Delegação sueca visita Grande ABC
Construção de fábrica em Mauá, caso o Gripen vença o F-X2, foi novamente comentada
São Bernardo recebe, entre ontem e hoje, a visita de uma delegação sueca da cidade de Linköping, sede da Saab, empresa que produz os aviões-caça Gripen – que disputam com a norte-americana Boeing (F-18 Super Hornet) e a francesa Dassault (Rafale) contrato com a Força Aérea Brasileira.
Caso o governo escolha a Saab para a produção de 36 caças, serão investidos US$ 140 milhões em parceria com o Grupo Inbrafiltro, de Mauá, para a construção de uma fábrica de peças em São Bernardo.
A prefeita de Linköping, Ann-Catherine Hjerdt, disse estar impressionada com os projetos desenvolvidos pelas empresas instaladas na Iesbec (Incubadora de Empresas de São Bernardo) e pelo espaço destinado a elas. Ela acredita ser possível que, se a Saab vencer a licitação, exista a possibilidade de as empresas incubadas participarem no processo de fabricação das peças para os aviões-caça.
Segundo Paul Lindvall, presidente da comissão executiva de Linköping, essa parceria acontece na Suécia. “Há 25 anos temos um parque tecnológico que oferece suporte à incubadora, ambos instalados no terreno de uma universidade”, contou.
Lindvall disse também que o forte deles é o desenvolvimento de alta tecnologia, e que as incubadoras estão envolvidas no processo. A cidade constrói aviões há 75 anos.
Para o secretário de Relações Internacionais de São Bernardo, Marcello Alexandre, que acompanhou a delegação sueca em visita à Iesbec, a incubadora possui potencial para participar do desenvolvimento tecnológico dos caças fabricados no País. O diretor de empreendedorismo, trabalho e renda da Prefeitura de São Bernardo, Nilson Tadashi Oda, concorda. Segundo ele, a Leona, uma das incubadas, fabrica ligas metálicas que, quando trituradas, têm seu pó utilizado na produções de pistão e válvula de automóveis. “Esse pó poderia se empregado na fabricação de peças para os caças”, sugeriu. Outra empresa citada foi a Zaps, que produz circuitos eletroeletrônicos.
FAVORITISMO
Questionado sobre por que São Bernardo poderia ser escolhida para receber unidade de produção de partes dos Gripen, Tadashi afirmou que a Scania do Brasil – montadora de caminhões e ônibus integrante do Grupo Saab, o mesmo dos aviões caça – é a maior e a mais importante planta da fabricante em todo o mundo e está no município.
“Aqui, 70% da produção é exportada. E mesmo com a crise, que para a Scania durou apenas alguns meses, a produção já foi totalmente recuperada”, justifica. De acordo com o diretor, 2008 encerrou com mais de 10 mil unidades, 2009 com cerca de 1.000 e, neste ano, a expectativa é de 14 mil. “O grupo já tem uma relação estabelecida com a cidade. O Grande ABC é um local em que os suecos se sentem confiantes.”
De acordo com Alexandre, hoje são produzidos em São Bernardo 42% de todos os caminhões brasileiros.
A prefeita de Linköping também esteve na Scania. “A ideia da visita foi para ver como funciona uma empresa sueca no Brasil, pois, embora a Saab trabalhe com as duas frentes, veículos e aviões, eu acompanho a dos aviões, que fica na minha cidade. Mas eu gostei muito do local. É uma empresa muito limpa. Dá até para andar de salto alto pela fábrica”, descontraiu.
ACORDO
Hoje será assinado termo de cooperação bilateral na área educacional para que haja intercâmbio entre as universidades de São Bernardo e as de Linköping. O termo deve abranger, ainda, as áreas da saúde e desenvolvimento econômico, incluindo os segmentos aeronáutico e espacial.
“Se por um lado eles contribuem com a expertise, por outro podemos oferecer infraestrutura e mão de obra”, assinalou o secretário.
Tadashi complementa que, se eles têm a alta tecnologia, no Brasil temos o motor bicombustível, os biocombustíveis e a exploração do petróleo na camada do pré-sal para oferecer em troca.
