A jaca voa bem né? Bah, mesmo querendo(queria) ver o Su na FAB, eu queria essa jaca na FAB…a jaca sueca também…a jaca gringa…
Mamãe eu quero ser piloto
Visitante
14 anos atrás
O mais legal no Rafael é que o piloto pode disparar os foguetes mas ficar segurando eles pra fazer o Shown com a fumaça.
Já pensou se ele solta eles?
paulomaffi
Visitante
14 anos atrás
Não concordo com o termo ‘jaca’ designado para o rafale. O seu custo (aquisição e manutenção) pode ser salgado, mas ele não deixa de ser e, se comportar como um caça de 4,5 geração, sem falar no avanço tecnológico que o mesmo poderia proporcionar para indústria nacional(caso a transferência de tecnologia deixe de ser um conto de fadas, é claro) e para nossa FAB, pois ele já é uma realidade. E o mais importante: não é sujeito a vetos fundamentais que o congresso americanos pratica com componentes estadunidenses! Muito bem, para o caso de me chamarem de anti-americano, deixo bem… Read more »
luiz otavio
Visitante
14 anos atrás
não tenho o link, mas já vi um vídeo do Rafale filmado do Nae CG em que ele tira uma baita fina da água que até faz aquele chafaris, creio até que nem o piloto queria se aproximar tanto, mas deu certo.
Bosco
Visitante
14 anos atrás
Pra mim, essa tipo de apresentação só tem valor estético e nada mais e é tão diferente de uma situação de combate como a apresentação de kata do caratê e uma luta real de muay-thai.
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Amigo Bosco,
Relaxa, é só uma apresentação pra galera.
Já pensou um cara de dando uma Ferrari novinha, de graça e você falar:
Não quero!
É só estética, gosto de carro que me leve pro trabalho e tenha o porta malas grande pro super mercado!
Ivan
Visitante
14 anos atrás
Bosco,
Pegou pesado!
Ivan :).
Edcreek
Visitante
14 anos atrás
Olá,
Queria ver o NG fazer isso, ah é esqueçi ele “no ecsiste”…
Abraços,
Nick
Visitante
14 anos atrás
Bela apresentação da Jaca, digo Rafale, mas não impressionou muito não. As do F-22 são bem mais impressionantes.
[]’s
URUTAU
Visitante
14 anos atrás
Grande MESTRE BOSCO
Grande MESTRE sempre opinando com uma sapiencia impar se exibições definissem guerras os franceses teriam dizimado os alemães na segunda guerra mundial com o seu CAN CAN do MOULIN ROUGE
Forte abraço amigos
Giordani RS
Visitante
14 anos atrás
Mamãe eu quero ser piloto disse:
4 de agosto de 2010 às 10:39
O mais legal no Rafael é que o piloto pode disparar os foguetes mas ficar segurando eles pra fazer o Shown com a fumaça.
Já pensou se ele solta eles?
??????????????
paulomaffi
Visitante
14 anos atrás
Nick disse: “Bela apresentação da Jaca, digo Rafale, mas não impressionou muito não. As do F-22 são bem mais impressionantes.”
Comparar o show aero do rafale com o do F-22 não dá! É a mesma coisa que comparar o show aéreo do próprio F-22 com um show de qualquer um da familia Flanker ou o MIG-29 OVT(vulgo MIG-35), fazendo assim o F-22 passar vergonha!
Belos videos ,,gosto do rafale ;mas é muito salgado mantelo,sera que vamos ter dinheiro para manter em 100% as 36 unidades compradas e + sera que teremos dinheiro para as 120 unidades sonhadas pela fab .
