Custos do programa Rafale
Os dados reproduzidos abaixo apresentam a situação do Programa Rafale em 1996. Mesmo defasados pelo tempo, os números ainda são bastante interessantes e fornecem diversas informações.
Até abril de 1996 (data dos números apresentados) apenas um pequeno lote das versões Rafale M e Rafale B havia sido entregue. A produção estava suspensa e o governo francês negociava uma redução do preço das aeronaves (o início do ano seguinte o valor de flyaway foi reduzido em 10%). Nesta época todos os cálculos foram feitos considerando a aquisição de 294 aeronaves de todos os modelos, sendo 234 para a Força Aérea e 60 para a Marinha.
CUSTO* | PORCENTAGEM | |
DESENVOLVIMENTO | 48,62 (9,436) | 24,0 |
INDUSTRIALIZAÇÃO | 17,583 (3,412) | 8,7 |
PRODUÇÃO PARA A FORÇA AÉREA** | 76,25 (14,799) | 37,7 |
PRODUÇÃO PARA A MARINHA*** | 20,89 (4,054) | 10,3 |
SOBRESSALENTES | 37,812 (7,339) | 18,7 |
SIMULADORES | 1,215 (0,235) | 0,6 |
TOTAL | 202,37 (39,278) | 100% |
*Valores em bilhões de francos convertidos para dólar (informado em parênteses) conforme cotação de 1/7/1996; ** 234 aeronaves; *** 60 aeronaves
Do valor total do programa (39,27 bilhões de dólares – valores de 1996), um quarto foi gasto em pesquisas e desenvolvimento. Somente o processo de industriallização consumiu quase 9%, o que representa um valor bastante considerável. A produção dos caças (segundo uma linha de montagem de 294 aparelhos) representa menos de 50% de todo o programa.
Dados mais atuais (2008) informam que o custo do programa Rafale está estimado em 39,6 milhões de euros e a encomenda total foi reduzida para 286 unidades.
FONTE DOS DADOS: Jane’s All the World Aircraft 2004-2005
E ainda assim ele saiu mais barato que o Eurofighter.
“governo negocia uma redução do preço das aeronaves”
Hmmmmm….Em 1996 ?!?!?!? E onde que eu vi essa mesma novela recentemente mesmo ?!?!?!!?
Pois é Clésio Luiz, e se saiu, pq não pode custar menos que o Typhoon? pq a França tem que ter seus números superestimados para pior? na minha opinião o Rafale vale o quanto pesa!
Sds!
E que peso!
Tão pesado que pode afundar a Dassault……
@Francisco AMX E ele custa menos que o Typhoon em valores unitários. O único país que conseguiu comprar-lo no “precinho” foi a Áustria, que recebeu unidades do Tranch 1 se eu não me engano (de aviônica bem inferior ao Tranche 2/3), que não tinham comprador, pois os quatro países do consórcio já estavam para receber o Tranch 2. Aliás, eles ofereceram por um preço tão baixo, que o custo total foi inferior ao que a Saab estava pedindo por uma quantidade similar de Gripens. Mas não se engane, o Typhoon (assim como o Rafale) são aeronaves custosas, tanto é que… Read more »
“na minha opinião o Rafale vale o quanto pesa!”
Então você concorda que o Rafale é mais barato que o Typhoon, pois é 1 tonelada mais leve que este 🙂
Essa é a grande diferença entre o Rafale e o Gripen… Enquanto o Rafale é um projeto 100% novo, verdadeiramente francês, o Gripen é uma mistureba de componentes de todo o mundo, apenas com uma capa nova.
Só os franceses podem fazer a transferência de tecnologia que o governo quer, e isso é um fato imutável, independente do que os suecos digam.
Se tem uma coisa em que a Saab faz melhor que a Dassault é propaganda.
Rafale = Rajada de vento.
Traduzindo; Jogar dinheiro fora
Linda foto. Essa aeronave fica linda com o cocar do Armeé de L´Air.
Do Armeé de L´Air…
O Rafale eh caro poque tem uma concepcao de negocio vertical, tentam ser autonomos com o suporte do governo que garante um mercado cativo. Esta foi, uma vez, a ‘estrategia francesa pos-segunda guerra’ mencionada pelo NJ. O problema eh dividir conosco o preco da relativa autonomia deles (ainda falta o chip, …) Comparem com um laptop, por exemplo, em que existem centenas de fornecedores de diferentes paises. Quem produz mais barato e melhor leva. No Rafale soh leva se nao sabem produzir eles mesmos. O Eurofighter eh um empreendimento semi-publico. A vantagem eh que garantem mercado p/ mais paises (no… Read more »