FONTE/FOTO: Diário do Grande ABC
VEJA TAMBÉM:
- Em troca de caças, Saab pode construir fábrica no Brasil
- Demonstrador do futuro pós-Gripen, versão em escala
- Proposta da Saab para o Brasil é inédita no mundo
- Gripen International reafirma transferência total de tecnologia ao Brasil
- Gripen ganha apoio heavy metal
- Prefeito de São Bernardo do Campo voa o Gripen Demo
Muito importante esta visita
Mostra que realmente a Saab assim como a Suecia estão de fato interessadas não só, em montar aeronaves e sim em desenvolver algo bem maior, isto sim é uma parceria e não dependencia técnologica.
Parabéns a São Bernado por pensar a frente, e buscar de fato, parcerias comprometidas com o desenvolvimento, tanto tecnologico como humano.
A CRUZEX V. esta próxima e nada de definição do FX2 . Espero que venha o melhor para o Brasil. TA demorando tanto.
É, o Luiz Marinho parece estar bem confiante de que dê Gripen, pois ele mais do que ninguém sabe que, se não der SAAB, tudo isso aí vai por água abaixo. Estaria Luiz Marinho dando um tiro nágua? Estaria colocando seu prestígio, e inclusive a possibilidade de sua reeleição, ou de “vôos maiores”, num projeto furado (dado que alguns “insiders” insistem na tese ridícula de que “está tudo dominado” pra JACA francesa)? Que coisa né? O cara é amigo pessoal do Lula desde a época em que os dois faziam greves na porta de fábricas; o PT nacional, com apoio… Read more »
Só para lembrar aos senhores algo importantíssimo !!!! Enquanto os SINDICATOS FRANCESES estão CONTRA qualquer fabricação de partes do Rafale no Brasil (desde simples peças, até partes maiores do vetor). Os SINDICATOS SUECOS estão TOTALMENTE A FAVOR da fabricação de partes completas do vetor sueco. Em matéria postada aqui nesse blog, o Presidente do SINDICATO SUECO disse que é melhor que eles produzam partes do Gripen NG em parceria com os brasileiros (os brasileiros aqui somos nós), pois a produção de cada parceiro seria maior, beneficiando a todos. Como voês podem ver, há uma diferença cultural enorme entre o RETRÓGRADO… Read more »
Evidentemente que nao sei o resultado do FX-2, mas meu palpite eh que o Gripen foi escolhido desde o ultimo encontro do Lobim com o Nosso Guia, que disse depois que demorou porque teve que tomar uma decisao internacional. O Lobim agora deve estar sentado no re-re-relatorio… “Hoje será assinado termo de cooperação bilateral na área educacional para que haja intercâmbio entre as universidades de São Bernardo e as de Linköping. O termo deve abranger, ainda, as áreas da saúde e desenvolvimento econômico, incluindo os segmentos aeronáutico e espacial.” Nunca ouvi falar da Universidade de SBDC, mas este acordo deve… Read more »
Vader disse:
22 de junho de 2010 às 11:04
(…)
PS: antes que falem, que fique bem claro: não gosto nem do Marinho nem do Lula, e isso não é novidade para ninguém aqui. Mas se o FX2 tiver de ser finalizado neste governo, e se o anunciado for o Gripen, vou ter de concordar com eles, que foi feita a melhor escolha. Não à tôa, a escolha da FAB.
(…)
Foste cooptado pelos “vermelhuxos”, não finja. 🙂
Percebe-se que diversos segmentos não só ligados ao governo como também da iniciativa privada estão engajados e trabalhando em conjunto para a escolha do Gripen, certamente desmonstra que haverá cumprimento do acordo de TT, ao contrario que a Dassault repassa pois diversos setores da frança divergem sobre o assunto, ficando incerto a TT por parte da França…
Vai, Grifo, vai !!! http://www.aereo.jor.br/2010/06/16/dilma-afirma-nao-ter-preferencia-por-nenhum-dos-cacas/ E vejam só como são as coisas: à medida que o tempo passa, mais o jogo fica indefinido. Eu sempre concordei com o colega Hornet, que a escolha do vetor azul é pule de dez. Só que a corrida não parou e o cavalo francês não parece ser capaz de acompanhar o sprint final do sueco. Com o desenrolar dos acontecimentos, me sinto mais seguro para dizer que a preferencia pelo Rafale parece estar se esvaindo aos poucos, mesmo descontando todo o lobby midiático escandinavo (e a posição deste blog *rs). Na verdade, o tempo… Read more »
DrCockroach:
A matéria fala “com AS universidades”. Pena que a matéria não liste quais são elas.