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
Custos altos? nem tanto! O Rafale é: – mais barato de comprar que o F-15 – tem manutenção equivalente (mais barato pelo que se lê) – precisa de menor suporte operacional em terra – tem RCS menor quando portando mísseis para defesa aerea (ou compativel com a versão SE do Eagle – que é mais cara) – tem alcance similar – carga paga levemente menor pesando muito menos (sendo assim mais econômico em gasto de combustível) – possui aerodinamica mais evoluida – tem sensores opticos como o OSF e câmeras na deriva, tudo interligado a um sistema de defesa baseado… Read more »
Barca
Visitante
14 anos atrás
Urutu o que tem haver Segunda Guerra Mundial com o Rafale,,,rsrs.é cada uma que aparece comparação descabida,todas as nações do Mundo tem suas Vitórias e derrotas,veja os americanos perderam a guerra no vietinã,estão perdendo no Oriente Médio,mas vencenram juntos com os aliados,e com scrificio do povo sovietico,os Russos venceram os alemaes mas perderam para os Japoneses,é engraçado cada notícia boa do rafale vem algo descabido,não aparesentam nada do caça,vem com coisas passadas….rsrs. Vou te lembrar de uma das façanhas que os franceses fizeram que talvez vc não conheça,procure sobre a Batalha de Poitiers,se hoje a europa não é um monte… Read more »
Sérgio Araújo
Visitante
14 anos atrás
Quando as exposições aéreas tiverem combates reais me avisem. Será demais.
Quanto à aeronave, acredito que não deixa nada a desejar.
Bela apresentação.
Barca
Visitante
14 anos atrás
Se o AVIÃO Focke-Wulf Fw 190,estiver no FX-2 ai sim essa comparação poderiaaaaaaaaaa ser aceito,mesmo sendo fraca.
Lon
Visitante
14 anos atrás
Simplesmente….belíiiiiiissimo…
Grande caça…e que seja bem-vindo em nossas bases!!!
grifo
Visitante
14 anos atrás
Custos altos? nem tanto! O Rafale é: – mais barato de comprar que o F-15 – tem manutenção equivalente (mais barato pelo que se lê) – precisa de menor suporte operacional em terra – tem RCS menor quando portando mísseis para defesa aerea (ou compativel com a versão SE do Eagle – que é mais cara) Caro Francisco AMX, você teria a fonte para estas afirmações? Todas me parecem bastante estranhas, e a última em especial é intrigante. Fico imaginando como os franceses 20 anos atrás desenvolveram um avião com RCS igual a um que os americanos estão desenvolvendo hoje,… Read more »
Barca
Visitante
14 anos atrás
Eu tenho que aprender a desprezar certas tolices,mas não consigo…rsrs
Jakson Almeida
Visitante
14 anos atrás
Bota um mig,ai sim vocês vão o que e que e acrobacia!
Nosso amigo URUTAU fez uma comparação ,,sobre demosntrações ,que para a guerra não valem nada .
Sobre a segunda guerra e franceses não me lembro de nenhuma batalha ganha por eles sozinhos sem ajuda dos aliados .
Barca
Visitante
14 anos atrás
Latino procura que vc acha,e são muitas!
Fabio
Visitante
14 anos atrás
Quem diz que o Rafale é uma “jaca” não entende absolutamente nada de aviação, engenharia e tecnologia. A Dassault é uma das maiores e mais conceituadas empresas do mundo. A França é uma potência militar e uma país tecnologicamente muito avançado. TODOS os equipamentos que participaram e participam do FX2 são do mais alto nível e qualidade.
O Brasil seja qual for o vencedor terá um equipamento de altissima qualidade tecnica e tecnologica.
URUTAU
Visitante
14 anos atrás
Caro Barca Caro Barca fiz uma brincadeira mas voce a levou a sério e tenta desqualificar o meu comentário mesmo sendo limpido e translucido o fato de que eu tenha brincado Pois bem caso voce queira se ater a HISTÓRIA (alias voce como ex-militar deve te-la estudado a exaustão ) vamos a uma rapida passagem no convívio BRASIL e FRANÇA Gostaria muitissimo de lhe reavivar a memória sobre algumas invasões francesas crei que devas lembrar que por varias vezes a França nos invadiu em bom tempo se faz também rememorar o cerco da baia da Guanabara pela esquadra francesa extorquindo… Read more »
Barca
Visitante
14 anos atrás
URUTAU peço desculpas,mas agora sem querer parecer chato,mas esse argumento das invasões francesas não é valido,pois não eramos uma nação,falo isso por experiencia propria,pois vivo numa cidade que o RJ e que na época de colonia foi tomada de assalto pels franceses,eles atravessaram a Baia de Guanabara no meio do fogo dos canhões portugueses. Quanto a ser amigo dos frances…rsr,não sou apesar de já ter tido uma namorada francesa,tenho uma admiração por equipamentos russos,e o Su foi desclassificado,não por culpa Jobim mas por falta de habilidade dos russos,o problema do gripen Urutu,é ele ser um caça de alto risco,caso esse… Read more »
Alex
Visitante
14 anos atrás
Sr, Barca não concordo com sua colocada a cerca, na na data da invasão da França em nossas TERRAS. uma simples colocação a cerca, que e França não respeita acordos mundiais.
