é modernizar e esticar a vida útil do M2000.

Edcreek

Olá, Rodrigo não fique especulando que é feio ;-),

Os esquadões que eu citei já foram dissolvidos, não é especulação, achismo ou lobby, já não operão mais Mirage-2000, veja as informações.

Sobre o Mirage-2000D especificamente ele deve durar muito ainda mesmo seguindo o planejamento Françês já que o caça foi dos ultimos a entrar em operação e terá ainda uma longa vida.

Abraços, camarada!

Vader

À incrível taxa de produção de 11 Rafales por ano o Mirage 2000 ainda terá uma longa vida no AdlA… Lá pra 2030 os Mirage saem de cena…

Rodrigo

Edcreek disse:
20 de agosto de 2010 às 11:45

Quer valer quanto que se nenhuma exportação for concretizada, vão cancelar os encomendados ?

rogerio

Tomara que o brasil compre logo esses aviões ta precisando e muito

Edcreek

Olá,
Vader voce quase acertou, é para 2020 a previsão de todos os Mirage-2000 sair fora do ar.

Rodrigo isso é improvavel já que vão tirar do ar ainda mais 250 Mirage-2000 para colocar “apenas” 170 Rafales no ar.

Por fim reforço que é improvavel, mas não impossivel, mas é mais dificil de cancelar o pedido adicional de 60 unidades do que o NG encontrar apenas um comprador.

Abraços,

Edcreek

Olá correção mais de 250 Mirage-2000(mais ou menos 185) e Mirage-F1(65),

abraços

Rodrigo

_________________

Tudo que você fala mete o NG no meio.

Deixa o Rafale morrer sozinho 😉

Edcreek

Olá,

Rodrigo, a deixa foi boa não podia deixar passar 🙂 .

Voce sabe o que penso, o Super Hornet seria bem vindo com a venda casada de Supertucanos, já disse isso.

Agora bancar o caça meia sola Sueco para mim não dá, ainda bem que a FAB tambem pensa assim.

Abraços, camarada!

Vader

Edcreek disse:
20 de agosto de 2010 às 15:51

“Agora bancar o caça Sueco para mim não dá, ainda bem que a FAB tambem pensa assim.”

O cidadão tem um link pra provar isso ou é só trollagem?

Sds.

Rodrigo

Edcreek disse:
20 de agosto de 2010 às 15:51

_____________________

Praticamente todas estas informações que o tiozão francês confirmou esta semana, eu já te passei há meses em off…

Não é burrice continuar insistindo com isto ?

grifo

O cidadão tem um link pra provar isso ou é só trollagem?

Caro Vader, olha só o brigadeiro Saito na frente do seu preferido:

http://www.aereo.jor.br/2010/07/22/indianos-e-brasileiros-ao-lado-do-gripen-ng/

Por algum tempo ele procurou em manter isto em sigilo, agora ele não parece estar se preocupando muito em esconder…

Edcreek

Olá, Vader, trollagem é um termo errado para informações em off…´ Se voce acredita piamente no que esta na midia esta mal informado. Vou repetir para voce novamente, mas voce não que entender, mas tudo bem: 1) O NG era o preferido do COPAC, sendo essa a origem da suposta preferencia pelo caça Sueco; 2) Após a analize do alto comando as garantias do projeto foram consideradas insuficientes o caça perdeu pontos; 3) Após essa analize o caça Americano assumiu a dianteira; 4) O comando da FAB repassa o relatorio ao MD que requalifica os caças novamente; Em suma a… Read more »

Vader

Edcreek disse:
20 de agosto de 2010 às 16:56

Alguma evidência minimamente crível disso (“crível” significa que não vale PP e assemelhados)? Não?

Então tenha um bom final de semana…

Edcreek

Ola,

Os fatos estao ai…basta ver.

Bom final de semana….

abracos,

kwhvelasco

Nego Viaja. O mirage 2000D é um avião mais do que adequado as missões de mautenção de estruturas avaçadas da França (“departamentos ultramarinos”), ou em missões como as do Chade, Marrocos, e nas operações de apoio no Iraque. Desgastar o caro Rafale pra torrar na secura do Chade, praquê? Se até dois anos atrás os Mirage F.1 faziam bem o serviço… E o Rafale em sendo caro, e muito avançado mpara serviços como so que citei, se torna excessivo. Mesmo que seja para, por exemplo, na hipotética necessidade de se impor força sobre um conflito estilo Darfur, fornteira do marrocos,… Read more »

Alexandre GRS

Prezado Edcreek,

Esses são realmente os fatos. Perfeita análise.

Sds.

Edcreek

Olá, Alexandre GRS

Obrigado, realmente essas informações foram coletadas ao longo do ultimo ano(2009) onde as noticias vieram a tona basta junta-las.

Abraços,