De qqer maneira, tem a Faculdade Federal do Grande ABC, que tem (terá) dois campi na região: um na av. dos Estados, ao lado do Carrefour, em Sto André. O outro está em SBC (ainda não sei o endereço).
Tem varias faculdades no ABC. Em São Caetano tem ao menos umas duas e bem grandes. Tem tambem em Santo André e até em Mauá. “Construção de fábrica em Mauá, caso o Gripen vença o F-X2, foi novamente comentada” Aqui o que não falta é espaço. O rodo anel tambem esta sendo construido nas imediações. Tem uma serie de metalurgicas e empresas do porte de uma Phillips sem contar que tem acesso facil ao porto de Santos. Só espero que não construam uma pista de testes por aqui… pensando bem até que não seria de todo mal. Mas eu simplesmente… Read more »
Max,
O que se fala é em fabricar componentes em uma fábrica no ABC (o que pode ser peças pequenas, grandes, conjuntos, estruturas, muita coisa).
Para montagem final, integração, voos de teste etc, a solução óbvia (e que está sempre sendo lembrada, mas muita gente finge não ler, com o objetivo de desinformar) é tratar com quem já tem estrutura para isso, incluindo uma longa pista de testes, no interior do Estado de São Paulo.
PS – quando escrevi “muita gente finge não ler”, não estava me referindo a você, quero deixar claro.
Sobre as univesidades do ABCD. A Universidade Federal do ABC possui um curso de enga aeronáutica. Ele é novo, mas seria uma ótima oportunidade de aceleração do seu crescimento. Isso pensando apenas na região do ABCD.
Nunão, moro em Araraquara, cerca de 15-10km de Gavião Peixoto. É possível observar a pista da margem de uma rodovia.Seria muito bom poder ver e ouvir o ronco das GE414 dos possíveis futuros Gripen BR.
Abs a todos.
“Craveiro em 22/06/2010 às 17:44”
Craveiro, se esse é o seu desejo, então pode ir preparando os ouvidos.
Segundo o Galante, a GE 414 do Gripen NG Demo fala bem alto.
Acho muito difícil montar um fábrica para produzir componentes para apenas 36 caças. O custo do desenvolvimento e do ferramental seria muito alto. Na realidade os sindicalistas da suécia não tem muito que preocupar, pois a maioria dos componentes não são suecos. A preocupação deles é pela sobrevivência da propria SAAB. Se não levar no Brasil e na índia, não existe nenhuma possibilidade comercial nova, a não ser a modernização de parte da frota da Força Aérea Sueca. Praticamente será o fim deste setor na SAAB, que dia a dia vai se fragmentando. Não entendo quando alguns falam da ToT… Read more »
Caro RobsonBR, Com relação à sua observação, teria de considerar que 36 caças seriam para esse FX-2, mas todo o ferramental e pessoal treinado permaneceria para lotes subsequentes e eventual (espero eu) futuro F-BR de 5ª geração(sonho meu). Seria interessante ter além de SJC, o ABCD como um pólo tecnológico aeronáutico. A integração, design e engenharia da aeronave continua com a Embraer, mas muitos componentes e até partes da fuselagem podem ser terceirizados. De qualquer forma, acredito que o Jobin vai tentar fechar o FX-2 com o Rafale nesse governo ainda. O que deixaria uma dúvida. Por exemplo, em se… Read more »
Nick disse: 22 de junho de 2010 às 20:23 Boa Noite. Não existe lotes subsequentes no momento, já que ainda não terminaram a modernização dos F5 e nem começou a do AMX, portanto os F5 aindam continuaram na ativa por mais de 10 anos e os AMX a previsão são para 20 anos depois de modernizados. Mesmo para 120 caças, não justificaria o desenvolvimento de um ferramental na suécia e outro aqui. O Gripen NG não tem potencial para venda, pois não vai levar no Brasil e na ìndia e também na própria suécia. Quanto aos outros países que querem… Read more »
Nick disse: 22 de junho de 2010 às 20:23 SAIU NA FOLHA DE SÃO PAULO (hoje) “”União Europeia e França Ainda nesta terça-feira Mottaki criticou o Ocidente pela imposição de sanções ao Irã, em ……… ………Comentando a disposição do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de conversar com o Irã sobre o programa nuclear, Mottaki disse que trata-se de um sinal positivo. …….. ……Acreditamos que os sinais mostram que a França está disposta a agir independentemente em alguns casos. Nós consideramos uma posição positiva e se sinais mais sérios emergirem, a Europa pode entrar em uma nova fase tendo um papel” nas… Read more »