Alex
Visitante
14 anos atrás
A França Antártica – Invasão francesa no Rio de Janeiro No governo de Duarte da Costa ocorreram diversas incursões de corsários de potências européias, dentre elas a dos franceses. A França não reconhecia o Tratado de Tordesilhas e defendia o princípio do direito à posse da terra por quem a ocupasse. Assim, foram duas as tentativas francesas de fixação no território brasileiro: a primeira no Rio, a França Antártica, em 1555. A segunda, no Maranhão, a França Equinocial, a partir de 1594. Os franceses aportaram na Baía de Guanabara em 1555, comandados por Nicolau Durand de Villegaignon e se fixaram… Read more »
URUTAU
Visitante
14 anos atrás
Caro amigo Barca Caro amigo não quero polemizar contigo mas a HISTÓRIA é uma grande MESTRA devo salientar que minha opção ou preferencia como leigo mas também como legitimo cidadão brasileiro é o SH na minha forma de ver uma plataforma ou um vetor que completamente e devidamente armado impõe respeito alias muito respeito te garanto que caso fosse piloto não me sentiria nada tranquilo ou relaxado com desses a minha 18:00hs rrrrsrssrsrsrsrsrsrs Já quanto ao vetor sueco creio seja válido mas numa composição tipo HI-LOW mas lógicamente primeiro adquirimos os SH e depois sim numa segunda etapa vamos colocar… Read more »
Nick
Visitante
14 anos atrás
Caro paulomaffi,
Tenho que reconhecer que o MIG29OVT foi fantástico nesse vídeo, 🙂
Mas reconheça que o F-22A Raptor impressiona mesmo, não só pelas manobras, mas pelo respeito que impõe….. hehehe
mais um vídeo do F-22:
Ja vi um video de desmosntração de acrobacias de um F22 comparado ao SU32, o Raptor passo vergonha!!!
Ja esse do Rafale os videos são muito curtos, quando tiver tempo vo procurar videos mais completos pra ver.
Tito
Visitante
14 anos atrás
Malabarista por malabarista tem um melhor num farol aqui perto de casa, não é isso o que realmente importa. 🙂
Galileu
Visitante
14 anos atrás
ainda bem que as nossas carroças não tentam fazer isso!!
Marcelo
Visitante
14 anos atrás
Bem, vou dar minha opinião…. realmente shows aéreos não vencem guerras. Mas gostaria de lembrar que desempenho de vôo pode vencer combates e ao demonstrar sua manobrabiidade, um caça mostra o quanto pode ser bom em um combate aéreo de curta distância ou para evadir-se de SAMs, que é onde usa manobras deste tipo. Desempenho de curvas pode sim salvar uma aeroanave por exemplo, dependendo da ocasião. Além disso, é claro que se faz necessário um mínimo de padrão comparativo, então ao se observar as manobras de exibição em um show, para os leigos são apenas piruetas, para um piloto… Read more »
Rodrigo
Visitante
14 anos atrás
Eu que não levo a sério nem resultado obtido em exercício, levo menos ainda apresentação de show aéreo.
O avião manobrar soberbamente sem carga externa e com menos de meio-tanque é completamente irreal.
Me lembra o famoso vídeo do Rafale “operando” do Foch com carga externa full, mas com combustível para menos de 40min de vôo.
É legal assistir show aéreo ? É!!! Eu já vários no tempo que morava em Natal, mas daí a atribuir qualquer qualidade ou defeito no avião vai uma longa distância.
luiz otavio
Visitante
14 anos atrás
mas uma coisa é fato, os yankees desdenham de manobras mas o raptor é projetado para fazê-las, alguma utilidade deve ter ou há algum temor no ar. e o vídeo do mig é demais, já tinha visto do flanker, mas não do fulcrum por achar que seria pior, mas não é. Já vi documentário de um piloto de F15 na Servia que disparou dois mísseis num fulcrum (bem mais defasado, mas não é culpa do eagle), o primeiro errou e o Mig começou a manobrar na sua direção e o piloto diz claramente que ficou com frio na espinha (de… Read more »
Gabriel T.
