Certificados de aeronavegabilidade do Armée de l’air: a vez do Caracal
O Armée de l’air (Força Aérea Francesa) informou nesta quinta-feira, 19 de agosto, que foi feita a primeira certificação de aeronavegabilidade (certification de navigabilité – CdN) de um helicóptero Caracal EC 725. O certificado, recebido em 17 de agosto, também foi o primeiro da frota de helicópteros da força. Segundo o informe, 85 aeronaves de asas rotativas do Armée de l’air (Caracal, Cougar, Super Puma, Puma e Fennec) deverão passar pelo mesmo trabalho de certificação.
Até que a aeronave receba o CdN, é necessário um longo trabalho de reconstituição do ciclo de vida da mesma, compreendendo origem, definição industrial inicial e evoluções técnicas à qual foi submetida, de forma a verificar se responde às normas específicas e se respeita as exigências de segurança de voo.
O exemplar certificado era, originariamente, um Cougar AS 532 que foi transformado em Caracal, em julho de 2005. O helicóptero foi submetido a diversos testes na Base Aérea de Cazaux, entre 2 e 6 de agosto, antes de receber seu CdN.
Para saber mais sobre o trabalho de certificação de aeronavegabilidade empreendido nas aeronaves do Armée de l’air, clique no primeiro link da lista abaixo. Para ver mais matérias sobre o emprego do Caracal naquela Força, e sobre a aquisição do EC 725 para as Forças Armadas brasileiras, clique nos demais links.
FONTE / FOTO: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)
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Nossa, entao quer dizer que todo a Forca Aerea Francesa so possui 85 helis?! Pensei que fosse bem mais…
Entao nao somos so nos na marezia.
Marine, Ainda bem que você reparou. Talvez eu tenha cometido um pequeno erro interpretativo na tradução do original francês, combinando o conteúdo desse trecho – Cette première certification est le début du long processus de labellisation de près de 85 hélicoptères (Caracal, Cougar, Super Puma, Puma et Fennec) de l’armée de l’air – com o desse outro:Le décret du 9 décembre 2006 relatif à la navigabilité impose en effet de nouvelles règles de sécurité à tous les aéronefs mis en œuvre par l’État. Assim, dizer “todas as 85 aeronaves de asas rotativas…” como eu havia escrito é uma inferência, não… Read more »
Nunão / Vader
Os EC-725 adquiridos pelo Brasil (principalmente os que serão utilizados pela FAB) irão substituir os classe Super Puma já existentes ou irão somar forças?
Pergunto isso porque certa vez li que a intenção da FAB é a de substituir aos poucos os UH-1H (sapão) pelos BlackHawk!
Leandro, Creio que a resposta a esse tipo de questão está mais relacionada às características dos esquadrões de asas rotativas da FAB, e que tipo de missão cumprem, do que a uma visão mais geral sobre os tipos empregados pela força. Ou seja, há que se pensar mais numa relação missão – equipamento do que numa relação equipamento velho – equipamento novo. O que sei, até agora, é que os primeiros EC 725 a serem recebidos pela FAB deverão ser entregues ao 3º/8º GAV, que opera o Super Puma, para serem empregados nas mesmas funções. Como o Super Puma é… Read more »
Se tem uma coisa que eu não vi ainda, foi uma foto do Caracal operando com carga full pax no Afeganistão.
A foto que eu vi que tinha mais gente não chegava a uma dúzia com a tripulação.
Nunão disse:
19 de agosto de 2010 às 19:09
PS – não vi comentário do Vader aqui, será que você não o confundiu com o Marine?
Toda razão Nunão, lapso meu…
Quais as diferenças, se é que existem, entre o Caracal e os EC 725 brasileiros?
O Caracal é totalmente equipado e os nossos são 100% pelados.
O Caracal é totalmente equipado e os nossos são 100% pelados.
Caro Rodrigo, e pelo jeito vão continuar pelados, porque o dinheiro sumiu… Não tem nem para pagar o que já está no contrato.