Estou cada vez mais desanimado. Acho que não vai sair é nada. Depois da trapalhada do Itamarati com o Irã e o voto contrario dos Franceses no conselho de segurança acho dificil dar os Rafinhas. A ala xiita do governo não quer nada que tenha nem sequer um parafuso americano (o que vai ser dificil a não ser que se conformem com um caça Chines da vida). Sera que ainda encontramos ums f5 baratinhos? Porque pelo visto esta é nossa realidade. E ainda tem gente que chama o Brasil de potência. Só se for perante os nossos vizinhos que são… Read more »
A-Bomb disse:
22 de junho de 2010 às 21:55
Veja o que eu postei acima.
Saiu na “”Folha de São Paulo (mundo) de hoje.
Observe bem a postura da França no epsódio…..parece tudo combinado.
Caro RobsonBR, O F-16 estava entre os concorrentes, se ficou fora da shortlist, deve ter tido algum motivo… aliás seria uma das propostas mais interessantes, porque estava amarrado ao F-35. O porque de ter ficado fora é um mistério. Sobre a produção do Gripen aqui, tenho uma opinião diferente. respeito a sua mas minha visão é diferente. Concordo que a Embraer já reune algumas competências em montagens e integração de sistemas, mas o que eu estou realmente interessado na proposta do Gripen são alguns itens que agregariam muito à Embraer em termos de know how: Aerodinamics(Supersônica), Eletronic Warfare, Authority Design… Read more »
Nick disse: 22 de junho de 2010 às 22:08 “”……agregariam muito à Embraer em termos de know how: Aerodinamics(Supersônica), Eletronic Warfare, Authority Design e Radar Cross Section. “” Como será montagem CKD e estas partes estruturais não serão desenvovidas aqui simplismente pois já estão (teoricamente) sendo desenvolvidas lá. Quanto a eletrônica, se sobrar alguma coisa, pois a maioria não é sueca, será é claro para ELBIT. O Gripen NG não é vendável……pode tentar fazer uma lista. Nem a Suécia vai aparecer. Veja o que saiu também no Estadão de hoje: “”As potências lideradas pelos EUA temem que o Irã mantenha… Read more »
Robson Br disse: 22 de junho de 2010 às 22:17 Pois Robson tem muita coisa “por baixo dos panos” que não sabemos. Mas ainda acho que a França não desafia os Estados Unidos (não por causa do Brasil pelo menos). Os Rafinhas são sem duvida Otimos caças que nos deixariam um patamar acima dos vizinhos (por para potências de verdade 36 Rafales e nada e mesma coisa). Mas sera que a FAB conseguiria manter todos operacionais? E a manutenção? E peças? E a Tranferência de tecnologia critica? E aquela história que os Rafales so operam armamento de origem francesa? Na… Read more »
Caro Robson: é claro que a França tem de apoiar e fazer todos os esforços para a volta do Irão à mesa de negociações. Afinal, ela é uma grande democracia, e uma potência militar e econômica, e as sanções econômicas se destinam a forcejar a que a ditadura iraniana retorne ao diálogo. Mas o fato é que as sanções JÁ foram aprovadas, serão postas em prática pelos estados-membros da ONU (inclusive pelo Brasil), e diga-se de passagem, com a colaboração mais que ativa de nossa “aliada estratégica”. E pode a França agora “voltar atrás” na sua retórica cem milhões de… Read more »
A-Bomb disse: 22 de junho de 2010 às 22:34 Esta “”estória”” que o custo de o custo manutenção do gripen NG é de $5.000 é a maior piada. Nem o F16 com toda escala é isso. Imagina só o gripen NG que nem escala vai ter. Quem opera o C/D sabe que é muito mais. Quanto ao preço, basta ver o valor pago pela tailândia pelos C/Ds e verrá que a diferença para os F-18 e Rafale é bem pequena, portanto a SAAB tá é querendo um trouxa para enrolar e salvar a própria pele. A FAB a medida que… Read more »
Vader disse:
22 de junho de 2010 às 23:02
Estas sanções vão virar piada. A rússia continuou a fornecer armamento para eles. A china necessita do petróleo deles e pouca coisa que estão nas sanções vão ter efeito prático.