Visitante
14 anos atrás
[i]- tem RCS menor quando portando mísseis para defesa aerea (ou compativel com a versão SE do Eagle – que é mais cara)[/i] É o tipo de afirmação que faz cair o nível do debate. O RAFALE é um caça de quarta geração e não tem como você diminuir o RCS. Ele tá cheio de antenas, superfícies planas, pilones e aquela sonda ridícula. O F-15SE é um caça de quarta geração que foi pensado em ter seu RCS diminuído, além das linhas um pouco mais correlatas, ele carrega seu armamento interno. O único caça de 4° geração convencional que tem… Read more »
“”- tem RCS menor quando portando mísseis para defesa aerea (ou compativel com a versão SE do Eagle – que é mais cara)”” E é verdade, o modelo do Rafale que tem o uso de material RAM, o equivalente do F-15 SE, e com estas modificações visando à redução do RCS do vetor o mesmo possui uma baixa assinatura de radar, sendo que no setor frontal é de apenas 0,1m2 e em outros ângulos como o lateral pode chegar a 0,3m2. Esta versão voo pela primeira vez em 1991, e chama-se “Rafale C.01”. Com preços mais baixos em todos os… Read more »
Barca
Visitante
14 anos atrás
Eu tb gostaria de ter essa opção acho o F-18SH um senhor caça,mas Urutu não sei o que está acontecendo com o Tio Sam mas eles andam muito estranhos,hoje estava lendo num jornal,que chegou ao Brasil uma comitica da Secretária do Tesouro dos E.U.A,com a intenção de pressionar o Brasil a adotar as sanções do Conselho de Segurança,sendo que o Brasil vai cumprilas,não sei qual o intuito dessa visita,Sendo que a China segundo alguns meios de comunicação vai fechar um acordo de 40 BILHOES de dólares,justamente na área de energia,área que abrenge as sanções,vc pode ate ficar espantado com o… Read more »
Ricardo_Recife
Visitante
14 anos atrás
Para acrobacias prefiro o Su-31. Não vi nada nestes filmes que já não havia visto antes.
F-15 SE nem saiu do forno e já possui interessados. O Rafale nada! Nenhuma única exportação.
O RCS do Rafale menor do que o F-15SE! Com aquele pod fixo no nariz, misseis e bombas externos! Esqueçam, isto não existe.
A Spectra e o Damocles fazem mais sucesso nos blog brasileiros do que o resto do mundo. Nenhum possível comprador achou este itens traziam qualquer vantagem sobre os outros caças. Se estes equipamentos fossem isto tudo que a Dassualt diz, já teriam vendido a Jaca.
Barca
Visitante
14 anos atrás
Alex acho que vc não entendeu bem amigo o que eu disse para o Urutu,existe tb a Historia do Corsario frances que tomou a cidade do RJ e depois pediu resgate,eu tb conheço essa história que vc me mostrou,mas como eu disse não eramos uma nação e sim colonia portuguesa. Um exercicio de Historia simples,te pergunto quando foi proclamada a Indenpendendia do Brasil ? O que a história conta ? Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de… Read more »
Barca
Visitante
14 anos atrás
Alex essa é a Historia que comentei com o Urutu: René Trouin, melhor conhecido como René Duguay-Trouin mas também grafado como Du Guay-Trouin (Saint-Malo, 10 de junho de 1673 — Paris, 27 de setembro de 1736), foi um corsário francês. Senhor de Gué (“Sieur du Gué”), alcançou o posto de almirante (“Lieutenant-Général des armées navales du roi”) e de comandante na Ordem de São Luís. No Rio de Janeiro: A esquadra se aproximou da entrada da barra da baía de Guanabara em 12 de setembro de 1711, que penetrou dois dias mais tarde. Descobriria mais tarde que sua chegada não… Read more »
Nick
Visitante
14 anos atrás
Caro Redbull, A questão de ser chamado de Slent para o Eagle, é o fato (segundo fabricante) de ele ter um rcs que se aproxima do F-35 ou seja algo em torno de 0,00035m2, muito abaixo do Rafale, Typhoom, F-18E ou Gripen. E isso com misseis BVR, ou seja, em condições de combate. Sobre o Rafale já foi afirmado ter um rcs 10x menor que Mirage2000, algo entre 0,25m2 e 0,75m2 ( http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ge/fur01conceitos1.html ). Sobre o Gripen existe um documento circulando na net( http://forum.keypublishing.co.uk/showpost.php?p=1321013&postcount=1 ) com informação de rcs de 0,1m2 para a versão A, presume-se que para a versão… Read more »
UAU!
hummmmm nada mal para uma jaca!