É logico que o irã está fazendo jogo de cena para resolver seus problemas internos. externamente eles vão voltar à mesa de negociações.
Quanto à frança, eles também tem as questões geopolíticas e econômicas e necessitam do petróleo daquela área.
Pensando bem….já estou concordando com o “”HORNET””: A inês é morta para os outros…..
Robson Br, ás vezes, creio eu, discute-se coisas diferentes aqui no blog como sendo a mesma coisa. Podemos discutir com os colegas sobre quem é o mais barato, quem tem mais escala, quem tira mais “fotos” de outros caças (neste quesito o Rafale é imbatível, até porque a fotografia é uma invenção francesa…hehe) etc. Sobre isso, pode-se discutir até o fim dos tempos. Outra coisa é quem venceu o FX2. Aqui já não tem mais o que discutir. Ou lamenta-se, ou aplaude-se, mas a Inês está mortinha da silva para o NG e para o SH. Mas podemos discutir (trocar… Read more »
Antes de mais nada obrigado,pela liberação deste blog.
Ok, Luiz Marinho disse que o Nosso Guia deve deixar a decisao p/ o proximo Presidente:
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=21723
[]s!
A proxima enquete do Blog serah o que farah o Serra, ou Dilma, ou Marina… E a confusao continua.
Vou propor uma solucao, e uma nova enquete p/ o Blog:
– Quem concorda com uma decisao agora e que seja escolhido o caça que a FAB indicou em primeiro lugar, qualquer que tenha sido o mesmo, e como deveria ter sido desde o inicio?
Sim?
Nao?
Novela resolvida!
[]s!
drcoakroach disse: 23 de junho de 2010 às 1:32 Não. Na verdade ele (Marinho) disse que o presidente “PODE” deixar. Poder, pode, é claro. Como pode cancelar tudo, como pode comprar dois fuscas etc. Mas o certo seria: Marinho TORCE para que o presidente deixe para o sucessor, pois só assim a SAAB teria alguma chance (o que também não é nada certo, pois o próximo presidente pode cancelar tudo e a FAB ficaria chupando o dedo por mais um bom tempo, sabe-se lá por quanto tempo). Seja como for, a decisão do MD está tomada e será levada ao… Read more »
E só pra lembrar: os metalúrgicos do ABCD fazem parte do lobby pró SAAB (nada demais, têm o direito para isso). Só não dá pra confundir informação de lobby com informação de fato. O fato é o seguinte: o MD encaminhará a indicação do Rafale para o presidente, juntamente com a exposição de motivos e o relatório da FAB, para o CDN poder conferir tudo o que quiser.
Daí pra diante, veremos o que acontece. Na minha opinião resolve-se tudo agora mesmo, neste ano.
abraços a todos
Bom dia senhores
EXTRA EXTRA EXTRA
O caça Rafale frances ganha de roubada ops de chateauzada ops de paraíso fiscalzada ops de lavada o FX-2
Forte abraço senhores
Bom dia senhores EXTRA EXTRA EXTRA 2 NOTA DE FALECIMENTO É sem o minimo pesar que venho por meio deste informar aos senhores o falecimento prematuro do caça frances Rafale abatido sem piedade por baterias S-300 e S-400 estacionadas na região do grande ABCD Baterias estas operadas pelo DOUTO e DIGNISSIMO MPF a pedido de um prefeito desta mesma ja citada região O povo apesar da perda ( não dos caças mas sim dos misseis gastos pelos sistemas antiaereos ) comemora em todas as ruas praças avenidas e rincões deste país a excelente pontaria dos sistemas 300 e 400 assim… Read more »
“”DOUTO e DIGNISSIMO MPF a pedido de um prefeito desta mesma ja citada região”” A ação do “”marinho”” tem limites e duvido que ele vai acionar o MPE contra o Lula. Seria um tiro no Pé. Quanto ao próprio MPE…eles estão em outras…..simplesmente porque isso não é uma concorrência. A FAB está comprando helis americanos, russos e franceses, como também mais aviões de transmportes tudo por via direta. Ou seja sem concorrência. Agora, parece piada…vir ao ABC e reunir com um prefeitinho e decidir o futuro da defesa da pátria. É mole???? Cadê os grandes centros de pesquisas, cadê a… Read more »
Infelizmente o que ocorre nos bastidores nem sempre é o correto. A SAAB não tem nada para mostrar, inclusive a viajem do Galante mostrou isto, pois o material que veio quase tudo já tinha sido mostra no Poder Aéreo. Poxa vida, eles não tem nem um DEMO para mostrar e para enrolar ficam tentanto desqualificar o concorrente com expressões “é mais caro”, como o valor deles proporcionalmente é muito mais (veja venda dos C/D para a tailândia). Outra é manutenção que segundo os operadores do gripen é quase o dobro ou mais dos $5000 divulgados. Qual a diferença de um… Read more »
Robson Br
Infelizmente o que ocorre nos bastidores nem sempre é o correto.
Concordo plenamente. O que será que passa nos bastidores do NJ?
eles não tem nem um DEMO para mostrar
http://www.aereo.jor.br/2010/06/17/comparando-o-gripen-c-com-o-ng/
Robson Br disse: 22 de junho de 2010 às 23:31 Robson, a Rússia vai entregar os mísseis já adquiridos pelo Irão (logo após Israel e EUA entregar os seus 🙂 ) e acabou: não pode mais vender-lhes armamento pesado. Se as sanções vão funcionar ou não eu não sei. Mas se não funcionarem virão outras, decerto. E de qualquer maneira sanção alguma segurará Israel (o pitbull com a coleira solta, rs) se o Irão realmente chegar próximo da bomba. No mais, o fato é que a França aprovou as tais sanções. Na verdade não dever-se-ia dizer bem “aprovou”: ela foi… Read more »
Caro Robson, Como já pedi para o Caríssimo cumpañero William, favor postar notícias mais novas ok ? Como assim ???? Notícia nova sobre a venda de armamentos da Rússia para o Irã : “Rússia cancela acordo para vender míssil terra-ar ao Irã Postado por A.Stewart Terça-feira, Junho 22, 2010 Depois de declarar que as sanções aprovadas na ONU não alteravam os acordos militares firmados com o Irã, a Rússia mudou de opinião ontem e afirmou que as punições aprovadas esta semana impedem que o país venda seus mísseis terra-ar S-300 a Teerã. O acordo de venda havia sido fechado antes… Read more »
O engraçado e que outro ditador democrata , no caso Hugo Chaves,disse que “Venezuela e Irã estão prontos para resistir por 100 anos aos supostos ataques que o imperialismo lançar”.
O finado Saddam Hussein disse algo parecido e todos nós sabemos como terminou.
Irã vai ser mesma coisa.
Continuo duvidando , e muito , que a França vá ir contra todo o mundo civilizado para ficar a favor do Irã.
Isso só acontece nos delírios bolivarianos do Itamarati.
Curvo disse:
23 de junho de 2010 às 9:32
Ou seja Curvo: cai por terra o argumento do Robson de que a Rússia iria entregar seus mísseis ao Irão, aliás, como eu adiantei. Não apenas a Rússia voltou atrás de sua anterior posição, como o fez por conta de atuação direta de Monsieur Sarkô.
Repito: se o argumento geopolítico for influente para a compra de caças (o que eu sempre achei que era uma besteira completa), o Rafale não poderia ser adquirido.
Sds.
Vader,
GEOPOLÍTICA, como alguns querem fazer entender aqui nesse blog, serve para, desde adquirir alicate para tirar cutícula, passando pela obtenção de marmelada, até desaguar em compra de avião de caça.
Na minha época, isso tinha um outro nome.