Segundo vídeo:
Círculo fechado com cinco tunneaus feitos para fora da curva.
Não é fácil.
O avião é bom.
E o piloto melhor ainda!
Olha esse :
Rafale Air 23.05.2010
http://www.youtube.com/watch?v=jSNqEq36gFQ&feature=related
vídeo com uma imagem melhor
http://www.youtube.com/watch?v=lWeiG52Q88w
A jaca voa bem né? Bah, mesmo querendo(queria) ver o Su na FAB, eu queria essa jaca na FAB…a jaca sueca também…a jaca gringa…
O mais legal no Rafael é que o piloto pode disparar os foguetes mas ficar segurando eles pra fazer o Shown com a fumaça.
Já pensou se ele solta eles?
Não concordo com o termo ‘jaca’ designado para o rafale. O seu custo (aquisição e manutenção) pode ser salgado, mas ele não deixa de ser e, se comportar como um caça de 4,5 geração, sem falar no avanço tecnológico que o mesmo poderia proporcionar para indústria nacional(caso a transferência de tecnologia deixe de ser um conto de fadas, é claro) e para nossa FAB, pois ele já é uma realidade. E o mais importante: não é sujeito a vetos fundamentais que o congresso americanos pratica com componentes estadunidenses! Muito bem, para o caso de me chamarem de anti-americano, deixo bem… Read more »
não tenho o link, mas já vi um vídeo do Rafale filmado do Nae CG em que ele tira uma baita fina da água que até faz aquele chafaris, creio até que nem o piloto queria se aproximar tanto, mas deu certo.
Pra mim, essa tipo de apresentação só tem valor estético e nada mais e é tão diferente de uma situação de combate como a apresentação de kata do caratê e uma luta real de muay-thai.
Amigo Bosco,
Relaxa, é só uma apresentação pra galera.
Já pensou um cara de dando uma Ferrari novinha, de graça e você falar:
Não quero!
É só estética, gosto de carro que me leve pro trabalho e tenha o porta malas grande pro super mercado!
Bosco,
Pegou pesado!
Ivan :).
Olá,
Queria ver o NG fazer isso, ah é esqueçi ele “no ecsiste”…
Abraços,
Bela apresentação da Jaca, digo Rafale, mas não impressionou muito não. As do F-22 são bem mais impressionantes.
[]’s
Grande MESTRE BOSCO
Grande MESTRE sempre opinando com uma sapiencia impar se exibições definissem guerras os franceses teriam dizimado os alemães na segunda guerra mundial com o seu CAN CAN do MOULIN ROUGE
Forte abraço amigos
Mamãe eu quero ser piloto disse:
4 de agosto de 2010 às 10:39
O mais legal no Rafael é que o piloto pode disparar os foguetes mas ficar segurando eles pra fazer o Shown com a fumaça.
Já pensou se ele solta eles?
??????????????
Nick disse: “Bela apresentação da Jaca, digo Rafale, mas não impressionou muito não. As do F-22 são bem mais impressionantes.”
Comparar o show aero do rafale com o do F-22 não dá! É a mesma coisa que comparar o show aéreo do próprio F-22 com um show de qualquer um da familia Flanker ou o MIG-29 OVT(vulgo MIG-35), fazendo assim o F-22 passar vergonha!
Só para embasar meu comentário:
F-22 Demo:
http://www.youtube.com/watch?v=QN0sXDd8tMk&feature=channel
MiG-29 OVT Demo:
http://www.youtube.com/watch?v=eeiqMn7xb_Y
SU-37 Demo:
http://www.youtube.com/watch?v=1GdfnTLKcvM
Sds.
Apresentação sensacional! Foram os mehores vídeos do Rafale que já ví. Numa configuração clean a jaquinha apavora huahua
Belos videos ,,gosto do rafale ;mas é muito salgado mantelo,sera que vamos ter dinheiro para manter em 100% as 36 unidades compradas e + sera que teremos dinheiro para as 120 unidades sonhadas pela fab .