[ ]s
Se essa noticia de suspensão das entregas dos misseis S-300 pela Russia à pedido da França for confirmada eu diria, que o Iran é um exemplo para o Brasil. Enquanto não investirmos de forma séria e continuada em pesquisa, desenvolvimento em tecnologia de defesa , no BRASIL, em empresas Brasileiras, não seremos muito diferentes de um Iran. Vulneráveis. Tanto faz se comprarmos EUA, França, Rússia ou China. Dependência é dependência, não importa o tipo de coleira.
[]’s
Caro amigo Robson Br
Caro amigo toda e qualquer atividade envolvendo erario publico sendo ato praticado por autoridade ou funcionario publico ou até mesmo o simples cidadão comum esta dentro da alçada sim do MPF alias no caso em tela por envolver Presidente Ministros FAB etc etc etc cabe sim ao MPF e não ao MPE citado por voce caro amigo
Um forte abraço Robson Br
Amigos, o compromentimento sueco no Brasil se dá através de ações como essa.
Não só são palavras ao vento.
A Akaer (empresa de engenharia brasileira) já tem vários engenheiros na Suécia trabalhando no Gripen NG.
[ ]s
URUTAU disse:
23 de junho de 2010 às 18:43
MPF e não ao MPE citado por voce caro amigo
===>>> DIGITEI ERRADO leia-se MPF
Quanto a AKAER citada por uma pessoa acima, ele recebeu capital frances e tem uma equipe fazendo estágios lá…..tem isso no blog
===>>Também destacou a declaração do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de que “deseja prosseguir com as discussões sobre a base da proposta de Brasil e da Turquia com o Irã”. Amorim também apreciou “a atitude positiva” na resposta iraniana a esta declaração.
Folha de são paulo 23/06/2010
===>>Amorim disse que se sentiu encorajado pelo fato de o presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmar que a França quer continuar negociando com o Irã.
Estado de são paulo 23/06/2010
É só consultar internacional do estadão e mundo da folha de hoje
Veja bem, tal empresa pode ter capital MARCIANO (ainda assim, trata-se de uma empresa brasileira).
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
E seus engenheiros estão….estão….estão na Suécia desde o ano passado desenvolvendo soluções para o Gripen NG.
Parabéns.
[ ]s
veja PODER AÉREO de março de 2010
“”A brasileira Akaer e o grupo francês Altran anunciam hoje uma parceria para a criação de uma empresa integradora de aeroestruturas, que competirá mundialmente no setor aeroespacial e de defesa (A&D). A divulgação oficial será feita durante a apresentação dos resultados financeiros da companhia francesa, em Paris.””
tem uma equipe de engenheiros fazendo estágio na frança.
Robson Br disse:
23 de junho de 2010 às 21:59
“tem uma equipe de engenheiros fazendo estágio na frança”.
Eeeeeeeeeeee ?????
Ou melhor:
E daaaaaaaaí ????
Como dito, parabéns.
[ ]s
ZE disse:
23 de junho de 2010 às 22:01
Dois pesos e duas medidas????
claro que não??? A Akaer domina um grupo de pequenos empresários (T1).
A Thales teve que sair dos suecos para não prejudicar os franceses.
A Akaer com capital frances………….
Robson Br disse:
23 de junho de 2010 às 22:20
????????????????
Como dito, parabéns !!!!
[ ]s
ZE disse:
23 de junho de 2010 às 22:26
muito obrigado pelo parabéns…
boa noite amigão…faca bravo não…
Robson Br disse: 23 de junho de 2010 às 22:37 ZE disse: 23 de junho de 2010 às 22:26 “muito obrigado pelo parabéns…” Você realmente NÃO entendeu nada. É fogo. Tenho que explicar tudo, ainda que seja a coisa mais lógica do mundo !! Os “parabéns”, como é óbvio, NÃO FOI PARA VOCÊ, mas sim para a empresa BRASILEIRA AKAER !!!!!!! Se essa empresa brasileira tem capital parcialmente francês, marciano… NÃO interessa, pois ela está sediada no Brasil. Paga os seus impostos no Brasil. Tem mão-de-obra ALTAMENTE QUALIFICADA BRASILEIRA !!!!!! Há engenheiros altamente qualificados da Akaer na Suécia, desde o… Read more »