Custos altos? nem tanto! O Rafale é: – mais barato de comprar que o F-15 – tem manutenção equivalente (mais barato pelo que se lê) – precisa de menor suporte operacional em terra – tem RCS menor quando portando mísseis para defesa aerea (ou compativel com a versão SE do Eagle – que é mais cara) – tem alcance similar – carga paga levemente menor pesando muito menos (sendo assim mais econômico em gasto de combustível) – possui aerodinamica mais evoluida – tem sensores opticos como o OSF e câmeras na deriva, tudo interligado a um sistema de defesa baseado… Read more »
Urutu o que tem haver Segunda Guerra Mundial com o Rafale,,,rsrs.é cada uma que aparece comparação descabida,todas as nações do Mundo tem suas Vitórias e derrotas,veja os americanos perderam a guerra no vietinã,estão perdendo no Oriente Médio,mas vencenram juntos com os aliados,e com scrificio do povo sovietico,os Russos venceram os alemaes mas perderam para os Japoneses,é engraçado cada notícia boa do rafale vem algo descabido,não aparesentam nada do caça,vem com coisas passadas….rsrs. Vou te lembrar de uma das façanhas que os franceses fizeram que talvez vc não conheça,procure sobre a Batalha de Poitiers,se hoje a europa não é um monte… Read more »
Quando as exposições aéreas tiverem combates reais me avisem. Será demais.
Quanto à aeronave, acredito que não deixa nada a desejar.
Bela apresentação.
Se o AVIÃO Focke-Wulf Fw 190,estiver no FX-2 ai sim essa comparação poderiaaaaaaaaaa ser aceito,mesmo sendo fraca.
Simplesmente….belíiiiiiissimo…
Grande caça…e que seja bem-vindo em nossas bases!!!
Custos altos? nem tanto! O Rafale é: – mais barato de comprar que o F-15 – tem manutenção equivalente (mais barato pelo que se lê) – precisa de menor suporte operacional em terra – tem RCS menor quando portando mísseis para defesa aerea (ou compativel com a versão SE do Eagle – que é mais cara) Caro Francisco AMX, você teria a fonte para estas afirmações? Todas me parecem bastante estranhas, e a última em especial é intrigante. Fico imaginando como os franceses 20 anos atrás desenvolveram um avião com RCS igual a um que os americanos estão desenvolvendo hoje,… Read more »
Eu tenho que aprender a desprezar certas tolices,mas não consigo…rsrs
Bota um mig,ai sim vocês vão o que e que e acrobacia!
Barca disse:
4 de agosto de 2010 às 12:33
Nosso amigo URUTAU fez uma comparação ,,sobre demosntrações ,que para a guerra não valem nada .
Sobre a segunda guerra e franceses não me lembro de nenhuma batalha ganha por eles sozinhos sem ajuda dos aliados .
Latino procura que vc acha,e são muitas!
Quem diz que o Rafale é uma “jaca” não entende absolutamente nada de aviação, engenharia e tecnologia. A Dassault é uma das maiores e mais conceituadas empresas do mundo. A França é uma potência militar e uma país tecnologicamente muito avançado. TODOS os equipamentos que participaram e participam do FX2 são do mais alto nível e qualidade.
O Brasil seja qual for o vencedor terá um equipamento de altissima qualidade tecnica e tecnologica.
Caro Barca Caro Barca fiz uma brincadeira mas voce a levou a sério e tenta desqualificar o meu comentário mesmo sendo limpido e translucido o fato de que eu tenha brincado Pois bem caso voce queira se ater a HISTÓRIA (alias voce como ex-militar deve te-la estudado a exaustão ) vamos a uma rapida passagem no convívio BRASIL e FRANÇA Gostaria muitissimo de lhe reavivar a memória sobre algumas invasões francesas crei que devas lembrar que por varias vezes a França nos invadiu em bom tempo se faz também rememorar o cerco da baia da Guanabara pela esquadra francesa extorquindo… Read more »
URUTAU peço desculpas,mas agora sem querer parecer chato,mas esse argumento das invasões francesas não é valido,pois não eramos uma nação,falo isso por experiencia propria,pois vivo numa cidade que o RJ e que na época de colonia foi tomada de assalto pels franceses,eles atravessaram a Baia de Guanabara no meio do fogo dos canhões portugueses. Quanto a ser amigo dos frances…rsr,não sou apesar de já ter tido uma namorada francesa,tenho uma admiração por equipamentos russos,e o Su foi desclassificado,não por culpa Jobim mas por falta de habilidade dos russos,o problema do gripen Urutu,é ele ser um caça de alto risco,caso esse… Read more »
Sr, Barca não concordo com sua colocada a cerca, na na data da invasão da França em nossas TERRAS. uma simples colocação a cerca, que e França não respeita acordos mundiais.
A França Antártica – Invasão francesa no Rio de Janeiro No governo de Duarte da Costa ocorreram diversas incursões de corsários de potências européias, dentre elas a dos franceses. A França não reconhecia o Tratado de Tordesilhas e defendia o princípio do direito à posse da terra por quem a ocupasse. Assim, foram duas as tentativas francesas de fixação no território brasileiro: a primeira no Rio, a França Antártica, em 1555. A segunda, no Maranhão, a França Equinocial, a partir de 1594. Os franceses aportaram na Baía de Guanabara em 1555, comandados por Nicolau Durand de Villegaignon e se fixaram… Read more »
Caro amigo Barca Caro amigo não quero polemizar contigo mas a HISTÓRIA é uma grande MESTRA devo salientar que minha opção ou preferencia como leigo mas também como legitimo cidadão brasileiro é o SH na minha forma de ver uma plataforma ou um vetor que completamente e devidamente armado impõe respeito alias muito respeito te garanto que caso fosse piloto não me sentiria nada tranquilo ou relaxado com desses a minha 18:00hs rrrrsrssrsrsrsrsrsrs Já quanto ao vetor sueco creio seja válido mas numa composição tipo HI-LOW mas lógicamente primeiro adquirimos os SH e depois sim numa segunda etapa vamos colocar… Read more »
Caro paulomaffi,
Tenho que reconhecer que o MIG29OVT foi fantástico nesse vídeo, 🙂
Mas reconheça que o F-22A Raptor impressiona mesmo, não só pelas manobras, mas pelo respeito que impõe….. hehehe
mais um vídeo do F-22:
Ladies and gentlemen….the F-22 Raptor!
http://www.youtube.com/watch?v=dXor2vMSCU8
[]’s
Ja vi um video de desmosntração de acrobacias de um F22 comparado ao SU32, o Raptor passo vergonha!!!
Ja esse do Rafale os videos são muito curtos, quando tiver tempo vo procurar videos mais completos pra ver.
Malabarista por malabarista tem um melhor num farol aqui perto de casa, não é isso o que realmente importa. 🙂
ainda bem que as nossas carroças não tentam fazer isso!!
Bem, vou dar minha opinião…. realmente shows aéreos não vencem guerras. Mas gostaria de lembrar que desempenho de vôo pode vencer combates e ao demonstrar sua manobrabiidade, um caça mostra o quanto pode ser bom em um combate aéreo de curta distância ou para evadir-se de SAMs, que é onde usa manobras deste tipo. Desempenho de curvas pode sim salvar uma aeroanave por exemplo, dependendo da ocasião. Além disso, é claro que se faz necessário um mínimo de padrão comparativo, então ao se observar as manobras de exibição em um show, para os leigos são apenas piruetas, para um piloto… Read more »
Eu que não levo a sério nem resultado obtido em exercício, levo menos ainda apresentação de show aéreo.
O avião manobrar soberbamente sem carga externa e com menos de meio-tanque é completamente irreal.
Me lembra o famoso vídeo do Rafale “operando” do Foch com carga externa full, mas com combustível para menos de 40min de vôo.
É legal assistir show aéreo ? É!!! Eu já vários no tempo que morava em Natal, mas daí a atribuir qualquer qualidade ou defeito no avião vai uma longa distância.
mas uma coisa é fato, os yankees desdenham de manobras mas o raptor é projetado para fazê-las, alguma utilidade deve ter ou há algum temor no ar. e o vídeo do mig é demais, já tinha visto do flanker, mas não do fulcrum por achar que seria pior, mas não é. Já vi documentário de um piloto de F15 na Servia que disparou dois mísseis num fulcrum (bem mais defasado, mas não é culpa do eagle), o primeiro errou e o Mig começou a manobrar na sua direção e o piloto diz claramente que ficou com frio na espinha (de… Read more »
[i]- tem RCS menor quando portando mísseis para defesa aerea (ou compativel com a versão SE do Eagle – que é mais cara)[/i] É o tipo de afirmação que faz cair o nível do debate. O RAFALE é um caça de quarta geração e não tem como você diminuir o RCS. Ele tá cheio de antenas, superfícies planas, pilones e aquela sonda ridícula. O F-15SE é um caça de quarta geração que foi pensado em ter seu RCS diminuído, além das linhas um pouco mais correlatas, ele carrega seu armamento interno. O único caça de 4° geração convencional que tem… Read more »
“”- tem RCS menor quando portando mísseis para defesa aerea (ou compativel com a versão SE do Eagle – que é mais cara)”” E é verdade, o modelo do Rafale que tem o uso de material RAM, o equivalente do F-15 SE, e com estas modificações visando à redução do RCS do vetor o mesmo possui uma baixa assinatura de radar, sendo que no setor frontal é de apenas 0,1m2 e em outros ângulos como o lateral pode chegar a 0,3m2. Esta versão voo pela primeira vez em 1991, e chama-se “Rafale C.01”. Com preços mais baixos em todos os… Read more »
Eu tb gostaria de ter essa opção acho o F-18SH um senhor caça,mas Urutu não sei o que está acontecendo com o Tio Sam mas eles andam muito estranhos,hoje estava lendo num jornal,que chegou ao Brasil uma comitica da Secretária do Tesouro dos E.U.A,com a intenção de pressionar o Brasil a adotar as sanções do Conselho de Segurança,sendo que o Brasil vai cumprilas,não sei qual o intuito dessa visita,Sendo que a China segundo alguns meios de comunicação vai fechar um acordo de 40 BILHOES de dólares,justamente na área de energia,área que abrenge as sanções,vc pode ate ficar espantado com o… Read more »
Para acrobacias prefiro o Su-31. Não vi nada nestes filmes que já não havia visto antes.
F-15 SE nem saiu do forno e já possui interessados. O Rafale nada! Nenhuma única exportação.
O RCS do Rafale menor do que o F-15SE! Com aquele pod fixo no nariz, misseis e bombas externos! Esqueçam, isto não existe.
A Spectra e o Damocles fazem mais sucesso nos blog brasileiros do que o resto do mundo. Nenhum possível comprador achou este itens traziam qualquer vantagem sobre os outros caças. Se estes equipamentos fossem isto tudo que a Dassualt diz, já teriam vendido a Jaca.
Alex acho que vc não entendeu bem amigo o que eu disse para o Urutu,existe tb a Historia do Corsario frances que tomou a cidade do RJ e depois pediu resgate,eu tb conheço essa história que vc me mostrou,mas como eu disse não eramos uma nação e sim colonia portuguesa. Um exercicio de Historia simples,te pergunto quando foi proclamada a Indenpendendia do Brasil ? O que a história conta ? Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de… Read more »
Alex essa é a Historia que comentei com o Urutu: René Trouin, melhor conhecido como René Duguay-Trouin mas também grafado como Du Guay-Trouin (Saint-Malo, 10 de junho de 1673 — Paris, 27 de setembro de 1736), foi um corsário francês. Senhor de Gué (“Sieur du Gué”), alcançou o posto de almirante (“Lieutenant-Général des armées navales du roi”) e de comandante na Ordem de São Luís. No Rio de Janeiro: A esquadra se aproximou da entrada da barra da baía de Guanabara em 12 de setembro de 1711, que penetrou dois dias mais tarde. Descobriria mais tarde que sua chegada não… Read more »
Caro Redbull, A questão de ser chamado de Slent para o Eagle, é o fato (segundo fabricante) de ele ter um rcs que se aproxima do F-35 ou seja algo em torno de 0,00035m2, muito abaixo do Rafale, Typhoom, F-18E ou Gripen. E isso com misseis BVR, ou seja, em condições de combate. Sobre o Rafale já foi afirmado ter um rcs 10x menor que Mirage2000, algo entre 0,25m2 e 0,75m2 ( http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ge/fur01conceitos1.html ). Sobre o Gripen existe um documento circulando na net( http://forum.keypublishing.co.uk/showpost.php?p=1321013&postcount=1 ) com informação de rcs de 0,1m2 para a versão A, presume-se que para a versão… Read more »
Sweet II:
http://www.youtube.com/watch?v=4tlCx_FTpgI
http://www.youtube.com/watch?v=ErbKrV19Dd0
🙂
[]s!